E.E. Índia Vanuíre
Disciplinas:
“Biologia”
Ano: 1º A, B, C e D
Data: 18 a 22/05/2020 – (02 aulas)
Tema: Ciclos biogeoquímicos e Relações
Ecológicas Objetivo:
*Identificar como o homem
interfere nos principais ciclos biogeoquímicos.
*Analisar as relações ecológicas
em diversos contextos.
Habilidade:
*Identificar as etapas principais
dos ciclos biogeoquímicos.
*Relacionar informações sobre
relações ecológicas fornecidas por diferentes textos.
*Analisar séries temporais
representadas em tabelas e gráficos.
Estratégias:
*Levantamento de
questionamentos para a autorreflexão com base na leitura de fragmentos de texto
selecionados.
*Exibição de vídeos.
*Realização de atividades
práticas orientadas.
*Resolução de exercícios como forma
de atividade avaliativa.
Avaliação/Sistematização:
*Resolução de
exercícios e atividades práticas propostas, anotações, diálogo e interação
entre professor aluno pelos meios disponíveis para o mesmo como: WhatsApp,
CMSP, blog, google classroom, entre outros.
*Entrega das atividades propostas
aos alunos.
OBS: Como devo fazer
*Coloque
seu nome, número, série e data do dia que está fazendo as atividades.
*Copie
ou cole os resumos da matéria em seu caderno.
*Leia
atentamente e procure compreender os assuntos trabalhados.
*Copie
ou cole os exercícios no caderno e resolva cada um.
*Procure
realizar os exercícios sozinhos, sem consultas.
*Para
tirar dúvidas entre em contato, estou à disposição.
*Após
a realização das atividades propostas, se possível, entre no google classroom e
responda as atividades disponíveis lá também.
Introdução ao tema Você sabe a
importância dos ciclos biogeoquímicos?
Será que poderíamos viver sem
água? E sem Oxigênio?
Você sabe qual a importância de
comer leguminosas (feijão, soja, ervilha, ....)?
Ciclos Biogeoquímicos
A definição dos
ciclos biogeoquímicos, podemos dizer que eles representam o movimento dos
elementos químicos que acontecem entre os seres vivos e seu ecossistema.
Tem se como
principais ciclos biogeoquímicos o ciclo do carbono, o ciclo do oxigênio, o
ciclo da água, o ciclo do nitrogênio e o ciclo do fósforo.
Agora assista um vídeo
explicativo sobre o assunto, disponível em:
Dando sequência, assista aos
vídeos a seguir para responder as questões.
Agora você irá
produzir uma paródia. Escolha um assunto da lista abaixo para produção de sua
paródia. Exemplo: se escolher o ciclo do carbono, a paródia será sobre o
aumento do efeito estufa e não sobre o ciclo em si.
1)Ciclo da água/ chuva ácida e
escassez.
2)Ciclo do carbono/aumento do
efeito estufa;
3)Ciclo do nitrogênio/ adubação
verde;
4)Ciclo do oxigênio/ camada de
ozônio;
5)Ciclo do fósforo/ constituição
do DNA e ATP.
OBS:
Não deverá fazer cópia da internet, caso o faça, sua atividade não terá
validade.
Relações Ecológicas
Agora
responda:
1)Pode-se observar na imagem
abaixo, a interação entre o pássaro-palito e o crocodilo africano.
Essa associação ocorre nas margens do rio Nilo, onde o
pássaro penetra na boca do crocodilo, alimentandose de restos alimentares e
vermes existentes na boca do réptil. Após se alimentar, o pássaro livra o
crocodilo dos parasitas. A associação ecológica verificada entre o
pássaro-palito e o crocodilo africano é conhecida por interação:
a) Interespecífica
por protocooperativismo.
b) Intraespecífica
harmoniosa por simbiose.
c) Interespecífica
harmoniosa por mutualismo.
d) Intraespecífica
harmoniosa por comensalismo.
2) “SEXO
VIOLENTO”
Jantar
em Família
A aranha-caranguejeira merece, sim, a fama de assassina. Em
alguns casos, após a cópula, a fêmea enrola o amante na teia e guarda os restos
mortais dele para servir de primeira refeição aos filhotes, cerca de 60 dias
após o acasalamento.
Perdendo
a Cabeça
Depois de transar, o louva-a-deus fêmea agarra o parceiro e
o devora vivo, começando pela cabeça, na maioria das vezes. A refeição garante
a ela energia para que construa ootecas (lugar em que deposita os ovos) mais
resistentes e com capacidade para mais ovos.
Apetite
Sexual
No jogo de sedução da aranha-de-costas-vermelha, vale tudo.
Para transar, o macho posiciona o abdômen perto da boca da parceira, deixando
que ela o coma durante o ato sexual. Esse sacrifício ocorre em 65% dos
acasalamentos da espécie. (REVISTA MUNDO ESTRANHO, São Paulo, n. 113, p. 44-45,
jul. 2011.) a)Com base no texto, qual é o tipo de relação ecológica existente?
3) Duas populações de paramécios foram criadas
separadamente, sob condições e recursos limitados, para determinar suas
capacidades de suporte, como mostra o gráfico da Figura A. Posteriormente,
esses protozoários foram criados juntos, sob as mesmas condições do experimento
anterior, como mostra o gráfico da Figura B, para se determinar o efeito de uma
população sobre a outra.
a)Analisando os gráficos, podemos dizer que em B ocorreu
que tipo de relação ecológica?
BONS ESTUDOS!!!! Profa Silvania
Tem q copiar os textos?
ResponderEliminar