E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Geografia – Prof. (a):
Cristiane Rocha
Ano/Série: 2o – Turma: A, B, C e
D
No de aulas: 2
Data: _27_/_04_/2020
Aula 1 e 2 - retomada de
conteúdos 1°Bimestre
Conteúdo – Do Arquipélago ao
Continente
Objetivo – Reconhecer e analisar
processos de formação do território brasileiro a partir de diferentes
formas de organização social e da produção econômica.
Habilidades da disciplina-
Identificar, em iconografias e/ou textos, elementos das dimensões
territoriais do Brasil.
Habilidades apoio LP- Leitura e
análise de texto, busca de informações explícitas ou implícitas em textos
e mapas.
1° aula- Leitura e
análise de texto e mapa sobre o tema proposto.
2° aula- atividades
de pesquisa sobre os temas propostos, e assistir aos slides
explicativos sobre os
mapas.
DO ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE
Com relação ao tema “Do Arquipélago ao
Continente”, prosseguiremos ao estudo da formação territorial do Brasil
com destaque para a importância das políticas de integração nacional que
marcaram a formação do território.
A colonização do Brasil foi
fundamental para o abastecimento de gêneros
agrícolas às nações europeias, devido
as suas condições climáticas (tropicalidade).
Foram atividades produtivas com baixo
nível técnico e caracterizadas por:
latifúndios, monocultura (plantation)
e trabalho escravo; as quais contribuíram para a formação de “ilhas” de
povoamento do país.
Durante os séculos XVII e XVIII,
ocorreu o maior povoamento do interior, por meio dos bandeirantes e da
mineração, os quais motivaram o desbravamento bacia do Rio Amazonas e,
também pela expansão da pecuária no vale do rio São Francisco e no sertão do
Nordeste. Mas a maioria da população continuou próxima ao litoral, ocorrendo de
fato a formação de “ilhas” de povoamento no interior.
Algumas dessas “ilhas” duraram pouco tempo,
esvaziando-se depois,
Como ocorreu nas áreas de mineração
após o esgotamento das jazidas de ouro e diamantes, esses lugares foram
abandonados.
O território brasileiro foi se formando ao longo dos séculos XVI ao XX.
Porém, a integração do território ainda não estava concluída. Havia de
forma fragmentada os chamados “arquipélagos econômicos”, onde cada região
econômica produzia seus produtos para exportação e essas regiões não se
comunicavam entre si.
Essa integração econômica só veio a
ocorrer a partir da década de 1960.
Assim, podemos apontar os mais importantes
“arquipélagos econômicos”
do território brasileiro. Na região
Nordeste havia dois arquipélagos bem definidos.
O litoral leste com a produção do
açúcar e a região do centro norte, com polo em São Luís do Maranhão, com a
produção do algodão. Na Amazônia, desenvolveu-se a importante atividade de
extrativismo do látex para a produção da borracha.
Já na região do Sudeste, destacou-se a
atividade de cafeicultura, tendo São Paulo como seu grande centro
produtor. Essas grandes regiões, com características econômicas específicas
só vieram a se integrar a partir da década de 1960, com o processo de
industrialização da região Centro-Sul, e a construção das grandes rodovias
para escoamento da produção, fortalecendo consumo dos novos produtos oriundos
da indústria pela sociedade brasileira.
Nesse aspecto, surgiram novas capitais
dos estados de Belo Horizonte (MG),
Goiânia (GO), e a construção de
Brasília (DF) que foram de grande relevância para essa integração do
território nacional, e impuseram novos direcionamentos para os fluxos migratórios
regionais.
ATIVIDADE 1
Leia com atenção e responda às
questões a seguir.
a) Após a leitura do texto, explique o
que você entende pela expressão “arquipélagos econômicos”.
b) A expressão “arquipélagos
econômicos” se aplica no Brasil de hoje? Justifique a sua
resposta.
c) Quais relações foram estabelecidas
no território brasileiro que contribuíram para a formação de “ilhas de
atividades econômicas” e para a expansão territorial configurada em
“arquipélagos econômicos”?
ATIVIDADE 2
Fazer a análise do Mapa e clicar no
link abaixo para obter a explicação completa sobre as etapas que levaram o
Brasil de arquipélago a continente.
C:\Users\Valdir\Documents\situacao-3-de-arquipelago-a-continente2018.pptx
Bom estudo!
Observação: Mandar as
atividades para o e-mail
cdeus@professor.educacao.sp.gov.br
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