E.E. ÍNDIA VANÚIRE
3° série C do ensino médio
Semana do dia 17/08 a 21/08/202
Semana do dia 17/08 a 21/08/202
Nome completo e número *
Língua Portuguesa Prof.(a): Vera Lúcia Bolzani
Conteúdo/ Tema: Um bate papo sobre a importância da leitura
Objetivo: Levar o aluno a reconhecer o que é necessário para ser um leitor competente no século XXl.
Habilidades: Compreender a literatura como sistema social em que concretizam-se valores sociais e humanos, por meio da leitura.
Desenvolver estratégias de leitura e produção do texto literário.
Estratégia: Leitura de textos, interpretação e resolução de atividades
Recursos: Aula do CMSP e pesquisa na internet.
Objetivo: Levar o aluno a reconhecer o que é necessário para ser um leitor competente no século XXl.
Habilidades: Compreender a literatura como sistema social em que concretizam-se valores sociais e humanos, por meio da leitura.
Desenvolver estratégias de leitura e produção do texto literário.
Estratégia: Leitura de textos, interpretação e resolução de atividades
Recursos: Aula do CMSP e pesquisa na internet.
Responda as questões abaixo:
1 - Você prefere filme ou livro? Comente
2 - Em sua opinião a tecnologia pode auxiliar na leitura?
3 - O que é essencial para ser um leitor competente nos dias de hoje?
4 - Leia as seguintes frases sobre leitura, selecione a que você mais gostou e crie sua própria frase sobre leitura, no quadrinho em branco:
Esse conteúdo foi trabalhado na aula do Centro de Mídias São Paulo, no dia 06/08/2020. Sua participação define sua nota e seu reconhecimento pelo meu trabalho.Amo vocês!!!
História Prof. (a): Valdenice Ferreira Vieira
Conteúdo/ Era Vargas
Objetivo (s): Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
Habilidade (s):Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
Estratégia: leitura, interpretação e pesquisa.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividades do centro de mídia e do caderno do aluno, abaixo vou descrever as instruções de como devem realizar as atividades. Vamos lá!
Objetivo (s): Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
Habilidade (s):Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
Estratégia: leitura, interpretação e pesquisa.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividades do centro de mídia e do caderno do aluno, abaixo vou descrever as instruções de como devem realizar as atividades. Vamos lá!
Primeiro passo: assista o link: https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6kDepois responda em seu caderno e no google formulário: O que foi era Vargas? Quais os principais acontecimentos? O que foi o golpe de estado? Qual era o objetivo? Economia? *
Segundo passo: Observe a imagem e escreva sobre o que aborda:
Geografia Prof. (a): Cristiane Rocha
Tema: A África no mundo global
Objetivos: Compreender sobre os biomas, clima e vegetação do continente africano
Habilidades: Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos
Objetivos: Compreender sobre os biomas, clima e vegetação do continente africano
Habilidades: Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos
Para começar os estudos acesse o link para ter informações sobre o continente Africano: https://www.stoodi.com.br/blog/geografia/africa-tudo-sobre-esse-continente-incrivel/
1) Observe as imagens relacionadas ao continente africano. Em seguida, faça uma pesquisa sobre a diversidade paisagística encontrada na África.
2) Pesquise em diferentes sites da internet, as principais características dos biomas do continente africano, registre as ideias no espaço abaixo.
Arte Prof.(a) Ana Cláudia / Rosângela
Conteúdo/tema: Arte Contemporânea
Objetivo: Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais.
Habilidades: Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada.
Estratégias: Leitura, apreciação e registro.
OLÁ ALUNOS !! VAMOS CONTINUAR NOSSOS ESTUDOS, APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA.
Objetivo: Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais.
Habilidades: Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada.
Estratégias: Leitura, apreciação e registro.
OLÁ ALUNOS !! VAMOS CONTINUAR NOSSOS ESTUDOS, APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA.
