Disciplina: Arte – profª Ana Cláudia
1º ano – turma A,B,C e D
Nº de aulas : 2
Data : semana de 22 a 26/06/20
ATIVIDADE 2 /
2º BIMESTRE
Conteúdo/tema
: Intervenção em Arte
Objetivo :- Identificar
conceitos em diversas modalidades de intervenção em Arte
Habilidades- Construir
critérios para analisar a intervenção em Arte, cidade e patrimônio cultural.
- Valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais ás mundiais, e
participar de práticas diversificadas da produção artístico- cultural
Estratégias : Pesquisa , apreciação e registro.
OLÁ ALUNOS DO 1º ANO!!! VOCÊS DEVEM TER OBSERVADO QUE NESSE VOL2 DO
CADERNO DO ALUNO vamos estudar sobre : Patrimônio Cultural Material e
Imaterial, Mediação
Cultural,
Arte Urbana e Intervenção,
ações criativas e poéticas, produzidas com o intuito de
chamar a atenção
do público para questões artísticas, ecológicas, ambientais, geográficas,
sociais,
políticas,
preservação patrimonial, etc., que se manifestam em algum lugar ou espaço.
ESSES TEMAS SERÃO ABORDADOS NAS QUATRO LINGUAGENS
ARTÍSTICAS: ARTES VISUAIS, DANÇA,
MÚSICA E TEATRO
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 1 – ARTES VISUAIS
1º
leia o texto
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
São
manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas
criativas, estéticas e
poéticas,
chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas,
geográficas,
sociais,
políticas, pedagógicas etc. Estas manifestações acontecem em um local
específico ou
de
um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a
população
próxima.
Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo
cotidiano
para um ritmo poético.
|
2º
Observe as imagens de algumas intervenções artísticas
DEPOIS DE
LER O TEXTO E VER AS IMAGENS OBSERVAMOS QUE:
A intervenção urbana
realmente é uma forma bem efetiva de chamar a atenção das pessoas , primeiro
porque é feita em locais inesperados , cotidianos e podem ser usadas para
muitos temas , por exemplo, na imagem 1 vemos
garrafas de plástico gigantes colocadas na margem do rio Tietê em São Paulo,
fica claro que o tema é a poluição do rio pelo lixo , já na imagem 2 , os degraus da escada trazem palavras que
fazem refletir sobre o preconceito e a imagem 3 seria
a questão artística de distrair , embelezar.
ATIVIDADE:
PESQUISE OS CONCEITOS DAS SEGUINTES
MANIFESTAÇÕES ARTISTICAS :
( a pesquisa não precisa
ser extensa, apenas os conceitos )
- Graffiti;
- Stencil Graffiti;
- Reverse Graffiti;
- Cow Parade;
- Land art;
- Sites specific;
- Performance.
ORIENTAÇÕES :
- Faça essa atividade em seu caderno de
arte
-
Se quiser pode imprimir
-
Se possível cole imagens sobre a sua pesquisa , CAPRICHE pois seu empenho
será avaliado.
OBS. IMPORTANTE essa atividade NÃO precisa ser
enviada , mas você deve faze-la pois nesse bimestre nós teremos uma avaliação com
questões e essa pesquisa é parte da matéria que vai ser cobrada na avaliação.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário