terça-feira, 12 de maio de 2020

ARTE PROFª: ROSÂNGELA & ANA CLÁUDIA SÉRIE: 3ºs EM TURMA:A ,B,C D e E DATA 11/05 a 15/05

NOME DA ESCOLA: E. E. ÍNDIA VANUIRE


DISCIPLINA: ARTE     PROFS: ROSÂNGELA & ANA CLÁUDIA

NOME DO ALUNO (A):                                            Nº:       SÉRIE: 3ºs  EM    TURMA:


Nº DE AULAS: 02 AULAS

OBSERVAÇÕES:

PRAZO DE VALIDAÇÃO: 1° Bimestre




TEMA:  A Música Popular Brasileira

CONTEÚDOS:
Apreciações sobre a Música Popular Brasileira

HABILIDADES DO COHECIMENTO:
Vivenciar uma abordagem da música em vários contextos culturais e históricos que se dá através da expressão musical de vários povos em diferentes épocas.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
Texto de Apoio: A História da MPB
                Ser brasileiro e nunca ter ouvido uma música sequer de Caetano, Gilberto, Elis ou Chico é quase impossível. Esses são nomes muito conhecidos do meio musical brasileiro e que com certeza deixaram e ainda deixam uma marca muito positiva e histórica no país com a MPB.
                Quando se fala em música popular brasileira podemos englobar muita coisa nesse balaio. Do samba de raiz ao forró, todos os ritmos regionais podem ser definidos neste termo, mas a sigla MPB, apesar de ter o mesmo nome composto, possui significado diferente e é símbolo de resistência até hoje.
                Para entendermos o contexto todo do surgimento desse novo estilo musical, temos que voltar em meados dos séculos XVIII e XIX, quando o que “bombava” nas cidades eram os ritmos Lundu e a Modinha.
                Enquanto o Lundu, de origem africana apresenta uma pegada mais sensual, rítmica e dançante, a Modinha que é um ritmo português, traz um sentimento melancólico enquanto fala de amor numa batida calma e erudita.
                Esses dois estilos junto da dança de salão europeia, agora já entre o século XIX e XX, influenciaram no surgimento do Choro ou Chorinho, da Polca e do Maxixe. Da influência deles, das rodas de capoeira, batuques africanos e músicas de orixás, por volta da década de 20, nos morros e cortiços do Rio de Janeiro começa a surgir o Samba.
                Já na era do rádio, na década de 50, que revelou grandes nomes do samba como Cartola e Dalva de Oliveira, surgiu um movimento musical chamado Bossa Nova, que buscava demonstrar o cotidiano local, em especial o carioca, e apresentava um ritmo suave e sofisticado.
                Quando chegamos na Bossa, podemos dizer que essa foi a mãe do ritmo MPB. Ela começou com reuniões na zona sul do Rio, onde morava Nara Leão. Nesses encontros e na composição das músicas, estavam grandes nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Roberto Menescal.
                Nessa primeira fase de Bossa Nova, esse estilo musical possuía influência do jazz estadunidense e da música erudita, o que trouxe uma pegada suave de música ao Rio de Janeiro, em contraste com as fortes vozes do samba do morro. Essa primeira fase da Bossa deu vida a sucessos como Garota de Ipanema e Chega de Saudade.