ATIVIDADE: A partir da leitura dos textos de apoio e observação das imagens, RESPONDA AS QUESTÕES:
1- (ENEM 2016) Observe a imagem:
2- (ENEM 2016) TEXTO I
TEXTO II
3- Drag queen, drag king ou Genderqueer são pessoas que se vestem ou dependendo se caracterizam, como sendo do sexo oposto, fantasiando-se com o intuito geralmente profissional (artístico) de fazer shows e apresentações
Educação Física Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias
Tema: Samba
Objetivo (s): Reconhecer etapas do processo histórico de desenvolvimento do samba, com destaque para as diferentes regiões brasileiras.
Habilidade (s): Reconhecer etapas do processo histórico de desenvolvimento do samba, com destaque para as diferentes regiões brasileiras.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim! Hoje vamos iniciar conteúdo do 3 º bimestre.
Primeiro passo: Pegue seu caderno e realize as atividades proposta. Responda também no google formulário
Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza muito grande dessas manifestações: danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da fronteira, etc., cada região ou cidade do Brasil têm suas festas e danças (Mo- çambique, maculelê, maracatu, reisado, carimbó, cacuriá, folia, bumba, forró, samba, pezinho, congada, coco, pastoril, quadrilha etc.). Cada manifestação dessas tem uma história, uma razão de ser, e revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada e ampliada. Os grandes centros urbanos também têm suas tradições: bailes funk, forrós, lambadas, escolas de samba, gafieira, pagode, carnaval de rua e muito mais. (Brasil – Parâmetros Curriculares Nacional – Educação Física 1998, p.84)
Objetivo (s): Reconhecer etapas do processo histórico de desenvolvimento do samba, com destaque para as diferentes regiões brasileiras.
Habilidade (s): Reconhecer etapas do processo histórico de desenvolvimento do samba, com destaque para as diferentes regiões brasileiras.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim! Hoje vamos iniciar conteúdo do 3 º bimestre.
Primeiro passo: Pegue seu caderno e realize as atividades proposta. Responda também no google formulário
Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza muito grande dessas manifestações: danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da fronteira, etc., cada região ou cidade do Brasil têm suas festas e danças (Mo- çambique, maculelê, maracatu, reisado, carimbó, cacuriá, folia, bumba, forró, samba, pezinho, congada, coco, pastoril, quadrilha etc.). Cada manifestação dessas tem uma história, uma razão de ser, e revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada e ampliada. Os grandes centros urbanos também têm suas tradições: bailes funk, forrós, lambadas, escolas de samba, gafieira, pagode, carnaval de rua e muito mais. (Brasil – Parâmetros Curriculares Nacional – Educação Física 1998, p.84)
ATIVIDADE 1 – VAI DAR SAMBA... O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados. A forte influência do samba pode ser percebida, predominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança. A cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação. (São Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014). Neste momento, desafiamos você a buscar em revistas, internet, jornais, livros e até estilos de samba existentes, e escolher um escrever suas características: música mais conhecida, principais passos e roupas, onde costuma dançar, ocorreu mudanças.assista o vìdeo do link https://www.youtube.com/watch?v=PlsGzcG0qLo para ajudar na pesquisa.
Filosofia Prof. Vitor Gislon
Conteúdos e temas: introdução ao conceito de liberdade; a liberdade segundo o libertarissimo; o livre-arbítrio. Competências e habilidades: relacionar informações de fontes variadas com conhecimentos de situações diversas, para construir argumentação consistente (Enem); problematizar a questão da liberdade e sensibilizar-se quanto à relevância de refletir de forma sistemática e rigorosa sobre ela; identificar as contribuições e os limites das concepções de liberdade abordadas e posicionar-se criticamente em relação a elas; conhecer e dominar aspectos das concepções de liberdade; ler, compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos; expressar-se por escrito e oralmente de forma sistemática; elaborar hipóteses e questões com base em leituras e debates realizados.
