Queridos alunos, dando continuidade a
nossa aula da semana passada sobre o artigo:
A história da disseminação dos microrganismos de (STEFAN CUNHA UJVARI),
falaremos agora sobre as estruturas fundamentais de todos os seres vivos.
A história da disseminação dos microrganismos de (STEFAN CUNHA UJVARI),
falaremos agora sobre as estruturas fundamentais de todos os seres vivos.
No artigo, pode-se observar que
descreve os seres vivos, desde microscópicos
como bactérias, até seres mais complexos como plantas, mosquitos, caramujos,
vermes, gado, macaco, homem, entre outros, porém todos seres formados por uma
unidade básica, estrutural e funcional que é denominada CÉLULA.
como bactérias, até seres mais complexos como plantas, mosquitos, caramujos,
vermes, gado, macaco, homem, entre outros, porém todos seres formados por uma
unidade básica, estrutural e funcional que é denominada CÉLULA.
Relacionando este artigo as nossas
aulas e conteúdos, vamos realizar uma atividade sobre
estruturas celulares:
estruturas celulares:
*virais (apesar de não ser
considerado ser vivo, ele depende de uma célula para reproduzir-se),
*procariontes (bactérias)
*eucariontes: (a: plantas, b: animais)
Objetivos:
*Diferenciar células procariontes de
eucariontes, eucarionte animal de eucarionte vegetal.
*Reconhecer as estruturas celulares e
suas respectivas funções.
Faremos uma atividade em forma de
estudo dirigido.
O
estudo dirigido tem como principal característica a divisão do conteúdo em
etapas,
trabalhadas sob a orientação do professor e realizadas com autonomia pelo aluno.
Inclui leituras, exercícios e autocorreção, de forma que possa ocorrer a continuidade do
estudo com a realização da próxima atividade ou o reinício da mesma etapa, caso o aluno
perceba, na auto avaliação, que a aprendizagem não foi suficiente. "De forma resumida,
pode-se dizer, então, que o estudo dirigido é indicado para o aprendizado rotineiro de
conteúdos completos". (Disponível em: https://www.cpt.com.br/artigos/estudo-dirigido-e-
tarefa-dirigida-qual-a-diferenca. Acesso em 31/01/2019)
trabalhadas sob a orientação do professor e realizadas com autonomia pelo aluno.
Inclui leituras, exercícios e autocorreção, de forma que possa ocorrer a continuidade do
estudo com a realização da próxima atividade ou o reinício da mesma etapa, caso o aluno
perceba, na auto avaliação, que a aprendizagem não foi suficiente. "De forma resumida,
pode-se dizer, então, que o estudo dirigido é indicado para o aprendizado rotineiro de
conteúdos completos". (Disponível em: https://www.cpt.com.br/artigos/estudo-dirigido-e-
tarefa-dirigida-qual-a-diferenca. Acesso em 31/01/2019)
*O mesmo deverá ser realizado no
caderno de biologia, e de forma MANUSCRITA.
1)Diferencie
célula procariótica e célula eucariótica.
2)Diferencie
célula animal e vegetal.
3)Quais são as
estruturas fundamentais das células?
4)Caracterize a
membrana plasmática.
5)Caracterize o
citoplasma.
6)Caracterize o
núcleo.
7)Qual a função
dos ribossomos?
8)Caracterize o
centríolo. Qual a importância do centríolo? Em quais células os centríolos são
encontrados?
9)O que
diferencia o Retículo Endoplasmático Liso do Retículo Endoplasmático Granular?
E quais suas funções?
E quais suas funções?
10)Quais as
principais funções do complexo golgiense?
11)Qual a função
do lisossomo?
12)Qual a função
da mitocôndria?
13)Qual a função
dos cloroplastos?
14)Qual a função
dos peroxissomos?
15)Qual a
importância dos vacúolos pulsáteis?
16)Defina vírus.
Descreva as características gerais dos vírus?
17)Descreva as
estruturas do vírus.
18)De acordo
nosso artigo estudado semana passada, Como os vírus presentes em animais
podem se tornar capazes de infectar o ser humano?
podem se tornar capazes de infectar o ser humano?
19)Como surgem os vírus mutantes?
Bons estudos!
Sem comentários:
Enviar um comentário