E.E. Índia Vanuíre
Disciplina : Biologia
Ano/ Série: 3°s – Turma: A, B,
C, D e E
N ° de Aulas: 2
Data: 08 à 12/06/2020
Conteúdo/
Tema: Devolutiva - Simulado – 1º Bimestre Objetivos:
*Refletir os acertos/erros do
simulado, dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas nas
questões referente ao 1º Bimestre
*Retomar os conteúdos já propostos; Habilidades:
(EM13CNT201); (EM13CNT202); (EM13CNT208);
(EM13CNT305). Estratégias:
*Copiar
e/ou imprimir as questões e anexar no caderno.
Explicação:
No primeiro bimestre estudamos sobre Taxonomia e
Sistemática, vimos que existem normas e regras a serem seguidas pelos
cientistas para reconhecimento e identificação dos seres vivos, desta forma,
facilitando os tratamentos de determinadas doenças.
Correção:
1) Na música infantil Fui à Espanha, o caranguejo é
comparado a um peixe, mas enquanto este se caracteriza pela presença de
vértebras, aquele não as possui e, ainda assim, pertencem a uma mesma categoria
hierárquica na nomenclatura Zoológica.
Dessa forma, obrigatoriamente devem
pertencer à (ao) mesma(o): a) Classe.
b) Espécie.
c) Família.
d) Reino.
2) A nomenclatura científica não usa nomes comuns, pois,
muitas vezes, o mesmo nome é utilizado para muitos organismos diferentes em
locais distintos. Saber o nome científico de um organismo é importante, porque:
a) No caso de organismos patogênicos, um tratamento correto
poderá ser aplicado.
b) Anualmente
os taxonomistas precisam atualizar os nomes dos gêneros em códigos
internacionais de identificação.
c) Ao
caso de uso biotecnológico, o organismo deverá mudar o nome científico de
acordo com o país onde está sendo utilizado.
d) As
plantas e os animais, classificados no mesmo reino, servirão para estabelecer a
sucessão biológica em áreas desérticas.
3) No reino Protista, todos os organismos são
______1______. As algas protistas são ______2______classificadas de acordo com
_____3______. Os protozoários, em relação à nutrição, são todos ____4________,
obtendo o alimento do meio por ______5______ou absorção.
A seguir, assinale a alternativa que contém as palavras que
preenchem corretamente as lacunas do texto acima.
a) 1-procariontes;
2-fotossintetizantes; 3-sua coloração; 4-parasitas; 5-fagocitose.
b) 1-eucariontes; 2-fotossintetizantes; 3-seus pigmentos;
4-heterótrofos; 5-ingestão.
c) 1-procariontes;
2-unicelulares; 3-seus pigmentos; 4-autótrofos; 5-quimiossíntese.
d) 1-eucariontes;
2-unicelulares; 3-sua morfologia; 4-quimiossintetizantes; 5-fagocitose.
BONS ESTUDOS!!!!
Profa Silvania
Sem comentários:
Enviar um comentário