quinta-feira, 13 de agosto de 2020

História – Prof.: Marcio Garcia Soares Junior Ano/Série: 1º – Turma: A Data 10/08 a 14/08

 

E.E. Índia Vanuíre

Disciplina: História – Prof.: Marcio Garcia Soares Junior

Ano/Série: 1º – Turma: A

Nº de aulas: 2

Tema: O Império de Alexandre;

Habilidade: Confrontar formas de interações culturais, sociais e econômicas em diferentes contextos históricos.

Objetivo: Apresentar o contexto, a formação e as características do Império Macedônico, conhecido como Império de Alexandre, e a fusão cultural do Oriente com o Ocidente que e a expansão desse Império promoveu.

E-mail p/ envio das atividades: profmarcioativ@gmail.com

 

Introdução:

Dando continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo).

 

Sugestão do filme 300: https://www.youtube.com/watch?v=O0dqSMrZpsQ

Leia com atenção os textos, para facilitar a resolução dos exercícios anote os trechos que julgar mais importantes.

A Macedônia

Os macedonios se consideravam gregos. O sistema polítio era a Monarquia Hereditátia. Com a conquista da grécia, em 338 a.E.C., o rei felipe II foi sucedido por seu filho, Alexandre, de apenas 20 anos de idade.

Atenas, Esparta e Tebas – Cidades-Estado ricas atraem o interesse dos persas.

Guerras Médicas ou Grego-pérsiacas (490-499 a.E.C): marcadas por violentas batalhas, entre elas,  Batalha das Termópilas (480 a.E.C), a única vencida pelos persas. No Tratado de Susa (449 a.E.C), os persas reconhecem a vitória dos gregos.

Entre, Atenas, que liderava a Liga de Delos, passou a exercer uma política imperialista em relação as demais cidades gregas. Reagindo a isso, Esparta formou a Liga do Peloponeso, e a rivaliadade entre gregos evolui para a Guerra do Peloponese (434 a 404 a.E.C), que teve como resultado o enfraquecimento político e economico dos gergos, favorecendo a conquista da Grécia pels macedonicos em 338 a.E.C.


 


Localização Geográfica da Macedônia

 

Expansão e difusão da cultura grega promovida por Alexandre entre 336 e 323 a.E.C.

A Macedônia expande o seu poder para os Bálcãs e conquista o Império Aquemênida e invade a Índia e também temos o início da Helenização;


 

Trecho complementar do Caderno do Aluno

Alexandre aproximou-se ainda mais dos costumes dos barbatos, que ele também se esforçou em modificar mediante a introdução de habitos macedonicos, com a ideia de que essa mistura e esse comunicação reciproca de costumes de depois povos contribuiam mais do que a força para solidificar seu poder, quando se afastasse desse povos. Por isso, escolheu entre eles trinta mil crianças e madou que lhes ensinassem o grego e as intruissem os exercicios militares macedonicos. (Volume 02. Página 79)

A cultura Helenística

A sociedade ocidental, inegavelmente, foi e é influenciada pela cultura gerga, visto o nosso modo de pensar e ver o mundo. Palavras como biologia, zoologia, psicologia, microscópio, democracia, fantasma, estádio, hidrico, oceno, entre diversas outras, são derivadas do grego e as usamos no nosso dia a dia.  

 O resultado do processo de helenização foi que elementos de origem grega combinaram-se, de diversas maneiras e intensidades, com elementos locais, formando o que recebe o nome de helenismo. Em tempos modernos, a helenização foi associada com a adoção da cultura grega moderna e a homogenização étnica e cultural da Grécia. Além da cultura grega permanecer forte em várias áreas da sociedade como o esporte, a filosofia e nas artes.

A etimologia da Palavra Museu tem origem na palavra mouseion, de musas, que, na mitologia grega, representam entidadas relacionadas à produção cientifica e artistica, vinculadas a criatividade. Acredita-se que o Mouseion de Alexandria, pertencente à Antiguidade e localizado na cidade de Alexandria, no Egito, foi fundado por Ptolomeu no século III a.E.C.

A famosa biblioteca de Alexandria integrava o Mouseion como também integrava esse complexo um teatro e um templo dedicado as musas, sendo frequentado por estudiosos, como filósofos, historiadores, músicos e poetas.

Fim do Império de Alexandre

Com a morte prematura de Alexandre, aos 33 anos, o Império passa a ser disputado por sesus generais, e dinastias novas são criadas, como a ptolomaica. Após decadas de lutas, o Império foi dividido em três reinos helenisticos, cujo sistema político era a monarquia hereditária.

Os romanos tomaram contato  com as cidades helenisticas do sul da Grécia por volta do século II a.E.C., dando início a um processo de assimilação helenistica, forjando, assim, a cultura romana.

Questões

1)      Quem eram os barbaros para Alexandre e qual estratégia de dominação ele usou com os povos conquistados?

2)      Foi fator determinante para a conquista dos macedônicos sobre os gregos:

a)      O enfraquecimento político dos gregos após a conquista dos persas.

b)      A adesão da Macedônia a liga do Peloponeso, liderada por Esparta.

c)      O enfraquecimento das poleis gregas após a Guerra do Peloponeso.

d)     A morte de Felipe II, rei dos macedônicos, permitnindo que Alexandre, seu filho e sucessor, iniciasse sua política expansionista.

e)      A adesão da Macedônia a liga de Delos, quando, juntamente com Atenas, saíram vencedoras da Guerra do Peloponeso.

3)      Com base nos textos explique o que foi o processo de helenização.

4)      Nossa cultura foi extremamente influenciada pela cultura grega, pontue palavras, objetos ou praticas que estão presentes no nosso cotiano, que foram criadas pelos gregos.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário