sábado, 9 de maio de 2020

“Biologia” Prof ª Silvania 2ª Série A, B, C e D Data: 04/05 à 08/05


E.E. Índia Vanuíre Disciplinas: “Biologia” 2os Série  A, B, C e D (Ensino Médio)

Data: 04 à 08/05/2020 – (02 aulas) Tema: Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria Objetivo: 
*Revisar os conteúdos estudados anteriormente.
Habilidade e Competência: 
*Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes.
Estratégias:
* Levantamento de questionamentos para a autorreflexão com base na leitura de fragmentos de texto selecionados.  
*Exibição de vídeos.
*Realização de atividade prática.
*Resolução de exercícios como forma de atividade avaliativa.

Introdução ao Tema

Nesta aula iremos estudar um pouco sobre membrana plasmática, apesar de ser um conteúdo que já foi abordado na aula online da semana passada. Portanto, vou disponibilizar um conteúdo completo para vocês terem um embasamento teórico, porém, qualquer dúvida, estarei aqui para auxiliá-los.
Não fiquem com dúvidas, pergunte sempre. 
É com vocês:
Você já pensou por que a gema do ovo não mistura com a clara?
E por que a salada de alface murcha, quando temperamos?
Para facilitar a compreensão do assunto assista o vídeo a seguir, disponível em:
Em seguida faça a leitura do conteúdo apresentado no vídeo

Membrana Plasmática

É o envoltório celular, regula a entrada e saída de substâncias e impede que o conteúdo celular derrame para o exterior. Atualmente admite-se que a membrana plasmática é formada por uma dupla camada lipídica (fosfolipídios) e mergulhadas nessa matriz lipídica encontram-se as moléculas de proteínas com ampla capacidade de movimentação e deslocamento, cabendo-lhes papel de relevante importância na retenção e no transporte de outras moléculas através da membrana, entre os meios intra e extracelulares.

Composição da membrana plasmática

A membrana plasmática é formada, principalmente, por lipídios e proteínas. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.
Os lipídios mais abundantes nessa estrutura são os fosfolipídios, os quais formam uma bicamada. Os fosfolipídios apresentam uma região hidrofílica e uma região hidrofóbica, estando a região hidrofóbica voltada para o centro da membrana e as regiões hidrofílicas voltadas para as duas superfícies da membrana. Além dos fosfolipídios também são encontrados na membrana os glicolipídios e o colesterol.
As proteínas presentes na membrana plasmática estão incrustadas na bicamada. Essas proteínas podem estar inseridas totalmente ou apenas parcialmente na membrana. Vale destacar que algumas funcionam como verdadeiros canais para a passagem de substâncias.

Modelo Mosaico Fluído

A membrana plasmática é uma estrutura constituída basicamente de uma bicamada (dupla camada). O modelo que a descreve atualmente é o chamado modelo do mosaico fluído.
Dizemos que a membrana parece com um mosaico, pois é constituída por uma série de proteínas inseridas na bicamada lipídica. Dizemos que a membrana é fluída, pois seus componentes são capazes de movimentar pela estrutura, não sendo, portanto, uma estrutura completamente estática. 


Proteínas de membrana

As proteínas presentes na estrutura da membrana plasmática desempenham uma série de funções importantes para a célul, por exemplo, com o transporte de substâncias, comunicação entre células vizinhas e atividades enzimáticas. 
Podemos classificar as proteínas presentes na membrana em dois grupos principais:
Proteínas integrais: As proteínas integrais são aquelas que penetram na bicamada lipídica. Algumas atravessam completamente a membrana, as chamadas proteínas transmembrana. 
Proteínas periféricas: As proteínas periféricas são aquelas que não penetram na membrana plasmática, estando apenas conectadas a essa estrutura fracamente.



Funções da membrana plasmática






A membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares, sendo encontrada, tanto em células procarióticas, quanto em células eucarióticas. Ela desempenha várias funções essenciais para a manutenção dessas estruturas. Entre as principais funções da membrana plasmática, podemos citar:
Definir os limites da célula.
Garantir proteção das estruturas da célula.
Permitir que as diferenças entre o meio externo e o meio intracelular sejam mantidas.
Selecionar o que entra e o que sai da célula, dizemos então que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva.
Conseguir captar sinais externos.
**Dando continuidade ao nosso conteúdo, vamos realizar uma atividade prática.
Você vai precisar de:
Colher de sopa 
Sal
Açúcar ou mel ou melado ou rapadura 
Batata inglesa, Beterraba e 2 gema de ovo Prato ou pirex e copo (descartável ou de vidro)
Como fazer:
Corte ao meio uma beterraba e faça uma cavidade razoável (nem muito pequena, nem muito grande); 
Coloque uma colher de sal e deixe em repouso por 30 minutos; 
Dissolver uma colher de sopa de sal em meio copo de água; 
Corte duas fatias finas (mesma espessura) de batatas; 
Coloque uma das fatias de batata em um prato ou pirex com solução salina; 
Coloque a outra fatia de batata em um prato ou pirex e mergulhe em água pura;
Agora em um copo adicione aproximadamente 100ml de água e três colheres sopa de sal, dissolvendo muito bem,  em seguida coloque uma gema de ovo.
No outro copo, adicione 100ml de água e três colheres de açúcar, dissolva também muito bem, em seguida coloque a outra gema de ovo.
Agora responda: 
1)  O que você observou na beterraba após os 30 minutos? Como você explica o que observou? 
2)  Qual a diferença entre os pedaços de batata? Qual a explicação para essa diferença? 
3)  Explique, o que ocorreu com as gemas nas soluções de: a)água
b)açúcar
4)  Explique, por que quando um pessoa fica muito tempo dentro de uma piscina os dedos enrugam?
CONTINUANDO:

