domingo, 12 de julho de 2020

Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg Ano/Série: 3° – Turma: A, B, C, D e E. - Data: 06/07/2020 ao 10/07/2020

E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Ano/Série: 3° – Turma: A, B, C, D e E.
Nº de aulas: 02
Data: 06/07/2020 ao 10/07/2020





                             Conteúdo/Tema: Usinas hidrelétricas funcionamento e eficiência transmissão impactos ambientais e sociais.
Objetivo(s): Reconhecer os diversos processos de produção de energia elétrica e identificar neles a conservação da energia.
Habilidade(s): Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica.
Estratégia(s): Interpretar e resolver situações problema em diferentes contextos do cotidiano.
Atividades no caderno do aluno leitura e interpretação.
PRODUÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Vivemos um momento de incertezas sobre fontes e consumo de energia  nos deparamos com questões ambientais  sociais e econômicas .O uso racional da energia deve ser meta de todos , visando a contribuir para a melhoria do meio ambiente e o desenvolvimento econômico sustentável.
A produção de energia em grande escala no Brasil é baseada principalmente em hidrelétricas cujo princípio de funcionamento pode ser entendido em termos físicos.
Um dos grandes desafios da sociedade moderna é a produção de energia. O século XX foi o período de maior crescimento na produção energética no Brasil e no mundo .
Mas a que preço isso foi feito? Esse aumento significativo não veio sem consequências e impactos negativos quer ambientais quer sociais e econômicos que podem comprometer o futuro da humanidade.
Você já se perguntou de onde vem a energia que ilumina as ruas faz funcionar os semáforos aquece a água do nosso banho e permite que assistamos à TV?  Cada uma das instalações que produz energia elétrica é chamada de usina geradora.
E podemos observar vantagens e desvantagens em cada tipo de usina geradora.
Por exemplo as hidrelétricas são extremamente limpas em  termos de resíduos sólidos e gasosos ( a decomposição de vegetais submersos nas águas represadas gera a liberação de gases como o metano porém isso ocorre nos primeiros anos de formação da barragem) mas geram enorme impacto sobre os habitantes  a fauna e a flora da região por causa dos alagamentos necessários para sua instalação e o desalojamento de pessoas que viviam nessas áreas. As nucleares ao contrário não geram impactos que afetam o clima mas produzem enorme quantidade de resíduos radioativos ( o chamado lixo atômico) para o qual a humanidade ainda não tem soluções satisfatórias.
Para complementar faremos o uso do Caderno do Aluno.
Caderno do Aluno – página 33 a página 37-  Tema 4 – Produção e consumo elétrico
Atividade 1 questões 1,2,3 e 4.
Atividade 2 questões 1 e 2
Atividade 3  questões 1,2,3,4 e 5.

         PS: Registre em seu caderno as questões .

Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg Ano/Série: 2º – Turma: A, B, C, D . Data: 06/07/2020 ao 10/07/2020

E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Ano/Série: 2º – Turma: A, B, C, D 
Nº de aulas: 02
Data: 06/07/2020 ao 10/07/2020





                       Conteúdo/Tema: Entropia - matriz energética fontes renováveis  ciclo do carbono, vantagem do álcool como combustível.
Objetivo(s): Relacionar as necessidades energéticas  como problema da degradação da energia; reconhecer os ciclos de energia no sistema terrestre; discriminar fontes renováveis de fontes não renováveis.
Habilidade(s): Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre.
Estratégia(s): Interpretar e resolver situações problema em diferentes contextos do cotidiano; atividade no caderno do aluno leitura e interpretação.
Sabemos que a energia está presente em todas as nossas ações cotidianas. Assim é imprescindível que saibamos avalia sua disponibilidade e qualidade bem como considerar seu custo em nossos projeto sejam pessoais ou em planejamentos governamentais.
Por que é importante economizar energia?
A partir do que  estudamos , é possível perceber  o quanto dependemos de processos que envolvem transformação de energia. Vimos que usamos a energia proveniente do Sol quando por  exemplo nos alimentamos e utilizamos a energia armazenada nas plantas pela fotossíntese . Da mesma forma vimos que a queima do gás de cozinha transforma energia química em energia  térmica , ao utilizarmos o fogão no momento de cozinhar os alimentos.. Sabemos que a energia armazenada nos combustíveis é utilizada nos diversos meios de transporte transformando-se em energia cinética e por ai vai....
Nas mais variadas situações  sabemos que a energia se transforma. Contudo, no total  a energia se conserva. O princípio da conservação da energia é um dos mais fundamentais da natureza.
Mas pensando  nisso , surge uma questão : frequentemente a mídia discute a crise energética , o excesso no consumo de energia e a necessidade de racionalização de seu uso. Ora se a energia se conserva  significa que ela não se perde. Então  por que se fala em crise de energia? Por que se preocupar com seu consumo? A energia pode acabar?
O intuito é relacionar a resposta com a 2ª Lei da termodinâmica e consequentemente com o conceito de entropia, ou seja parte da energia utilizada para realizar um trabalho sempre é transformada em calor . E dessa forma a parcela de energia em calor é perdida no sentido de que não pode ser reutilizada para gerar mais trabalho.
Um motor por  exemplo esquenta  ao ser utilizado e para produzir mais trabalho é preciso injetar mais combustível . Na realidade não ocorre perda efetiva d energia  o que acontece é que ao ser convertida em calor , há degradação dessa energia de forma que não podemos mais utiliza-la para gerar trabalho útil.
O conceito de entropia está ligado a essa  ideia de degradação da energia , da perda da capacidade de sua utilização . Também por isso é preciso que haja consumo racional de energia visto que suas reservas são limitadas.
Fontes e formas de energia
Hoje, discutem-se fontes renováveis e não renováveis de energia. Você sabe a diferença entre ambas? Sabe de onde vem por  exemplo o petróleo utilizado na obtenção da gasolina? De onde vêm a  água usada pelas usinas hidrelétricas , o gás ou óleo combustível usado em termelétricas e o urânio das usinas nucleares? O que esses elementos têm de diferente da biomassa da cana ou da lenha ( que é uma transformação da energia solar) da energia eólica ( produzida pelos ventos) ou mesmo da energia das marés?
É grande a diversidade das fontes de energia . Elas podem ser classificadas de acordo com sua origem seu tempo de reposição e sua utilização.
Fontes renováveis são aquelas que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas pois os resíduos deixados na natureza são nulos.
Como exemplo temos : hidrelétricas, solar, eólica, geotérmica ,biomassa.
Fontes não renováveis  são aquelas que se encontram na natureza em grandes quantidades , mas uma vez esgotadas não podem ser mais regeneradas .Têm reservas finitas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza. São consideradas energias poluentes porque sua utilização causa danos para o meio ambiente.
Como exemplo temos : combustíveis fósseis como o petróleo  o carvão mineral , o xisto e o gás natural .
Energia nuclear  que necessita  urânio e tório para ser produzida.
ATIVIDADE -  será baseada na leitura e interpretação no Caderno do Aluno .
Pegar o caderno do Aluno página 39 e 40 fazer a leitura do Tema 6 – Entropia e Degradação da energia    - 
Atividade 1  e Atividade 2 -       fazer a leitura e responder as questões.




Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg Ano/Série: 1º – Turma: A, B, C e D. - Data: 06/07/2020 ao 10/07/2020

E.E. Índia Vanuíre
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Ano/Série: 1º – Turma: A, B, C e D.
Nº de aulas: 02
Data: 06/07/2020 ao 10/07/2020





