domingo, 12 de julho de 2020

Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg Ano/Série: 2º – Turma: A, B, C, D . Data: 06/07/2020 ao 10/07/2020

E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Ano/Série: 2º – Turma: A, B, C, D 
Nº de aulas: 02
Data: 06/07/2020 ao 10/07/2020





                       Conteúdo/Tema: Entropia - matriz energética fontes renováveis  ciclo do carbono, vantagem do álcool como combustível.
Objetivo(s): Relacionar as necessidades energéticas  como problema da degradação da energia; reconhecer os ciclos de energia no sistema terrestre; discriminar fontes renováveis de fontes não renováveis.
Habilidade(s): Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre.
Estratégia(s): Interpretar e resolver situações problema em diferentes contextos do cotidiano; atividade no caderno do aluno leitura e interpretação.
Sabemos que a energia está presente em todas as nossas ações cotidianas. Assim é imprescindível que saibamos avalia sua disponibilidade e qualidade bem como considerar seu custo em nossos projeto sejam pessoais ou em planejamentos governamentais.
Por que é importante economizar energia?
A partir do que  estudamos , é possível perceber  o quanto dependemos de processos que envolvem transformação de energia. Vimos que usamos a energia proveniente do Sol quando por  exemplo nos alimentamos e utilizamos a energia armazenada nas plantas pela fotossíntese . Da mesma forma vimos que a queima do gás de cozinha transforma energia química em energia  térmica , ao utilizarmos o fogão no momento de cozinhar os alimentos.. Sabemos que a energia armazenada nos combustíveis é utilizada nos diversos meios de transporte transformando-se em energia cinética e por ai vai....
Nas mais variadas situações  sabemos que a energia se transforma. Contudo, no total  a energia se conserva. O princípio da conservação da energia é um dos mais fundamentais da natureza.
Mas pensando  nisso , surge uma questão : frequentemente a mídia discute a crise energética , o excesso no consumo de energia e a necessidade de racionalização de seu uso. Ora se a energia se conserva  significa que ela não se perde. Então  por que se fala em crise de energia? Por que se preocupar com seu consumo? A energia pode acabar?
O intuito é relacionar a resposta com a 2ª Lei da termodinâmica e consequentemente com o conceito de entropia, ou seja parte da energia utilizada para realizar um trabalho sempre é transformada em calor . E dessa forma a parcela de energia em calor é perdida no sentido de que não pode ser reutilizada para gerar mais trabalho.
Um motor por  exemplo esquenta  ao ser utilizado e para produzir mais trabalho é preciso injetar mais combustível . Na realidade não ocorre perda efetiva d energia  o que acontece é que ao ser convertida em calor , há degradação dessa energia de forma que não podemos mais utiliza-la para gerar trabalho útil.
O conceito de entropia está ligado a essa  ideia de degradação da energia , da perda da capacidade de sua utilização . Também por isso é preciso que haja consumo racional de energia visto que suas reservas são limitadas.
Fontes e formas de energia
Hoje, discutem-se fontes renováveis e não renováveis de energia. Você sabe a diferença entre ambas? Sabe de onde vem por  exemplo o petróleo utilizado na obtenção da gasolina? De onde vêm a  água usada pelas usinas hidrelétricas , o gás ou óleo combustível usado em termelétricas e o urânio das usinas nucleares? O que esses elementos têm de diferente da biomassa da cana ou da lenha ( que é uma transformação da energia solar) da energia eólica ( produzida pelos ventos) ou mesmo da energia das marés?
É grande a diversidade das fontes de energia . Elas podem ser classificadas de acordo com sua origem seu tempo de reposição e sua utilização.
Fontes renováveis são aquelas que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas pois os resíduos deixados na natureza são nulos.
Como exemplo temos : hidrelétricas, solar, eólica, geotérmica ,biomassa.
Fontes não renováveis  são aquelas que se encontram na natureza em grandes quantidades , mas uma vez esgotadas não podem ser mais regeneradas .Têm reservas finitas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza. São consideradas energias poluentes porque sua utilização causa danos para o meio ambiente.
Como exemplo temos : combustíveis fósseis como o petróleo  o carvão mineral , o xisto e o gás natural .
Energia nuclear  que necessita  urânio e tório para ser produzida.
ATIVIDADE -  será baseada na leitura e interpretação no Caderno do Aluno .
Pegar o caderno do Aluno página 39 e 40 fazer a leitura do Tema 6 – Entropia e Degradação da energia    - 
Atividade 1  e Atividade 2 -       fazer a leitura e responder as questões.




Sem comentários:

Enviar um comentário