sábado, 9 de maio de 2020

História – Prof. (a): Valdenice F. Vieira Ano/Série: 3ª – Turma: A,B,C, D - Data: 05/05/2020 a 08/05/2020

E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: História – Prof. (a): Valdenice F. Vieira
Ano/Série: 3ª – Turma:  A,B,C, D
Nº de aulas:  3 aulas.
                                              Data: 05/05/2020 a 08/05/2020


Conteúdo/Tema:
Objetivo (s): Contextualizar cada de tema de aula proposto no centro de mídia..
Habilidade (s): Leitura e interpretação textual, pesquisa na internet para ampliar os procedimentos sobre o tema abordado na aula de história.
Habilidade (s): _____
Estratégia: Essa atividade vocês deverão realizar  em uma folha separada podendo ser entregue na escola na caixa  ou por email alunoindiavanuire@gmail.com


1° passo :LEITURA DE TEXTO E DOCUMENTOS.
Cientificismo e Racismo
A ciência, atrelada aos avanços tecnológicos, auxiliou o discurso de dominação da Europa em relação aos povos afro-asiáticos. Utilizando parâmetros da teoria darwinista3 aos fenômenos sociais, justificava a vitória do mais “forte” sobre o mais “fraco” – como uma “seleção natural”. Ou seja, a novidade no século XIX, foi a criação de uma concepção de raça como um atributo biológico e cientificamente “legítimo”. Se o preconceito é algo antigo, a ciência amparando a noção de raça, criou critérios morfológicos, como cor de pele, formato do nariz e crânio, para biologicamente justificar uma inferioridade característica em determinadas raças. Foi o caso de teorias de Francis Galton (eugenia) e das concepções de raça hierarquizadas, ainda no século XVIII, por Carl Von Linnè .
Missão civilizadora – o fardo do homem branco
O discurso da “superioridade dos europeus” de “raça branca” propiciou a disseminação do imperialismo, justificado pela responsabilidade em “civilizar” os povos inferiores, incultos, 


pautados pelas ausências de Estado, de tecnologia, de cultura etc. Os franceses usaram o termo “missão civilizadora” e os ingleses, “o fardo do homem branco”.

2° passo:  Agora vocês terão que ler os trechos abaixo e realizarem uma reflexão na folha separada para entregar relacionando seus discursos ao tema apresentado acima:


DOCUMENTO I. O fardo do homem branco “Pegai o fardo do Homem Branco Enviai vossos melhores filhos Andai, condenai seus filhos ao exílio Para servirem aos vossos cativos; Para esperar, com chicotes pesados O povo convulsionado e selvagem Vossos cativos, tristes povos, Metade demônio, metade criança”. Poesia de Rudyard Kipling, publicada em 1894. Tradução livre 3 Charles Darwin é considerado o pai da teoria da evolução, por isso o termo “darwinismo”. Sua obra “A origem das Espécies” foi publicada em 1859.

DOCUMENTO II – Discurso de ministro francês em 1885 “As raças superiores têm um direito sobre as raças inferiores. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores.” Jules Ferry (Tradução Livre)

DOCUMENTO III – Machemba, chefe dos Yao, ao comandante alemão Hermann von Wissmann em 1880: “Sou sultão aqui na minha terra. Vós sois sultão lá na vossa. No entanto, vede, não vos digo que me deveis obedecer, pois sei que sois um homem livre”. BOAHEN, A. A. O Desafio Colonial. In: Revista Correio da Unesco, p. 56, jul. 1984. Disponível em: Acesso em 20 set. 2019.

3° passo: Realizar uma pesquisa:  Vocês deverão realizar uma pesquisa: Escolha um dos países do continente africano e pesquise sua situação atual. Elabore um artigo de opinião, relacionando presente e passado, levando em consideração se as condições políticas, sociais, culturais hoje, têm relação com a forma como a região foi explorada pelos países europeus.

Link para pesquisa: http://www.geacron.com

Sem comentários:

Enviar um comentário