domingo, 14 de junho de 2020

Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone Richeli e Edna. Ano/Série: 2ª – Turma: A, B, D Nº de aulas: . Data: 15/06/2.020 até 19/06/2.020





·         
E.E. Índia Vanuíre

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone Richeli e Edna.

Ano/Série: 2ª – Turma: A, B,  D
Nº de aulas:  5 aulas.
Data: 15/06/2.020 até 19/06/2.020

Tema: - “Conectivos em contextos e Características do Romantismo- Introdução  (autores e obras) ”
Objetivo (s): Saber reconhecer os conectivos dentro de textos e orações. Texto Narrativo ( Romance)
Habilidades: Relacionar conhecimentos dos conectivos em diferentes indícios. Reconhecer e Perceber os conectivos dentro de contextos e orações. Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX.
Estratégia: Leitura, Interpretação e Pesquisa.

Olá, turmas do 2º Ano!
Para essa semana vamos dar ênfase nas aulas do centro de mídias, prestem atenção as nossas orientações para realização das atividades, pois quem assistiu a aulas dadas e está assistindo no centro de mídias, saberá responder.
Atividades retiradas do centro de mídias do dia 28/05/20 quinta feira. Aulas com prof: Mauro e mediadora Márcia.
1)      O que é um conectivo textual?
.............................................................................................................................

2)      Veja, agora, possibilidades de relações que podem ser estabelecidas pelas conjunções (conectivos):

·         Adição, alternância, causa, consequência, explicação, oposição, condição, tempo, modo, lugar, finalidade e conclusão.
·         Na oração abaixo, qual a relação de sentido estabelecida pelos conectivos?
·         O meu filho ora estuda ora joga videogame.
R: .......................................................................................................................

·         Foi para lá, pois estava doente.
R: .......................................................................................................................

3)      Releia este trecho de “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e preste atenção às palavras destacadas.
    A custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobre tudo de muita paciência, conseguiu o compadre que o menino frequentasse a escola durante dois anos e que aprendesse a ler muito mal e escrever ainda pior [...]”
       Que relação de sentido exercem, respectivamente? Assinale somente uma alternativa:
a)      Adição, explicação e adição.
b)      Causa, explicação e adição.
c)      Conclusão, explicação e conclusão.
d)     Alternância, adição e alternância.
e)      Adição, alternância e adição.

4)      Silas enfrentou problemas no trânsito e perdeu o encontro com a sua namorada.
As duas orações estão unidas pelo conectivo “e”, que, nesse caso, além de indicar adição, também indica ideia de:

a)      Lugar.
b)      Alternância.
c)      Oposição.
d)     Adversidade.
e)      Consequência.

5)      “[...] FLORÊNCIA, só- Se não fosse este homem com quem casei-me segunda vez, não teria agora quem zelasse  com tanto desinteresse a minha fortuna. É uma bela pessoa... Rodeia-me de cuidados e carinhos. Ora, digam lá que uma mulher não deve casar-se segunda vez...  Se eu soubesse  que havia de ser sempre tão feliz, casar-se –ia cinquenta [...]

Qual relação de sentido a conjunção (conectivo) se estabelece na fala de Florência, da comédia de costumes “O noviço”, de Martins Pena?

a)      Adição.
b)      Condição.
c)      Oposição.
d)     Adversidade.
e)      Consequência.

6)      “[...] O modelo tradicional de trabalho certamente não aparecerá, mas sofrerá alterações e necessitará de um número cada vez menor de pessoas, visto que muitas atividades do cotidiano poderão ser executadas por meio da tecnologia. [...]”

a)      Qual conectivo neste trecho passa a ideia de oposição?
.R:.............................................................................................................................................

b)      Qual o conectivo neste  trecho passa a ideia de adição?
   R: .........................................................................................................................................

7)       Em live, no dia 16 de maio de 2020, o professor Marcelo Muller, quando perguntado sobre o momento atual da Educação, declarou:

·           É preciso mais e e menos mas”.

Considerando o cenário atual, e também que o autor da declaração é um professor, o que é possível inferir da opinião do professor sobre o cenário atual da Educação?
R: ............................................................................................................................

EXPLICAÇÃO:ROMANTISMO (Apenas Leitura Não precisa Copiar )


O Romantismo foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes. As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países.

