NOME DA ESCOLA: E. E. ÍNDIA VANUIRE
DISCIPLINA: ARTE
PROFS: ROSÂNGELA & ANA CLAUDIA
SÉRIE: 2ºs séries
SEMANA A SER REALIZADA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE ARTE: 06/07 a 10/07
Nº DE AULAS: 02 AULAS
OBSERVAÇÕES: Mandar as atividades no WhatsApp privado ou
e-mail dos professores – robarrueco@gmail.com
PRAZO DE VALIDAÇÃO: 2° Bimestre
TEMA: O Alinhamento entre Ciência e Arte
CONTEÚDOS:
·
Profissões
Relacionadas a Arte; Atribuições do Diretor de Arte; Alinhamento entre Ciência
e Arte; Análise de Cartum.
HABILIDADES
DO COHECIMENTO:
ü Identificar
e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar,
produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável.
ü Relacionar
as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética.
ü Analisar
e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas
linguagens artísticas.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
Vídeo de Apoio - Questão 01:
Profissões relacionadas a Arte "Diretor de Arte "
O
diretor de arte, ou editor de arte, é o profissional que, geralmente, gerencia
a atividade de design e concepção artística de um produto audiovisual,
incorporando uma série de funções, em publicidade, design editorial, internet,
videogames (br) / videojogos (pt), cinema e propaganda.
Vídeo
de Apoio - Questão 01: O Diretor de Arte e suas atribuições
https://www.youtube.com/watch?v=QKoNePVHhnY&feature=emb_logo
01)
Segundo podemos observar nestes vídeos acima, a função do "Diretor de
Arte" na produção fílmica está diretamente relacionada:
a)
ao responsável por criar o conceito visual de um filme e orientar sua equipe
para a execução desse projeto. É como se ajudasse a dar tridimensionalidade ao
roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em cenários, objetos,
figurinos etc.
b)
ao responsável por idealizar ou criar o figurino.
c)
a pessoa que assina o filme, o responsável por tudo o que vemos como produto
final.
d)
a quem vai escrever o roteiro (a história do filme).
Vídeo
de Apoio - Questão 02: Ciência e arte se aliam na restauração do quadro
"Independência ou Morte"
https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=TBCCkRHBYno&feature=emb_logo
02)
O Restaurador de obras artísticas é o profissional que tem como tarefa
principal:
a)
intervir diretamente em obras de arte, edifícios, livros e demais patrimônios
históricos a fim de preservar ou recuperar sua significância para a sociedade.
c)
organizar seu trabalho de forma compromissada contribuindo para a melhoria da
qualidade do ensino da Arte.
b)
de estudar o homem e suas interações com a sociedade, ou seja, analisar o ser
humano como um ser biológico, social e cultural, organizando as áreas do
conhecimento antropológico, segundo aspectos sociais, políticos e culturais.
d)
transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com
significado.
03)
No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos
elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da
palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte
ideia:
Mineiro
de Araguari, o cartunista Caulos já publicou seus trabalhos em diversos
jornais, entre eles o Jornal do Brasil e o The New York Times.
a)
dificuldade de conexão entre as pessoas
b)
aceleração da vida na contemporaneidade
c)
desconhecimento das possibilidades de diálogo
d)
desencontro de pensamentos sobre um assunto
04)
Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que
lembram o cinema. A associação com a linguagem artística do cinema, que lida
com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do
cartunista demonstrado a seguir:
a)
ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação.
b)
ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação.
c)
destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância.
d)
apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade.
5)
Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
a)
A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
b)
O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
c)
O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o
entendimento da tirinha.
d)
A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na
compreensão da tirinha.
Sem comentários:
Enviar um comentário