terça-feira, 1 de setembro de 2020

Ano/ Série: 2° – Turma: A,B,C e D 3° Bimestre Data: 31/08 a 04/09/2020 (Todas as Disciplinas )

 E. E. Índia Vanuíre

Ano/ Série: 2° – Turma: A

3° Bimestre

Data: 31/08 a 04/09/2020
Nome *
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone, Edna Fatarelli e Elisangela
Nº de aulas: 5 aulas.

Tema: - Figuras de som e Parnasianismo

Objetivo (s): Relembrar as figuras de som e as características do Parnasianismo.

Habilidades: Relacionar a construção da subjetividade do à expressão literária em textos do século XIX.

Estratégia: Leitura, Interpretação e Pesquisa.

Olá 2ºAnos !!!!
Não percam as aulas online no CMSP, essa atividade é uma complementação das aulas.
Bom estudo!!! Prof(s). Simone, Edna e Elisangela.
Explicação – Escola Literária: Parnasianismo
Parnasianismo é uma escola literária que surgiu na França em meados do século XIX, que tinha como objetivo a criação de "poesias perfeitas", valorizando a forma e a linguagem culta, e criticando o sentimentalismo do Romantismo.
A Linguagem do Parnasianismo é clássica, objetiva, racional, impessoal, refinada, descritiva e realista. Ela busca a perfeição estética e o culto à forma, utilizando assim, vocabulário raro e recursos como a metrificação, versificação, estruturas poéticas fixas (soneto, por exemplo), rimas ricas, raras e perfeitas.
Explicação – Figuras de Som ( Aliteração e Sinestesia)
Aliteração
Consiste na repetição de consoantes como recurso para intensificação do ritmo ou como efeito sonoro significativo. Exemplos de trava-lingua:
Três pratos de trigo para três tigres tristes. ( trava-língua)

O rato roeu a roupa do rei de Roma. ( trava- língua)
Exemplos em poemas :

"Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas." Cruz e Souza (Aliteração em "v")
Sinestesia
A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste na união de termos que expressam diferentes percepções sensoriais.
Observe as frases abaixo:

- Sua voz soava docemente pelo salão principal.

- A visão fria da morte tomava conta de todos.

- O cheiro doce da infância estava naquelas fotos.

Como você deve ter notado, as expressões em destaque constroem seu sentido relacionando diferentes elementos sensoriais.
Veja:

- soava docemente (audição e paladar)

- visão frio (visão e paladar)

- cheiro doce (olfato e paladar)

Esse recurso estilístico é uma figura de palavra chamada sinestesia. Assim, definimos que:

Sinestesia: é uma figura de palavras na qual utilizamos, em uma mesma expressão, diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.

Observe o uso dessa figura no primeiro verso do poema de Cecília Meireles:

Recordação

Agora, o cheiro áspero das flores
leva-me os olhos por dentro de suas pétalas.
(...)

- cheiro áspero (olfato e paladar)
ATENÇÃO : ATIVIDADES
1)-. (FAU-Santos) Nos versos: “Bomba atômica que a terra Pomba atônita da paz Pomba tonta, bomba atômica…”A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado: *
0 pontos
2)- Observe a frase: “Esse perfume é muito doce. ”Podemos dizer que é uma sinestesia. Justifique sua resposta. *
3. (ENEM) – Nessa tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para: *
0 pontos
Imagem sem legendas
4 – (FEI-SP) São características do Parnasianismo, do qual Olavo Bilac é legítimo representante: *
0 pontos
5– (FESP) A designação “arte pela arte” aplica-se a que tipo de tendência? *
0 pontos
6 – (CENTEC – BA) Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto: *
0 pontos
LÍNGUA INGLESA – PROFª KELLER
Observe o Cartum:
1) O cartum pode ser considerado uma forma de levar ao público leitor, de maneira diferenciada e rápida, o debate sobre os mais variados temas da atualidade. Desse modo, observamos que o cartum acima promove o debate sobre: *
2) A palavra WHEN no cartum indica: *
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Nº de aulas: 02

Conteúdo/Tema: Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e ressonância de ondas mecânicas

Objetivo(s): Reconhecer alguns fenômenos ondulatórios e os sons musicais

Habilidade(s): Caracterizar ondas mecânicas por meio de conceitos de amplitude comprimento de onda frequência velocidade de propagação e ressonância a partir de exemplos de sons cotidianos .

Estratégia(s): Interpretar e resolver problemas em diferentes contextos do cotidiano
Iniciando.......
Conversas, músicas e ruídos em geral são fontes de um tipo bastante familiar de energia a energia sonora. O som é um fenômeno cotidiano envolvido na fala e na audição na troca de informações entre pessoas e animais e entre estes e o ambiente. Muitas vezes, ao ouvir uma voz, reconhecemos a pessoa que está falando e até podemos estimar em que ponto do ambiente e a qual distância ela está.
Para isso vamos fazer algumas definições.
Altura – a altura é uma característica do som que está relacionada a frequência e que permite distinguir os sons agudos ( altas frequências ) dos sons graves ( baixas frequências) .
Timbre- o timbre se relaciona diretamente com a composição dos harmônicos da onda sonora É a propriedade que nos permite diferenciar a fonte sonora.
Intensidade sonora- a intensidade do som diz respeito á amplitude da onda sonora e esta relacionada com a variação de pressão do meio.
Duração- a duração é representada pelo tempo que o som dura.
NOTAS MUSICAIS E SUA FREQUÊNCIA
O ouvido humano é capaz de perceber frequências de 20Hz a 20.000Hz.
Escala diatómica: Dó ( 134Hz) Ré ( 148Hz) Mi ( 165 Hz) Fá ( 175 Hz) Sol (198 Hz) Lá ( 220 Hz) Si ( 247 Hz) Dó ( 264 Hz ).
A série harmônica é uma série de sons que possuem frequências múltiplas de uma frequência fundamental ( f0) ou seja f0,2f0,3f0,4f0,5f0
Baseados no texto acima nas aulas anteriores e nas aulas do centro de mídias responda as seguintes questões:
1- Qual das seguintes características do som – intensidade ou timbre – permite distinguir a voz de uma pessoa da de outra? Justifique sua resposta comparando com o caso dos instrumentos musicais. *
2- Em filmes de ficção cientifica que mostram combates entre naves em pleno espaço interplanetário onde não há vácuo geralmente os tiros e explosões são audíveis e o festival de luzes e cores é visível
2.a) seria possível a uma pessoa que estivesse no espaço ouvir esses sons? Por que? *
2.b)seria possível a essa pessoa enxergar as luzes emitidas pelas naves? *
3- O timbre é a qualidade fisiológica do som que nos permite distinguir duas ondas sonoras que podem ter uma mesma intensidade e uma mesma altura mas que foram emitidas por fontes diferentes . A propriedade da física da onda associada ao timbre é: *
DISCIPLINA: Tecnologia e Inovação, Eletivas, Projeto de Vida. PROFESSOR Altamira
Número de aulas: 2

CONTEÚDOS/TEMA: “Faça sua parte para uma internet mais positiva”.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO: “Abertura ao novo”.

ESTRATÉGIAS: Observar, respeitar, contribuir.

RECURSOS: Internet;

DEVOLUTIVA DESSA ATIVIDADE: Será dada, Via WhatsApp, Google Meet e Plantão de Dúvidas pelo seu professor.

Objetivo: Proporcionar aos alunos um melhor entendimento de como se comportar diante da utilização das ferramentas digitais de maneira positiva.
Introdução ao tema
A Internet é um espaço que precisa continuar livre, democrático e positivo, mas algumas vezes nos deparamos com conteúdos danosos ou ofensivos, que podem ser prejudiciais para muitos usuários. A atividade propõe convidar os alunos a refletirem sobre o que fazer para ter uma internet mais positiva, com o objetivo de fazer com que possam relacionar este tema com seu cotidiano de uso.
ATIVIDADE
FACEBOOK O Facebook é uma rede social utilizada por mais de um bilhão de pessoas no mundo todo! Nela, é possível compartilhar interesses, postar fotos, vídeos, ler notícias e interagir com outros usuários. Ao encontrar um conteúdo ofensivo ou inapropriado que tem sido compartilhado por outros usuários, o que é possível fazer? *
WHATSAPP O Whatsapp é um aplicativo online que permite conversar com amigos e familiares de forma privada, participar de grupos com outras pessoas, além de ser possível compartilhar imagens, vídeos e áudios! Atualmente, é difícil encontrar alguém que não utilize este serviço, pois ele permite uma comunicação rápida e instantânea! Se alguém compartilha com você algo íntimo através do aplicativo, o que você faria? *
Existe alguma idade mínima para o Whatsapp? *
Selecione uma das alternativas e elabore uma breve justificativa do motivo desta escolha, e de que forma este tipo de regra pode ajudar a tornar o espaço digital mais positivo: *
INSTAGRAM Cada vez mais tem crescido o número de usuários que criam perfis no Instagram para compartilhar fotos e vídeos com seus seguidores! Esta é uma rede social onde é possível utilizar diferentes filtros para que as imagens fiquem de acordo com sua preferência, além de permitir com que você transforme suas experiências em um acervo de fotos! Você percebe que um (a) amigo (a) da escola recebe diariamente nas fotos que posta comentários ofensivos de outros (as) colegas de sua sala. O que você faz? *
TWITTER O Twitter é uma ferramenta que, assim como outras apresentadas permite interagir e receber atualizações de outros usuários/seguidores, porém através de mensagens limitadas a 140 caracteres. Neste serviço, também é possível compartilhar imagens e vídeos, sendo uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Alguém que você segue compartilhou um tweet com um conteúdo racista. O que você faria ao visualizar este conteúdo? *
SNAPCHAT O Snapchat é um aplicativo onde é possível compartilhar conversas, imagens e vídeos que duram apenas alguns segundos. Assim como nos outros serviços, é possível compartilhar com seus seguidores interesses, situações engraçadas e coisas do cotidiano, já que é uma rede onde não ficam armazenados conteúdos nem on-line, nem no seu dispositivo. Já que este é um aplicativo que garante a privacidade on-line, você: *
ARTE PROFS: ROSÂNGELA & ALESSANDRA
Nº DE AULAS: 02 AULAS

Tema:
• Tempo de fazer, gestando o mostrar - A dança e suas modalidades

Conteúdos:
• DANÇA

HABILIDADES DO COHECIMENTO:
Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes manifestações das
danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua
história tradicional e contemporânea.
1- O espetáculo Vero, da Companhia de Dança Deborah Colker, combina trechos de duas coreografias de maior sucesso da Companhia, Rota de 1997 e Velox de 1995, vistas por mais de 4milhões de espectadores. Considerando a obra da bailarina e coreógrafa brasileira Deborah Colker, assinale a afirmativa: *
0 pontos
Imagem sem legendas
2- O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop . O break dancing surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap , do break dancing e do grafite se tornaram os pilares da cultura hip hop. DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG. 2005 (adaptado).Entre as manifestações da cultura hip hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos *
0 pontos
No enunciado está a definição:  O break dancing surge como uma dança de rua. Quem viu Ela dança eu danço com certeza vai se lembrar das “batalhas” de dança na rua no no meio da balada. Nesse tipo de dança não há coreografia, os dançarinos inventam na hora os passos, ou seja, a dança é completamente improvisada, como expressão da dinâmica da vida urbana. Quem disseque ver filme de dança não poderia ser útil para a prova do ENEM!
3- A cadeira de balanço e os jogos de dominó na praça são estereótipos antigos. Hoje as pessoas acima dos 60 anos fazem parte de uma outra sociedade, muitos se preocupam com a qualidade de vida, exercícios físicos e, consequentemente vivem mais. A expectativa de vida do brasileiro aumenta a cada ano, de acordo com o IBGE. ... É nesta física e menta, colaborando com a longe vida de e integração”. Cuza . Revista em dança, fevereiro de 20 07 , p .1 0 . Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre: I. A dança de salão é um grande instrumento de reinclusão social. II. Proporciona mudanças físicas como melhora da disposição , concentração , equilíbrio e resistência muscular. III. Na dança de salão , não deve haver a integração de gerações , pois os idosos de vem dançar com parceiros de sua própria idade .IV. Resgata valores T como res peito , a generosidade e a cordialidade. As alternativas corretas são: *
0 pontos
Biologia: Silvania
Conteúdo/Tema:
O mundo de RNA

Objetivo:
*Reconhecer a estrutura química do RNA (ácido ribonucleico)
*Diferenciar os tipos de RNAs

Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC).

Habilidade:
(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa,
estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.

Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto, mapa conceitual;
Realização de atividades.
Para ampliar o conhecimento
RNA (ácido ribonucleico)
O DNA contém as informações necessárias para o processamento de uma nova proteína. Entretanto, esse processamento requer algumas moléculas intermediárias, sendo uma delas o RNA (ácido ribonucléico).
A molécula de RNA nada mais é que uma complementariedade de uma região do DNA. Sua molécula é composta de uma única cadeia composta com nucleotídeos. Porém, diferentemente do DNA, as bases nitrogenadas do RNA são adenina (A), guanina (G), citosina (C) e uracila (U). Observe atentamente que não há a presença de timina (T) no RNA.
Outra característica marcante da molécula de RNA é que o açúcar que compõe seu nucleotídeo é uma ribose, isto é, o grupamento açúcar contem uma ligação –OH a mais.
Tipos de RNA
RNAm (menssageiro): serve como intermediário que transcreve as informações do DNA para a proteína;

RNAt (transportador): moléculas capazes de levar aminoácidos corretos para o RNAm durante o processo de tradução;

RNAr (ribossômico): moléculas envolvidas no processo de tradução do RNAm, isto é, que guiam a interpretação do RNAm para a alocação de aminoácidos específicos para formar uma proteína.
Podemos classificar o RNA em três tipos principais. Marque a alternativa que indica corretamente o nome desses RNAs. *
0 pontos
Um tipo de RNA é responsável por levar as moléculas de aminoácidos que irão formar as proteínas até os ribossomos. Esse RNA é o: *
0 pontos
Em que parte da célula o RNA realiza a função de sintetizar proteínas? *
0 pontos
Disciplina: História – Prof. (a): Valdenice Ferreira Vieira
Nº de aulas: 2 aulas.

Conteúdo/Tema: Revolução Francesa

Objetivo (s): Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução
Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução
burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo). • Relacionar os princípios iluministas à ocorrência
da Revolução Francesa.

Habilidade (s):Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução
Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução
burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal,
cidadania, direitos humanos e liberalismo). • Relacionar os princípios iluministas à ocorrência
da Revolução Francesa.

Habilidade (s): _____

Estratégia: leitura, interpretação e pesquisa.

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividades do
centro de mídia e no caderno, abaixo vou descrever as instruções de como devem
realizar as atividades. Vamos lá!
Primeiro passo: Realize a atividade no seu caderno (somente as respostas) e no google formulário.
ATIVIDADE 1
Em agosto de 1789, a Assembleia Constituinte aprovou a “Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão”, inspiradas nos ideais do Iluminismo. Este documento declara
que todos os homens nascem livres e iguais em direitos, e que a única fonte de poder
é o pró- prio povo. Leia as declarações abaixo para realizar a atividade proposta.

FONTE 1: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Art.1º. Os homens
nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem
fundamentar-se na utilidade comum. Art. 4º. A liberdade consiste em poder fazer tudo
que não prejudique o próximo. Assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem
não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o
gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei. Art.
10º. Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, incluindo opiniões religiosas,
desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.Art.
11º. A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do
homem. Todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente,
respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.”
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1789. Disponível em: . Acesso em
12 fev. 2020.