Autores
O Romantismo é um dos maiores movimentos de arte do século XVIII e XIX. Por isso, centenas de autores fizeram parte da arte romântica. É possível destacar, dentre eles, os escritores
·         Goethe, da Alemanha;
·         Lord Byron, da Inglaterra;
·         Camilo Castelo Branco e Almeida Garret, de Portugal;
·         Victor Hugo, da França;

Características

·           Egocentrismo (o indivíduo é encarado como o centro do mundo);

·          Sentimentalismo exacerbado;

·          Nacionalismo;

·           Idealização do amor e da mulher;

·          Tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

Fases

·         Romantismo ultrassentimental: Obras como Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Goethe, ou ainda alguns poemas de Lord Byron, da Inglaterra, apresentam um forte sentimentalismo, em geral depressivo, exaltando a morte ou a loucura como fugas de uma realidade desastrosa. No Brasil, Álvares de Azevedo pode ser lido como um autor que dialoga com essa tendência romântica.
·         Romantismo social: Tendo como principal expoente o escritor francês Victor Hugo, autor de clássicos como Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris (também conhecido como O Corcunda de Notre-Dame), essa vertente romântica é caracterizada por representar a miséria do povo e denunciar as mazelas sociais que ocorriam com as parcelas marginalizadas da sociedade.
·         Romantismo nacionalista: Ainda sob influência de Victor Hugo, assim como dialogando com fatos históricos fundamentais para compreender os séculos XVIII e XIX (tais como a Revolução Francesa ou, no Brasil, a chegada da Família Real em 1808), diversos autores construíram obras com forte tom nacionalista. O movimento indianista brasileiro, produzido por autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, dialoga com essa tendência.  

Contexto histórico

Os principais fatos históricos que se relacionam com o Romantismo são:
·         Revolução Francesa (1789-1799);
·         Invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte (1807);
·         Chegada da Família Real ao Brasil (1808);
·         Independência do Brasil (1822).

Romantismo no Brasil
O movimento romântico brasileiro teve como marco inicial a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
Na poesia, é possível identificar ao menos três gerações do Romantismo brasileiro: os indianistas, os ultrarromânticos e os condoreiros.
Na prosa, José de Alencar foi o principal escritor, e suas obras retratam a sociedade brasileira em seus ambientes urbanos, rurais ou ainda mitológicos — como no caso dos romances Iracema e O Guarani, que buscam descrever o mito da criação do povo brasileiro enquanto mistura entre índios e europeus.
Romantismo em Portugal
O Romantismo português pode ser compreendido em duas fases:
·         Primeiro momento: autores como Almeida Garrett e Alexandre Herculano tematizam, em suas obras, questões históricas e políticas que envolviam Portugal na época.
·         Segundo momento: autores como Camilo Castelo Branco aproximam o Romantismo em Portugal do tom mais sentimental e egocêntrico, ampliando os traços ultrarromânticos da estética.
Obras
As principais obras do Romantismo, em cada país, são:
Alemanha
·         Goethe
Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774)
França
·         Victor Hugo
Os Miseráveis (1862)
Notre-Dame de Paris (1831)
Inglaterra
·         Lord Byron
Don Juan (1824)
Portugal
·         Almeida Garrett
Viagens na minha terra (1846)
·         Camilo Castelo Branco
Amor de Perdição (1861)
Brasil
·         Gonçalves Dias
Segundos Cantos (1848)
Últimos Cantos (1851)
Os Timbiras (1857)
Cantos (1857)
·         Álvares de Azevedo
Lira dos Vinte Anos (1853)
Noite na Taverna (1855)
·         Cassimiro de Abreu
Primaveras (1859)
·         Castro Alves
Espumas Flutuantes (1870)
Os Escravos (1883)
·         José de Alencar
O guarani (1857)
Iracema (1865)
Til (1871)
Senhora (1875)

ATIVIDADE

·         Na apostila do segundo bimestre ( caderno do aluno) desenvolver somente a atividade 1 – Introdução ao Romantismo.

·         Realizar a leitura complementar dos textos 1( autor: José de Alencar – Fragmento livro: Senhora) e texto 2 ( autor: José de Alencar – Fragmento livro: Iracema) e responder as questões 1,2,3,4 e 5 no caderno de Língua Portuguesa.

Obs: Valerá ponto positivo ( VISTO) – quando retornarmos as aulas presenciais.

Bons Estudos!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário