E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Língua Portuguesa e
Literatura – Profs. Simone Richeli e Edna.
ATIVIDADE DEVOLUTIVA (
CORREÇÃO)
Ano/Série: 2ª – Turma: A, B, D
Nº de aulas: 5 aulas.
Data: 22/06/2.020 até 26/06/2.020
Tema: - “Conectivos em
contextos e Características do Romantismo- Introdução (autores e obras) ”
Objetivo (s): Saber
reconhecer os conectivos dentro de textos e orações. Texto Narrativo ( Romance)
Habilidades:
Relacionar conhecimentos dos conectivos em diferentes indícios. Reconhecer e
Perceber os conectivos dentro de contextos e orações. Contextualizar histórica
e socialmente o texto literário produzido no século XIX.
Estratégia: Leitura, Interpretação e Pesquisa.
Olá, turmas do 2º Ano!
⮚
Para essa semana vamos
dar ênfase na devolutiva da atividade do dia 15 à 19 realizada a semana
passada, prestem atenção nas respostas e façam as devidas correções.
⮚
Tire uma foto das
atividades já corrigida e nos mande certifique que esteja nítida e envie para o
nosso e-mail até o dia 26/06:
2ºD: ed_fatarelli@yahoo.com.br
ATIVIDADE DEVOLUTIVA (
CORREÇÃO)
Atividades retiradas
do centro de mídias do dia 28/05/20 quinta feira. Aulas com prof: Mauro e
mediadora Márcia.
1)
O que é um conectivo textual?
Os conectivos textuais são palavras que ligam as orações, frases e
além de conectar dá sentido ao contexto.
2) Veja, agora,
possibilidades de relações que podem ser estabelecidas pelas conjunções
(conectivos):
●
Adição, alternância, causa, consequência, explicação, oposição,
condição, tempo, modo, lugar, finalidade e conclusão.
●
Na oração abaixo, qual a relação de sentido estabelecida pelos
conectivos?
●
O meu filho ora estuda
ora joga videogame.
R: Alternância. “Ora estuda ora brinca
no videogame”.
●
Foi para lá, pois estava
doente.
R: Causa. “estava doente”.
3) Releia este trecho de
“Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e preste
atenção às palavras destacadas.
“A custa de muitos trabalhos, de muitas
fadigas, e sobre tudo de muita paciência, conseguiu o compadre que o menino frequentasse
a escola durante dois anos e que aprendesse a ler muito mal e escrever ainda pior
[...]”
Que relação de
sentido exercem, respectivamente? Assinale somente uma alternativa:
a)
Adição, explicação e
adição. “e” adição/ que
explicação / e adição.”
b) Causa, explicação e
adição.
c) Conclusão, explicação e
conclusão.
d) Alternância, adição e
alternância.
e) Adição, alternância e
adição.
4)
Silas enfrentou
problemas no trânsito e perdeu o encontro com a sua namorada.
As duas orações estão
unidas pelo conectivo “e”, que,
nesse caso, além de indicar adição, também indica ideia de:
a) Lugar.
b) Alternância.
c) Oposição.
d) Adversidade.
e)
Consequência. “e perdeu o encontro com a namorada”. Perda!
5)
“[...] FLORÊNCIA, só- Se não fosse este homem
com quem casei-me segunda vez, não teria agora quem zelasse com tanto desinteresse a minha fortuna. É uma
bela pessoa... Rodeia-me de cuidados e carinhos. Ora, digam lá que uma mulher
não deve casar-se segunda vez... Se eu
soubesse que havia de ser sempre tão
feliz, casar-se –ia cinquenta [...]
Qual relação de sentido
a conjunção (conectivo) se
estabelece na fala de Florência, da comédia de costumes “O noviço”, de Martins
Pena?
a)
Adição.
b)
Condição. “ Se não fosse este homem”
c) Oposição.
d) Adversidade.
e) Consequência.
6) “[...] O modelo
tradicional de trabalho certamente não aparecerá, mas sofrerá alterações e
necessitará de um número cada vez menor de pessoas, visto que muitas atividades
do cotidiano poderão ser executadas por meio da tecnologia. [...]”
a) Qual conectivo neste
trecho passa a ideia de oposição?
.R: Conjução MAS “está opondo, sofrerá
alterações”
b) Qual o conectivo
neste trecho passa a ideia de adição?
R: Conjução E “
passa a ideia de soma”.
7) Em live, no dia 16 de maio de 2020, o
professor Marcelo Muller, quando perguntado sobre o momento atual da Educação,
declarou:
●
“É preciso mais e e menos mas”.
Considerando o cenário
atual, e também que o autor da declaração é um professor, o que é possível
inferir da opinião do professor sobre o cenário atual da Educação?
R: Precisamos de mais adição e menos oposição. “ Precisamos somar e não criticar”.
ATIVIDADE – Apostila ( Caderno do
Aluno) Questões e Respostas
1)-A produção Literária da 1 e 2 Geração Romantica, do
século XIX, destacou a mulher como figura fragilizada. Identifique nos trechos
retirados das obras Senhora e Iracema, características que comprovem essa
afirmação. Comente
R: Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e
seu nome é um anagrama para América. Martim, por sua vez, representa o guerreiro colonizador e conquistador.
Seu nome é associado a Marte, o deus greco-romano da guerra. A união entre os
dois representa a lenda da criação do
Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia,
sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte. Ceará significa “canto da
jandaia”.
É também da união entre o casal que nasce
Moacir, cujo nome significa “filho do sofrimento”, representando o primeiro cearense e a gênese da
nacionalidade brasileira, fruto do enlace entre o colonizador e o indígena.
Senhora -Aurelia de Camargo tem
características marcantes tais como a determinação, a destreza, a sensibilidade
sedutora a qual envolvia seus
admiradores, por onde passava.
A
mocinha de apenas dezoito anos, órfã, vivendo na companhia de uma velha parenta
e seu tutor, mostra ser uma mulher corajosa,
forte, decidida e destemida no que diz respeito à
direção de seu próprio caminho.
O autor a idealiza como sendo uma heroína romântica
sendo duplamente encantada,
personificando a imagem de um “anjo-mulher”.
2)-No trecho da obra
Senhora, o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia,
por meio de sua descrição?
R:
Nota-se, no decorrer das linhas dessa obra, que se atribui à Aurélia
todas às
qualidades de um ser divino. Ela é rainha, deusa, musa, rica, formosa,
enfim, um ídolo para
seus admiradores. Ela é totalmente diferente
das mulheres da época,
tem características
marcantes tais como a determinação, a destreza, a
sensibilidade sedutora a qual envolvia seus
admiradores, por onde passava.
A
mocinha de apenas dezoito anos, órfã, vivendo na companhia de uma velha parenta
e seu tutor, mostra ser uma mulher corajosa,
forte, decidida e destemida no que diz respeito à
direção de seu próprio caminho.
O autor a idealiza como sendo uma heroína
romântica sendo duplamente encantada,
personificando a imagem de um “anjo-mulher”, porém
continha em sua face desdém e
decepção, provocação e meiguice, ternura e
escárnio, amor e desprezo.
3-) Quais são as figuras de
linguagem utilizadas pelo autor no trecho da obra Senhora? Transcreva-as no
caderno.
R: As figuras de
linguagem, chamadas também de figuras de retórica ou figuras de estilo,
tratam-se de estratégias aplicadas pelo orador ao texto para obter um efeito
determinado efeito na interpretação do ouvinte. Entre elas podemos destacar a
prosopopeia e a metáfora:
- Metáfora: essa é uma
das figuras de linguagem mais utilizada, se não a mais. Baseia-se na comparação
implícita onde atribui-se uma característica de alguma coisa ao elemento
metaforizado.
No texto temos a Comparação:
"Como brilhante
meteoro".
"Como o raio de sol no
prisma do diamante".
4) A obra Iracema foi escrita em prosa, apresentando características
predominantes em textos poéticos. Cite alguns trechos que comprovem a presença
desses elementos: sonoridade, ritmo, rima, adjetivação etc.
R: sonoridade= Além, muito além
daquela serra, que ainda azula o horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem
dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais
longos que seu talhe de palmeira.
rima= Porém a virgem lançou
de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que
causara.
adjetivação= aljôfar d'água, doce
mangaba, o azul triste das águas profundas.
5) No excerto: "Iracema, a virgem dos labios de mel, que tinha os cabelos mais
negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da
jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu
hálito perfumado". Quais figuras de linguagem aparecem neste trecho?
A -
Pleonasmo e antítese.
B - Eufemismo e hipérbole.
C - Metonímia e antítese.
D - Metáfora e comparação. A metáfora e comparação são de tal forma parecidas que classificamos a metáfora como "comparação implícita" (porque não apresenta o elemento de conexão característico da comparação) e os exemplos de comparação como "comparação explícita".(lembre-se a comparação na maioria das vezes vem com a palavra “Como”.
E - Catacrese e metonímia.
B - Eufemismo e hipérbole.
C - Metonímia e antítese.
D - Metáfora e comparação. A metáfora e comparação são de tal forma parecidas que classificamos a metáfora como "comparação implícita" (porque não apresenta o elemento de conexão característico da comparação) e os exemplos de comparação como "comparação explícita".(lembre-se a comparação na maioria das vezes vem com a palavra “Como”.
E - Catacrese e metonímia.
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Bons Estudos!!!!!!
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