sábado, 9 de maio de 2020

Filosofia – Profº Vitor 1 ª Série A ,B ,C e D - Data 04/05 a 08/05


Atividade de filosofia – 1 ª Série 

A Filosofia tem uma longa tradição na história da Humanidade. Já foi considerada a “mãe de todas as ciências”, pois muitos filósofos eram também físicos, botânicos, matemáticos, astrônomos, entre outros. Esta multiplicidade de interesses acabou caracterizando campos para a reflexão filosófica, mas estes campos, no decorrer do tempo, foram sendo alterados. Da reflexão à busca pelo conhecimento, algumas disciplinas filosóficas desapareceram e outras surgiram. Algumas se tornaram ciências pelos objetivos e métodos de investigação. Assim como os campos de reflexão foram alterados, os temas que assumiram a primazia da reflexão filosófica em determinados momentos deixaram de ser prioridade em outros. Para exercitar a reflexão crítica, leia com atenção o trecho extraído do editorial Ciência e Política. Neste texto, os autores trazem uma interessante reflexão sobre conhecimento e ética.

Para exercitar a reflexão crítica, leia com atenção o trecho extraído do editorial Ciência e Política. Neste texto, os autores trazem uma interessante reflexão sobre conhecimento e ética.

- Pesquise o significado das seguintes palavras:
Etica
Pólis
Permeadas
Dialética
Racional
Intrinsecamente
Epistemologia

Competências e habilidades: o objetivo desta Situação de Aprendizagem é o de estimular o exercício e o desenvolvimento de habilidades como a compreensão e a leitura de um texto filosófico. Por meio desta proposta, procura-se incentivar o desenvolvimento de competências relacionadas à sistematização de ideias e sua diferenciação.

Ciência e Política
(...) Desde a Grécia antiga, o conhecimento é base importante para o exercício da Política; não é casual a proposta de um rei filósofo por Platão, em seu livro República.

Quem conhece a verdade pode melhor conduzir o interesse público; o que consegue “ver” através da aparência deve dirigir a Pólis. Certamente, a Política de que se tratava à época não era reduzida ao savoir faire; na obra de Platão, a justiça e a liberdade, ambas permeadas pela razão, eram seu sustentáculo; a técnica certamente não era desprezível, como se pode constatar pela vida dos antigos gregos; a arte da Política, no entanto, não poderia se furtar da arte do diálogo, da dialética.
A afirmação “o que é real é racional” é um ato político de perceber e agir de acordo com o que é racional (...)
A razão é, dessa forma, intrinsecamente, política, pois os verdadeiros interesses dos homens lhe dão o caráter subversivo de transformar a realidade até ela se tornar racional. (...)
            O conhecimento é imanentemente político e ético, pois deve servir a uma vida humana digna de ser vivida; o conhecimento que destrói não é conhecimento:
Na medida em que a luta pela verdade “salva” a realidade da destruição, a verdade compromete e empenha a existência humana. É o projeto essencialmente humano. Se o homem tiver aprendido a ver e a conhecer o que a realidade é, agirá em concordância com a
verdade. Epistemologia é, em si, ética, e ética é epistemologia (Marcuse, 1982, p. 126-127)
Esse projeto de libertação por meio da razão se transforma em seu contrário tão cedo
quanto a ética e a epistemologia se separam, tornando-se ambas lógicas do sujeito independente de todo e qualquer objeto ou condição.
CROCHÍK, J. Leon, Gustavo Martineli MASSOLA, G.M e SYARTMAN, B.P. Revista Psicologia USP, vol. 27, n. 01, 2016. Texto na integra disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420162701> Acesso em 04/11/2019.

Responda:
1.     Na obra de Platão quais são os pilares da política?

2.     Pesquise o significado da expressão savoir faire e explique: por que, segundo o texto, este modo de agir não é suficiente para a arte da política na obra de Platão?

3.       No texto são citados dois campos de reflexão filosófica: epistemologia e ética.   Estes campos devem estar articulados? Por quê?

Prof.: Vitor
Obs. Deixe as respostas escritas no caderno para que sejam corrigidas na volta às aulas presenciais.

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