Transporte pela membrana plasmática

Uma das funções da membrana plasmática é selecionar o que entra e o que sai da célula. O transporte pela membrana, no entanto, não é um trabalho simples, sendo, que em alguns casos, é necessário gastar energia. 
Os tipos de transporte pela membrana são:
Transporte passivo: não ocorre gasto de energia, como exemplo temos: osmose, difusão simples e difusão facilitada.
Transporte ativo: ocorre gasto de energia, como exemplo temos: bomba de sódio e potássio (mais conhecida).
Agora assista ao vídeo sobre osmose, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_gBffmrjUaE Faça a leitura do texto a seguir:
Transporte passivo: Osmose: é a passagem de moléculas de água através de uma membrana semipermeável sempre no sentido do meio hipotônico para o meio hipertônico.

Dando continuidade, assista o vídeo sobre difusão simples, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=wrqubK2sXpg Continue lendo o texto a seguir.
Transporte passivo: Diálise/Difusão simples: é a difusão de partículas do soluto das soluções químicas através da membrana plasmática sempre no sentido da solução mais concentrada para solução menos concentrada.
Exemplo: o processo de respiração. Ao chegar aos alvéolos pulmonares, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto isso, o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.


Transporte passivo: Difusão facilitada: participam moléculas de natureza proteica que recolhem pequenas moléculas e íons do meio extracelular e os descarregam no meio intracelular e vice-versa.
Exemplo: transporte da glicose do meio extracelular (fora da célula), para o meio intracelular (dentro da célula). Como a quantidade de glicose é encontrada em maior número no sangue, ou seja, fora das células, a difusão tem por objetivo igualar as concentrações no meio intracelular, se utilizando de proteínas para fazer esse transporte.



Transporte Ativo: Bomba de sódio e potássio: já se observa o consumo de energia pela célula. Ele consiste na passagem de moléculas de um lado para outro da membrana plasmática sempre contra um gradiente de concentração, contra as leis da difusão. Exemplos de transporte ativo: absorção de sais pelas raízes das plantas e passagem da glicose para o interior das células.


DIFERENÇA ENTRE TRANSPORTE ATIVO E TRANSPORTE PASSIVO



Englobamento de substâncias pelas células

Endocitose: é o movimento que a membrana plasmática realiza para englobar as substâncias. É dividida em:
Fagocitose: é o englobamento de partículas sólidas.
Pinocitose: é o englobamento de partículas líquidas.
Exocitose ou Clasmólise: é movimento contrário a endocitose destinada a expulsão de substâncias.



Agora é com vocês:
Responda:
1)Qual a composição química básica da membrana plasmática?
2)                 Por que o modelo que explica a estrutura da membrana plasmática é denominado mosaico fluído e diz que ela possui permeabilidade seletiva?
3)                 A membrana plasmática das células exerce uma importante função: selecionar o que entra e sai da célula. Em virtude dessa capacidade seletiva, dizemos que a membrana é semipermeável ou que apresenta permeabilidade seletiva. Algumas substâncias, entretanto, entram de forma espontânea na célula por transporte passivo. Um exemplo é a água na célula animal que pode entrar sem controle e causar a sua lise.
O processo no qual a água se difunde para o interior da célula é chamado de: a) osmose.
b)  difusão facilitada.
c)   bomba de sódio e potásio.
d)  fagocitose.
e)   exocitose.
4) A obesidade pode levar ao acúmulo de lipídios no interior dos vasos, prejudicando a circulação do sangue. No entanto, a presença de gordura é fundamental na dieta, porque, entre outras funções, os lipídios contribuem diretamente para
a)   o aumento da fermentação.
b)  o início da síntese proteica.
c)   a duplicação das cadeias de DNA.
d)  a composição da membrana celular.
5) A membrana plasmática é um envoltório encontrado em todas as células que regula o que entra e o que sai dessa estrutura. O transporte de substâncias pode ocorrer de várias maneiras e utilizar, ou não, energia da célula. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não corresponde a um tipo de transporte passivo.
a)   difusão simples.
b)  difusão facilitada.
c)   osmose.
d)  bomba de sódio e potássio.
6) Quando se faz o salgamento de carnes, sabe-se que os micro-organismos que “tentarem” se instalar morrerão por desidratação. Conclui-se assim que, em relação ao citoplasma dos micro-organismos, essas carnes constituem um meio: a) Isotônico.
b)  Hipotônico.
c)   Hipertônico.
d)  Lipídico.
e)   Plasmolisado.
7)  Quais as diferenças entre difusão simples e difusão facilitada?
8)  Diferencie endocitose e exocitose.
9)  A osmose pode ser observada facilmente em nosso dia a dia, como quando temperamos uma salada. Após colocar sal no alface, com o tempo, observa-se que as folhas se tornam murchas. Isso ocorre porque a) a água presente no alface evapora com o tempo.
b)  a água presente no vegetal move-se para o meio hipertônico.
c)   a água presente no vegetal move-se para o meio hipotônico.
d)  o sal colocado na salada move-se para o interior do alface, causando perda de água.
e)   o sal move-se do meio hipotônico para o meio hipertônico.



Sem comentários:

Enviar um comentário