Conteúdo/Tema: Máquinas simples (plano inclinado, alavanca, roda e eixo, roldana) e empuxo.
Objetivo(s): Entender as condições necessárias para estabelecer o equilíbrio de rotação num sistema físico , e entender o princípio de funcionamento da amplificação de força .
Habilidade(s): Reconhecer , representar e classificar processos de ampliação de forças em diferentes ferramentas, máquinas e instrumentos.
Identificar situações em equilíbrio estático e dinâmico.
Estratégia(s): Interpretar e resolver problemas em diferentes contextos do cotidiano; atividades no caderno do aluno ,leitura e interpretação.
Avaliando situações de equilíbrio estático
Nas situações em que há equilíbrio, a força resultante sobre o objeto deve ser nula, não havendo aceleração . O equilíbrio é denominado estático se a velocidade do objeto é nula , como nula ponte ou numa casa,  e dinâmico se o objeto está em movimento com velocidade constante e diferente de zero , como um avião , um helicóptero ou um barco.
Nas situações em que há equilíbrio de rotação , o torque resultante sobre o objeto deve ser nulo . O torque ( ou momento de uma força ) é obtido pelo produto entre o braço ( distância entre o ponto de apoio e o ponto em que  a força é aplicada ) e a intensidade da componente da força que é perpendicular a ele.
Em casos em que a somatória dos torques não é nula, haverá aceleração angular e o objeto inicia ou altera seu movimento de rotação. Por exemplo nas rodas dos carros ,enquanto há aceleração o torque resultante não é nulo, mas quando a roda está em repouso ou quando a velocidade angular é constante  a somatória  dos torques aplicados será nula .
Ampliação de forças: aumentando o deslocamento na realização de trabalho.
Em nosso dia a dia  convivemos com tantos amplificadores de força que mal nos damos conta: escadas , rampas ,facas ,saca-rolhas, maçanetas , chaves de portas e de cadeados interruptores de luz , ferramentas em geral ( chaves de fenda , chaves de boca chaves de grifa e alicates ) apontador de lápis  tesoura estilete.
Em todos esses objetos e em muitos outros instrumentos , ferramentas e utensílios há um mesmo processo físico :o de realizar igual trabalho com menor intensidade de força em troca de aumento do deslocamento , o que normalmente chamamos de amplificação de força .
Máquinas simples
Em Física máquinas simples são instrumentos que facilitam a realização de diferentes  dessas máquinas.
Alavancas
A alavanca é uma das máquinas simples mais antigas. Trata-se de um dispositivo constituído  por uma barra rígida  que pode girar em torno de um ponto fixo .
Temos três tipo de alavanca segundo critérios:
Alavanca interfixa – o apoio fica entre a carga e o esforço, como ex : alicate, a tesoura, o remo, e a gangorra.
No caso quando dobramos ou cortamos um pedaço de fio com um alicate  a força feita no cabo  é transferida e ampliada para a extremidade oposta.
Alavanca inter-resistente - a carga  fica entre o apoio e o esforço , como ex: o amassador de alho e o carrinho de mão.
No carrinho de mão o apoio está no ponto da roda com o solo; a força motriz é a força exercida  pela pessoa  nos cabos e a carga ( força resistente ) é o peso do carrinho mais o que tiver dentro dele.
Alavanca interpotente – o esforço  é aplicado entre o apoio e a carga  ex: o pegador de gelo e a pinça de sobrancelha.
Baseados nos conhecimentos e nas situações vivenciadas do cotidiano  de ampliação de forças vamos responder as seguintes questões:
ATIVIDADES
1- Depois de colocar um parafuso em uma bucha encaixada na parede e gira-lo até prendê-lo  o que você usa para aumentar sua força e conseguir girá-lo?
2- Uma pessoa sozinha consegue colocar uma motocicleta na caçamba usando uma rampa ,feita com uma prancha de madeira ou de metal. Será que também é possível fazê-lo sozinho sem a rampa só no muque ? Explique.
3-  Você acha que uma rampa amplifica sua força ?  Como?
4- Como uma só pessoa consegue levantar o motor de um carro na oficina mecânica  usando uma talha com várias roldanas móveis?
5- Você acha que roldanas podem amplificar sua força ?   Como?  Dê um exemplo.
6- Por que o martelo tem um cabo comprido?
7- Por que a parte da chave de casa que fica para fora da porta é mais larga que a parte que fica para dentro?
8- Por que uma chave de fenda tem a empunhadura mais grossa do que o tamanho da fenda?
 ATIVIDADE CADERNO DO ALUNO pegar o caderno do aluno  página 34
Atividade 4 – Empuxo   fazer a leitura e responder  as questões da página 34  e 35.
OBS:  Registre em seu caderno as questões.










 

quinta-feira, 9 de julho de 2020

PROFESSOR: JOSERALDO SÉRIE: 3ª TURMAS: A.B.C, D, E DISCIPLINA: QUÍMICA Data 29/06 a 03/07

E.E. ÍNDIA VANUÍRE
PROFESSOR: JOSERALDO
SÉRIE: 3 EM                                                                   TURMAS: A.B.C, D, E
DISCIPLINA: QUÍMICA
2º BIMESTRE   
SEMANA DE 29 junho A 03 DE JULHO

CONTEÚDO:  CONSTANTE DE EQUILÍBRIO
HABILIDADES: Aplicar os conhecimentos referentes a influencias da temperatura
e pressão na rapidez e extinção de transformações químicas e equilíbrio. E PH.
Resolver problemas e partilhar informações.
EXTRATÉGIA: Assistir as aulas enviadas pelo link, resolver atividades contidas nas aulas,
Ler os conteúdos enviados resolver atividades da apostila volume 1 página 36
Soluções aquosas - Propriedades dos compostos em soluçao aquosa ...


FlexQuest



Entenda o pH ou potencial hidrogeniônico de uma solução - Estado ...









Ácidos, Bases e pH - 11ºano FQ A









Equilíbrio Químico

Reações Reversíveis e Equilíbrio Químico. Equilíbrio QuímicoConstante de Equilíbrio. Reação Química e constante de equilíbrio








QUESTIONÁRIO

1- Para quem não assistiu as vídeo-aulas, assista os links e apresente um relato ou atividades do link.

2-Como tornar uma reação economicamente viável ou seja. Como aumentar a
concentração do produto?

3- Como é calculada a constante de equilíbrio e quem participa?

4- Como aumentar a concentração de um produto?

5- Quem foi Haber Bosch e o que ele fez?

6- Como é produzido o Amônia?

7- O que é catalizador?

8-  O que são ácidos bases aníon e cátion de exemplos?

9-  Qual a diferença de uma sustância acida e alcalina?

10- O que são soluções ácidas, básicas e neutras?

PROFESSOR: JOSERALDO SÉRIE: 1EM TURMAS A, B, C, D DISCIPLINA: QUÍMICA - 29/06 a 03/07

E.E INDIA VANUIRE
PROFESSOR: JOSERALDO
SÉRIE: 1EM TURMAS A, B, C, D
DISCIPLINA: QUÍMICA

CONTEUDO: Propriedades da matéria.
HABILIDADES: Reconhecer os estados físicos dos materiais a partir de sua
temperatura de fusão e ebulição, interpretar dados de solubilidade e densidade.
ESTRATÉGIAS: Assistir as aulas indicadas ler os conteúdos recebidos resolver as
atividades um da apostila volume umas páginas 33 e 34 e resolver os questionários
recebidos do professor.
 Analise as imagens a seguir depois responda as atividades podendo ser por pesquisas.
Propriedades físicas – Temperaturas de fusão e ebuliçãoPropriedades físicas e químicas das substâncias - PDF Free Download
Propriedades da matéria

CFB 9º Ano - 4- Propriedades Específicas da Matéria... | Facebook

Propriedades da matéria

Estudo da matéria
Densidade e sua complexa funcionabilidade | Leia a notícia
Densidade - O que é, como é formada, forma de calcular e medidas



MISTURAS – Solventes e Solutos

Soluto e Solvente: o que são, diferenças e exemplos - Toda Matéria








Mistura Homogênea

A QUÍMICA NO 1º ANO - CLGO: MISTURAS - REVISÃO





Mistura Heterogênea

Misturas heterogêneas - Classificação e tipos










1- Para quem não conseguiu assistir essas aulas, passada no Centro de mídia e enviadas por mim. Assista e responda as questões envolvidas na aula.

