E.E. Índia Vanuíre
Disciplinas: “Biologia”
Ano: 3os Anos A, B, C, D e E (Ensino Médio)
Data: 04 à 08/05/2020 – (02 aulas) Tema:
Taxonomia e Sistemática Objetivo:
*Revisar os conteúdos estudados
anteriormente.
Habilidade e
Competência:
*Reconhecer as categorias
taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos.
Estratégias:
*Exibição de vídeos.
*Resolução de exercícios como
forma de atividade avaliativa.
Introdução ao Tema
Nesta aula iremos realizar uma revisão
sobre os conteúdos já estudados anteriormente, como: Taxonomia, sistemática e
filogenética. Portanto, utilizarei apenas a apresentação de alguns vídeos sobre
o assunto, em seguida, será apresentado uma lista de exercícios para fixação do
conteúdo.
INICIANDO:
Em seguida, assista este
outro vídeo sobre nomenclatura científica, disponível em:
Para finalizar assista ao
vídeo sobre sistemática filogenética, disponível em:
Responda:
1) “Camarão” é o nome usado
popularmente para designar muitos tipos de crustáceos aquáticos, como
— camarão-cinza (nome científico:
Litopennaeus vannamei);
— camarão-branco (nome
científico: Litopennaeus schmitti);
— camarão-de-água-doce (nome
científico: Cryphiops brasiliensis).
Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R... Fundamentos da Biologia Moderna.Volume
único. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. p. 238.
Com relação aos camarões
exemplificados no texto, pode-se afirmar que I. estão classificados em dois
Filos diferentes.
II. são
três espécies de um mesmo gênero.
III.
representam três espécies diferentes. Está(ão)
correta(s) a)apenas I
b)apenas II
c)apenas II e III
d)apenas III
e)I, II e III
2)
Qual a importância das regras de nomenclatura?
3)
Em um trabalho de pesquisa, foram classiflcados
dois mosquitos como sendo:
'Aedes (Stegomyia) aegypti' e
'Anopheles (Myzomya) gambiae'.
O grau de semelhança entre esses
mosquitos permite que sejam colocados no(a) mesmo(a) : a) espécie
b)
subespécie
c)
gênero
d)
subgênero
e)
família
4)No trânsito de grandes e médias cidades
raramente se observa algum veículo de tração animal. Por serem bem mais lentos,
podendo provocar acidentes, e por exigirem cuidados especiais na alimentação e
no manejo com o animal, não estão sendo mais usados. Sem contar que os veículos
de tração animal estão proibidos de trafegar nas estradas de rodagem
pavimentadas. No entanto, nas pequenas cidades e em áreas rurais, ainda se
observam carroças e charretes tracionadas por cavalos (Equus cabalus) ou por jumentos (Equus
asinus). Segundo a classificação biológica, podemos afirmar que esses
animais pertencem a um (a) mesmo (a): a) Raça.
b) Subespécie.
c) Espécie.
d) Gênero.
e)Variedade
5) A taxonomia é o ramo da Biologia que
trata da organização dos seres vivos em classificação. Assinale com falso (F) e verdadeiro (V).
( ) Espécie é a unidade básica de
classificação.
( ) Espécies afins se juntam para formação de
uma ordem.
( ) Famílias é um grupo de gêneros.
( ) Reino é um grupo de classes. A ordem
correta de cima para baixo é: a) V, V, V,
F.
b)
V, F, V,
F.
c)
F, F, F, V.
d)
F, F, V, V.
e)
V, V, V,
V.
6)Assinale a alternativa
incorreta.
a) Sistemática
é o ramo da biologia que estuda a diversidade biológica.
b) Os
cientistas dividem os seres vivos em categorias de acordo com suas
características comuns.
c) Lineu
concluiu que características estruturais e anatômicas eram as mais adequadas
para agrupar os seres vivos.
d) O Triatoma infestans transmite a doença de
Chagas.
e) Lineu
criou a nomenclatura trinonimal para dar nomes às espécies.
7)
O que a cladística leva em consideração para a
classificação dos seres vivos?
8)
Defina:
a)rupo monofilético
b)grupo parafilético
c)grupo polifilético
BONS ESTUDOS!!!!
Profa Silvania
Sem comentários:
Enviar um comentário