DISCIPLINA: ARTE PROFS: ROSÂNGELA & ANA CLÁUDIA
NOME DO ALUNO (A): Nº: SÉRIE: 3ºs EM TURMA:
Nº DE AULAS: 02 AULAS
OBSERVAÇÕES:
TEMA: A Música
Popular Brasileira
CONTEÚDOS:
Apreciações sobre a Música Popular Brasileira
HABILIDADES DO COHECIMENTO:
Vivenciar uma abordagem da música em vários contextos
culturais e históricos que se dá através da expressão musical de vários
povos em diferentes épocas.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES:
Texto de Apoio: A História da MPB
Ser brasileiro e nunca ter ouvido uma música sequer de Caetano,
Gilberto, Elis ou Chico é quase impossível. Esses são nomes muito conhecidos
do meio musical brasileiro e que com certeza deixaram e ainda deixam
uma marca muito positiva e histórica no país com a MPB.
Quando se fala em
música popular brasileira podemos englobar muita coisa nesse balaio. Do samba
de raiz ao forró, todos os ritmos regionais podem ser definidos neste termo,
mas a sigla MPB, apesar de ter o mesmo nome composto, possui significado
diferente e é símbolo de resistência até hoje.
Para entendermos o contexto
todo do surgimento desse novo estilo musical, temos que voltar em meados dos
séculos XVIII e XIX, quando o que “bombava” nas cidades eram os ritmos Lundu e a Modinha.
Enquanto o Lundu, de
origem africana apresenta uma pegada mais sensual, rítmica e
dançante, a Modinha que é um ritmo português, traz um sentimento
melancólico enquanto fala de amor numa batida calma e erudita.
Esses dois estilos junto da
dança de salão europeia, agora já entre o século XIX e XX, influenciaram no
surgimento do Choro ou Chorinho, da Polca e do Maxixe. Da influência deles, das rodas de capoeira,
batuques africanos e músicas de orixás, por volta da década de 20, nos morros e
cortiços do Rio de Janeiro começa a surgir o Samba.
Já na era do rádio, na década
de 50, que revelou grandes nomes do samba como Cartola e Dalva de
Oliveira, surgiu um
movimento musical chamado Bossa Nova, que buscava demonstrar o
cotidiano local, em especial o carioca, e apresentava um ritmo suave
e sofisticado.
Quando chegamos na Bossa,
podemos dizer que essa foi a mãe do ritmo MPB. Ela começou com reuniões na zona
sul do Rio, onde morava Nara Leão. Nesses encontros e na composição das
músicas, estavam grandes nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de
Moraes e Roberto Menescal.
Nessa primeira fase de Bossa
Nova, esse estilo musical possuía influência do jazz estadunidense e da música
erudita, o que trouxe uma pegada suave de música ao Rio de Janeiro, em
contraste com as fortes vozes do samba do morro. Essa primeira fase
da Bossa deu vida a sucessos como Garota de
Ipanema e Chega de
Saudade.
O fato de trazer certa sofisticação ao “novo samba”,
agora mais suave e com influências externas, não agradou ao movimento da
União Nacional dos Estudantes (UNE), o Centro de Cultura Popular Brasileira,
que defendia a volta às raízes brasileiras da música e exclusão de
influências externas. A partir daí iniciou-se a segunda geração da
Bossa Nova com artistas como Edu Lobo, Francis Hime e Vinicius de Moraes.
Alguns artistas não quiseram assumir um
lado ou outro dessa divisão, e essa foi a porta de entrada da MPB. Ao se
decidirem por não assumir lados, resolveram então criar um novo estilo, que
tivesse a influência de ambas as gerações da Bossa na criação de uma
nova música brasileira. Nesse momento ainda era chamada de MPM - Música Popular
Moderna, e tem marco inicial com a apresentação de Elis
Regina interpretando Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, vencedora
do primeiro Festival de Música Popular Brasileira em 1965.
A partir desse momento, a MPM
passa a se desenvolver, a ganhar novos adeptos como Chico Buarque, Caetano
Veloso, Gilberto Gil e toda a galerinha do famoso clube da esquina lá de Belo Horizonte e se uniu ao Rio de Janeiro, dando novo caráter a esse estilo, que
por volta de 1970 passa a ser reconhecido como MPB, um movimento
musical forte, que também era intitulado como a música das
universidades e visto como forma de luta contra a repressão sofrida no país no
período da ditadura militar.
Esse gênero musical teve
influência de diversos compositores e intérpretes brasileiros. O movimento
estourou em um período obscuro no nosso país, durante o golpe de 64, quando o
Brasil foi gerido por militares, passou por muita repressão e ainda deixa
marcas tristes em muitas famílias e em nossa história. Por conta disso, muitos
dos principais nomes desse estilo musical que teve como marca a resistência às
atrocidades e crimes cometidos na época, precisaram se exilar em outros países,
para não sofrerem as pesadas consequências aplicadas a quem se opusesse ao
governo da época.
Mesmo assim, essas pessoas
deixaram sua marca e são reconhecidas pela grande participação nesse momento
histórico do país. Os 10 principais compositores e intérpretes que influenciaram
nesse movimento musical foram: Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Maria
Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Geraldo
Vandré e Djavan.
Esse movimento surgiu em meio ao
turbilhão de acontecimentos da década de 60. Em meio a tantas injustiças e
vetos nas formas de expressão, a MPB surge levantando uma bandeira de protesto
e exibindo a iniquidade daquele governo de forma subentendida nas letras, se
tornando uma das maiores formas de resposta a esses bloqueios.
ATIVIDADES:
A) Observe o
trecho da música abaixo e assinale:
B) Observe a
letra da música abaixo e responda:
6. A Palavra
DESVENTURA significa infelicidade, miséria, tristeza. Pense em um antônimo de
desventura e escreva abaixo, fazendo do verso triste, uma mensagem mais feliz:
“A
ETERNA_____________ DE VIVER A ESPERA. DE VIVER AO LADO TEU. POR TODA A MINHA
VIDA.”
7. Imagine
alguém que você ama e com suas palavras, preencha os espaços criando um novo
verso:
“EU
SEI QUE VOU TE AMAR
________________________EU
VOU TE AMAR
________________________EU
VOU TE AMAR
DESESPERADAMENTE
EU
SEI QUE VOU TE AMAR”
C) Observe o
refrão abaixo:
COMO NOSSOS
PAIS
(interpretada
por Elis Regina/ composta por Belchior)
Ainda com base
na mesma música, observe mais um trecho dela abaixo e faça a sua interpretação
escrevendo um parágrafo:
“Por isso
cuidado meu bem Há perigo na esquina Eles venceram e o sinal Está fechado pra
nós Que somos jovens...”
D) Observe
parte da letra da música de Tim Maia “Não quero dinheiro”. Com suas palavras,
escreva um parágrafo sobre o tema proposto. Seja crítico em seus argumentos.
[...] A semana inteira
Fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama
Não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar
Se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar [...]
Meu
_____________, não sei por quê
Bate
_____________quando te vê
E
os meus ___________ ficam sorrindo
E
pelas__________vão te seguindo,
Mas
mesmo assim foges de ________.
(Música:
Carinhoso/ Compositor e Intérprete: Pixinguinha)
Prefiro
ser
Essa
metamorfose______________
Eu
prefiro ser
Essa________________
ambulante
Do
que ter aquela velha___________
Formada
sobre tudo
Do
que ter aquela __________ opinião
Formada
sobre tudo
(Música:
Metamorfose Ambulante/ Compositor e Intérprete: Raul Seixas)
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