sábado, 9 de maio de 2020

“Biologia” Prof ª Silvania 3 ª Série A, B, C, D e E - Data: 04 a 08/05


E.E. Índia Vanuíre
Disciplinas: “Biologia”
Ano: 3os Anos A, B, C, D e E (Ensino Médio)
Data: 04 à 08/05/2020 – (02 aulas) Tema: Taxonomia e Sistemática Objetivo: 
*Revisar os conteúdos estudados anteriormente.
Habilidade e Competência: 
*Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos.
Estratégias: 
*Exibição de vídeos.
*Resolução de exercícios como forma de atividade avaliativa.
Introdução ao Tema
Nesta aula iremos realizar uma revisão sobre os conteúdos já estudados anteriormente, como: Taxonomia, sistemática e filogenética. Portanto, utilizarei apenas a apresentação de alguns vídeos sobre o assunto, em seguida, será apresentado uma lista de exercícios para fixação do conteúdo.
INICIANDO:
Assista ao vídeo sobre taxonomia e sistemàtica, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u-
Em seguida, assista este outro vídeo sobre nomenclatura científica, disponível em:
Para finalizar assista ao vídeo sobre sistemática filogenética, disponível em:
Responda:
1) “Camarão” é o nome usado popularmente para designar muitos tipos de crustáceos aquáticos, como
— camarão-cinza (nome científico: Litopennaeus vannamei);
— camarão-branco (nome científico: Litopennaeus schmitti);
— camarão-de-água-doce (nome científico: Cryphiops brasiliensis).
Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R... Fundamentos da Biologia Moderna.Volume único. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. p. 238.
Com relação aos camarões exemplificados no texto, pode-se afirmar que I. estão classificados em dois Filos diferentes.
II.  são três espécies de um mesmo gênero.
III.             representam três espécies diferentes. Está(ão) correta(s) a)apenas I
b)apenas II
c)apenas II e III
d)apenas III
e)I, II e III
2)  Qual a importância das regras de nomenclatura?
3)  Em um trabalho de pesquisa, foram classiflcados dois mosquitos como sendo:
'Aedes (Stegomyia) aegypti' e
'Anopheles (Myzomya) gambiae'.
O grau de semelhança entre esses mosquitos permite que sejam colocados no(a) mesmo(a) : a) espécie
b)  subespécie
c)   gênero
d)  subgênero
e)   família
4)No trânsito de grandes e médias cidades raramente se observa algum veículo de tração animal. Por serem bem mais lentos, podendo provocar acidentes, e por exigirem cuidados especiais na alimentação e no manejo com o animal, não estão sendo mais usados. Sem contar que os veículos de tração animal estão proibidos de trafegar nas estradas de rodagem pavimentadas. No entanto, nas pequenas cidades e em áreas rurais, ainda se observam carroças e charretes tracionadas por cavalos (Equus cabalus) ou por jumentos (Equus asinus). Segundo a classificação biológica, podemos afirmar que esses animais pertencem a um (a) mesmo (a): a) Raça.
b)  Subespécie.
c)   Espécie.
d)  Gênero.
e)Variedade
5) A taxonomia é o ramo da Biologia que trata da organização dos seres vivos em classificação. Assinale com falso (F) e verdadeiro (V).
(  ) Espécie é a unidade básica de classificação.
(  ) Espécies afins se juntam para formação de uma ordem.
(  ) Famílias é um grupo de gêneros.
(  ) Reino é um grupo de classes. A ordem correta de cima para baixo é: a) V, V, V, F.
b)  V, F, V, F.
c)   F, F, F, V.
d)  F, F, V, V.
e)   V, V, V, V.
6)Assinale a alternativa incorreta.
a)   Sistemática é o ramo da biologia que estuda a diversidade biológica.
b)  Os cientistas dividem os seres vivos em categorias de acordo com suas características comuns.
c)   Lineu concluiu que características estruturais e anatômicas eram as mais adequadas para agrupar os seres vivos.
d)  O Triatoma infestans transmite a doença de Chagas.
e)   Lineu criou a nomenclatura trinonimal para dar nomes às espécies.
7)  O que a cladística leva em consideração para a classificação dos seres vivos?
8)  Defina:
a)rupo monofilético
b)grupo parafilético
c)grupo polifilético

BONS ESTUDOS!!!!
Profa Silvania





Sem comentários:

Enviar um comentário