segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sociologia – 27/01 a 01/05 Prof.(a) Sarah Danielli Ano/Série: 2° – Turmas A,B,C e D


E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Sociologia – Prof.(a)  Sarah Danielli
Ano/Série: 2° Ano – Turmas A,B,C e D
N° de aulas: 2
Data: 27/04/2020 – 01/05/2020
Conteúdo/Tema: Os conceitos de aculturação e assimilação.

Objetivos (s): Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de texto, 
iniciar o aluno no contexto da Sociologia tornando-o apto a compreender conceitos e 
aplica-los à realidade .

Habilidade (s): Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico bem como a capacidade 
de observação da sociedade em relação aos conceitos de assimilação e aculturação.
Habilidade (s) : Apoio à disciplina de língua portuguesa nos aspectos de interpretação e 
produção de texto.

Estratégia: Leitura, análise e produção de texto.

LEIA O TEXTO , OBSERVE A IMAGEM E POSTERIOMENTE , 
RESPONDA AO SOLICITADO.
Aculturação
O fenômeno da aculturação se dá pelo contato de culturas diferentes e pela adoção
 mútua de costumes pertencentes à cultura diferente.
 É fato que todos nós possuímos aspectos de nossa vida que são ancorados na
 cultura que compartilhamos, em partes, com o meio social em que nos desenvolvemos. 
A cultura é parte do que somos e responsável por como vemos e entendemos o mundo
 em que existimos, de modo que interfere como nos apresentamos aos outros indivíduos 
e como assimilamos a imagem dos demais integrantes de nossa sociedade. 
Essa cultura que constituímos manifesta-se em nossa aparência, na forma como nos 
vestimos e até em nossas refeições diárias, na culinária que adotamos como usual. 
Mas esse aspecto tão amplo de nossas vidas não é estático ou imutável, muito pelo contrário
 Nossa cultura está em constante processo de modelagem. Ao adotarmos costumes,
 valores ou mesmo símbolos diferentes, modificamos, por exemplo, hábitos
 culturalmente construídos, de modo que os parâmetros culturais que absorvemos de nossa família se alteram tanto no decorrer de nossa convivência social que dificilmente serão exatamente os mesmos que transmitiremos aos nossos filhos.
Esse processo de “modelagem” pela qual nossa cultura passa é resultante do 
fenômeno da aculturação. A aculturação é o nome dado ao processo de troca 
entre culturas diferentes a partir de sua convivência, de forma que a cultura de um 
sofre ou exerce influência sobre a construção cultural do outro.
Esse processo, porém, não deve ser confundido com outros fenômenos da interação
 entre culturas diferentes, como a assimilação cultural, processo em que um grupo
 cultural assimila ou adota costumes e hábitos de uma outra cultura em detrimento da sua. 
Nesse processo, a cultura “original” de um grupo é gradualmente substituída e se perde no decorrer do tempo. Embora possa ser um catalizador para essa assimilação, nem toda 
adoção de traços culturais diferentes resulta na substituição ou no abandono de outro aspecto cultural.
Como já vimos, a cultura não é imutável, mas o processo de aculturação não é equivalente à mudança cultural, na medida em que a adoção de certas características culturais, como por exemplo a mudança ou a adoção de uma forma diferente de se vestir, não necessariamente implicará no abandono ou na mudança de outro aspecto cultural. Como exemplo peguemos o caso da culinária oriental, que é amplamente apreciada ao redor do mundo, passando a ser consumida por diversos indivíduos de culturas diferentes sem que, no entanto, modifique seus hábitos ou a forma como pensam acerca de um ou outro aspecto de seu mundo.
1

ATIVIDADE


      1-   Escreva um texto dissertativo relacionando as imagens ao conceito de aculturação,
     mencionando outros exemplos de aculturação existentes em seu cotidiano e encerre
      falando sobre a assimilação.
         
)                      

1 comentário: