E.E. Índia Vanuíre
Disciplinas: “Biologia”
Ano: 1os Anos A, B, C e D (Ensino Médio)
Data: 04 à 08/05/2020 – (aulas) Tema:
Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria Objetivo:
*Revisar os conteúdos estudados anteriormente.
Habilidade e
Competência:
*Identificar as
substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos
produtores como nos consumidores e reconhecer que os produtores de matéria
orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim
como os consumidores não se restringem a animais.
Estratégias:
*Exibição de vídeos.
*Resolução de exercícios como forma de atividade
avaliativa.
Introdução ao Tema
Nesta aula iremos realizar uma revisão
sobre os conteúdos já estudados anteriormente, como: fotossíntese, cadeias e
teias alimentares e níveis tróficos. Portanto, utilizarei apenas a apresentação
de alguns vídeos sobre o assunto, em seguida, será apresentado uma lista de
exercícios para fixação do conteúdo.
INICIANDO:
Assista ao vídeo
sobre fotossíntese disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LcFmoh6PmOk Agora, assista ao vídeo
sobre cadeias e teias alimentares e níveis tróficos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZSPxoBMk_UM Agora é com você:
Responda:
1)Nos sistemas
aquáticos marinhos, existe uma comunidade formadora de uma verdadeira floresta.
Ela é constituída por inúmeros protistas conhecidos simplesmente por algas.
Assim como as florestas terrestres, essa comunidade aquática contribui para o
abastecimento do oxigênio da biosfera.
(http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bi oprotista4.php) Dos critérios usados para distribuir as algas
em diferentes grupos:
I-Os pigmentos fotossintetizantes.
II-O tipo de substância orgânica armazenada como
reserva.
III- A ausência de cloroplastos
a)Somente I e a II estão
correto.
b)Somente III está correto.
c)Somente I está corretos.
d)Todas estão corretas.
e)Nenhuma está correta.
2)Explique por que a Amazônia não é
o “pulmão do mundo”. 3) Como o carbono é retirado do ambiente?
4) A
fotossíntese é um processo importante para garantir a sobrevivência da planta e
é dividida em duas etapas tradicionalmente chamadas de fase clara e escura. A
fase clara ocorre na membrana dos tilacoides do cloroplasto, já a fase escura
ocorre: a)no citosol.
b)no lisossomo.
c)nas mitocôndrias.
d)nas cristas mitocondriais.
e)no estroma do cloroplasto
5) Sabemos
que em uma cadeia alimentar todos os seres autotróficos são denominados de (1).
Já os organismos heterotróficos podem ser (2) ou (3).De acordo com os seus
conhecimentos, marque a alternativa que apresenta os termos que substituem
adequadamente os números 1, 2 e 3. a)(1)
- decompositores; (2) - produtores; (3) - consumidores.
b)(1) - consumidores; (2) - produtores; (3) -
decompositores.
c)(1) - decompositores; (2) - consumidores primários; (3) -
consumidores secundários.
d)(1) - produtores; (2) - consumidores; (3) -
decompositores.
e)(1) - consumidores primários; (2) - produtores; (3) -
consumidores secundários.
6) Entre
as alternativas a seguir, marque aquela em que é feita uma afirmação incorreta
a respeito das teias alimentares.
a)As teias alimentares são representações das relações
alimentares existentes no meio.
b)Em uma teia alimentar, o fluxo de energia ocorre em
apenas uma direção.
c)Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ocupar
níveis tróficos diferentes.
d)As teias alimentares podem ser consideradas um conjunto
de cadeias alimentares.
7) Se o
corpo de um ser humano ou um animal fosse jogado no solo em um pasto, o que
aconteceria com ele? Quem seriam os organismos que chegariam até ele? Descreva
o que aconteceria.
8) Qual
a importância dos decompositores?
BONS ESTUDOS!!!!
Profa Silvania
Sem comentários:
Enviar um comentário