sábado, 23 de maio de 2020

“Biologia” Profª Silvania Série - 1º A, B, C e D Data: 18 a 22/05/2020

E.E. Índia Vanuíre
Disciplinas: “Biologia”
Ano: 1º A, B, C e D 
Data: 18 a 22/05/2020 – (02 aulas) Tema: Ciclos biogeoquímicos e Relações Ecológicas Objetivo: 
*Identificar como o homem interfere nos principais ciclos biogeoquímicos.
*Analisar as relações ecológicas em diversos contextos. 
Habilidade:
*Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos.
*Relacionar informações sobre relações ecológicas fornecidas por diferentes textos.
*Analisar séries temporais representadas em tabelas e gráficos. 
Estratégias: 
*Levantamento de questionamentos para a autorreflexão com base na leitura de fragmentos de texto selecionados. 
*Exibição de vídeos.
*Realização de atividades práticas orientadas.
*Resolução de exercícios como forma de atividade avaliativa.
Avaliação/Sistematização:
*Resolução de exercícios e atividades práticas propostas, anotações, diálogo e interação entre professor aluno pelos meios disponíveis para o mesmo como: WhatsApp, CMSP, blog, google classroom, entre outros.
*Entrega das atividades propostas aos alunos.
OBS: Como devo fazer
*Coloque seu nome, número, série e data do dia que está fazendo as atividades.
*Copie ou cole os resumos da matéria em seu caderno.
*Leia atentamente e procure compreender os assuntos trabalhados.
*Copie ou cole os exercícios no caderno e resolva cada um.
*Procure realizar os exercícios sozinhos, sem consultas.
*Para tirar dúvidas entre em contato, estou à disposição.
*Após a realização das atividades propostas, se possível, entre no google classroom e responda as atividades disponíveis lá também.

Introdução ao tema Você sabe a importância dos ciclos biogeoquímicos?
Será que poderíamos viver sem água? E sem Oxigênio?
Você sabe qual a importância de comer leguminosas (feijão, soja, ervilha, ....)?

Ciclos Biogeoquímicos
A definição dos ciclos biogeoquímicos, podemos dizer que eles representam o movimento dos elementos químicos que acontecem entre os seres vivos e seu ecossistema.
Tem se como principais ciclos biogeoquímicos o ciclo do carbono, o ciclo do oxigênio, o ciclo da água, o ciclo do nitrogênio e o ciclo do fósforo.
Agora assista um vídeo explicativo sobre o assunto, disponível em:
Dando sequência, assista aos vídeos a seguir para responder as questões. 
Ciclo do fósforo: https://www.youtube.com/watch?v=qStv777UJSU É com você:
Agora você irá produzir uma paródia. Escolha um assunto da lista abaixo para produção de sua paródia. Exemplo: se escolher o ciclo do carbono, a paródia será sobre o aumento do efeito estufa e não sobre o ciclo em si.
1)Ciclo da água/ chuva ácida e escassez. 
2)Ciclo do carbono/aumento do efeito estufa; 
3)Ciclo do nitrogênio/ adubação verde; 
4)Ciclo do oxigênio/ camada de ozônio; 
5)Ciclo do fósforo/ constituição do DNA e ATP.
OBS: Não deverá fazer cópia da internet, caso o faça, sua atividade não terá validade.
Relações Ecológicas



Assista ao vídeo explicativo, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=AEXILaK7Org
Agora responda:
1)Pode-se observar na imagem abaixo, a interação entre o pássaro-palito e o crocodilo africano.



Essa associação ocorre nas margens do rio Nilo, onde o pássaro penetra na boca do crocodilo, alimentandose de restos alimentares e vermes existentes na boca do réptil. Após se alimentar, o pássaro livra o crocodilo dos parasitas. A associação ecológica verificada entre o pássaro-palito e o crocodilo africano é conhecida por interação:
a)   Interespecífica por protocooperativismo.
b)  Intraespecífica harmoniosa por simbiose.
c)   Interespecífica harmoniosa por mutualismo.
d)  Intraespecífica harmoniosa por comensalismo.
2) “SEXO VIOLENTO”
Jantar em Família
A aranha-caranguejeira merece, sim, a fama de assassina. Em alguns casos, após a cópula, a fêmea enrola o amante na teia e guarda os restos mortais dele para servir de primeira refeição aos filhotes, cerca de 60 dias após o acasalamento.
Perdendo a Cabeça
Depois de transar, o louva-a-deus fêmea agarra o parceiro e o devora vivo, começando pela cabeça, na maioria das vezes. A refeição garante a ela energia para que construa ootecas (lugar em que deposita os ovos) mais resistentes e com capacidade para mais ovos.
Apetite Sexual
No jogo de sedução da aranha-de-costas-vermelha, vale tudo. Para transar, o macho posiciona o abdômen perto da boca da parceira, deixando que ela o coma durante o ato sexual. Esse sacrifício ocorre em 65% dos acasalamentos da espécie. (REVISTA MUNDO ESTRANHO, São Paulo, n. 113, p. 44-45, jul. 2011.) a)Com base no texto, qual é o tipo de relação ecológica existente?
3) Duas populações de paramécios foram criadas separadamente, sob condições e recursos limitados, para determinar suas capacidades de suporte, como mostra o gráfico da Figura A. Posteriormente, esses protozoários foram criados juntos, sob as mesmas condições do experimento anterior, como mostra o gráfico da Figura B, para se determinar o efeito de uma população sobre a outra.



a)Analisando os gráficos, podemos dizer que em B ocorreu que tipo de relação ecológica?
BONS ESTUDOS!!!! 
Profa Silvania 

1 comentário: