E.E.
Índia Vanuíre
Disciplina:
Educação Fisica – Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias
Ano/Série:
2ª – Turma: A, B,C, D
Nº de
aulas: duas aulas por turma.
Data:
04/05/2020 a 08/05/2020
Conteúdo/Tema:
Ginástica
Objetivo (s): Identificar nas imagens e nos vídeos a
influência da mídia no padrão de beleza.
Habilidade (s): Capacidades físicas: conceitos e avaliação
Estratégia: Essa atividade vocês deverão
realizar em uma folha separada com a capa determinada pela escola que será disponibilizada
no grupo e entregar na escola nos dias 18/05/ 2020 a 22/05/ 2020. Peço também
que tire foto das atividades do caderno que já vistei e a que pedi na semana do
dia 27/04 a 30/08, também podendo ser xerox e entregue na mesma data na escola,
ou e-mail isabel_nunes146@hotmail.com, ou
watsapp (14) 9968875-28, mas não se esqueçam de identicar nome completo, série
e número. Obrigada!
1.
Leia o texto abaixo:
Capacidades
Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano.
Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de
treinamento comumente classificadas em diversos tipos. Muitas vezes,
deficiências em algumas capacidades físicas podem levar uma pessoa a
experimentar dificuldades para participar de certas manifestações da Cultura de
Movimento. É através das capacidades físicas que se conseguem executarem
ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar,
nadar, etc.). O fato de ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem
uma origem hereditária, transmissível de pais para filhos, mas
também tem a ver com a forma como vamos desenvolvendo/treinando
as referidas capacidades ao longo dos anos.
As capacidades físicas
podem ser assim definidas:
AGILIDADE: "Capacidade de
executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção."
FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas
articulações com amplitude de movimento apropriada."
FORÇA: "Capacidade de
exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações
musculares."
RESISTÊNCIA: "Capacidade de
sustentar uma dada carga de atividade o mais longo tempo possível sem
fadiga."
VELOCIDADE: "Capacidade de executar movimentos cíclicos na mais
alta velocidade individual possível."
2.Assista o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ht-ZOGXo0rI,
realize os movimentos junto com o professor e depois responda as questões do
quadro abaixo:
No quadro vocês deverão preencher que
capacidades físicas (velocidade, agilidade, resistência, força, flexibilidade e
coordenação motora) foram trabalhadas na aula de ginastica aeróbica em que
movimento e como você justifica. Vou dar um exemplo na primeira linha.
Capacidade
|
Movimento
|
Justifica
|
Coordenação motora
|
Marcação do pé de um lado para o outro e
o movimento dos braços.
|
Existe a coordenação de dois movimentos
ao mesmo tempo pernas e braços
|
Quando você realizou os movimentos da ginástica
aeróbica do vídeo, qual obteve maior dificuldade, qual capacidade? Como você
pode mudar isso?
3. As atividades de alongamento ajuda melhorar
a capacidade física de flexibilidade, observe as imagens abaixo e realize os
movimentos, após descreva quais foram mais difíceis e justifique. Sugiro que
pratique o alongamento todos os dias da semana e observe se teve mudanças nos
que você obteve maiores dificuldades. Podem colocar uma música.
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