segunda-feira, 27 de abril de 2020
Matemática – 27/04 a 01/05 Prof. (a): Carla e Bernadete Ano/Série: 1º – Turma: A, B, C e D
E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Matemática – Prof. (a): Carla e Bernadete
Ano/Série: 1º – Turma: A, B, C e D
Nº de aulas: 05
Data: 27/04/2020
Conteúdo/Tema: Progressões Aritméticas e Geométricas
Objetivo (s): Identificar se uma determinada sequência é Progressão Aritmética ou
Geométrica; Resolver problemas envolvendo Progressões Aritméticas e Geométricas.
Habilidade (s): Reconhecer o padrão de regularidade de uma sequência aritmética e
geométrica; Utilizar a linguagem matemática para expressar a regularidade dos padrões
de sequências numéricas e geométricas; Aplicar conhecimentos matemáticos em
situações do cotidiano.
Estratégia: Interpretar e resolver situações-problema.
Questão 1.
Observe as sequências a seguir:
I) (1, 5, 9, 13, ...).
II) (2, 3, 5, 7, ...).
III) (7, 4, 1, −2, ...).
IV) (1/5,1/5,1/5,1/5, ...)
V) (3, 6, 12, 24, ...).
Podemos afirmar que as Progressões Aritméticas são:
(A) I, II e III. (B) II, IV e V. (C) I, III e IV. (D) I, III e V. (E) II, III e IV.
Questão 2. Dada à sequência numérica a seguir:
1/27, 1/9, 1/3, 1, 3, 9, ...
Mantida a lei de formação, pode-se concluir que:
(A) É uma P.G, porque se considerar um termo qualquer e adicionar um valor
chamado constante da P.G, obtem-se o número seguinte.
(B) É uma P.G., pois existe uma constante multiplicativa, chamada de razão da
P.G, que é igual a 1/3.
(C) Não é uma P.G, pois ela não é composta por números naturais.
(D) Não é uma P.G, pois ela possui duas razões para uma mesma sequência, ou seja, o
racional 1/3 e o natural 3.
(E) É uma P.G., pois existe uma constante multiplicativa, chamada de razão da
P.G, que é igual a 3.
Questão 3.
Uma progressão aritmética de n termos tem razão igual a 3. Se retirarmos os
termos de ordem par, os de ordem ímpar formarão uma progressão:
(A) aritmética de razão 2.
(B) aritmética de razão 3.
(C) geométrica de razão 6.
(D) geométrica de razão 3.
(E) aritmética de razão 6.
Questão 4.
Em determinada amostra encontram-se duas populações distintas de
bactérias, a 1ª espécie, tem sua população duplicada a cada 20 minutos e a segunda
espécie, duplica sua população em 30 minutos, conforme mostra a figura:
De acordo com as informações, após 3 horas, a quantidade total de bactérias das duas
espécies será de:
(A) 14 bactérias. (B) 64 bactérias. (C) 128 bactérias.
(D) 512 bactérias. (E) 576 bactérias.
Questão 5.
A alternativa em que a sequência numérica é uma Progressão Aritmética é:
(A) 2; 4; 8; 16; 32 (B) 1,5; 3,5; 4,5; 6,5; 8,5 (C) 4,4; 3,4; 5,4; 4,4; 6,4
(D) 0,25; 0,5; 1; 2; 4 (E) 0,25; 0,5; 0,75; 1; 1,25
Questão 6.
Dentre as sequências numéricas a seguir.
I. – 17,5; –12; –6,5; –1; 4,5; 10; ...
II. –1,2; –2,4; –3,6; –7,2; –14,4; –13,2; ...
III. 0,4; 0; –0,4; –0,8; –1,2;1 –1,6;...
IV. ; ; ; -4; ; ; ...
Podemos afirmar que são Progressões Aritméticas:
(A) I e III (B) I e II (C) II e III
(D) II, III e IV (E) I, II, III e IV
Questão 7.
Observe a sequência numérica a seguir.
2; 6; 18; ____;162
Para que essa sequência seja considerada uma PG o valor do 4º termo deve
ser:
(A) 30 (B) 36 (C) 54 (D) 72 (E) 81
Questão 8.
Observe as sequências numéricas a seguir.
I. 36; 18; 9; 4,5; 2,25; ...
II. −1,8; −3,6; −7,2; −14,4; ...
III. 0,4; 0,16; 0,064; 0,0256; ...
IV. 1/64; -1/32; 1/16; -1/8; 1/4; ...
Podemos afirmar que são Progressões Geométricas:
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) I, II e III.
(D) II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário