segunda-feira, 22 de junho de 2020

Educação Física – Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias Ano/Série: 1ª – Turma: A, B,C, D Data: (22/06/2020 a 26/06/2020)


E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Educação Física – Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias
Ano/Série: 1ª – Turma: A, B,C, D
Nº de aulas:  duas aulas.
Data: 22/06/2020 a 26/06/2020
      Tema: Atividade rítmica a importância do ritmo no esporte, na dança, na ginástica e na luta.  
      Objetivo (s):reconhecer a importância do ritmo no esporte, na dança, na ginástica e na luta. 
  Habilidade (s): reconhecer a importância do ritmo no esporte, na dança, na ginástica e na luta. 
  Estratégia: Atividade no caderno do aluno, produção de texto, leitura, interpretação.
     Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividade no caderno do aluno, em um certo momento deverão realizar anotações no caderno na matéria de educação física.
       
Primeiro passo: Resumo da aula do Centro de mídia do dia 19/06

Significado de Ritmo: “Sucessão de tempos fortes e fracos que se apresentam alternada e regularmente; cadência, compasso: ritmo poético.Movimento que ocorre em períodos regulares: ritmo cardíaco.Alteração regular e compassada no decorrer de fatos ou situações: o ritmo das estações.Movimentação veloz por meio da qual algo se desenvolve: preciso diminuir o meu ritmo de vida” (https://www.dicio.com.br/ritmo/).
O ritmo está presente em nosso cotidiano, no andar, falar, respiração, frequência cardíaco, em toda função do organismo e outros. O meio em que vivemos e o que fazemos influencia o ritmo do nosso corpo.
As variações do ritmo, lento ou rápido, simples ou complexo, fatores espaciais tais como: a direção do movimento (direita, esquerda, atrás, frente), extensão (longe, perto, pequeno, grande), plano nível (alto, baixo), trajetória ou caminho (direto, anguloso), cíclico ( quando o gesto realizado se repete sucessivamente), cíclico ( quando tem um início e uma acentuação rítmica e uma finalização, não se repete de forma contínua).

 Segundo passo: Vou iniciar com a devolutiva da pesquisa que vocês deveriam ter realizado na semana do 15/06 a 19/06, faça as correções necessárias em sua pesquisa. Peguei alguns trechos de texto sobre os hormônios da pesquisa.

Texto:
O nosso corpo passa por uma variação de ritmo durante o dia e  noite, isso ocorre devido ao nosso relógio biológico, a produção de alguns hormônios, nossas atividades diárias, desde voce ser uma pessoa ativa em atividade física até a pessoa sedentária. Assim existem os hormônios que produzimos em alguns períodos mais e outros menos, a melatonina é o hormônio responsável pelo sono, quando vai mudando a luz aumenta a sua produção, e já vamos sentindo o corpo mais calmo e o sono, existem produção farmacêuticas do mesmo para auxiliar no sono. O Gh é o hormônio responsável pelo crescimento, quando chega a fase adulta diminui a sua produção, entretanto existem maneiras para poder aumentar a sua produção, ainda o mesmo possuía efeitos proporcionando benefícios aos esportistas e/ou mesmo pessoas que buscam melhorias estéticas, isso ocorre por  ter alguns efeitos extras, como o estímulo à lipólise, o estímulo ao aumento da massa muscular e da força, entre outros. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. Os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia porque estão relacionados com a atividade diária e a serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem-estar, os níveis de cortisol basal no sangue, geralmente, são maiores de manhã ao acordar. A temperatura corporal também passa por uma variação, obedece a um ritmo em que ela diminui de madrugada, e, perto da hora de acordar, volta a subir, e isso se repete todos os dias. Por isso, diz-se que a temperatura corporal apresenta um ritmo circadiano.

 Segundo passo: Agora vamos para a atividade dessa semana, vou explicar como deve ser feito. Pegue o caderno do aluno na página 131, e realizem a leitura do pequeno texto e depois respondam as questões em seu caderno.
   Vou anexar a atividade que deverão realizar do caderno do aluno página 131: 
Após a construção do texto, leia o fragmento abaixo: 
Na Cronobiologia, isto é, a ciência que estuda a variação dos fenômenos biológicos temporais, o ritmo é dividido em endógeno, que recebe influência pelo próprio corpo (como a menstruação, o sono, etc.) e exógeno, que recebe influência de algo externo (como a temperatura do ambiente, a luz, alimentação, etc.). O desempenho esportivo pode ficar comprometido na medida em que o ritmo do indivíduo não é respeitado. Uma noite mal dormida, ou comer demasiadamente antes de praticar atividade física, são exemplos de influências que modificam o ritmo biológico.
 Responda: 
1. Qual é o assunto do texto? 
2. Qual é a finalidade do texto? 
3. Qual é a relação entre o gráfico e o texto? 
Agora que você já entendeu que o ritmo também interfere em nosso organismo, vamos realizar uma atividade para classificar as situações a seguir em ritmos endógenos e exógenos. Justifique suas respostas.  
• No dia 15 de dezembro, uma equipe de futebol do Rio de Janeiro vai representar o Brasil em um torneio na Rússia, que está a 6 horas de fuso horário a frente em relação ao Brasil. O voo está marcado para um dia antes do jogo e deve durar 16 horas. Seis das jogadoras titulares estão menstruadas e nesta época do ano lá é inverno. A previsão é que a chegada ao estádio seja cerca de meia hora antes do jogo, onde terão que fazer sua refeição. Como estes fatores irão afetar o desempenho e ritmo das atletas? 
• Uma equipe masculina de ginástica artística irá participar neste ano da Fig World Challenge Cup. Ela será promovida pela Confederação Internacional de Ginástica, em março, na cidade de Melbourne, Austrália, cujo verão é um dos mais quentes. Já os atletas que treinam na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, estão acostumados com um clima frio, típico de uma região serrana. Na chegada da equipe ao hotel de destino, alguns atletas adquiriram resfriados e alergias. Como estes fatores irão afetar o desempenho e ritmo dos atletas? 


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