quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Biologia - Professora Silvania Ano/ Série: 1° – Turma: A, B, C e D Data: 10 a 14/08/2020

 E. E. Índia Vanuíre

Disciplina : Biologia
Professora Silvania
Ano/ Série: 1° – Turma: A, B, C e D
N ° de Aulas: 2
Data: 10 a 14/08/2020

Conteúdo/Tema:
Desastres ambientais e medidas mitigadoras

Objetivo:
Reconhecer ações destrutivas que o homem pode causar no ambiente.

Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Habilidade:
(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto;
Realização de atividades.
Nome: *
Série: *
Observando a imagem, você sabe identificar o que ocorreu?
Desastres ambientais
Desastres ambientais são eventos que afetam negativamente uma sociedade ou ecossistema em algum nível.
De maneira geral, consiste em todo e qualquer tipo de alteração que seja significativa para o meio ambiente em si, podendo ser provocada por meio de uma ação humana ou por fenômenos de caráter natural. Esses impactos podem ser considerados adversos ou até mesmo positivos.
Causas e consequências
Não somente pode-se afirmar que o resultado desses casos proporciona uma grande quantidade de prejuízos ambientais, como também gera um impacto negativo e em grande escala para a nossa sociedade, para a economia e até mesmo para a cultura.

As dimensões provocadas pelos desastres são constantes e dificilmente deixaremos de ver na história do Brasil seus efeitos, mesmo em casos de desastres ambientais de anos atrás!

Um exemplo é o caso do rompimento da barragem da Samarco. Mesmo depois de quase 4 anos, a cidade de Mariana, em Minas Gerais, ainda sofre com o desastre ambiental, que teve a liberação de mais de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

Confira abaixo alguns dos principais prejuízos que podem ser ocasionados por conta dos desastres ambientais:

* Os impactos podem acabar afetando a economia local da região. No caso de Mariana, por exemplo, a mão de obra local que justamente era atraída pela construção da barragem e trazia empregos para os moradores foi encerrada.

* Locais que sejam considerados turísticos, sua economia local pode ficar totalmente afetada, o que gera desemprego e diminuição do poder de renda para os mais necessitados.

* Em casos de locais que foram submetidos à radiação, as pessoas deixam todos os seus bens e a história de uma vida para trás, sem a menor perspectiva de como será o futuro. Em muitos casos, as áreas afetadas nem podem ser retomadas pelos antigos moradores, ficando absolutamente desertas.

* Acidentes causados com óleo e demais componentes químicos em mares, rios, lagos, e represas são também muitos nocivos. Os animais acabam morrendo por conta de sede ou por acesso a uma água contaminada. Já os moradores da região também sofrem com a falta de água para beber e cozinhar.
O vazamento de petróleo no Golfo do México, em abril de 2010, foi considerado o pior da história dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de óleo na superfície do oceano, ameaçando a fauna e a flora da região. Estima-se que o vazamento foi da ordem de 800 milhões de litros de petróleo em cerca de 100 dias.Os corais, espalhados por grande extensão de regiões tropicais dos oceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem em simbiose com alguns tipos de algas. No caso do acidente no Golfo do México, o risco para os corais se deve: *
O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600 km do local do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados. A água do mar em Abrolhos se tornaria turva, se a lama atingisse o arquipélago. A turbidez da água interfere diretamente no seguinte processo biológico realizado nos recifes de coral: *
O rompimento da barragem da mineradora Samarco, ocorrido em novembro de 2015, liberou enormes volumes de rejeitos de mineração, compostos principalmente por óxido de ferro, água e lama. Analise o que se diz a seguir sobre as consequências desse acidente ocorrido em Minas Gerais. Quais das afirmativas está (ão) correta (s)? *

Sem comentários:

Enviar um comentário