E.E.
Índia Vanuíre
Disciplina:
História – Prof. (a): Valdenice F. Vieira
Ano/Série:
2ª – Turma: A,B,C, D
Nº de
aulas: 4 aulas.
Data:
11/05/2020 a 15/05/2020
Conteúdo/Tema:
Objetivo (s): Contextualizar cada de tema de aula proposto
no centro de mídia..
Habilidade (s): Leitura e interpretação textual, podendo
utilizar o livro didático, pesquisa na internet para ampliar os procedimentos
sobre o tema abordado na aula de história.
Habilidade
(s): _____
Estratégia: Essa atividade vocês deverão
realizar em uma folha separada podendo ser entregue na escola na caixa ou por email alunoindiavanuire@gmail.com.
Primeiro:
Leia o texto com atençao
Renascimento é o período ao qual se
convencionou chamar à confluência da mentalidade humanista nas artes, na
literatura, na filosofia e na ciência, e que foi pautado nos seguintes
fundamentos: antropocentrismo, individualismo, racionalismo, cientificismo e na
negação dos valores medievais. Tendo como palco principal a Península Itálica,
os renascentistas se diziam responsáveis pelo ressurgimento do Classicismo
greco-romano e, ao valorizarem a efervescência cultural a qual estavam vivendo,
foram eles os responsáveis pela forma de se conceber a Idade Média como um
período de hiato cultural e científico. Mas, se podemos identificar na
literatura e na pintura elementos do humanismo já no século XIII, e desde o
século XII o desenvolvimento do comércio urbano, também podemos entender o
Renascimento como fruto da própria Idade Média.
Segundo: Pesquise duas manifestações
culturais ou científicas do presente que são desdobramentos do contexto
renascentista.
Terceiro: Leia
o texto:
Com a crise do feudalismo, a centralização
política se mostrou como alternativa para a segurança, tanto de conservação dos
territórios como de expansão e fortalecimento do capitalismo. Dessa forma, ao
longo de anos e séculos, os monarcas foram detendo a cobrança de impostos,
criaram uma moeda única (facilitando o comércio), fortaleceram uma língua
única, e ainda passaram pouco a pouco a ter o poder absoluto no governo (na
criação das leis, no julgamento e no comando do exército). A intervenção do
absolutismo se deu também na economia, com o mercantilismo, mantendo entre
outras coisas: a balança comercial favorável (estimulando a exportação e
desestimulando a importação), o protecionismo alfandegário, além de desenvolver
e estimular os setores que mais lhe interessavam. Essa centralização econômica
levou a uma acumulação primitiva de capital, que por sua vez possibilitou a
Expansão Marítima e, na Inglaterra, o patrocínio no sistema fabril.
Quarto: Você
vai pesquisar sobre a formação de um dos estados absolutista
Europeu: França, Espanha, Portugual, Inglaterra.
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