Estratégias: levantamento das representações dos alunos sobre o problema da liberdade; discussão em grupo sobre as questões levantadas nas aulas do CMSP; leitura sistemática e problematizadora de textos e elaboração escrita do próprio pensamento; pesquisa bibliográfica complementar.
Recursos: texto para leitura.
Apoio curricular ( LP):...
Estratégias: levantamento das representações dos alunos sobre o problema da liberdade; discussão em grupo sobre as questões levantadas nas aulas do CMSP; leitura sistemática e problematizadora de textos e elaboração escrita do próprio pensamento; pesquisa bibliográfica complementar.
Recursos: texto para leitura.
Apoio curricular ( LP):...
Questão 1.A posição do libertarismo é aquela que entende a liberdade como a possibilidade do indivíduo de decidir e agir conforme sua própria vontade. Ser livre é, pois, o mesmo que agir voluntariamente, sendo esta vontade determinada pelo próprio agente exclusivamente. Ou seja, diante de uma situação qualquer, posso agir de uma maneira ou de outra, dependendo apenas de minha decisão. Daí esta concepção também ser denominada de perspectiva da autodeterminação, pois o próprio sujeito que age é a causa de sua ação, sem que sofra qualquer constrangimento de fatores externos a ele. Esta é, também, ao que parece, a posição que mais se aproxima da concepção de liberdade característica do senso comum.Assinale a alternativa que mostra uma ação que se encontra dentro do conceito do LIBERTARISMO:
Questão 2 DETERMINISMO Segundo a concepção determinista, o mundo, os acontecimentos e até o comportamento humano são regidos por leis necessárias e imutáveis, que escapam ao controle dos homens, de modo que a liberdade é impossível.
Questão 3 Em uma situação de aprendizagem no Ensino Médio, o professor de Filosofia apresenta o pensamento de Jean-Paul Sartre sobre a liberdade, enfatizando, entre outras coisas, a liberdade de escolha. Essa apresentação nos remete a uma máxima sartreana segundo a qual:
LÍNGUA INGLESA PROF.(a): KELLER
CARTUM
ACTIVITIES
01- O cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor.Assim, este cartum tem o objetivo de
2- De acordo com o texto, quais são os materiais que os animais aquáticos necessitam comprar?
Biologia Prof.(a): Silvania
Conteúdo/Tema:
Origem e evolução da vida na terra
Objetivo:
*Compreender como surgiu a vida
*Diferenciar as diversas hipóteses que tentam mostrar como a vida surgiu no ambiente
Competências:
Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Habilidade:
(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de mapa conceitual;
Realização de atividades.
Origem e evolução da vida na terra
Objetivo:
*Compreender como surgiu a vida
*Diferenciar as diversas hipóteses que tentam mostrar como a vida surgiu no ambiente
Competências:
Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Habilidade:
(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de mapa conceitual;
Realização de atividades.
Para pensar: Quem surgiu primeiro?
