quarta-feira, 24 de junho de 2020

Matemática Prof.(a): Carla A. Stos Gonçalves Ano/Série: 1º EM – Turma: A e B Prof.(a): Bernadete Cristina de Freitas Florian Ano/Série: 1º EM – Turma: C e D Data: (22 à 26/06/2020)


E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Matemática
Prof.(a): Carla A. Stos Gonçalves
Ano/Série: 1º EM – Turma: A e B
Prof.(a): Bernadete Cristina de Freitas Florian
Ano/Série: 1º EM – Turma: C e D
Nº de aulas: 05
Data: 22 à 26/06/2020
Conteúdo/Tema: Funções
Objetivo(s): Reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa, direta com o quadrado, entre outras.
Compreender a função de 1º grau como expressão de uma proporcionalidade direta entre grandezas.
Habilidade(s): Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa, direta com o quadrado, entre outras, representando-as por meio de funções.
Estratégia: Dar continuidade nas atividades do caderno do aluno (vol.2) propostas anteriormente e resolução de novas atividades complementares. Orientar o aluno sempre que necessários pelos meios de comunicação. Dicas de canais, aplicativos e sites que podem auxiliar no conhecimento.

Para melhor entendimento, acesse o link a seguir: https://youtu.be/6jZVKO4Gd2o

Registre em seu caderno (apostila) as questões e como você chegou a resposta de cada exercício.


Atividades
1.      Quando uma pessoa compra um tecido (de largura constante), ela paga um preço P que depende do comprimento L adquirido. Suponha que 1 m de tecido custasse R$50,00.
a)      Completar a tabela deste exercício com os valores de P correspondentes aos de L indicados.
L (m)
P (R$)
1
50
2

3

4

b) Ao duplicar o valor de L, o valor de P duplicou?
c) E ao triplicar o valor de L?
d) Então, que tipo de relação existe entre P e L?

2.      Com relação à tabela do exercício anterior:
a) Dividir cada valor de P pelo correspondente valor de L. O quociente P L varia ou é constante?
b) Qual o valor da constante de proporcionalidade K entre P e L?
c) Como podemos expressar matematicamente a relação entre P e L?

3.      Um motorista de táxi cobra R$ 3,50 de bandeirada (valor fixo) mais R$ 0,70 por quilômetro rodado (valor variável). Determine:
A)     A função que define o valor a ser cobrado por uma corrida de x quilômetros.
B)     O valor a ser pago por uma corrida relativa a um percurso de 18 quilômetros.

4.      (Cefet - MG – 2015) Um motorista de táxi cobra, para cada corrida, uma taxa fixa de R$ 5,00 e mais R$ 2,00 por quilômetro rodado. O valor total arrecadado (R) num dia é função da quantidade total (x) de quilômetros percorridos e calculado por meio da função R(x) = ax + b, em que a é o preço cobrado por quilômetro e b, a soma de todas as taxas fixas recebidas no dia. Se, em um dia, o taxista realizou 10 corridas e arrecadou R$ 410,00, então a média de quilômetros rodados por corrida, foi de
a) 14
b) 16
c) 18
d) 20
e) 22

5.      (Vunesp – SP) Carlos trabalha como DJ e cobra uma taxa fixa de R$ 100,00, mais R$ 20,00 por hora, para animar uma festa. Daniel, na mesma função, cobra uma taxa fixa de R$ 55,00, mais R$ 35,00 por hora. Calcule o tempo máximo de duração de uma festa, para que a contratação de Daniel não fique mais cara que a de Carlos.





Bons Estudos!





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