quarta-feira, 13 de maio de 2020

História – Prof. (a): Valdenice F. Vieira - Ano/Série: 2ª – Turma: A,B,C, D : 11/05/2020 a 15/05/2020


E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: História – Prof. (a): Valdenice F. Vieira
Ano/Série: 2ª – Turma:  A,B,C, D
Nº de aulas:  4 aulas.
Data: 11/05/2020 a 15/05/2020

Conteúdo/Tema:
Objetivo (s): Contextualizar cada de tema de aula proposto no centro de mídia..
Habilidade (s): Leitura e interpretação textual, podendo utilizar o livro didático, pesquisa na internet para ampliar os procedimentos sobre o tema abordado na aula de história.
Habilidade (s): _____
Estratégia: Essa atividade vocês deverão realizar  em uma folha separada podendo ser entregue na escola na caixa  ou por email alunoindiavanuire@gmail.com.

Primeiro: Leia o texto com atençao
Renascimento é o período ao qual se convencionou chamar à confluência da mentalidade humanista nas artes, na literatura, na filosofia e na ciência, e que foi pautado nos seguintes fundamentos: antropocentrismo, individualismo, racionalismo, cientificismo e na negação dos valores medievais. Tendo como palco principal a Península Itálica, os renascentistas se diziam responsáveis pelo ressurgimento do Classicismo greco-romano e, ao valorizarem a efervescência cultural a qual estavam vivendo, foram eles os responsáveis pela forma de se conceber a Idade Média como um período de hiato cultural e científico. Mas, se podemos identificar na literatura e na pintura elementos do humanismo já no século XIII, e desde o século XII o desenvolvimento do comércio urbano, também podemos entender o Renascimento como fruto da própria Idade Média.

Segundo: Pesquise duas manifestações culturais ou científicas do presente que são desdobramentos do contexto renascentista.

Terceiro:  Leia o texto:
Com a crise do feudalismo, a centralização política se mostrou como alternativa para a segurança, tanto de conservação dos territórios como de expansão e fortalecimento do capitalismo. Dessa forma, ao longo de anos e séculos, os monarcas foram detendo a cobrança de impostos, criaram uma moeda única (facilitando o comércio), fortaleceram uma língua única, e ainda passaram pouco a pouco a ter o poder absoluto no governo (na criação das leis, no julgamento e no comando do exército). A intervenção do absolutismo se deu também na economia, com o mercantilismo, mantendo entre outras coisas: a balança comercial favorável (estimulando a exportação e desestimulando a importação), o protecionismo alfandegário, além de desenvolver e estimular os setores que mais lhe interessavam. Essa centralização econômica levou a uma acumulação primitiva de capital, que por sua vez possibilitou a Expansão Marítima e, na Inglaterra, o patrocínio no sistema fabril.

Quarto: Você vai pesquisar  sobre a formação de um dos estados absolutista Europeu: França, Espanha, Portugual, Inglaterra.

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