E.E.
Índia Vanuíre
Disciplina:
História – Prof. (a): Valdenice F. Vieira
Ano/Série:
3ª – Turma: A,B,C, D
Nº de
aulas: 3 aulas.
Data:
05/05/2020 a 08/05/2020
Conteúdo/Tema:
Objetivo (s): Contextualizar cada de tema de aula proposto
no centro de mídia..
Habilidade (s): Leitura e interpretação textual, pesquisa na
internet para ampliar os procedimentos sobre o tema abordado na aula de
história.
Habilidade
(s): _____
Estratégia: Essa
atividade vocês deverão realizar em uma folha separada podendo ser entregue na
escola na caixa ou por email
alunoindiavanuire@gmail.com
1°
passo :LEITURA DE TEXTO E DOCUMENTOS.
Cientificismo
e Racismo
A ciência, atrelada aos avanços tecnológicos,
auxiliou o discurso de dominação da Europa em relação aos povos afro-asiáticos.
Utilizando parâmetros da teoria darwinista3 aos fenômenos sociais, justificava
a vitória do mais “forte” sobre o mais “fraco” – como uma “seleção natural”. Ou
seja, a novidade no século XIX, foi a criação de uma concepção de raça como um
atributo biológico e cientificamente “legítimo”. Se o preconceito é algo
antigo, a ciência amparando a noção de raça, criou critérios morfológicos, como
cor de pele, formato do nariz e crânio, para biologicamente justificar uma
inferioridade característica em determinadas raças. Foi o caso de teorias de
Francis Galton (eugenia) e das concepções de raça hierarquizadas, ainda no
século XVIII, por Carl Von Linnè .
Missão
civilizadora – o fardo do homem branco
O discurso da “superioridade dos europeus” de
“raça branca” propiciou a disseminação do imperialismo, justificado pela
responsabilidade em “civilizar” os povos inferiores, incultos,
pautados pelas ausências de Estado, de
tecnologia, de cultura etc. Os franceses usaram o termo “missão civilizadora” e
os ingleses, “o fardo do homem branco”.
2°
passo: Agora vocês terão que ler
os trechos abaixo e realizarem uma reflexão na folha separada para entregar
relacionando seus discursos ao tema apresentado acima:
DOCUMENTO I. O fardo do homem branco “Pegai o
fardo do Homem Branco Enviai vossos melhores filhos Andai, condenai seus filhos
ao exílio Para servirem aos vossos cativos; Para esperar, com chicotes pesados
O povo convulsionado e selvagem Vossos cativos, tristes povos, Metade demônio,
metade criança”. Poesia de Rudyard Kipling, publicada em 1894. Tradução livre 3
Charles Darwin é considerado o pai da teoria da evolução, por isso o termo
“darwinismo”. Sua obra “A origem das Espécies” foi publicada em 1859.
DOCUMENTO II – Discurso de ministro francês em
1885 “As raças superiores têm um direito sobre as raças inferiores. As raças
superiores têm o dever de civilizar as inferiores.” Jules Ferry (Tradução
Livre)
DOCUMENTO III – Machemba, chefe dos Yao, ao
comandante alemão Hermann von Wissmann em 1880: “Sou sultão aqui na minha
terra. Vós sois sultão lá na vossa. No entanto, vede, não vos digo que me
deveis obedecer, pois sei que sois um homem livre”. BOAHEN, A. A. O Desafio
Colonial. In: Revista Correio da Unesco, p. 56, jul. 1984. Disponível em:
Acesso em 20 set. 2019.
3°
passo: Realizar uma pesquisa: Vocês deverão realizar uma pesquisa: Escolha
um dos países do continente africano e pesquise sua situação atual. Elabore um
artigo de opinião, relacionando presente e passado, levando em consideração se
as condições políticas, sociais, culturais hoje, têm relação com a forma como a
região foi explorada pelos países europeus.
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