Para ampliar o conhecimento https://www.youtube.com/watch?v=xIqT3gDLGxE https://www.youtube.com/watchtime_continue=6&v=rmIJjFbNyUY&feature=emb_logo
Para fixação do conteúdo:
Agora é com você:
1)(UPE) A teoria da abiogênese foi contestada por diversos cientistas, que, por meio de experimentos, validaram a teoria da biogênese, em que um ser vivo se origina, apenas, de outro ser vivo. A coluna 2 relaciona os pesquisadores das duas correntes de pensamento, e a coluna 1, os experimentos. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª. 2ª COLUNA 1. Jan Baptist van Helmont 2. Francesco Redi 3. John T. Needham 4. Lazzaro Spallanzani 5. Louis Pasteur 1ª COLUNA ( ) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo em balões de vidro “pescoço de cisne”, submetendo-os à fervura e à esterilização. Após alguns dias, o caldo nutritivo estava livre de micróbios, mas, se o gargalo é quebrado, surgem microrganismos no caldo. ( ) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo fervido por 30 minutos, em diversos frascos e vedou com rolhas de cortiça.Após alguns dias, os caldos estavam cheios de micróbios. ( ) Aparecimento de vermes – depositou animais mortos em dois frascos de boca larga; um tampado com gaze e outro aberto. No frasco vedado, não surgiram vermes. ( ) Surgimento de microrganismos – distribuiu caldo nutritivo em balões de vidro, fechando-os hermeticamente e submetendo-os à fervura por 1 hora. Após alguns dias, ao se abrirem os frascos e se observar o caldo ao microscópio, não havia microrganismos. ( ) Produção de ratos – colocou camisa suja misturada com grãos de trigo em local sossegado e pouco iluminado. Em vinte e um dias, surgiram ratos. Marque a alternativa que apresenta a sequência correta
2) (UFU) Receita de Jean Baptiste van Helmont, seculo XVII: “Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como princípio ativo e dentro de 21 dias a partir da camisa e do trigo nascerão vários camundongos”. O texto exemplifica a:
Química Prof Joseraldo
Conteúdo: as influências na constante de equilíbrio químico (K).
Habilidades: avaliar entre diferentes transformações químicas que apresenta maior extensão, dadas as equações e as constantes de equilíbrio correspondentes.
Habilidades: avaliar entre diferentes transformações químicas que apresenta maior extensão, dadas as equações e as constantes de equilíbrio correspondentes.
Assista a aula enviada no link, observe as figuras, leia os textos e responda as questões a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=uJj4WVIe4C0&t=1539s
No cálculo da constante de equilíbrio, é preciso determinar os valores das concentrações das substâncias em mol e substituir esses valores na expressão de K da reação.
O texto Constante de Equilíbrio mostrou como determinar a expressão de Kc para as equações que representam as reações químicas. Agora veremos como determinar o valor dessa constante de equilíbrio Kc.
O cálculo da constante de equilíbrio Kc é importante porque ela transmite algumas informações com respeito ao equilíbrio químico, se ele está deslocado ou não e, se estiver, para qual sentido. Veja essas informações a seguir:
* Kc = 1: significa que a concentração dos reagentes e dos produtos é igual e a reação está em equilíbrio;
* Kc > 1: significa que os produtos estão em maior concentração, pois, na expressão de Kc, os produtos estão no numerador. A reação ainda não atingiu o equilíbrio, pois está deslocada no sentido da formação dos produtos, ou seja, o equilíbrio está deslocado para a direita;
* Kc < 1: significa que os reagentes estão em maior concentração, pois, na expressão de Kc, os reagentes estão no denominador. A reação ainda não atingiu o equilíbrio, pois está deslocada no sentido da formação dos reagentes, ou seja, o equilíbrio está deslocado para a esquerda.
Vamos, então, ver um exemplo para entender como calcular o valor da constante de equilíbrio em termos de concentração (Kc):
Exemplo: Considere que em um recipiente fechado de 15 litros foram introduzidos 6 mol de gás nitrogênio e 12 mol de gás hidrogênio a uma determinada temperatura. Depois de uma hora, verificou-se que o sistema atingiu o equilíbrio químico e que foram formados 4,5 mol de gás amônia. Qual é o valor da constante de equilíbrio Kc, com a mesma temperatura inicial?
Resolução:
Primeiro vamos escrever a equação balanceada que representa a reação que ocorreu:
1 N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
É importante atentar para a proporção estequiométrica fornecida por essa equação, que é mostrada pelos coeficientes: 1 : 3 : 2.
A expressão da constante de equilíbrio Kc dessa reação é dada por:
Kc = [ NH3 ]²
[N2].[H2]³
Para realizar o cálculo de Kc, precisamos determinar as concentrações de cada uma das substâncias participantes dessa reação no equilíbrio e substitui-las na fórmula acima. A concentração em quantidade de matéria, ou seja, em mol/L, é feita dividindo-se a quantidade de matéria ou substância em mol pelo volume da solução em litros (M = n1/V).
O volume nós já sabemos, resta saber as quantidades de matéria. Isso pode ser facilmente determinado por montarmos um esquema semelhante ao seguinte:
Equação química balanceada: 1 N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
Quantidades iniciais: 6 mol 12 mol zero
Quantidades que reagiram 2,25 mol 6,75 mol 4,5 mol
e que foram formadas:
Quantidades no equilíbrio: 6-2,25 = 3,75 mol 12-6,75 = 5,25 mol 4,5 mol
Observe que as quantidades que reagiram foram determinadas com base na proporção estequiométrica, ou seja, sabíamos que foram formados 4,5 mol de NH3, então, temos:
1 N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
↓ ↓ ↓
1 mol 3 mol 2 mol
↓ ↓ ↓
2,25 mol 6,75 mol 4,5 mol
Agora sabemos a quantidade de matéria (mol) de cada substância no equilíbrio. Se fosse uma reação em que os produtos também estivessem presentes desde o início, bastava somar a quantidade inicial com a que foi formada para descobrir a quantidade do produto no equilíbrio.
Com isso, podemos determinar a concentração em mol/L no equilíbrio, sabendo que o volume do recipiente é de 15 L:
N2: 3,75 mol = 0,25 mol/L
15
H2: 5,25 mol = 0,35 mol/L
15
NH3: 4,5 mol = 0,30 mol/L
15
Por fim, podemos aplicar esses valores na fórmula da constante de equilíbrio Kc:
O cálculo da constante de equilíbrio Kc é importante porque ela transmite algumas informações com respeito ao equilíbrio químico, se ele está deslocado ou não e, se estiver, para qual sentido. Veja essas informações a seguir:
* Kc = 1: significa que a concentração dos reagentes e dos produtos é igual e a reação está em equilíbrio;
* Kc > 1: significa que os produtos estão em maior concentração, pois, na expressão de Kc, os produtos estão no numerador. A reação ainda não atingiu o equilíbrio, pois está deslocada no sentido da formação dos produtos, ou seja, o equilíbrio está deslocado para a direita;
* Kc < 1: significa que os reagentes estão em maior concentração, pois, na expressão de Kc, os reagentes estão no denominador. A reação ainda não atingiu o equilíbrio, pois está deslocada no sentido da formação dos reagentes, ou seja, o equilíbrio está deslocado para a esquerda.
Vamos, então, ver um exemplo para entender como calcular o valor da constante de equilíbrio em termos de concentração (Kc):
Exemplo: Considere que em um recipiente fechado de 15 litros foram introduzidos 6 mol de gás nitrogênio e 12 mol de gás hidrogênio a uma determinada temperatura. Depois de uma hora, verificou-se que o sistema atingiu o equilíbrio químico e que foram formados 4,5 mol de gás amônia. Qual é o valor da constante de equilíbrio Kc, com a mesma temperatura inicial?
Resolução:
Primeiro vamos escrever a equação balanceada que representa a reação que ocorreu:
1 N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
É importante atentar para a proporção estequiométrica fornecida por essa equação, que é mostrada pelos coeficientes: 1 : 3 : 2.
A expressão da constante de equilíbrio Kc dessa reação é dada por:
Kc = [ NH3 ]²
[N2].[H2]³
Para realizar o cálculo de Kc, precisamos determinar as concentrações de cada uma das substâncias participantes dessa reação no equilíbrio e substitui-las na fórmula acima. A concentração em quantidade de matéria, ou seja, em mol/L, é feita dividindo-se a quantidade de matéria ou substância em mol pelo volume da solução em litros (M = n1/V).
