quinta-feira, 25 de junho de 2020

Arte – profª Ana Cláudia 1º ano – turma A,B,C e D Data : semana de 22 a 26/06/20


Disciplina: Arte – profª Ana Cláudia
1º ano – turma A,B,C e D
Nº de aulas : 2
Data : semana de 22 a 26/06/20
ATIVIDADE 2  / 2º BIMESTRE
Conteúdo/tema :  Intervenção em Arte
Objetivo :- Identificar conceitos em diversas modalidades de intervenção em Arte
 Habilidades- Construir critérios para analisar a intervenção em Arte, cidade e patrimônio cultural.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais ás mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico- cultural
Estratégias : Pesquisa , apreciação e registro.

OLÁ ALUNOS DO 1º ANO!!!  VOCÊS DEVEM TER OBSERVADO QUE NESSE VOL2 DO CADERNO DO ALUNO vamos estudar sobre :  Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Mediação
Cultural, Arte Urbana e Intervenção, ações criativas e poéticas, produzidas com o intuito de
chamar a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, ambientais, geográficas, sociais,
políticas, preservação patrimonial, etc., que se manifestam em algum lugar ou espaço.
ESSES TEMAS SERÃO ABORDADOS NAS QUATRO LINGUAGENS ARTÍSTICAS:  ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – ARTES VISUAIS
1º leia o texto

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e
poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas,
sociais, políticas, pedagógicas etc. Estas manifestações acontecem em um local específico ou
de um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população
próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo
cotidiano para um ritmo poético.


2º Observe as imagens de algumas intervenções artísticas

                         










DEPOIS DE LER O TEXTO E VER AS IMAGENS OBSERVAMOS QUE: 
A intervenção urbana realmente é uma forma bem efetiva de chamar a atenção das pessoas , primeiro porque é feita em locais inesperados , cotidianos e podem ser usadas para muitos temas , por exemplo, na imagem 1 vemos garrafas de plástico gigantes colocadas na margem do rio Tietê em São Paulo, fica claro que o tema é a poluição do rio pelo lixo , já na imagem 2 , os degraus da escada trazem palavras que fazem refletir sobre o preconceito e a imagem 3 seria a questão artística de distrair , embelezar.

ATIVIDADE:  PESQUISE OS CONCEITOS DAS SEGUINTES MANIFESTAÇÕES ARTISTICAS :
( a pesquisa não precisa ser extensa, apenas os conceitos )
- Graffiti;
- Stencil Graffiti;
- Reverse Graffiti;
- Cow Parade;
- Land art;
- Sites specific;
- Performance.

ORIENTAÇÕES :
- Faça essa atividade em seu caderno de arte
- Se quiser pode imprimir
- Se possível cole imagens sobre a sua pesquisa , CAPRICHE pois seu empenho será avaliado.

OBS. IMPORTANTE essa atividade NÃO precisa ser enviada , mas você deve faze-la pois nesse bimestre nós teremos  uma avaliação com questões e essa pesquisa é parte da matéria que vai ser cobrada na avaliação.











Sem comentários:

Enviar um comentário