O fato de trazer certa sofisticação ao “novo samba”, agora mais suave e com influências externas, não agradou ao movimento da União Nacional dos Estudantes (UNE), o Centro de Cultura Popular Brasileira, que defendia a volta às raízes brasileiras da música e exclusão de influências externas. A partir daí iniciou-se a segunda geração da Bossa Nova com artistas como Edu Lobo, Francis Hime e Vinicius de Moraes.
             Alguns artistas não quiseram assumir um lado ou outro dessa divisão, e essa foi a porta de entrada da MPB. Ao se decidirem por não assumir lados, resolveram então criar um novo estilo, que tivesse a influência de ambas as gerações da Bossa na criação de uma nova música brasileira. Nesse momento ainda era chamada de MPM - Música Popular Moderna, e tem marco inicial com a apresentação de Elis Regina interpretando Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, vencedora do primeiro Festival de Música Popular Brasileira em 1965.
              A partir desse momento, a MPM passa a se desenvolver, a ganhar novos adeptos como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e toda a galerinha do famoso clube da esquina lá de Belo Horizonte e se uniu ao Rio de Janeiro, dando novo caráter a esse estilo, que por volta de 1970 passa a ser reconhecido como MPB, um movimento musical forte, que também era intitulado como a música das universidades e visto como forma de luta contra a repressão sofrida no país no período da ditadura militar.
              Esse gênero musical teve influência de diversos compositores e intérpretes brasileiros. O movimento estourou em um período obscuro no nosso país, durante o golpe de 64, quando o Brasil foi gerido por militares, passou por muita repressão e ainda deixa marcas tristes em muitas famílias e em nossa história. Por conta disso, muitos dos principais nomes desse estilo musical que teve como marca a resistência às atrocidades e crimes cometidos na época, precisaram se exilar em outros países, para não sofrerem as pesadas consequências aplicadas a quem se opusesse ao governo da época.
              Mesmo assim, essas pessoas deixaram sua marca e são reconhecidas pela grande participação nesse momento histórico do país. Os 10 principais compositores e intérpretes que influenciaram nesse movimento musical foram: Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Geraldo Vandré e Djavan.
              Esse movimento surgiu em meio ao turbilhão de acontecimentos da década de 60. Em meio a tantas injustiças e vetos nas formas de expressão, a MPB surge levantando uma bandeira de protesto e exibindo a iniquidade daquele governo de forma subentendida nas letras, se tornando uma das maiores formas de resposta a esses bloqueios.


ATIVIDADES:
A) Observe o trecho da música abaixo e assinale:



B) Observe a letra da música abaixo e responda:







6. A Palavra DESVENTURA significa infelicidade, miséria, tristeza. Pense em um antônimo de desventura e escreva abaixo, fazendo do verso triste, uma mensagem mais feliz:

“A ETERNA_____________ DE VIVER A ESPERA. DE VIVER AO LADO TEU. POR TODA A MINHA VIDA.”




7. Imagine alguém que você ama e com suas palavras, preencha os espaços criando um novo verso:

“EU SEI QUE VOU TE AMAR
________________________EU VOU TE AMAR
________________________EU VOU TE AMAR
DESESPERADAMENTE
EU SEI QUE VOU TE AMAR”
C) Observe o refrão abaixo:

COMO NOSSOS PAIS
(interpretada por Elis Regina/ composta por Belchior)


Ainda com base na mesma música, observe mais um trecho dela abaixo e faça a sua interpretação escrevendo um parágrafo:
“Por isso cuidado meu bem Há perigo na esquina Eles venceram e o sinal Está fechado pra nós Que somos jovens...”




D) Observe parte da letra da música de Tim Maia “Não quero dinheiro”. Com suas palavras, escreva um parágrafo sobre o tema proposto. Seja crítico em seus argumentos.





[...] A semana inteira                   
Fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama
Não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar
Se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar [...]



E) Preencha os trechos das letras de MPB com as palavras dos quadros:
Meu _____________, não sei por quê
Bate _____________quando te vê
E os meus ___________ ficam sorrindo
E pelas__________vão te seguindo,
Mas mesmo assim foges de ________.

(Música: Carinhoso/ Compositor e Intérprete: Pixinguinha)

 
Prefiro ser
Essa metamorfose______________
Eu prefiro ser
Essa________________ ambulante
Do que ter aquela velha___________
Formada sobre tudo
Do que ter aquela __________ opinião
Formada sobre tudo
(Música: Metamorfose Ambulante/ Compositor e Intérprete: Raul Seixas)







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