O volume nós já sabemos, resta saber as quantidades de matéria. Isso pode ser facilmente determinado por montarmos um esquema semelhante ao seguinte:
Equação química balanceada: 1 N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
Quantidades iniciais: 6 mol 12 mol zero
Quantidades que reagiram 2,25 mol 6,75 mol 4,5 mol
e que foram formadas:
Quantidades no equilíbrio: 6-2,25 = 3,75 mol 12-6,75 = 5,25 mol 4,5 mol
Observe que as quantidades que reagiram foram determinadas com base na proporção estequiométrica, ou seja, sabíamos que foram formados 4,5 mol de NH3, então, temos:
1 N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
↓ ↓ ↓
1 mol 3 mol 2 mol
↓ ↓ ↓
2,25 mol 6,75 mol 4,5 mol
Agora sabemos a quantidade de matéria (mol) de cada substância no equilíbrio. Se fosse uma reação em que os produtos também estivessem presentes desde o início, bastava somar a quantidade inicial com a que foi formada para descobrir a quantidade do produto no equilíbrio.
Com isso, podemos determinar a concentração em mol/L no equilíbrio, sabendo que o volume do recipiente é de 15 L:
N2: 3,75 mol = 0,25 mol/L
15
H2: 5,25 mol = 0,35 mol/L
15
NH3: 4,5 mol = 0,30 mol/L
15
Por fim, podemos aplicar esses valores na fórmula da constante de equilíbrio Kc:
Responda as seguintes questões:
1- Quais são os três fatores que podem perturbar um equilíbrio químico?
2- O que é constante de equilíbrio químico?
3- Qual a diferença entre reação endotérmica e reação exotérmica?
4- O que é reação inversa?
5- Transcreva um exercício da aula do link acima.
Física Prof.(a): Marlene Vitolberg
Conteúdo/Tema: Modelos atômicos
Objetivo(s): Compreender a constituição e a organização da matéria viva e não viva suas especificidades e suas relações com a estrutura atômica.
Habilidade(s): Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais com base em modelos atômicos.
Estratégia(s): Interpretar e resolver situações problema em diferentes contextos do cotidiano.
Objetivo(s): Compreender a constituição e a organização da matéria viva e não viva suas especificidades e suas relações com a estrutura atômica.
Habilidade(s): Explicar características macroscópicas observáveis e propriedades dos materiais com base em modelos atômicos.
Estratégia(s): Interpretar e resolver situações problema em diferentes contextos do cotidiano.
Diversidade dos materiais – estado físico
Muitas características e propriedades dos corpos estão relacionadas ao seu estado físico, pois a ligação entre átomos e moléculas varia muito quando acontece uma mudança de estado. Nos sólidos o potencial de ligação é forte e pode ser representado como se átomos e moléculas fossem ligados por uma mola, podendo vibrar em conjunto cada qual em uma posição de equilíbrio. Nos líquidos esse potencial de ligação é mais fraco, mas ainda suficiente para manter as moléculas ligadas umas às outras- a maior liberdade de movimentação explica a fluidez dos líquidos. Nos gases o potencial de ligação entre as moléculas pode ser considerado nulo por isso uma molécula pode se movimentar de forma quase independente de outro exceto quando há colisão.
A matéria é constituída de átomos e que as combinações entre eles bem como o estado físico da matéria permitem explicar a diversidade de características e propriedades percebidas. O átomo é o constituinte básico da matéria e sua dimensão é de ordem 10-¹m. Com esse tamanho deve ter ficado claro que um átomo não pode ser visto a olho nu nem mesmo com o auxilio dos mais potentes instrumentos ópticos.
A matéria é constituída de átomos e que as combinações entre eles bem como o estado físico da matéria permitem explicar a diversidade de características e propriedades percebidas. O átomo é o constituinte básico da matéria e sua dimensão é de ordem 10-¹m. Com esse tamanho deve ter ficado claro que um átomo não pode ser visto a olho nu nem mesmo com o auxilio dos mais potentes instrumentos ópticos.
Atividades
1- Pesquise o que é um átomo e faça uma representação do átomo de hidrogênio indicando sua estrutura e seu diâmetro
2- Comente como é feita a ligação entre átomos e moléculas nos sólidos líquidos e gases.
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