·
E.E.
Índia Vanuíre
Disciplina:
Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone Richeli e Edna.
Ano/Série:
2ª – Turma: A, B, D
Nº
de aulas: 5 aulas.
Data:
15/06/2.020 até 19/06/2.020
Tema: - “Conectivos em contextos e Características do Romantismo- Introdução
(autores e obras) ”
Objetivo (s): Saber
reconhecer os conectivos dentro de textos e orações. Texto Narrativo ( Romance)
Habilidades:
Relacionar conhecimentos dos conectivos em diferentes indícios. Reconhecer e
Perceber os conectivos dentro de contextos e orações. Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido
no século XIX.
Estratégia: Leitura,
Interpretação e Pesquisa.
Olá, turmas do 2º Ano!
Para essa semana vamos dar ênfase nas aulas do centro de mídias,
prestem atenção as nossas orientações para realização das atividades, pois quem
assistiu a aulas dadas e está assistindo no centro de mídias, saberá responder.
Atividades retiradas do centro de mídias do
dia 28/05/20 quinta feira. Aulas com prof: Mauro e mediadora Márcia.
1) O
que é um conectivo textual?
.............................................................................................................................
2)
Veja, agora, possibilidades de relações
que podem ser estabelecidas pelas conjunções (conectivos):
·
Adição, alternância, causa, consequência,
explicação, oposição, condição, tempo, modo, lugar, finalidade e conclusão.
·
Na oração abaixo, qual a relação de
sentido estabelecida pelos conectivos?
·
O meu filho ora estuda ora
joga videogame.
R: .......................................................................................................................
·
Foi para lá, pois estava doente.
R:
.......................................................................................................................
3)
Releia este trecho de “Memórias de um
sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e preste atenção às
palavras destacadas.
“A custa de muitos trabalhos, de muitas
fadigas, e sobre tudo de muita
paciência, conseguiu o compadre que o menino frequentasse
a escola durante dois anos e que aprendesse a ler muito mal e
escrever ainda pior [...]”
Que relação de sentido exercem,
respectivamente? Assinale somente uma alternativa:
a)
Adição, explicação e adição.
b)
Causa, explicação e adição.
c)
Conclusão, explicação e conclusão.
d)
Alternância, adição e alternância.
e)
Adição, alternância e adição.
4) Silas enfrentou problemas no trânsito
e perdeu o encontro com a sua namorada.
As
duas orações estão unidas pelo conectivo “e”,
que, nesse caso, além de indicar adição, também indica ideia de:
a) Lugar.
b) Alternância.
c) Oposição.
d) Adversidade.
e) Consequência.
5) “[...]
FLORÊNCIA, só- Se não fosse este homem com quem casei-me
segunda vez, não teria agora quem zelasse
com tanto desinteresse a minha fortuna. É uma bela pessoa... Rodeia-me
de cuidados e carinhos. Ora, digam lá que uma mulher não deve casar-se segunda
vez... Se eu soubesse que havia de ser sempre tão feliz, casar-se
–ia cinquenta [...]
Qual relação de sentido a conjunção
(conectivo) se estabelece na fala de
Florência, da comédia de costumes “O noviço”, de Martins Pena?
a) Adição.
b) Condição.
c) Oposição.
d) Adversidade.
e) Consequência.
6)
“[...] O modelo tradicional de trabalho
certamente não aparecerá, mas sofrerá alterações e necessitará de um número
cada vez menor de pessoas, visto que muitas atividades do cotidiano poderão ser
executadas por meio da tecnologia. [...]”
a)
Qual
conectivo neste trecho passa a ideia de oposição?
.R:.............................................................................................................................................
b)
Qual o
conectivo neste trecho passa a ideia de
adição?
R:
.........................................................................................................................................
7)
Em live, no dia 16 de maio de 2020, o
professor Marcelo Muller, quando perguntado sobre o momento atual da Educação,
declarou:
·
“É preciso mais e e menos mas”.
Considerando
o cenário atual, e também que o autor da declaração é um professor, o que é
possível inferir da opinião do professor sobre o cenário atual da Educação?
R:
............................................................................................................................
EXPLICAÇÃO:ROMANTISMO (Apenas Leitura Não precisa Copiar )
O Romantismo foi um movimento
estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos
XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade
nas artes. As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que
substituía a elite absolutista em diversos países.
