quinta-feira, 9 de julho de 2020

ARTE - PROFS: ROSÂNGELA & ANA CLAUDIA SÉRIE: 2ºs séries - Data 06/07 a 10/07


NOME DA ESCOLA: E. E. ÍNDIA VANUIRE

DISCIPLINA: ARTE                                                             
PROFS: ROSÂNGELA & ANA CLAUDIA
SÉRIE: 2ºs séries 

SEMANA A SER REALIZADA A  AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE ARTE: 06/07 a 10/07

Nº DE AULAS: 02 AULAS

OBSERVAÇÕES: Mandar as atividades no WhatsApp privado ou
e-mail dos professores – robarrueco@gmail.com

PRAZO DE VALIDAÇÃO: 2° Bimestre





TEMA:  O Alinhamento entre Ciência e Arte
CONTEÚDOS:
·         Profissões Relacionadas a Arte; Atribuições do Diretor de Arte; Alinhamento entre Ciência e Arte; Análise de Cartum.
HABILIDADES DO COHECIMENTO:
ü  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
ü  Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
ü  Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Vídeo de Apoio - Questão 01: Profissões relacionadas a Arte "Diretor de Arte "


O diretor de arte, ou editor de arte, é o profissional que, geralmente, gerencia a atividade de design e concepção artística de um produto audiovisual, incorporando uma série de funções, em publicidade, design editorial, internet, videogames (br) / videojogos (pt), cinema e propaganda.


Vídeo de Apoio - Questão 01: O Diretor de Arte e suas atribuições
https://www.youtube.com/watch?v=QKoNePVHhnY&feature=emb_logo

01) Segundo podemos observar nestes vídeos acima, a função do "Diretor de Arte" na produção fílmica está diretamente relacionada:

a) ao responsável por criar o conceito visual de um filme e orientar sua equipe para a execução desse projeto. É como se ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em cenários, objetos, figurinos etc.
b) ao responsável por idealizar ou criar o figurino.
c) a pessoa que assina o filme, o responsável por tudo o que vemos como produto final.
d) a quem vai escrever o roteiro (a história do filme).

Vídeo de Apoio - Questão 02: Ciência e arte se aliam na restauração do quadro "Independência ou Morte"
https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=TBCCkRHBYno&feature=emb_logo
02) O Restaurador de obras artísticas é o profissional que tem como tarefa principal:

a) intervir diretamente em obras de arte, edifícios, livros e demais patrimônios históricos a fim de preservar ou recuperar sua significância para a sociedade.
c) organizar seu trabalho de forma compromissada contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino da Arte.
b) de estudar o homem e suas interações com a sociedade, ou seja, analisar o ser humano como um ser biológico, social e cultural, organizando as áreas do conhecimento antropológico, segundo aspectos sociais, políticos e culturais.
d) transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado.

03) No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:
Mineiro de Araguari, o cartunista Caulos já publicou seus trabalhos em diversos jornais, entre eles o Jornal do Brasil e o The New York Times.

a) dificuldade de conexão entre as pessoas
b) aceleração da vida na contemporaneidade
c) desconhecimento das possibilidades de diálogo
d) desencontro de pensamentos sobre um assunto

04) Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema. A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista demonstrado a seguir:
a) ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação.
b) ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação.
c) destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância.
d) apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade.

5) Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.
                                                                                                                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário