E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Matemática
Prof.(a): Carla A. Stos Gonçalves
Ano/Série: 1º EM – Turma: A e B
Prof.(a): Bernadete Cristina de Freitas Florian
Ano/Série: 1º EM – Turma: C e D
Nº de aulas: 05
Data: 04/05/2020 à 08/05/2020
Conteúdo/Tema:
SEQUÊNCIAS E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES; EQUAÇÃO DO 1º GRAU.
Objetivo(s):
Saber reconhecer padrões e regularidades em Sequências Numéricas.
- Resolver problemas em diferentes
contextos.
Habilidade(s): Reconhecer o padrão de regularidade
de uma sequência aritmética e geométrica ; Utilizar a linguagem matemática para
expressar a regularidade dos padrões de sequências numéricas e geométricas; -Aplicar
conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano.
Habilidade(s) Material Aprender Sempre: Resolver problemas que envolvam equações do 1º grau.
Estratégia:
Interpretar e resolver situações-problema.
- Aulas Centro de Mídias do
Estado de São Paulo, Youtube, Caderno do Aluno do Estado de São Paulo e
Aprender Sempre .
|
Deixe a resposta em cada exercício,
registre como você chegou à resposta do exercício pode ser na própria apostila,
tirar foto das atividades resolvidas e encaminhar para o e-mail cantonia@prof.educacao.sp.gov.br (Profª
Carla, 1º A e B) e bernadeteflorian@gmail.com
(Profª Bernadete, 1º C e D), enviar
até o dia 13/05.
Agora é com vocês.
CADERNO DO ALUNO PAGINAS: 6 à
10.
1) (INSTITUTO AOCP - 2017) Observe a sequência de palavras a
seguir e, a partir da análise
do seu padrão, assinale a alternativa, que melhor se encaixa
no lugar de “???”
(FÉ, PAZ, AMOR, UNIÃO, ÁRVORE , SININHO, ???)
(A) NATAL
(B) PRESENTE
(C) ESPERANÇA
(D) HARPA
(E) ANJO
2) Observe a sequência de figuras e suponha que a lei de formação
continue a mesma
a) Desenhe a figura que está faltando
b) Qual será a figura que ocupará a 10ª
posição nessa sequência?
c) Qual o padrão você pode verificar?
d) Qual será a figura que ocupará a 38ª
posição nessa sequência?
e) Qual será a figura que ocupará a 120ª
posição nessa sequência?
f) Descreva
como você chegou a resposta em cada caso.
3) Observe a sequência de figuras e
suponha que a lei de formação continue a mesma.
a) Descreva,
em palavras, o padrão de regularidade desta sequência e indique qual deve ser
a próxima figura.
A figura que ocupará a 15ª posição nessa sequência será:
( ) a mesma figura
que ocupa a 1ª posição.
( ) a mesma figura
que ocupa a 2ª posição..
( ) a mesma figura que ocupa a 5ª posição.
( ) A mesma figura
que ocupa a 7ª posição.
b) Qual
será a figura que ocupará a 96ª posição nessa sequência?
4) (AAP 2016 – 11ª Edição) Observe a sequência:
(1,2,2,3,3,4,1,2,2,3,3,4,1,2,2…). Supondo
que a lei de formação dessa sequência permaneça a mesma, o
54º termo dessa sequência será
o número:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
5) (AAP 2016 – 11ª Edição - Adaptada) Observe as sequências que o professor deixou no quadro:
a) Das quatro sequências, qual delas NÃO
representa uma regularidade?
b) Verifique que a lei de formação da
sequência I está correta.
c) Escreva a lei de formação das sequências
II e III.
6) (Adaptado - OBMEP 2018) As figuras abaixo são formadas por
triângulos pequenos. A
quarta figura tem 16 triângulos
a) Quantos triângulos pequenos serão necessários
para compor a 5ª figura?
b) Conte quantos triângulos pequenos tem
cada figura e complete a sequência até o termo a6:
c) Mantendo esse padrão, quantos
triângulos pequenos tem a 12ª figura da sequência:
d) Descreva a maneira como você pensou
para resolver a questão:
e) Qual é a expressão do termo geral dessa sequência?
7) (Adaptada ENEM – 2011) O número mensal de passagens de uma
determinada empresa
aérea aumentou no ano passado nas seguintes condições: em
janeiro foram vendidas 33 000
passagens; em fevereiro, 34 500; em março, 36 000. Esse
padrão de crescimento se mantém para
os meses subsequentes.
Quantas passagens foram vendidas por essa empresa em julho do
ano passado?
8) Observe a sequência de figuras. Em seguida responda:
a) quantos quadrinhos deverá ter a 6ª figura dessa sequência?
b) escreva uma fórmula que permita
calcular a quantidade de quadrinhos, em função da sequência. (Sugestão: você
pode organizar os dados em uma tabela como a que segue.)
9) Estão representados na figura, os três primeiros termos de
uma sequência de conjuntos de bolas pretas e brancas que segue uma lei de
formação.
O 9º termo desta sequência terá ____________
bolas pretas e ____________ bolas brancas.
A maneira pela qual você pensou na resolução
da questão é muito importante, portanto, escreva como você chegou à resposta.
10) Considere a sequência numérica (5, 9, 13, 17, 21...)
a) Preencha a tabela a seguir:
b) Qual a relação entre os valores das duas primeiras colunas?
c) Explique com suas palavras o significado de uma das
expressões da 3ª coluna.
d) Continue preenchendo a tabela a seguir:
e) Como a fórmula encontrada na última linha pode ser adaptada
para ser utilizada em qualquer
sequência cuja diferença entre os termos é fixa?
APOSTILA APRENDER SEMPRE,
ATIVIDADE 4 E 5, PAGINAS 6 E 7 RESPECTIVAMANTE.
Atividade
4
1. Expresse algebricamente ou na linguagem
simbólica da matemática as seguintes sentenças, como nos ítens “a e b”.:
a. Três, menos um:
3 - 1
b. O dobro de um número mais cinco é igual a 8:
2x + 5 = 8
c. Um número dividido por seis:
d. Um número adicionado com quatro é igual a treze:
e. O quádruplo de um número subtraído nove:
f. Sete mais dez menos dois:
2. Organize os itens abaixo em um quadro,
separando-os em: expressão numérica, expressão algébrica e equação do 1º grau.
2x + 1 = 5 5n + 1 - n
+ 6 = - 2
(10 – 2) : 4 20 – 9t 8p +
75
s – 2t + 8 x + x
+ 1 = 11 8 – h = - 10
4t + 2 = 27 9x = 18 35:5 + 4 20x = 400
Z + 4z – 2z = 123 8x – 6 = - 3x + 1 7 – 5 + 8 + (2 . 3)
-4t y
– 3 2y
Atividade 5
1. Leia com atenção as
sentenças a seguir e resolva-as.
a. Pensei em um número,
adicionei a cinco e obtive 48. Em que número pensei?
b. Um número adicionado a seu
triplo é igual a dezesseis. Que número é esse?
c. O dobro de um número
subtraído 3 é igual a esse número adicionado a doze. Qual é esse número?
2. Resolva as equações:
a) x + 15 = 35
b) 3y – 4 = 28
c) 2. (w - 2) = 16
d) 3z – 10 = z + 60
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