quarta-feira, 24 de junho de 2020

Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone Richeli eEdna . Ano/Série: 2ª – Turma: A, B, D Data: (22/06/2.020 até 26/06/2.020)

E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone Richeli e Edna.
ATIVIDADE DEVOLUTIVA ( CORREÇÃO)
Ano/Série: 2ª – Turma: A, B,  D
Nº de aulas:  5 aulas.
Data: 22/06/2.020 até 26/06/2.020
Tema: - “Conectivos em contextos e Características do Romantismo- Introdução  (autores e obras) ”
Objetivo (s): Saber reconhecer os conectivos dentro de textos e orações. Texto Narrativo ( Romance)
Habilidades: Relacionar conhecimentos dos conectivos em diferentes indícios. Reconhecer e Perceber os conectivos dentro de contextos e orações. Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX.
Estratégia: Leitura, Interpretação e Pesquisa.


Olá, turmas do 2º Ano!
       Para essa semana vamos dar ênfase na devolutiva da atividade do dia 15 à 19 realizada a semana passada, prestem atenção nas respostas e façam as devidas correções.
       Tire uma foto das atividades já corrigida e nos mande certifique que esteja nítida e envie para o nosso e-mail até o dia 26/06:
2ºD: ed_fatarelli@yahoo.com.br

ATIVIDADE DEVOLUTIVA ( CORREÇÃO)

Atividades retiradas do centro de mídias do dia 28/05/20 quinta feira. Aulas com prof: Mauro e mediadora Márcia.
1)      O que é um conectivo textual?
Os conectivos textuais são palavras que ligam as orações, frases e além de conectar dá sentido ao contexto.

2)      Veja, agora, possibilidades de relações que podem ser estabelecidas pelas conjunções (conectivos):

                   Adição, alternância, causa, consequência, explicação, oposição, condição, tempo, modo, lugar, finalidade e conclusão.
       Na oração abaixo, qual a relação de sentido estabelecida pelos conectivos?
       O meu filho ora estuda ora joga videogame.
R: Alternância. “Ora estuda ora brinca no videogame”.

       Foi para lá, pois estava doente.
R:  Causa. “estava doente”.

3)      Releia este trecho de “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e preste atenção às palavras destacadas.
    A custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobre tudo de muita paciência, conseguiu o compadre que o menino frequentasse a escola durante dois anos e que aprendesse a ler muito mal e escrever ainda pior [...]”
       Que relação de sentido exercem, respectivamente? Assinale somente uma alternativa:
a)      Adição, explicação e adição. “e” adição/ que explicação / e adição.”
b)      Causa, explicação e adição.
c)      Conclusão, explicação e conclusão.
d)     Alternância, adição e alternância.
e)      Adição, alternância e adição.

4)      Silas enfrentou problemas no trânsito e perdeu o encontro com a sua namorada.
As duas orações estão unidas pelo conectivo “e”, que, nesse caso, além de indicar adição, também indica ideia de:

a)      Lugar.
b)      Alternância.
c)      Oposição.
d)     Adversidade.
e)      Consequência. “e perdeu o encontro com a namorada”. Perda!


5)      “[...] FLORÊNCIA, só- Se não fosse este homem com quem casei-me segunda vez, não teria agora quem zelasse  com tanto desinteresse a minha fortuna. É uma bela pessoa... Rodeia-me de cuidados e carinhos. Ora, digam lá que uma mulher não deve casar-se segunda vez...  Se eu soubesse  que havia de ser sempre tão feliz, casar-se –ia cinquenta [...]

Qual relação de sentido a conjunção (conectivo) se estabelece na fala de Florência, da comédia de costumes “O noviço”, de Martins Pena?

a)      Adição.
b)     Condição. “ Se não fosse este homem”
c)      Oposição.
d)     Adversidade.
e)      Consequência.

6)      “[...] O modelo tradicional de trabalho certamente não aparecerá, mas sofrerá alterações e necessitará de um número cada vez menor de pessoas, visto que muitas atividades do cotidiano poderão ser executadas por meio da tecnologia. [...]”

a)      Qual conectivo neste trecho passa a ideia de oposição?
.R: Conjução MAS “está opondo, sofrerá alterações”

b)      Qual o conectivo neste  trecho passa a ideia de adição?
   R: Conjução E “ passa a ideia de soma”.

7)       Em live, no dia 16 de maio de 2020, o professor Marcelo Muller, quando perguntado sobre o momento atual da Educação, declarou:
         É preciso mais e e menos mas”.