Autores
O Romantismo é um dos maiores
movimentos de arte do século XVIII e XIX. Por isso, centenas de autores fizeram
parte da arte romântica. É possível destacar, dentre eles, os escritores
·
Goethe, da Alemanha;
·
Lord Byron, da Inglaterra;
·
Camilo Castelo Branco e Almeida Garret, de
Portugal;
·
Victor Hugo, da França;
Características
·
Egocentrismo
(o indivíduo é encarado como o centro do mundo);
·
Sentimentalismo exacerbado;
·
Nacionalismo;
·
Idealização do amor e da mulher;
·
Tom depressivo
(típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre
eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo
sonho ou ainda pela própria arte).
Fases
·
Romantismo ultrassentimental:
Obras como Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Goethe, ou
ainda alguns poemas de Lord Byron, da Inglaterra, apresentam um forte
sentimentalismo, em geral depressivo, exaltando a morte ou a loucura
como fugas de uma realidade desastrosa. No Brasil, Álvares de Azevedo
pode ser lido como um autor que dialoga com essa tendência romântica.
·
Romantismo social:
Tendo como principal expoente o escritor francês Victor Hugo, autor de
clássicos como Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris (também
conhecido como O Corcunda de Notre-Dame), essa vertente romântica é
caracterizada por representar a miséria do povo e denunciar as mazelas
sociais que ocorriam com as parcelas marginalizadas da sociedade.
·
Romantismo nacionalista:
Ainda sob influência de Victor Hugo, assim como dialogando com fatos históricos
fundamentais para compreender os séculos XVIII e XIX (tais como a Revolução
Francesa ou, no Brasil, a chegada da Família Real em 1808), diversos autores
construíram obras com forte tom nacionalista. O movimento indianista brasileiro,
produzido por autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, dialoga com essa
tendência.
Contexto histórico
Os principais fatos históricos que se
relacionam com o Romantismo são:
·
Chegada da Família Real ao Brasil (1808);
Romantismo no Brasil
O movimento romântico brasileiro teve
como marco inicial a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades,
de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
Na poesia, é possível identificar ao
menos três gerações do Romantismo brasileiro: os indianistas, os ultrarromânticos e
os condoreiros.
Na prosa, José de Alencar foi
o principal escritor, e suas obras retratam a sociedade brasileira em seus
ambientes urbanos, rurais ou ainda mitológicos — como no
caso dos romances Iracema e O Guarani, que buscam descrever o
mito da criação do povo brasileiro enquanto mistura entre índios e europeus.
Romantismo em Portugal
O Romantismo português pode ser
compreendido em duas fases:
·
Primeiro momento:
autores como Almeida Garrett e Alexandre Herculano tematizam, em suas obras,
questões históricas e políticas que envolviam Portugal na época.
·
Segundo momento:
autores como Camilo Castelo Branco aproximam o Romantismo em Portugal do tom
mais sentimental e egocêntrico, ampliando os traços ultrarromânticos
da estética.
Obras
As principais obras do Romantismo, em
cada país, são:
⇒
Alemanha
·
Goethe
Os Sofrimentos do Jovem
Werther (1774)
⇒
França
·
Victor Hugo
Os Miseráveis (1862)
Notre-Dame de Paris (1831)
⇒
Inglaterra
·
Lord Byron
Don Juan
(1824)
⇒
Portugal
·
Almeida Garrett
Viagens na minha terra (1846)
·
Camilo Castelo Branco
Amor de Perdição (1861)
⇒
Brasil
·
Gonçalves Dias
Segundos Cantos
(1848)
Últimos Cantos
(1851)
Os Timbiras
(1857)
Cantos
(1857)
·
Álvares de Azevedo
Lira dos
Vinte Anos (1853)
Noite na
Taverna (1855)
·
Cassimiro de Abreu
Primaveras
(1859)
·
Castro Alves
Espumas Flutuantes
(1870)
Os Escravos
(1883)
·
José de Alencar
O guarani
(1857)
Iracema (1865)
Til (1871)
Senhora (1875)
ATIVIDADE
·
Na apostila do segundo bimestre
( caderno do aluno) desenvolver somente a atividade 1 –
Introdução ao Romantismo.
·
Realizar a leitura complementar dos
textos 1( autor: José de Alencar – Fragmento livro: Senhora) e texto 2 ( autor:
José de Alencar – Fragmento livro: Iracema) e responder as questões 1,2,3,4 e 5
no caderno de Língua Portuguesa.
Obs: Valerá ponto positivo ( VISTO) – quando retornarmos as
aulas presenciais.
Bons Estudos!!!!!!
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