segunda-feira, 27 de abril de 2020
Língua Portuguesa – 27/ 04 a 01/05 Prof.: Simone Richeli Ano/ Série: 2° – Turma: A e B
E.E.Índia Vanuíre
Disciplina : Língua Portuguesa – Prof.: Simone Richeli
Ano/ Série: 2° – Turma: A e B
N ° de Aulas: 5
Data: 27/ 04/ 2.020 até 30/04/2.020
Conteúdo/ Tema: Anúncio Publicitário / Notícia
Objetivos: O anúncio publicitário tem a finalidade de persuadir, ou seja, o anunciante
(emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade
de um determinado produto, convencendo-o a adquirí-lo. Já o gênero noticia tem por
objetivo identificar as informações básicas contidas na notícia e compreender as
informações produzidas.
Habilidades: Relacionar conhecimentos sobre o gênero do texto e antecipar sentidos a
partir de diferentes indícios. Organizar a informação e utilizar as habilidades
desenvolvidas em novos contextos de leitura. Reconhecer os elementos constitutivos
que caracterizam os gêneros comédia de costumes, anúncio publicitário e noticia.
Estratégia: Leitura e Interpretação
Leia com atenção os dois textos abaixo:
Texto 1
Coronavírus: número de casos confirmados por dia se estabiliza, diz OMS
Cedo para fazer previsões
A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou neste sábado (8.fev.2020) que o
número de casos do novo coronavírus “está se estabilizando”. Apesar de ser
considerada uma boa notícia, a agência diz que ainda é cedo para fazer previsões.
Os casos confirmados interromperam a trajetória de alta na 4ª feira (5.fev.2020).
Relatório divulgado pela OMS neste domingo (9.fev.2020) afirma que 37.558 casos
foram confirmados até agora. Foram 2.676 novos casos só neste domingo, número
inferior à quantidade de casos reportados diariamente nos últimos dias.
O número de mortes pelo surto do novo coronavírus subiu para 813 no domingo e
superou as vítimas da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Sars, que
provocou 774 mortes de 2002 a 2003.
“Estamos em 1 período estável de 4 dias em que o número de casos notificados não
avançou. Isso é uma boa notícia e pode refletir o impacto das medidas de controle
implementadas. No entanto, é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão sobre
a erradicação do coronavírus”, disse Micha el Ryan, diretor do Programa de
Emergências em Saúde da OMS.
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Texto 2:
Questões:
1) -O gênero textual do texto 1 é:
(A) Comédia de Costumes (B) Biografia (C) Notícia (D) Entrevista (E) Carta
2)-Ambos os textos:
(A) São do mesmo gênero textual comédia de costumes e poesia,
(B) Tratam de um mesmo assunto/tema
(C) Foram escritos por um mesmo autor
(D) Referem-se somente aos profissionais de saúde
(E) Ambos são artigo de opinião
3)- O assunto do texto 1 é:
(A) Os riscos de contaminação pelo coronavírus.
(B) As formas de contágio do coronavírus.
(C) A estabilização do número de casos do coronavírus.
(D) Os sintomas do novo coronavírus.
(E) O número de mortes pelo surto do novo coronavírus não superou as vítimas da
epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Sars no ano de 2.003
4)- No trecho: “ Apesar de ser considerada uma boa notícia, a agência diz que ainda é
cedo para fazer previsões”, o termo destacado transmite ideia de:
(A) Lugar (B) tempo (C) modo (D) consequência (E) condição
REVISANDO O CONTEÚDO – Anúncio Publicitário
Quando se faz referência à linguagem publicitária, constata-se que esta se perfaz de
algumas características, como o uso da linguagem conotativa. Sabemos também que tal
ocorrência se manifesta em virtude da intenção que o emissor deseja dar ao seu discurso
– o de persuadir o interlocutor. Dessa forma, recursos estilísticos são a ele
disponibilizados, como as figuras de linguagens e até mesmo alguns “desvios”
linguísticos.
Assim sendo, é sobre esses últimos que discorreremos, elegendo como exemplo uma
propaganda bastante conhecida por todos, ora referente a uma instituição bancária, a
qual se expressa da seguinte forma:
EXERCÍCIOS SOBRE A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
Resolver exercícios sobre a linguagem publicitária aprimorará as suas habilidades
de interpretação de texto.
QUESTÃO 1 - ENEM (2010)
“MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E
GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.”
Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos. Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem,
assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto
em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:
A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao
consumo.
B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo
exagerado.
C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo
poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente
desfavorecidas.
E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais
moderna.
QUESTÃO 2
O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das
estratégias persuasivas:
A) evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.
B) indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.
C) apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil.
D) mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no
aparelho respiratório.
E) indicar que os que mais sofrem com as consequências do tabagismo são os fumantes
ativos, ou seja, aqueles que fazem uso direto do cigarro.
Questão – 3
Disponível em: G1.Globo. Acesso em: 26 jan. 2016.
Em todo feriado prolongado, o Governo Federal lança campanhas de conscientização
em relação aos perigos nas rodovias. Um dos temas mais abordados é a combinação
nada perfeita do álcool e direção. Analisando o anúncio em questão, é possível afirmar
que:
A) o texto não verbal não faz referência ao feriado em questão.
B) a iniciativa tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar a população sobre os
cuidados com o trânsito durante as festas.
C) há exagero ao retratar um acidente, o que reduz a credibilidade da campanha.
D) o modo imperativo “Seja você” não é indicado para o resultado esperado, visto que
não devemos influenciar os leitores em propagandas.
E) Informa como dirigir durante os feriados no País.
Questão- 4
O slogan de uma marca é responsável por transmitir, em poucas palavras, todo o
conceito da empresa. A Coca-Cola, marca de refrigerante reconhecida mundialmente,
tem um marcante slogan “Viva o lado coca-cola da vida”. Esse slogan foi veiculado
entre 2006 e 2009 e, hoje em dia, ainda é referenciado nos anúncios da empresa.
Analisando as imagens apresentadas anteriormente e o slogan em questão, podemos
afirmar que:
A) o slogan não procura representar um estado eufórico.
B) o slogan não manipula o consumidor.
C) o slogan efetua-se por um verbo no imperativo (viva), o qual supõe uma perspectiva
futura para o sujeito efetivar essa vivência.
D) o verbo viver, no modo imperativo, não faz o consumidor se incluir na mensagem, o
que prejudica o objetivo do anúncio: influenciar o leitor.
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