sexta-feira, 3 de abril de 2020

Profª Silvania EAD - 2 Biologia 1ª Série A,B,C e D

Profª Silvania EAD - 2 Biologia 1ª Série A,B,C e D




Queridos alunos, dando continuidade a nossa aula da semana passada sobre o artigo: 
A história da disseminação dos microrganismos de (STEFAN CUNHA UJVARI), 
falaremos algo relacionado ao nosso conteúdo: Fotossíntese, Cadeias e Teias alimentares.
Vocês observaram no artigo os fragmento a seguir:
1)“Os ancestrais humanos africanos adquiriram parasitos dos animais herbívoros,
 que começaram a caçar nas savanas africanas”.

2)“Fezes fossilizadas (coprólitos) nos intestinos de múmias americanas mostram a
 presença de diversos parasitos intestinais trazidos pelos primeiros humanos que 
chegaram às Américas (Bouchet et al., 2003b)”.

3)“O nascimento da agricultura e a domesticação dos animais ocorreram nos últimos 
dez mil anos”.

4)“Agora sim, com o aumento populacional desencadeado pela agricultura, nasciam 
epidemias ferozes e vírus com alta letalidade entre os primeiros humanos”.

Portanto, iremos relacionar estes fragmentos com nosso conteúdo estudado em sala de aula
 e a leitura do livro Florinha e a fotossíntese de (Samuel Murgel Branco) disponível no
site: http://www.colegiodombarreto.com.br/oficina/2016/4ano/Florinha%20e%20a%20fotoss%
C3%ADntese%20slide.pdf  
para responderem os seguintes questionamentos:
1)Qual a importância da agricultura (plantas) para o ambiente e outros seres vivos
de forma geral? Descreva.
2)De acordo com o livro Florinha e a fotossíntese só os animais herbívoros são fontes
de carbono e energia? Justifique. Relacionando esta informação com o primeiro (1) fragmento,
como os humanos adquiriram parasitos (organismos que causam doenças) dos 
animais herbívoros? 
3)O segundo (2) fragmento, descreve as fezes fossilizadas......., portanto, no conteúdo
descrito no livro Florinha e a fotossíntese, há uma explicação relacionando importância 
das plantas e animais na produção das fezes (esterco). Descreva o parágrafo do livro que
descreve este assunto.
4)Com relação ao terceiro (3) fragmento O nascimento da agricultura e a domesticação 
dos animais ocorreram nos últimos dez mil anos”, construam uma cadeia alimentar
com os animais a seguir: gato, gavião, milho, fungos/bactérias, cobra e rato. (Seres vivos
descritos aleatoriamente).
OBS: a cadeia alimentar é uma sequencia linear de indivíduos, onde um, serve de alimento
 para o outro. No livro Florinha e a fotossíntese temos um exemplo de cadeia alimentar.
5)O quinto (5) fragmento descreve sobre o aumento populacional desencadeado pela
 agricultura, nasciam epidemias ferozes e vírus com alta letalidade entre os primeiros 
humanos e no livro Florinha e a fotossíntese descreve sobre as verduras e frutas possuírem 
muitas vitaminas e sais minerais. Em sequencia há outra informação importante que diz que
  muitos remédios são extraídos dos vegetais.  Você ou um familiar conhece alguma planta
(folha, caule, raiz, fruto, semente..) que pode ser utilizada para aumentar a imunidade,
 principalmente neste momento de pandemia do Coronavirus? Descreva.
OBS: Não existe medicamento para tratar Covid 19, portanto, devemos utilizar
métodos para aumentar nossa imunidade (fortalecendo nosso organismo), para evitarmos as
doenças, ou se ficarmos doentes, recuperarmos mais rapidamente.
*A atividade deverá ser realizada em folha separada, com identificação (nome, número, 
série e disciplina), de forma MANUSCRITA, deverá ser entregue na volta as aulas.

Bons estudos!


Sem comentários:

Enviar um comentário