terça-feira, 5 de maio de 2020

Matemática Prof.(a): Carla A. Stos Gonçalves Ano/Série: 1º EM – Turma: A e B Prof.(a): Bernadete Cristina de Freitas Florian Ano/Série: 1º EM – Turma: C e D Data: 04/05/2020 à 08/05/2020


E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Matemática
Prof.(a): Carla A. Stos Gonçalves
Ano/Série: 1º EM – Turma: A e B
Prof.(a): Bernadete Cristina de Freitas Florian
Ano/Série: 1º EM – Turma: C e D
Nº de aulas: 05
Data: 04/05/2020 à 08/05/2020



Conteúdo/Tema: SEQUÊNCIAS E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES; EQUAÇÃO DO 1º GRAU.
 Objetivo(s): Saber reconhecer padrões e regularidades em Sequências Numéricas.
- Resolver problemas em diferentes contextos.
Habilidade(s): Reconhecer o padrão de regularidade de uma sequência aritmética e geométrica ; Utilizar a linguagem matemática para expressar a regularidade dos padrões de sequências numéricas e geométricas; -Aplicar conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano.
Habilidade(s) Material Aprender Sempre: Resolver problemas que envolvam equações do 1º grau.
Estratégia: Interpretar e resolver situações-problema.
- Aulas Centro de Mídias do Estado de São Paulo, Youtube, Caderno do Aluno do Estado de São Paulo e Aprender Sempre .
Segue sugestão de aula no Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=Pidg-Gx0Wa8&t=1199s

Deixe a resposta em cada exercício, registre como você chegou à resposta do exercício pode ser na própria apostila, tirar foto das atividades resolvidas e encaminhar para o e-mail cantonia@prof.educacao.sp.gov.br (Profª Carla, 1º A e B) e bernadeteflorian@gmail.com (Profª Bernadete, 1º C e D), enviar até o dia 13/05.
Agora é com vocês.

CADERNO DO ALUNO PAGINAS: 6 à 10.
1) (INSTITUTO AOCP - 2017) Observe a sequência de palavras a seguir e, a partir da análise
do seu padrão, assinale a alternativa, que melhor se encaixa no lugar de “???”
(FÉ, PAZ, AMOR, UNIÃO, ÁRVORE , SININHO, ???)
(A) NATAL
(B) PRESENTE
(C) ESPERANÇA
(D) HARPA
(E) ANJO
2) Observe a sequência de figuras e suponha que a lei de formação continue a mesma



a) Desenhe a figura que está faltando
b) Qual será a figura que ocupará a 10ª posição nessa sequência?
c) Qual o padrão você pode verificar?
d) Qual será a figura que ocupará a 38ª posição nessa sequência?
e) Qual será a figura que ocupará a 120ª posição nessa sequência?
f) Descreva como você chegou a resposta em cada caso.
3) Observe a sequência de figuras e suponha que a lei de formação continue a mesma.
a) Descreva, em palavras, o padrão de regularidade desta sequência e indique qual deve ser
a próxima figura.
A figura que ocupará a 15ª posição nessa sequência será:
(     ) a mesma figura que ocupa a 1ª posição.
(     ) a mesma figura que ocupa a 2ª posição..
(     ) a mesma figura que ocupa a 5ª posição.
(     ) A mesma figura que ocupa a 7ª posição.
b) Qual será a figura que ocupará a 96ª posição nessa sequência?

4) (AAP 2016 – 11ª Edição) Observe a sequência: (1,2,2,3,3,4,1,2,2,3,3,4,1,2,2…). Supondo
que a lei de formação dessa sequência permaneça a mesma, o 54º termo dessa sequência será
o número:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4

5) (AAP 2016 – 11ª Edição - Adaptada) Observe as sequências que o professor deixou no quadro:

a) Das quatro sequências, qual delas NÃO representa uma regularidade?



b) Verifique que a lei de formação da sequência I está correta.

c) Escreva a lei de formação das sequências II e III.

6) (Adaptado - OBMEP 2018) As figuras abaixo são formadas por triângulos pequenos. A
quarta figura tem 16 triângulos
a) Quantos triângulos pequenos serão necessários para compor a 5ª figura?
b) Conte quantos triângulos pequenos tem cada figura e complete a sequência até o termo a6:
c) Mantendo esse padrão, quantos triângulos pequenos tem a 12ª figura da sequência:
d) Descreva a maneira como você pensou para resolver a questão:
e) Qual é a expressão do termo geral dessa sequência?

7) (Adaptada ENEM – 2011) O número mensal de passagens de uma determinada empresa
aérea aumentou no ano passado nas seguintes condições: em janeiro foram vendidas 33 000
passagens; em fevereiro, 34 500; em março, 36 000. Esse padrão de crescimento se mantém para
os meses subsequentes.
Quantas passagens foram vendidas por essa empresa em julho do ano passado?




8) Observe a sequência de figuras. Em seguida responda:
a) quantos quadrinhos deverá ter a 6ª figura dessa sequência?

b) escreva uma fórmula que permita calcular a quantidade de quadrinhos, em função da sequência. (Sugestão: você pode organizar os dados em uma tabela como a que segue.)

9) Estão representados na figura, os três primeiros termos de uma sequência de conjuntos de bolas pretas e brancas que segue uma lei de formação.
O 9º termo desta sequência terá ____________ bolas pretas e ____________ bolas brancas.
A maneira pela qual você pensou na resolução da questão é muito importante, portanto, escreva como você chegou à resposta.

10) Considere a sequência numérica (5, 9, 13, 17, 21...)
a) Preencha a tabela a seguir:
b) Qual a relação entre os valores das duas primeiras colunas?
c) Explique com suas palavras o significado de uma das expressões da 3ª coluna.
d) Continue preenchendo a tabela a seguir:




e) Como a fórmula encontrada na última linha pode ser adaptada para ser utilizada em qualquer
sequência cuja diferença entre os termos é fixa?

APOSTILA APRENDER SEMPRE, ATIVIDADE 4 E 5, PAGINAS 6 E 7 RESPECTIVAMANTE.
Atividade 4
1. Expresse algebricamente ou na linguagem simbólica da matemática as seguintes sentenças, como nos ítens “a e b”.:
a. Três, menos um:
3 - 1
b. O dobro de um número mais cinco é igual a 8:
2x + 5 = 8
c. Um número dividido por seis:

d. Um número adicionado com quatro é igual a treze:

e. O quádruplo de um número subtraído nove:

f. Sete mais dez menos dois:

2. Organize os itens abaixo em um quadro, separando-os em: expressão numérica, expressão algébrica e equação do 1º grau.

2x + 1 = 5                                        5n + 1                                            - n + 6 = - 2
(10 – 2) : 4                                       20 – 9t                                           8p + 75
s – 2t + 8                                          x + x + 1 = 11                               8 – h = - 10
4t + 2 = 27                                       9x = 18                                          35:5 + 4 20x = 400
Z + 4z – 2z = 123                            8x – 6 = - 3x + 1                           7 – 5 + 8 + (2 . 3)
-4t                                                    y – 3                                              2y


Atividade 5
1. Leia com atenção as sentenças a seguir e resolva-as.
a. Pensei em um número, adicionei a cinco e obtive 48. Em que número pensei?

b. Um número adicionado a seu triplo é igual a dezesseis. Que número é esse?

c. O dobro de um número subtraído 3 é igual a esse número adicionado a doze. Qual é esse número?

2. Resolva as equações:
a) x + 15 = 35

b) 3y – 4 = 28

c) 2. (w - 2) = 16

d) 3z – 10 = z + 60

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