sábado, 9 de maio de 2020

Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg Ano/Série: 1º – Turma: A, B, C e D. Data: 11/05 a 15/05

E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Ano/Série: 1º – Turma: A, B, C e D.
Nº de aulas: 02
Data: 11/05/2020






Conteúdo/Tema: Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam.
Objetivo(s): Grandezas e Medidas; Aceleração; Movimento Uniforme.
Habilidade(s): Reconhecer que tanto as leis da conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
Estratégia: Identificar as grandezas e as medidas dos movimentos uniforme e uniformemente variado, identificar os tipos de movimento e classificar cada movimento.
Deixe a resposta em cada exercício, registre como você chegou à resposta do exercício.
Para o entendimento da aceleração assista o vídeo abaixo
Fórmula da aceleração:


H: Reconhecer que tanto as leis da conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
1) Um corpo de massa 4,0 kg encontra-se inicialmente em repouso e é submetido à ação de uma força cuja intensidade é igual a 60 N. Calcule o valor da aceleração adquirida pelo corpo.
(a) 15 m/s².
(b) 4 m/s².
(c) 30 m/s².
(d) 60 N.
(e) 4 kg.

H: Reconhecer que tanto as leis da conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
2) Sobre um corpo de massa igual a 20 kg atuam duas forças de mesma direção e sentidos opostos que correspondem a 60 N e 20 N. Determine a aceleração em que esse objeto movimenta-se.
(a) 1 m/s2.
(b) 6 m/s2.
(c) 4 m/s2.
(d) 2 m/s2.
(e) 8 m/s2.
H: Reconhecer que tanto as leis da conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
5) Qual o intervalo de tempo necessário para que um móvel cuja aceleração média é igual a 10 m/s² sofra uma variação da velocidade de 30 m/s. Deixe registrado como você pensou.
(a) 30m/s.
(b) 3s.
(c) 10m/s².
(d) 300s. 
(e) 150m.

Para entendimento do Movimento Retilíneo Uniforme, assista aos vídeos abaixo:
Movimento Retilíneo Uniforme (Teoria) https://www.youtube.com/watch?v=M_VGrJzAi0Y
Movimento Retilíneo Uniforme (Equações) https://www.youtube.com/watch?v=Op8XxcxSrD8&t=218s

H: Reconhecer que tanto as leis da conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
1) Um móvel com velocidade constante percorre uma trajetória retilínea à qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a posição do móvel é x0 = 500m e, no instante t = 20s, a posição é x = 200m. Determine:

a) A velocidade do móvel.

b) A função da posição.

c) A posição nos instantes t = 1s e t = 15s.

d) O instante em que ele passa pela origem.


H: Reconhecer que tanto as leis da conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
2) Um móvel em M.R.U gasta 10h para percorrer 1100 km com velocidade constante. Qual a distância percorrida após 3 horas da partida?


Sem comentários:

Enviar um comentário