E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Educação Física – Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias
Ano/Série: 1ª – Turma: A, B,C, D
Nº de aulas: duas aulas.
Data: 22/06/2020 a 26/06/2020
Tema: Atividade
rítmica a importância do ritmo no esporte, na dança, na ginástica e na
luta.
Objetivo (s):reconhecer a
importância do ritmo no esporte, na dança, na ginástica e na luta.
Habilidade (s): reconhecer a importância do ritmo no
esporte, na dança, na ginástica e na luta.
Estratégia: Atividade no caderno do aluno,
produção de texto, leitura, interpretação.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim.
Nessa semana vamos realizar atividade no caderno do aluno, em um certo
momento deverão realizar anotações no caderno na matéria de educação física.
Primeiro passo: Resumo da aula do
Centro de mídia do dia 19/06
Significado de Ritmo: “Sucessão de
tempos fortes e fracos que se apresentam alternada e regularmente; cadência,
compasso: ritmo poético.Movimento que ocorre em períodos regulares: ritmo
cardíaco.Alteração regular e compassada no decorrer de fatos ou situações: o
ritmo das estações.Movimentação veloz por meio da qual algo se desenvolve:
preciso diminuir o meu ritmo de vida” (https://www.dicio.com.br/ritmo/).
O ritmo está presente em nosso cotidiano, no andar, falar, respiração,
frequência cardíaco, em toda função do organismo e outros. O meio em que vivemos
e o que fazemos influencia o ritmo do nosso corpo.
As variações do ritmo, lento ou rápido, simples ou complexo, fatores
espaciais tais como: a direção do movimento (direita, esquerda, atrás, frente),
extensão (longe, perto, pequeno, grande), plano nível (alto, baixo), trajetória
ou caminho (direto, anguloso), cíclico ( quando o gesto realizado se repete
sucessivamente), cíclico ( quando tem um início e uma acentuação rítmica e uma
finalização, não se repete de forma contínua).
Segundo passo: Vou iniciar com a
devolutiva da pesquisa que vocês deveriam ter realizado na semana do 15/06 a
19/06, faça as correções necessárias em sua pesquisa. Peguei alguns trechos
de texto sobre os hormônios da pesquisa.
Texto:
O nosso corpo passa por uma variação de ritmo durante o dia e
noite, isso ocorre devido ao nosso relógio biológico, a produção de alguns
hormônios, nossas atividades diárias, desde voce ser uma pessoa ativa em
atividade física até a pessoa sedentária. Assim existem os hormônios que
produzimos em alguns períodos mais e outros menos, a melatonina é o hormônio
responsável pelo sono, quando vai mudando a luz aumenta a sua produção, e já
vamos sentindo o corpo mais calmo e o sono, existem produção farmacêuticas do
mesmo para auxiliar no sono. O Gh é o hormônio responsável pelo crescimento,
quando chega a fase adulta diminui a sua produção, entretanto existem maneiras
para poder aumentar a sua produção, ainda o mesmo possuía efeitos
proporcionando benefícios aos esportistas e/ou mesmo pessoas que buscam
melhorias estéticas, isso ocorre por ter alguns efeitos extras, como o
estímulo à lipólise, o estímulo ao aumento da massa muscular e da força, entre
outros. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse,
reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter
os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. Os
níveis de cortisol no sangue variam durante o dia porque estão relacionados com
a atividade diária e a serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e
de bem-estar, os níveis de cortisol basal no sangue, geralmente, são maiores de
manhã ao acordar. A temperatura corporal também passa por uma variação, obedece a um ritmo em que ela diminui de madrugada, e,
perto da hora de acordar, volta a subir, e isso se repete todos os dias. Por
isso, diz-se que a temperatura corporal apresenta um ritmo circadiano.
Segundo passo: Agora vamos para a atividade dessa semana,
vou explicar como deve ser feito. Pegue o caderno do aluno na página 131,
e realizem a leitura do pequeno texto e depois respondam as questões
em seu caderno.
Vou anexar a atividade que deverão realizar do
caderno do aluno página 131:
Após a construção do texto, leia o fragmento abaixo:
Na Cronobiologia, isto é, a ciência que estuda a variação dos fenômenos
biológicos temporais, o ritmo é dividido em endógeno, que recebe influência
pelo próprio corpo (como a menstruação, o sono, etc.) e exógeno, que recebe
influência de algo externo (como a temperatura do ambiente, a luz, alimentação,
etc.). O desempenho esportivo pode ficar comprometido na medida em que o ritmo
do indivíduo não é respeitado. Uma noite mal dormida, ou comer demasiadamente
antes de praticar atividade física, são exemplos de influências que modificam o
ritmo biológico.
Responda:
1. Qual é o assunto do texto?
2. Qual é a finalidade do texto?
3. Qual é a relação entre o gráfico e o texto?
Agora que você já entendeu que o ritmo também interfere em nosso
organismo, vamos realizar uma atividade para classificar as situações a seguir
em ritmos endógenos e exógenos. Justifique suas respostas.
• No dia 15 de dezembro, uma equipe de futebol do Rio de Janeiro vai
representar o Brasil em um torneio na Rússia, que está a 6 horas de fuso
horário a frente em relação ao Brasil. O voo está marcado para um dia antes do
jogo e deve durar 16 horas. Seis das jogadoras titulares estão menstruadas e
nesta época do ano lá é inverno. A previsão é que a chegada ao estádio seja
cerca de meia hora antes do jogo, onde terão que fazer sua refeição. Como estes
fatores irão afetar o desempenho e ritmo das atletas?
• Uma equipe masculina de ginástica artística irá participar neste ano
da Fig World Challenge Cup. Ela será promovida pela Confederação Internacional
de Ginástica, em março, na cidade de Melbourne, Austrália, cujo verão é um dos
mais quentes. Já os atletas que treinam na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro,
estão acostumados com um clima frio, típico de uma região serrana. Na chegada
da equipe ao hotel de destino, alguns atletas adquiriram resfriados e alergias.
Como estes fatores irão afetar o desempenho e ritmo dos atletas?
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