Atividade de filosofia –
1 ª Série
A
Filosofia tem uma longa tradição na história da Humanidade. Já foi considerada
a “mãe de todas as ciências”, pois muitos filósofos eram também físicos,
botânicos, matemáticos, astrônomos, entre outros. Esta multiplicidade de
interesses acabou caracterizando campos para a reflexão filosófica, mas estes
campos, no decorrer do tempo, foram sendo alterados. Da reflexão à busca pelo
conhecimento, algumas disciplinas filosóficas desapareceram e outras surgiram.
Algumas se tornaram ciências pelos objetivos e métodos de investigação. Assim
como os campos de reflexão foram alterados, os temas que assumiram a primazia
da reflexão filosófica em determinados momentos deixaram de ser prioridade em
outros. Para exercitar a reflexão crítica, leia com atenção o trecho extraído
do editorial Ciência e Política.
Neste texto, os autores trazem uma interessante reflexão sobre conhecimento e
ética.
Para exercitar a reflexão crítica, leia com atenção o trecho
extraído do editorial Ciência e Política. Neste texto, os autores trazem uma interessante reflexão sobre
conhecimento e ética.
- Pesquise o significado das seguintes palavras:
Etica
Pólis
Permeadas
Dialética
Racional
Intrinsecamente
Epistemologia
Competências e habilidades: o objetivo desta Situação de Aprendizagem é o de estimular o
exercício e o desenvolvimento de habilidades como a compreensão e a leitura de
um texto filosófico. Por meio desta proposta, procura-se incentivar o
desenvolvimento de competências relacionadas à sistematização de ideias e sua
diferenciação.
Ciência e Política
(...) Desde a Grécia antiga, o conhecimento é base importante para
o exercício da Política; não é casual a proposta de um rei filósofo por Platão,
em seu livro República.
Quem conhece a verdade pode melhor conduzir o interesse público; o
que consegue “ver” através da aparência deve dirigir a Pólis. Certamente, a Política de que se tratava à época não era
reduzida ao savoir faire; na obra de Platão, a justiça e a liberdade, ambas permeadas pela
razão, eram seu sustentáculo; a técnica certamente não era desprezível, como se
pode constatar pela vida dos antigos gregos; a arte da Política, no entanto,
não poderia se furtar da arte do diálogo, da dialética.
A afirmação “o que é real é racional” é um ato político de
perceber e agir de acordo com o que é racional (...)
A razão é, dessa forma, intrinsecamente, política, pois os
verdadeiros interesses dos homens lhe dão o caráter subversivo de transformar a
realidade até ela se tornar racional. (...)
O conhecimento é
imanentemente político e ético, pois deve servir a uma vida humana digna de ser
vivida; o conhecimento que destrói não é conhecimento:
Na medida em que a luta pela verdade “salva” a realidade da
destruição, a verdade compromete e empenha a existência humana. É o projeto
essencialmente humano. Se o homem tiver aprendido a ver e a conhecer o que a
realidade é, agirá em concordância com a
verdade. Epistemologia é, em si, ética, e ética é epistemologia
(Marcuse, 1982, p. 126-127)
Esse projeto de libertação por meio da razão se transforma em seu
contrário tão cedo
quanto a ética e a epistemologia se separam, tornando-se ambas
lógicas do sujeito independente de todo e qualquer objeto ou condição.
CROCHÍK, J. Leon, Gustavo Martineli MASSOLA, G.M e SYARTMAN, B.P. Revista Psicologia USP, vol. 27, n. 01, 2016. Texto na integra
disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420162701> Acesso em 04/11/2019.
Responda:
1.
Na obra de Platão quais são os pilares
da política?
2.
Pesquise o significado da expressão savoir faire e explique: por que, segundo o texto, este modo de agir não
é suficiente para a arte da política na obra de Platão?
3.
No texto são citados dois campos de
reflexão filosófica: epistemologia e ética. Estes campos devem estar articulados? Por
quê?
Prof.: Vitor
Obs. Deixe as respostas escritas no caderno para que sejam
corrigidas na volta às aulas presenciais.
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