Escola
Estadual Índia Vanuire
Centro
de Estudos de Línguas - CEL
Disciplina:
Italiano –
Professor: João Marcelo
Roteiro de Atividades para
os alunos de Italiano das Turmas Iniciais
(Primeiro Estágio), que frequentam o curso em um dos seguintes dias:
quarta-feira,
no período da manhã.
quarta-feira,
no período da tarde.
quinta-feira, no período da manhã.
Semana 04 (de 18 de maio de
2020 a 23 de maio de 2020) – 4 aulas semanais/turma.
Conteúdos:
Texto
para leitura e interpretação + Vocabulário significativo + Diálogo com estrutura
vocabular e de pronúncia conhecida pelo aluno + Caça-palavras temático.
Objetivos:
Proporcionar
o aprendizado cultural e linguístico do idioma italiano a partir de roteiros
de atividades sequenciais.
Habilidades:
Inferir
o significado lexical em um texto + Resolver questões que exigem a intepretação
textual + Ler significativamente um diálogo + Resolver um exercício lexical lúdico.
Estratégias:
Leitura
e interpretação textual + Execução de exercício lexical e lúdico.
IMPORTANTE: Aluno,
caso você possa, há um aplicativo chamado DUOLINGO, que pode ser
instalado no celular ou usado no computador https://pt.duolingo.com/.
Ele é gratuito e pode apoiar seus estudos, pois também oferece gratuitamente
o ensino da língua italiana.
E-mail para contato: italianoceltupa@gmail.com
Atividades
de Italiano:
1)
Leia o texto abaixo, observe as
palavras destacadas e indique o seu significado:
Ciao a tutti! Io mi chiamo Luan Souza, vivo nel
Brasile, ma non sono brasiliano. Io abito a Tupã, in
via Aimorés, numero sette. Io sono un maestro di língua italiana.
Io sono alto, ho un metro e settantaquattro. Io vivo
con mio padre Antonio Souza, con mia madre Laura Souza, con mio fratello
(irmão) Marcos, con mia sorella (irmã) Sandra e con mio nonno João.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Rispondi
(Responda):
a) Come si chiama il personaggio principale di
questo testo? Lui si chiama __________________________
b) Lui è brasiliano?
Sì ( ) o No ( )? Lui ______________________________________________________
c) Lui abita (mora) em qual città (cidade)? ____________________________________________________
d) Lui è un ragazzo basso (baixo)? Sì ( )
o No ( )?
Lui è un ragazzo _______________________________
e) È vero che (É verdade que) lui vive con sua nonna? __________________________________________
3)
Leia o diálogo abaixo.
Peça ajuda de um parente
para ler com você, pois no texto abaixo há dois personagens participantes.
Fazendo tal atividade de
leitura, é possível o treino do italiano a partir de um vocabulário que você já
conhece.
Gabriel: Ciao
Carolina.
Carolina: Ciao
Gabriel. Come stai?
Gabriel: Io sto bene.
E
tu?
Carolina: Io
non sto bene.
Gabriel: Perché?
Carolina: Perché
oggi io ho un esame di Matematica.
Gabriel: Dio
mio! (Meu Deus!) Matematica!?
Carolina:
Sì!
Gabriel: Buona
fortuna per te! (Boa sorte pra você!)
Carolina:
Grazie!
Sem comentários:
Enviar um comentário