Considerando o cenário atual, e também que o autor da declaração é um professor, o que é possível inferir da opinião do professor sobre o cenário atual da Educação?
R: Precisamos de mais adição e menos oposição. “ Precisamos somar e não criticar”.

ATIVIDADE  – Apostila ( Caderno do Aluno)  Questões e Respostas

1)-A produção Literária da 1 e 2 Geração Romantica, do século XIX, destacou a mulher como figura fragilizada. Identifique nos trechos retirados das obras Senhora e Iracema, características que comprovem essa afirmação. Comente
R: Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e seu nome é um anagrama para América. Martim, por sua vez, representa o guerreiro colonizador e conquistador. Seu nome é associado a Marte, o deus greco-romano da guerra. A união entre os dois representa a lenda da criação do Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia, sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte. Ceará significa “canto da jandaia”.
É também da união entre o casal que nasce Moacir, cujo nome significa “filho do sofrimento”, representando o primeiro cearense e a gênese da nacionalidade brasileira, fruto do enlace entre o colonizador e o indígena.
 Senhora -Aurelia de Camargo tem características marcantes tais como a determinação, a destreza, a sensibilidade sedutora a qual envolvia seus
admiradores, por onde passava.
 A mocinha de apenas dezoito anos, órfã, vivendo na companhia de uma velha parenta
e seu tutor, mostra ser uma mulher corajosa, forte, decidida e destemida no que diz respeito à
direção de seu próprio caminho.
O autor a idealiza como sendo uma heroína romântica sendo duplamente encantada,
personificando a imagem de um “anjo-mulher”.

2)-No trecho da obra Senhora, o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição?
R:  Nota-se, no decorrer das linhas dessa obra, que se atribui à Aurélia todas às
qualidades de um ser divino.  Ela é rainha, deusa, musa, rica, formosa, enfim, um ídolo para
seus admiradores. Ela é totalmente diferente das mulheres da época, tem características
marcantes tais como a determinação, a destreza, a sensibilidade sedutora a qual envolvia seus
admiradores, por onde passava.
 A mocinha de apenas dezoito anos, órfã, vivendo na companhia de uma velha parenta
e seu tutor, mostra ser uma mulher corajosa, forte, decidida e destemida no que diz respeito à
direção de seu próprio caminho.
O autor a idealiza como sendo uma heroína romântica sendo duplamente encantada,
personificando a imagem de um “anjo-mulher”, porém continha em sua face desdém e
decepção, provocação e meiguice, ternura e escárnio, amor e desprezo.

3-) Quais são as figuras de linguagem utilizadas pelo autor no trecho da obra Senhora? Transcreva-as no caderno.

R: As figuras de linguagem, chamadas também de figuras de retórica ou figuras de estilo, tratam-se de estratégias aplicadas pelo orador ao texto para obter um efeito determinado efeito na interpretação do ouvinte. Entre elas podemos destacar a prosopopeia e a metáfora:
- Metáfora: essa é uma das figuras de linguagem mais utilizada, se não a mais. Baseia-se na comparação implícita onde atribui-se uma característica de alguma coisa ao elemento metaforizado.

No texto temos a  Comparação:
"Como brilhante meteoro".
"Como o raio de sol no prisma do diamante".

4) A obra Iracema foi escrita em prosa, apresentando características predominantes em textos poéticos. Cite alguns trechos que comprovem a presença desses elementos: sonoridade, ritmo, rima, adjetivação etc.
R: sonoridade= Além, muito além daquela serra, que ainda azula o horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
rima= Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
adjetivação= aljôfar d'água, doce mangaba, o azul triste das águas profundas.
5) No excerto: "Iracema, a virgem dos labios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado". Quais figuras de linguagem aparecem neste trecho?
A - Pleonasmo e antítese.
B - Eufemismo e hipérbole.
C - Metonímia e antítese.
D - Metáfora e comparação. A metáfora e comparação são de tal forma parecidas que classificamos a metáfora como "comparação implícita" (porque não apresenta o elemento de conexão característico da comparação) e os exemplos de comparação como "comparação explícita".(lembre-se a comparação na maioria das vezes vem com a palavra “Como”.
E - Catacrese e metonímia.​

       Obs: Tire uma foto das atividades já corrigida e nos mande certifique que esteja nítida e envie para o nosso e-mail:
2ºD: ed_fatarelli@yahoo.com.br

Bons Estudos!!!!!!


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