FONTE 2:Declaração Universal dos Direitos Humanos Artigo 1° - Todos os seres
humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de
consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Artigo 2° -
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na
presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo,
de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de
fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita
nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do
território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob
tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania. Artigo 3° - Todo indivíduo
tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 7° - Todos são iguais
perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a
proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Artigo 17° - Toda a pessoa, individual ou
coletiva, tem direito à propriedade. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua
propriedade. Artigo 19° - Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de
expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de
procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por
qualquer meio de expressão. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.
Disponível em: . Acesso em 4. fev.2020.
A)Pode-se afirmar que na atualidade, existem valores, ideias e instituições legadas da Revolução Francesa? Quais seriam? *
B) As duas declarações juntas somam mais de trezentos anos de sua publicação. Na sua opinião, a sociedade atual conseguiu garantir direitos e igualdade para todos? Leve em consideração os Direitos civis, Direitos políticos, Direitos socioeconômicos, Igualdade civil e Igualdade social. Justifique. *
c- realize uma pesquisa prévia sobre o período napoleônico: *
Disciplina: Geografia – Prof. (a): Cristiane Rocha
2 aulas

Tema: Dinâmicas demográficas

Habilidades: Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade

Objetivo: Compreender sobre os conceitos de natalidade, mortalidade, fecundidade e longevidade.
Assista os vídeos explicativos:
1- Transição Demográfica. https://youtu.be/Z1DgGMvjWmE
2- População Brasileira | Geografia | Taxa de Natalidade | Mortalidade | Fecundidade https://youtu.be/h39f68Hmx2Y
Atividades:
1) Explique sobre as fases da transição demográfica. *
2) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do: *
Observe o gráfico a seguir: *
Imagem sem legendas
Disciplina: Matemática Prof.(a): Marcia Leandra Galvani Médici
Nº de aulas: 05

Conteúdo/Tema: Princípio fundamental aditivo e multiplicativo de contagem.

Objetivo(s): Identificar os conceitos dos princípios fundamentais aditivo e multiplicativo de contagem em, identificar o conceito dos anagramas de palavras e as diversas possibilidades utilizando o sistema de árvore de contagem em diversas situações-problemas.

Habilidade(s): Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de situações-problemas de contagem indireta do número de possibilidades de ocorrência de um evento
Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações-problemas, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de fórmulas específicas.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Utilizar diferentes linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
MP 14 Resolver problemas envolvendo o princípio multiplicativo da contagem.

Estratégia: Aplicar os conceitos aditivo e multiplicativo de contagem em diversas situações-problemas.
Aulas no Centro de mídias do Estado de São Paulo (CMSP), Caderno do Aluno Volume 3.
Para entender sobre o Princípio Fundamental da Contagem:
Princípio Fundamental da Contagem - AULA 1 - Curso de Análise Combinatória - Professora Ângela
https://www.youtube.com/watch?v=3dm6pq6akQI

PFC - Princípio Fundamental da Contagem
https://www.youtube.com/watch?v=a0GcRAWcoUY&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=3

Playlist do CMSP de Matemática:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLtYe4M7gMnkNZq4GVf9TG87l53rTBBRSE
1. Uma professora de arte propôs aos seus alunos a confecção de uma bandeira oficial para representar a escola. Todos os alunos confeccionarão um modelo que irá para votação de todos os alunos da escola. Veja o molde da bandeira:
A bandeira deve seguir alguns padrões, que é a utilização das cores do uniforme da escola: azul, amarelo, vermelho e verde nas suas cinco faixas. Porém, duas faixas consecutivas não podem ser pintadas com a mesma cor. Quantas possibilidades diferentes os alunos terão para escolher a sua bandeira? *
2. Gabriel tem em seu guarda roupa duas calças: uma lisa e outra estampada; duas camisas: uma de manga comprida e outra de manga curta; e dois pares de sapato: um marrom e outro preto. Ao escolher uma calça, uma camisa e um par de sapatos, Gabriel pode fazer: *
3. Uma lanchonete oferece no cardápio 3 tamanhos distintos de embalagens com batatas fritas, 5 tipos de bebida, 8 tipos de sanduíche e 3 tipos diferentes de sobremesa.
Ao escolher uma embalagem com batatas fritas, um sanduíche, uma bebida e uma sobremesa, ela poderá realizar: *
4. Quantos são os anagramas da palavra VALOR? *
5. De quantas maneiras distintas podemos arrumar em uma prateleira 6 livros diferentes? *
Disciplina: Educação Física – Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias
Nº de aulas:  duas aulas.

Tema: Corpo, saúde e beleza

Objetivo (s):Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.
   
Habilidade (s): Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.

Estratégia: pesquisa 

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim!

Primeiro passo: realize as atividades no caderno ( somente as respostas)  e no google formulário
ATIVIDADE 1 - DOENÇAS HIPOCINÉTICAS 
Nos bimestres anteriores, estudamos as relações entre os níveis de atividades físicas e do exercício no desenvolvimento das capacidades físicas. Vocês realizaram testes, para após sessões de treinos, fazer os comparativos. Construímos circuitos para que soubessem organizar os treinos e melhorar sua performance. Neste tema, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre as doenças hipocinéticas. Você sabe do que estamos falando? 
1. Você já ouviu falar sobre as doenças hipocinéticas, suas causas e consequências? Registre o que sabe. *
Você sabe como identificar as doenças hipocinéticas? Como preveni-las? Faça uma pesquisa sobre essas doenças. *
Disciplina: Sociologia – Prof.(a) Sarah Danielli
N° de aulas: 2

Conteúdo/Tema: O trabalho como mediação entre o ser humano e a natureza. O processo de humanização do ser humano por meio do trabalho; a distinção entre trabalho humano e trabalho animal; diferenciação entre trabalho e emprego.

Objetivos (s): Compreender que o trabalho é uma atividade base da condição humana;

Habilidade (s): Desenvolver o espírito crítico , habilidades de leitura e compreensão de texto.

Estratégia:Formulário Google, WhatsApp, Leitura e Interpretação de textos e imagens

Olá! Caros Alunos !
Tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Vamos iniciar um novo tema: O TRABALHO COMO MEDIAÇÃO

Neste primeiro momento, discutiremos o trabalho como mediação entre o ser humano e a natureza.
O que é trabalho?
Preste atenção nas imagens mostradas a seguir e apresente outros exemplos de animais que são considerados “trabalhadores”. *
Imagem sem legendas
Os animais apresentados nas imagens são vistos, pelo senso comum, como animais trabalhadores. Mas, na perspectiva sociológica, os animais não trabalham, só o ser humano trabalha. O trabalho é visto como uma atividade que ajuda o ser humano a construir sua condição humana.Para esclarecer a questão do trabalho como atividade do ser humano, recorreremos a Karl Marx e aos textos que seguem, um deles de sua autoria.
Com base na leitura dos textos, responda:
1. Quais são as diferenças essenciais que distinguem o trabalho humano do trabalho de outros animais? *
2. A palavra “trabalho” tem sempre o mesmo significado? *
Distinção entre trabalho e emprego
O que você entende por emprego? Você sabe que trabalho não é sinônimo de emprego? O que você acha que distingue trabalho de emprego?
Pesquise e anote:
1. O que é trabalho? *
2. O que é emprego? *
Filosofia
Conteúdos e temas: Humilhação, velhice e racismo.

Competências e habilidades: Identificar e criticar práticas de humilhação social.

Estratégias: exercícios de reflexão, escrita e leitura.

Recursos: texto para leitura.

Apoio curricular ( LP):...
Texto 1:
“O objetivo de toda associação política é a preservação dos direitos naturais
imprescindíveis da mulher e do homem. Esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a
segurança e especialmente a resistência à opressão.”
GOUGES, Olympe de. Declaração dos direitos da mulher e da cidadã (1791). Disponível em: <
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2450/2407 >. Acesso em 21.jan.2020.
Texto 2:
Lei Maria da Penha, 2006
Toda mulher, independentemente da classe, raça, etnia, orientação sexual, renda,
cultura, nível educacional, idade, religião, goza de direitos fundamentais inerentes
à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para
viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
BRASIL. Lei 11.340 de 07/08/2006. (Lei Maria da Penha -Artigo 2o). Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm >. Acesso em 21.jan.2020.
Questão 1. Observe a data em que foram escritos esses textos: texto 1.(1791) França. Texto 2 (2006) Brasil. Ambos fazem referência aos direitos das mulheres. Assinale a alternativa que faz a melhor analise entre o tempo que separa o momento em que os textos foram escritos. Os textos falam dos direitos humanos para homens e mulheres (igualdade); *
0 pontos
Questão 2:
Estatuto do Idoso. Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata essa lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua vida física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
O Estatuto da Criança e do Adolescente. Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Os dois artigos tratam de direitos fundamentais dos idosos e das crianças e adolescentes. Assinale a alternativa que faz uma interpretação coerente da relação entre os dois antigos. *
0 pontos
PROFESSOR JOSERALDO DISCIPLINA: QUÍMICA
Nº DE AULAS: 2

CONTEÚDO: Eletronegatividade e polaridade da molécula e tabela periódica

HABILIDADES: Reconhecer os estados sólidos líquidos e gasosos em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons. e moléculas.
ASSISTA A AULA ENVIADA NO LINK, OBSERVE AS FIGURAS, LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
A eletronegatividade é definida como a força que determinado átomo possui de atrair os elétrons de uma ligação covalente para si.Isso significa que a eletronegatividade é uma grandeza relativa, pois ela é analisada por meio de uma comparação entre a capacidade que dois átomos ligados possuem de atrair os elétrons. Além disso, ela é uma propriedade periódica, uma vez que, à medida que o número atômico aumenta, ela adquire valores semelhantes para intervalos regulares. Existem várias formas de medir a eletronegatividade dos elementos, mas a forma mais conhecida e usada é a que foi determinada pelo cientista Linus Pauling. Os valores obtidos por ele estão presentes na imagem a seguir:
Veja que os valores da eletronegatividade crescem de cima para baixo e da esquerda para a direita.
O que isso significa? Significa que a eletronegatividade cresce com a diminuição do raio de um átomo.Por exemplo, quando consideramos os elementos pertencentes a uma mesma família (coluna), vemos que o raio dos átomos vai aumentando de cima para baixo, isso ocorre porque o número de camadas eletrônicas também vai aumentado. Com o aumento do raio atômico, a distância entre o núcleo (positivo) e os elétrons (negativos) da última camada eletrônica (camada de valência), que realiza a ligação covalente, fica maior e, consequentemente, a atração entre eles diminui. Assim, a eletronegatividade dos elementos de cima é maior que a dos elementos que ficam mais abaixo.Agora, quando consideramos os elementos pertencentes ao mesmo período (linhas), todos eles têm a mesma quantidade de camadas eletrônica e a quantidade de elétrons na última camada aumenta da esquerda para a direita. Nesse sentido cresce, então, a atração entre os elétrons e o núcleo, ficando menor o raio atômico e aumentando a eletronegatividade.Desse modo, o elemento mais eletronegativo é o Flúor (4,0) e o menos eletronegativo é o césio (0,7).Existe uma forma de você saber a ordem de eletronegatividade dos elementos mais eletronegativos, que são:F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H Os valores de suas eletronegatividades são, respectivamente:4,0 > 3,5 > 3,0 > 3,0 > 2,8 > 2,5 > 2,5 > 2,5 < 2,1 Para lembrar a ordem dessa fila de eletronegatividade, guarde na memória a frase apresentada a seguir, em que a inicial de cada palavra corresponde ao símbolo dos elementos em questão:“Fui Ontem No Clube, Briguei I Saí Correndo Para o Hospital”.
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
1- O que é eletronegatividade? Dê dois exemplos. *
2- Qual a diferença entre ligação polar para a ligação apolar? *
3- Como é a polaridade das moléculas? *
4- Qual a relação de eletronegatividade, polaridade, e temperatura de ebulição e temperatura de fusão? *
5- Escreva uma receita de como fazer sabão. *
6- Se o sabão é feito de óleo e gordura, como ele é capaz de limpar superfície engorduradas? *
Imagem sem legendas

4 comentários:

  1. Ao inves de postar a atividade inteira nesse blog mal feito, posta só o link pra fazer pelo google, não consigo escolher uma alternativa >:(

    ResponderEliminar
  2. muito foda o blog
    recomendo
    10/89
    adorei a parte que n da pra escolhe a resposta
    parece minha vida
    muleke
    caguei durão hj
    meu cu chego a arde

    ResponderEliminar