2- O que acontece com a temperatura da agua com sal depois que
está em ebulição?


3- Qual a diferença de ponto de fusão para ponto de ebulição?


4-  Descreva os 3 tipos de estados da matéria que são solido liquido e gasoso?


5- Quais são as principais propriedades da matéria? E o que pode alterar as
propriedades da matéria?


6- Quais são as ter propriedades da matéria?


7- Qual a diferença entre propriedades especificas e propriedades gerais da matéria?


8- O que são propriedades organolépticas?


9- Qual a diferença entre solubilidade e densidade?


10- Qual a diferença entre mistura homogênea e mistura heterogênea?

Química- JOSERALDO SÉRIE:2 EM TURMAS A B, C, D - Data 29/06 a 03/07

E.E.INDIA VANUIRE
PROFESSOR JOSERALDO
SÉRIE:2 EM         TURMAS A B, C, D
DICIPLINA: Química
Semana – de 29 de junho a 03 de julho 

CONTEUDO: Concentração de solução.
HABILIDADES: Expressar inter-relacionar composição de solução.
Investigar causas, expressar e partilhar informações.
ESTRATÉGIA: Assistir as aulas enviadas e resolver atividades referente as aulas,
Pesquisar, ler interpretar os conteúdos enviados e
Resolver os exercícios solicitados e orientação de resolução das atividades
caderno do aluno página 34 e 47.
  

                  OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E EM SEGUIDA RESOLVA AS ATIVIDADES

MONÓXIDO DE CARBONO
Composto químico
Descrição
O monóxido de carbono é um gás levemente inflamável, inodoro e muito
perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima em condições
de pouco oxigênio e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos
em carbono, como derivados de petróleo, por exemplo, pelos motores dos veículos.  
Fórmula: CO
Massa molar: 28,01 g/mol
IUPAC: Carbon monoxide
Densidade: 1,14 kg/m³
Ponto de ebulição: -191,5 °C
Ponto de fusão: -205 °C
Solúvel em: Água, Etanol, Ácido etanoico, Benzeno, Clorofórmio, Hidróxido de amônio,
Acetato de etila
Reações químicas – Tipos, ocorrências e o balanceamento das equações



Exergónica - WikiwandSOMOS FÍSICOS: TEORIA DAS COLISÕES(ENEM)

Processos endotérmicos e exotérmicos - Brasil Escola
Processos endotérmicos e exotérmicos - Brasil Escola

Concentração em mol/L ou molaridade - Brasil EscolaSoluções



Soluções


Área 2 – Química Ensino Médio - 2º Ano - ppt carregarQUÍMICA - 1° Ano Aspectos quantitativos das soluções (parte 1 ...Colégio Módulo Professora: Salete CINÉTICA QUÍMICA - ppt carregar

QUEM NÃO ASSISTIU AS AULAS, ASSISTA PELOS LINKS A SEGUIR E RESPONDA AS
ATIVIDADES SOLICITADAS.
https://www.youtube.com/watch?v=uGtXSopiw9E&t=1786s


Agora responda as questões a seguir:

1- O que é uma concentração molar de exemplos?

2- O que é concentração comum.de exemplos

3- O que é potássio e qual a utilidade?

4 O que é monóxido de carbono?

5- Qual a diferença entre massa atômica e massa molar?

6- Qual a concentração de monóxido de carbono aceitável no ar?


7- Temos Oxigênio (O) massa atômica= 16 u
Hidrogêne0(H) massa atômica= 1
 Qual A massa molecular da água? Sendo que a formula da água é H2O?

8- O que é processo endotérmico e processo exotérmico?

9- Energia de um reagente é maior ou menor que a energia dos produtos.