segunda-feira, 18 de maio de 2020

Centro de Estudos de Línguas - CEL Disciplina: Italiano – Professor: João Marcelo- Data 18/05 a 22/05


Escola Estadual Índia Vanuire
Centro de Estudos de Línguas - CEL
Disciplina: Italiano – Professor: João Marcelo

Roteiro de Atividades para os alunos de Italiano das Turmas Iniciais (Primeiro Estágio), que frequentam o curso em um dos seguintes dias:   
quarta-feira, no período da manhã.
 quarta-feira, no período da tarde.
 quinta-feira, no período da manhã.

 Semana 04 (de 18 de maio de 2020 a 23 de maio de 2020) – 4 aulas semanais/turma.
Conteúdos: Texto para leitura e interpretação + Vocabulário significativo + Diálogo com estrutura vocabular e de pronúncia conhecida pelo aluno + Caça-palavras temático.
Objetivos: Proporcionar o aprendizado cultural e linguístico do idioma italiano a partir de roteiros de atividades sequenciais.
Habilidades: Inferir o significado lexical em um texto + Resolver questões que exigem a intepretação textual + Ler significativamente um diálogo + Resolver um exercício lexical lúdico.
Estratégias: Leitura e interpretação textual + Execução de exercício lexical e lúdico.

IMPORTANTE: Aluno, caso você possa, há um aplicativo chamado DUOLINGO, que pode ser instalado no celular ou usado no computador https://pt.duolingo.com/. Ele é gratuito e pode apoiar seus estudos, pois também oferece gratuitamente o ensino da língua italiana.
                              E-mail para contato: italianoceltupa@gmail.com

Atividades de Italiano:

1)      Leia o texto abaixo, observe as palavras destacadas e indique o seu significado:

Ciao a tutti! Io mi chiamo Luan Souza, vivo nel Brasile, ma non sono brasiliano. Io abito a Tupã, in via Aimorés, numero sette. Io sono un maestro di língua italiana.
Io sono alto, ho un metro e settantaquattro. Io vivo con mio padre Antonio Souza, con mia madre Laura Souza, con mio fratello (irmão) Marcos, con mia sorella (irmã) Sandra e con mio nonno João.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Rispondi (Responda):
a) Come si chiama il personaggio principale di questo testo? Lui si chiama __________________________
b) Lui è brasiliano? Sì (  ) o No (  )? Lui ______________________________________________________
c) Lui abita (mora) em qual città (cidade)? ____________________________________________________
d) Lui è un ragazzo basso (baixo)? Sì (  ) o No (  )? Lui è un ragazzo _______________________________
e) È vero che (É verdade que) lui vive con sua nonna? __________________________________________

3)      Leia o diálogo abaixo.
Peça ajuda de um parente para ler com você, pois no texto abaixo há dois personagens participantes.
Fazendo tal atividade de leitura, é possível o treino do italiano a partir de um vocabulário que você já conhece.

Gabriel: Ciao Carolina.
Carolina: Ciao Gabriel. Come stai?
Gabriel: Io sto bene. E tu?
Carolina: Io non sto bene.
Gabriel: Perché?
Carolina: Perché oggi io ho un esame di Matematica.
Gabriel: Dio mio! (Meu Deus!) Matematica!?
Carolina: Sì!
Gabriel: Buona fortuna per te! (Boa sorte pra você!)
Carolina: Grazie!
    

Sem comentários:

Enviar um comentário