Disciplina: Sociologia –
Prof.(a) Sarah Danielli
Ano/Série: 2° – Turmas A,B,C e D
N° de aulas: 2
Data: 04/05/2020 – 08/05/2020
Conteúdo/Tema: A
População Brasileira: Diversidade Nacional e Regional
Objetivos (s):
Habilidade (s):
Ler e interpretar tabelas de tal forma que estejam aptos a pensar a diversidade
nacional e regional sob diferentes
aspectos .
Habilidade (s) :
Estratégia: Leitura
e análise de tabelas.
Caros
Alunos! Tudo bem?
Espero
que sim.
Estamos
vivendo momentos difíceis, mas, que serão importantes do ponto de vista
sociológico, já que este afastamento social vai ocasionar diversas e
profundas mudanças na sociedade.
Porém
falaremos disso num outro momento!
Por
hora vamos retomar a aula de sociologia dessa semana, que, aliás, tratou de um
tema que nós já discutimos em sala de aula – A Formação da Diversidade – Nacional e Regional, no entanto, a
abordagem dos professores foi bem específica quanto a análise de tabelas, e de
que maneira os dados destas tabelas contribuem para nossa compreensão sobre vários
assuntos, nesse caso, sobre a diversidade.
Primeiro
vamos entender como são coletados os dados dessas tabelas, o que ocorre por
meio de pesquisas:
As
pesquisas qualitativas e quantitativas são métodos complementares de uma
investigação científica com o fim de apurar dados e opiniões.
São
os dois tipos de abordagens de uma pesquisa e ambas são usadas quando se deseja dados para analisar
acontecimentos ou fenômenos sociais.
Qual a diferença entre pesquisa
qualitativa e pesquisa quantitativa?
Como
vimos, são dois diferentes métodos que fazem parte da pesquisa científica e as
diferenças entre elas se referem às abordagens utilizadas em cada uma.
Enquanto
a pesquisa quantitativa é estruturada para coletar dados
estatísticos, a pesquisa qualitativa recolhe informações que
descrevem a investigação de maneira mais abstrata.
Podem
ser utilizadas em conjunto, já que a pesquisa qualitativa pode apresentar
informações que traduzam ou representem os dados numéricos obtidos na pesquisa
quantitativa.
Em
termos simples, os dados quantitativos fornecem os números para provar os
amplos pontos gerais da pesquisa, enquanto os dados qualitativos trazem os
detalhes e a profundidade para entender suas implicações completas.
Ambas
as pesquisas buscam coletar informações para uma investigação, porém, seus
métodos e estruturas são diferentes.
Vejamos
o seguinte exemplo:
Qual
a leitura? Ou seja, quais as informações relevantes que podemos obter pela
observação dos dados da tabela?
A
tabela dos permite dizer que o índice de mortalidade infantil no Nordeste
(59,0) é maior do que em outras regiões do país, ficando acima da média
nacional que é de 36,7 e que na região Sul (22,5) tem o menor índice.
Podemos
dizer também que a região Nordeste tem também maior taxa de analfabetismo em
maiores de 15 anos (29,4%) sendo o menor índice encontrado na região Sul (
8,3%).
Esses
números indicam que existe uma desigualdade
, portanto , as pesquisas e tabelas servem para apoiar a sociologia e
outras disciplinas para compreensão de questões e propor soluções.
Vamos lá!
Agora é com você!!
Analise a tabela abaixo e registre suas impressões:
Nos seus registros
observem, por exemplo: Entre homens e
mulheres quais os maiores índices? Qual a região registra os maiores índices ?
Observe os locais em que a violência ocorre e explique suas conclusões. Faças
as anotações no caderno e envie a foto.
Enviar
o email para : sarahdanielli@prof.educacao.sp.gov.br
ou sarahdanielli@adv.oabsp.org.br
ou para o WhatsApp (14) 99648-4404
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