quinta-feira, 14 de maio de 2020

“Tecnologia e Inovação” - Professora: ANA PAULA - 1ª série B. Data: 11.05 A 15.05

ROTEIRO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA


Disciplina “Tecnologia e Inovação”  - Professora: ANA PAULA
   1ª série B –  Ensino Médio.
Data: 11.05 A 15.05 – (02 aulas)
Objetivo: Refletir e pensar em estratégias que podem ajudar a estudar fora do ambiente escolar.
Habilidades: Trata da importância da tecnologia: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Estratégia: de informar e/ou argumentar a respeito de um assunto.
Pesquisas: Internet, revistas e jornais;

·         FAKE NEWS


 



Entendendo o assunto...
 As Fakes News cresceram exponencialmente devido às plataformas digitais e muitas vezes não são notícias puramente falsas, mas trechos tirados de contexto.

1.     TIPOS DE FAKE NEWS

·         SATÍRICA – ocorre quando o texto falso é veiculado com o intuito de provocar humor ou obter uma visão irônica da situação ou empregado para despertar o sensacionalismo.
·         FAKES – noticias que tem a intenção de confundir, enganar ou iludir o leitor.
·         NOTICIAS ENGANOSA- ocorre quando imagens, textos, estatísticas ou matérias antigos são veiculados fora do contexto.
·         SITES FALSOS- com frequência, são réplicas de sites de noticias para disseminar informações falsas.
·         FATOS ALTERNATIVOS – ocorrem quando uma noticia é reproduzida a partir de um ponto de vista que pode ter uma interpretação errônea ou tendenciosa.



2.     CONSEQUÊNCIAS

As fakes News são mais um sintoma do que uma consequência, ou ainda sintoma e consequência de um cenáriko educacional cheio de falhas. Diante disso, o resultado possível é aquele que prevê uma sociedade sem pensamento crítico, propensa a acreditar cegamente em figuras de autoridade, especialmente as religiosas e politicas.
Assim uma falsa noticia pode gerar consequências inofensivas que vao desde cliques monetizados até atitudes mais severes como agressões físicas e psicológicas contra pessoa inocentes, ameaças a questões de saúde pública.

3.     COMO COMBATER AS FAKES NEWS

As fake news são um perigo para a população, sendo eles desde problemas mais imediatos, como acusações falsas sobre alguém e que podem causar algum dano físico ou psicológico, como problemas mais amplos, como influenciar a vitória de um candidato em uma corrida presidencial.
Assim, para que o erro não acabe se tornando um grande pesadelo, é importante que haja um esforço coletivo e contínuo de análise das informações. É fundamental saber filtrar as mensagens recebidas, analisar com calma o tipo de fonte, o que o conteúdo propõe, se há links extras para apoiar as reivindicações do texto e quem escreveu.
Todo texto tem uma intencionalidade, todo autor tem o propósito inicial de transmitir algo. Assim, é essencial saber qual foi o objetivo do autor, do veículo no qual a notícia aparece, e quais são as proposições do veículo em si. Dessa forma, diminui-se o estrago que fake news podem vir a causar.
Portanto, embora o combate a esse tipo de prática seja uma ação muito difícil, a se considerar a dificuldade em identificar os responsáveis pela veiculação das notícias falsas, é importante ter em mente o cuidado para identificar conteúdos duvidosos. (Resumo do que foi explicado)

OBS: NÃO É NECESSÁRIO COPIAR O TEXTO, APENAS COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA NO CADERNO.

FAKE NEWS - ATIVIDADES (EXERCÍCIOS PARA RESOLVER NO CADERNO)

a)     Pesquisar na internet uma reportagem que ficou comprovada que é fake news?
b)    Como podemos identificar uma fake News?
c)     Quais os tipos de fake News? Explica cada uma?
d)    Diferenca entre memes e Fake News?
e)     Qual a dimensão que nossas ações podem ter nos ambientes digitais?
f)     Quais as consequencias que uma fake News pode causar ?







OBS: A AVALIAÇÃO DO ALUNO SE EFETIVARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO MESMO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, QUE DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ O FINAL DA SEMANA VIA WHATSAPP.                        

Sem comentários:

Enviar um comentário