E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Ano/Série: 3º – Turma: A, B, C, D e E.
Nº de aulas: 02
Data: 15/06/2020 ao 19/06/2020
|
Conteúdo/Tema:
Linhas
de campo magnético, polos magnéticos e suas representações.
Objetivo(s):
Reconhecer
as linhas de campo de um imã e a partir delas estabelecer uma relação entre a
distância da fonte e a intensidade de seu campo.
Habilidade(s): Identificar
as linhas do campo magnético e reconhecer os polos magnéticos de um imã, por
meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações.
Estratégia(s): Interpretar
e resolver situações problema em diferentes contextos do cotidiano.
Deixe a resposta em cada exercício,
registre como você chegou a resposta do exercício.
Campos
Magnéticos Criados Por Imãs:
Quem não fica fascinado quando observa os “poderes”
de um imã? Mas como será que as propriedades magnéticas foram conhecidas e
explicadas ao longo da história da humanidade? O fenômeno magnético é conhecido
pelo menos, desde o século VI a.C. na Grécia , na China e no Egito .
Inicialmente o magnetismo foi considerado apenas mais uma das formas da
natureza, que se manifestava somente no ferro e em outras substâncias mais
raras, que genericamente foram chamadas de ferromagnéticas.
O nome “magnetismo” vem de Magnésia pequena
região da Ásia Menor onde foi encontrado em abundância, um mineral naturalmente
magnético chamado magnetita. A pedra desse mineral é um imã natural.
Ao pendurarmos um imã natural de formato
alongado, ele ficará sempre alinhado na direção geográfico norte-sul. A
extremidade que aponta para o norte geográfico é chamado de polo norte do imã.
A outra, apontada para o sul geográfico é denominada polo sul do imã.
Os polos são as partes dos imãs em que os
efeitos magnéticos se apresentam mais intensos.
Quando dois imãs são colocados próximos, o
polo norte de um repele o polo norte do outro. Já o polo norte de um atrai o
polo sul do outro. Assim podemos, concluir que: polos iguais se repelem, e
polos diferentes se atraem.
Para
o entendimento do conteúdo assista aos vídeos abaixo:
Responda
As Seguintes Questões:
Hab-
estabelecer relações e reconhecer regularidades
em fenômenos que envolvem magnetismo.
1-Carga elétrica é uma propriedade da
matéria que se apresenta de duas formas distintas: positiva e negativa. Na
natureza podemos encontrar objetos carregados negativamente e objetos
carregados positivamente; portanto é possível que cargas negativas sejam
encontradas separadas ou na ausência de cargas positivas. Ocorre o mesmo com os
polos magnéticos dos imãs? Um polo sul pode existir sem haver polo norte?
Explique
Hab-Reconhecer
símbolos, códigos e representações geométricas da linguagem cientifica no
estudo de campos magnéticos e suas fontes.
2-As linhas de campo são as únicas formas
de representar o campo magnético de um imã? Em caso negativo, cite outras.
Hab-Reconhecer
símbolos, códigos e representações geométricas da linguagem cientifica no
estudo de campos magnéticos e suas fontes.
3- Pode –se falar que a Terra é um grande
imã? Explique sua resposta.
Hab-
Estabelecer relações e reconhecer regularidades em fenômenos que envolvem
magnetismo.
4- Se você quebrar um imã ao meio, o que
acontecerá ao tentar uni-lo novamente?
Hab-
Estabelecer relações e reconhecer regularidades em fenômenos que envolvem
magnetismo.
5- Determine a alternativa correta:
a) Polo norte da agulha magnética de uma
bússola é a extremidade da agulha que aponta aproximadamente para o polo sul
geográfico da Terra.
b) O polo norte de um imã atrai o polo
norte de outro imã.
c) Quando serramos transversalmente um imã,
cada parte obtida é constituída por apenas um polo.
d) Polo sul da agulha magnética de uma bússola
é a extremidade da agulha que aponta aproximadamente para o polo sul geográfico
da Terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário