E.E. Índia Vanuíre
Disciplinas: “Biologia”
Ano: 3º A, B, C, D e E
Data: 18 a 22/05/2020 – (02 aulas)
Tema: ENEM
Objetivo:
*Realizar exercícios de anos
anteriores do ENEM, para praticá-los.
Habilidade:
*Resolver questões ENEM de
diversos assuntos relacionados a biologia.
Estratégias:
*Resolução de exercícios como
forma de atividade avaliativa.
Avaliação/Sistematização:
*Resolução de exercícios e
interação entre professor aluno pelos meios disponíveis para o mesmo como:
WhatsApp, CMSP, blog, google
classroom, entre outros.
*Entrega das atividades propostas
aos alunos.
OBS: Como devo fazer
*Coloque seu nome, número, série e
data do dia que está fazendo as atividades.
*Copie ou cole os resumos da
matéria em seu caderno.
*Leia atentamente e procure
compreender os assuntos trabalhados.
*Copie ou cole os exercícios no
caderno e resolva cada um.
*Procure realizar os exercícios
sozinhos, sem consultas.
*Para tirar dúvidas entre em
contato, estou à disposição.
*Após
a realização das atividades propostas, se possível, entre no google classroom e
responda as atividades disponíveis lá também.
Introdução ao tema
Esta semana iremos trabalhar com questões
do ENEM de anos anteriores, com intenção de familiarizarmos e treinarmos
os mesmos.
Peço que procurem realiza-los sem consultas, leiam e prestem bastante atenção no que o exercício está
solicitando.
Agora é com vocês:
1)(ENEM
2017) Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento,
adição de cloreto de sódio (NaCl), historicamente utilizado por tropeiros,
vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe.
O que ocorre com as células
presentes nos alimentos preservados com essa técnica? a)O sal adicionado
diminui a concentração de solutos em seu interior.
b)O
sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas.
c) A adição
de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas.
d)Os íons Na+ e Cl– provenientes da
dissociação do sal entram livremente nelas.
e)A grande concentração de sal no
meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.
2)(ENEM 2017) Uma grande virada na
moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após
a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de
amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas
de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como
componente principal os nitratos.
SOUZA, F. A. Agricultura natural/orgânica como
instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogênio no solo: um
modelo sustentável de MDL.
Disponível em:
www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado).
No ciclo natural
do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes
industriais é produzido na etapa de a)nitratação.
b)nitrosação.
c)amonificação.
d)desnitrificação.
e)fixação biológica.
3)(ENEM 2017) Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da
família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que
vivem, pois passam toda a sua vida – cerca de 30 anos – na mesma região. Além
disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio,
do que outros animais da sua cadeia alimentar.
MARCOLINO, B. Sentinelas do mar. Disponível em:
http://cienciahoje.uol.com.br.
Acesso em: 1 ago. 2012
(adaptado).
Os botos-cinza
acumulam maior concentração dessas substâncias porque a)são animais herbívoros.
b)são animais detritívoros.
c)são animais de grande porte.
d)digerem o alimento lentamente.
e)estão no topo da cadeia
alimentar.
4)(ENEM
2017) A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de
epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e
conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores.
Disponível em: www.ib.usp.br.
Acesso em: 23 fev.2013 (adaptado).
Essas espécies captam água do(a)
a)organismo das plantas vizinhas.
b)solo através de suas longas
raízes.
c)chuva acumulada entre suas
folhas.
d)seiva bruta das plantas
hospedeiras.
e)comunidade que vive em seu
interior.
5)(ENEM 2017) A classificação biológica
proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas
utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de
nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que
codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de
ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera
não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.
A diferença
básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia
fundamentalmente em a)tipos de células.
b)aspectos ecológicos.
c)relações filogenéticas.
d)propriedades fisiológicas.
e)características morfológicas.
6)(ENEM,
2019)As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela
boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em
outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes
enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis.
Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras,
e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser
enterrada dezenas de vezes.
Disponível em:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012. Essa “ladroagem”
está associada à relação de
a)sinfilia.
b)predatismo.
c)parasitismo.
d)competição.
e)comensalismo
7)(ENEM, 2019)A cada safra, a quantidade
de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu
beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contém
cerca de 6,5% de pectina (um polissacarídeo), aproximadamente 25% de açúcares
fermentáveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resíduos de alcaloides
(compostos aminados) que não foram extraídos no processo. LIMA, L. K.
S. et al. Utilização de resíduo oriundo da
torrefação do café na agricultura em substituição à adubação convencional. ACSA
— Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 10, n. 1, jan.-mar., 2014
(adaptado).
Esse resíduo contribui para a
fertilidade do solo, pois: a)possibilita a reciclagem de carbono e
nitrogênio.
b)promove o deslocamento do
alumínio, que é tóxico.
c)melhora a compactação do solo
por causa da presença de pectina.
d)eleva o pH do solo em função da
degradação dos componentes do resíduo.
e)apresenta efeitos inibidores de
crescimento para a maioria das espécies vegetais pela cafeína 8)(ENEM, 2019) Um alimento orgânico deve
apresentar em sua embalagem o selo de uma instituição certificadora, garantindo
ao consumidor que, além de ser um alimento isento de agrotóxicos, também é
produzido com técnicas planejadas e controladas. A técnica de produção desses
alimentos causa menor impacto aos recursos naturais, contribuindo para melhorar
a qualidade de vida das pessoas. Nesse sistema de produção de alimentos
vegetais, o controle de insetos é manejado por meio do(a) a)prática de adubação verde.
b)emprego da compostagem.
c)controle da irrigação do
solo.
d)utilização de predadores
naturais.
e)uso de sementes inoculadas com
Rhizobium.
9)(ENEM,
2019) Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos
três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade,
segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente
refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se
independentemente, uns dos outros, para a prole. TURNPENNY, P. D. Genética
médica. Rio de Janeiro:
ELsevier, 2009 (adaptado). Hoje,
sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?
a)A distribuição depende do caráter de dominância ou recessividade do
gene.
b)Os organismos nem sempre herdam
cada um dos genes de cada um dos genitores.
c)As alterações cromossômicas
podem levar a falhas na segregação durante a meiose.
d)Os genes localizados
fisicamente próximos no mesmo cromossomo tendem a ser herdados juntos.
e)O cromossomo que
contém dois determinados genes pode não sofrer a disjunção na primeira fase da
meiose
10)(ENEM, 2019) No quadro estão
apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser
adotadas por algumas espécies de seres vivos.
Na recuperação de
uma área desmatada deveriam ser reintroduzidas primeiramente as espécies que
adotam qual estratégia?
a)Estratégia 1, pois
essas espécies produzem descendentes pequenos, o que diminui a competição com
outras espécies.
b)Estratégia 2, pois
essas espécies têm uma longa duração da vida, o que favorece a produção de
muitos descendentes.
c)Estratégia 1, pois
essas espécies apresentam um elevado potencial biótico, o que facilita a rápida
recolonização da área desmatada.
d)Estratégia 2, pois
essas espécies estão adaptadas a hábitats mais estáveis, o que corresponde ao
ambiente de uma área desmatada.
e)Estratégia 2, pois
essas espécies apresentam um tamanho populacional constante, o que propicia uma
recolonização mais estável da área desmatada.
OBS: Lembrando, estas questões
são apenas para treinarem, ok?
Espero que gostem.
BONS ESTUDOS!!!!
Profa Silvania.
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