Disciplina
“Tecnologia e Inovação” - Professora:
ANA PAULA
1ª série B – Ensino Médio.
Data:
11.05 A 15.05 – (02 aulas)
Objetivo: Refletir e pensar em estratégias que
podem ajudar a estudar fora do ambiente escolar.
Habilidades:
Trata da importância da tecnologia: compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Estratégia:
de informar e/ou argumentar a respeito de um assunto.
Pesquisas: Internet, revistas e
jornais;
·
FAKE NEWS
Entendendo
o assunto...
As
Fakes News cresceram exponencialmente devido às plataformas digitais e muitas
vezes não são notícias puramente falsas, mas trechos tirados de contexto.
1.
TIPOS DE FAKE NEWS
·
SATÍRICA – ocorre quando o texto falso é
veiculado com o intuito de provocar humor
ou obter uma visão irônica da
situação ou empregado para despertar o sensacionalismo.
·
FAKES – noticias que tem a intenção de confundir, enganar ou iludir o leitor.
·
NOTICIAS ENGANOSA- ocorre quando imagens, textos, estatísticas ou matérias antigos são veiculados
fora do contexto.
·
SITES FALSOS- com frequência, são réplicas de
sites de noticias para disseminar
informações falsas.
·
FATOS ALTERNATIVOS – ocorrem quando uma noticia é reproduzida a partir de um ponto de vista
que pode ter uma interpretação errônea ou tendenciosa.
2.
CONSEQUÊNCIAS
As
fakes News são mais um sintoma do que uma consequência, ou ainda sintoma e
consequência de um cenáriko educacional cheio de falhas. Diante disso, o
resultado possível é aquele que prevê uma sociedade sem pensamento crítico,
propensa a acreditar cegamente em figuras de autoridade, especialmente as
religiosas e politicas.
Assim uma falsa noticia pode gerar
consequências inofensivas que vao desde cliques monetizados até atitudes mais
severes como agressões físicas e psicológicas contra pessoa inocentes, ameaças
a questões de saúde pública.
3.
COMO COMBATER AS FAKES NEWS
As fake news são um
perigo para a população, sendo eles desde problemas mais imediatos, como
acusações falsas sobre alguém e que podem causar algum dano físico ou
psicológico, como problemas mais amplos, como influenciar a vitória de um
candidato em uma corrida presidencial.
Assim, para que o erro não acabe se tornando um grande pesadelo, é
importante que haja um esforço
coletivo e contínuo de análise das informações. É fundamental saber
filtrar as mensagens recebidas, analisar com calma o tipo de fonte, o que o
conteúdo propõe, se há links extras para apoiar as reivindicações do texto e
quem escreveu.
Todo texto tem uma intencionalidade, todo autor tem o propósito inicial
de transmitir algo. Assim, é essencial saber qual foi o objetivo do autor, do
veículo no qual a notícia aparece, e quais são as proposições do veículo em si.
Dessa forma, diminui-se o estrago que fake
news podem vir a causar.
Portanto, embora o combate a esse
tipo de prática seja uma ação muito difícil, a se considerar a dificuldade em identificar os
responsáveis pela veiculação das notícias falsas, é importante ter em
mente o cuidado para identificar conteúdos duvidosos.
(Resumo do que foi explicado)
OBS: NÃO É NECESSÁRIO COPIAR O TEXTO, APENAS COPIE AS QUESTÕES E
RESPONDA NO CADERNO.
FAKE NEWS - ATIVIDADES
(EXERCÍCIOS PARA RESOLVER NO CADERNO)
a) Pesquisar
na internet uma reportagem que ficou comprovada que é fake news?
b)
Como podemos
identificar uma fake News?
c)
Quais os tipos
de fake News? Explica cada uma?
d)
Diferenca entre
memes e Fake News?
e)
Qual a dimensão
que nossas ações podem ter nos ambientes digitais?
f)
Quais as
consequencias que uma fake News pode causar ?
OBS: A AVALIAÇÃO DO ALUNO SE EFETIVARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E
PARTICIPAÇÃO DO MESMO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, QUE DEVERÃO SER
ENTREGUES ATÉ O FINAL DA SEMANA VIA WHATSAPP.
Sem comentários:
Enviar um comentário