segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Ano/ Série: 2° – Turma: A,B,C e D 3° Bimestre Data: 14 a 18/09/2020 (Todas as Disciplina )

 E. E. Índia Vanuíre

Ano/ Série: 2° – Turma: A,B,C e D

3° Bimestre

Data: 14 a 18/09/2020

Nome: *
Número: *
Biologia: Silvania
Conteúdo/Tema:
A replicação (ou duplicação) do DNA

Objetivo:
*Reconhecer o processo de replicação do DNA e identificar as etapas e as principais enzimas envolvidas no processo.

Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC).

Habilidade:
(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa,
estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.

Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto, mapa conceitual;
Realização de atividades.
Replicação semi-conservativa do DNA
É controlada por várias enzimas que promovem o afastamento dos fios, unem os nucleotídeos novos e corrigem os erros de duplicação por um processo chamado sistema de reparo, substituindo o nucleotídeo “errado” pelo “certo”.
Antes da duplicação enzimas chamadas helicases desenrolam a dupla hélice, quebrando as pontes de hidrogênio. Em cada filamento exposto, novos nucleotídeos desenvolvidos no nucleoplasma começam a se encaixar, obedecendo ao emparelhamento A-T, C-G. A união entre nucleotídeos novos é feita pela DNA-polimerase. Cada fio orienta a formação de outro que lhe é complementar. Portanto, o filamento novo fica igual ao antigo que ocupava aquela posição. Consequentemente, as duas moléculas resultantes serão iguais.
Como cada molécula de DNA filha é formada por um filamento de DNA mãe, a duplicação é um processo semi-conservativo.
O processo de replicação
Replicar o DNA inteiro não é tarefa fácil. O genoma humano (genoma significa um conjunto completo de genes presentes na célula) tem cerca de 3 bilhões de pares de bases. Então, para fazer uma cópia de algo que demoraria muito tempo.
Mas isso não acontece! Porque as nossas células têm um conjunto de enzimas e proteínas que tornam este processo rápido. E cada enzima e proteína tem sua própria função específica.

1- Início
• Helicase – o ponto em que a replicação começa é conhecido como a origem da replicação. A enzima helicase inicia a separação da fita do DNA, que leva à formação do garfo de replicação. Ela quebra as ligações de hidrogênio entre os pares de bases para separar o fio. Utiliza energia obtida da Hidrólise de ATP para realizar a função.
• Proteína SSB – A proteína de ligação de DNA de cadeia simples (SSB) se liga as fitas simples recém separadas pela helicase. Seu trabalho é impedir que os fios se liguem novamente.
• DNA Primase – Uma vez que os filamentos estejam separados e prontos, a replicação pode ser iniciada. Para isso, é necessário um primer para vincular na origem. Primers são sequências curtas de RNA, com cerca de 10 nucleotídeos de comprimento. A enzima DNA Primase sintetiza os primers.

2- Alongamento
• DNA Polimerase – Esta enzima faz a nova cadeia lendo os nucleotídeos na cadeia modelo (antiga) e adicionando especificamente um nucleotídeo após o outro. Se ele ler uma Adenina (A) na fita molde (antiga), ele adicionará apenas um Timina (T) na nova fita. Ela só pode sintetizar ou produzir novas fitas na direção de 5 ‘para 3’. Também ajuda na revisão e reparação da nova fita. Agora você pode pensar por que a Polimerase continua trabalhando ao longo da fita e não flutuar aleatoriamente? É porque uma proteína em forma de anel chamada de grampo deslizante mantém a polimerase em posição.
Agora, quando o garfo de replicação avança e a DNA Polimerase começa a sintetizar o nova fita, surge um pequeno problema: as duas fitas correm nas direções opostas. Isto significa que quando ambas estão sendo sintetizadas na direção 5 ‘para 3’, um estará se movendo na direção do garfo de replicação enquanto a outra se moverá no sentido oposto.
A fita, que é sintetizada na mesma direção que do garfo de replicação, é conhecida como fita líder ou contínua. A fita complementar para esta fita líder é produzida na direção de 3 ‘a 5’.
A DNA Polimerase precisa se anexar apenas uma única vez e pode continuar seu trabalho conforme o garfo de replicação avança e tornando o a construção da fita complementar rápida.
No entanto, para a cadeia que está sendo sintetizada na outra direção, que é conhecida como a cadeia “retardada” ou descontínua, a polimerase tem que sintetizar um fragmento de DNA de cada vez porque conforme o garfo avança, a DNA polimerase (que se afasta do garfo) chega ao final da fita, se separa e se religa ao DNA recentemente exposto (ou aberto).
Então, à medida que a forquilha de replicação avança, ela precisa se reconectar ao novo DNA disponível e depois criar o próximo fragmento, tornando a construção dessa fita complementar lenta. Estes fragmentos são conhecidos como fragmentos de Okazaki (em homenagem ao cientista Reiji Okazaki que os descobriu).

3- Terminação
• DNA Polimerase – Se você se lembra, nós adicionamos um RNA primer na origem para ajudar a Polimerase a iniciar o processo. Agora, como o fio foi feito, precisamos remover o primer. É quando a polimerase I entra em cena. É preciso a ajuda da RNase H para remover o primer e preencher as lacunas.
• DNA ligase – Quando a Polimerase está adicionando nucleotídeos a filamento atrasado e criando fragmentos de Okazaki, às vezes deixa uma lacuna ou dois entre os fragmentos. Essas lacunas são preenchidas pela enzima DNA ligase.
Processo de replicação do DNA
1)O que é o processo de duplicação de DNA e qual a sua importância? Em que local da célula ele ocorre? *
2)Em 1953, James Watson e Francis Crick propuseram ao mundo o modelo do DNA. Em meio século de pesquisa, os avanços nessa área vêm sendo surpreendentes e têm aberto novos horizontes nos vários campos da biotecnologia. No esquema abaixo, está representado, de forma simplificada, o processo de replicação semiconservativo e semidescontínuo dessa molécula.
Baseado na figura e nos seus conhecimentos assinale a alternativa correta. *
0 pontos
3)(Enem) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que: *
0 pontos
4)No processo de duplicação de DNA, uma enzima é responsável por possibilitar a ligação entre os nucleotídeos que estão formando a nova fita ou “constrói a nova fita”. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa enzima. *
0 pontos
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone, Edna Fatarelli e Elisangela
Nº de aulas: 5 aulas.

Tema: Realismo.

Objetivo: Conhecer o estilo Literário Realismo, suas origens e influências e seu principal expoente no brasil, Machado de Assis.

Habilidades: Relacionar a construção da subjetividade do à expressão literária em textos do século XIX.

Olá 2ºAnos !!!!

Não percam as aulas online no CMSP, essa atividade é uma complementação das aulas.
Bom estudo!!! Prof(s). Simone, Edna e Elisangela.
ATIVIDADE 1– Pequena Explicação sobre o Realismo
Explicação Realismo: O Realismo é um movimento cultural e literário que surgiu no século XIX em oposição ao Romantismo. É uma Escola Literária que usa linguagem clara e objetiva e tem como temática principal os problemas sociais da época.
Contexto histórico do realismo
Madame Bovary, romance de Gustave Flaubert, publicado em 1857, é considerado pela crítica literária a obra inaugural do movimento realista.
Características do realismo
● Valorização da objetividade e dos fatos;
● Impessoalidade, apagamento das ideias do autor;
● Descrições de tipos sociais ou situações típicas;
● Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social;
● Prevalência das formas do romance e do conto;
● Frequentes críticas às hipocrisias da moralidade da nova classe dominante, a burguesia;
● Aceitação da realidade tal como ela é, em oposição aos anseios de liberdade dos românticos;
● Esteticismo: linguagem culta e estilizada, escrita com proporção e elegância;
● Tentativa de explicar o real, recorrendo muitas vezes à ciência ou ao determinismo;
● Abordagem psicológica das personagens como composição da realidade que veem.
Realismo no Brasil - os escritores realistas brasileiros foram republicanos e abolicionistas, não raro abordando em suas obras esses ideais.
Os três principais nomes do realismo brasileiro são o maranhense Aluísio Azevedo, o carioca Machado de Assis e o angrense Raul Pompeia.
Vamos nos aprofundar no carioca Machado de Assis, ele é aclamado como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, principalmente pela riqueza com que explora as técnicas narrativas e pelo retrato apurado da psique humana. Autor de romances, contos, crônicas, peças de teatro e textos de crítica literária e teatral, além de poesias, sua prosa realista, que lhe rendeu o posto de glória na literatura brasileira, passou a ser produzida a partir de 1870.
Resumo do realismo
● O realismo foi uma escola estética com expressões em diversos campos da arte, como a literatura, as artes plásticas e a dramaturgia;
● Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à estética do romantismo;
● Valorizava a objetividade, o factual e as situações cotidianas;
● Pretendia expor os fatos tais como eles são, sem idealizações;
● Na literatura, o gênero realista por excelência foi a prosa;
● São grandes nomes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Charles Dickens, Fiódor Dostoiévski;
● São grandes nomes do realismo brasileiro: Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Machado de Assis.
ATIVIDADE 2- Exercícios
1)- Em sua opinião, qual é a diferença entre um livro romântico e um realista? *
1)Qual classe social pertence as personagens desse quadro? *
2)Como é possível chegar a essa conclusão? *
3)Qual classe social pertence as personagens desse quadro? *
4)Como é possível chegar a essa conclusão? *
5)Em sua opinião, qual das duas imagem parece mais real? Por quê? *
6)- (Enem 2001) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957
A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa: *
0 pontos
Prof.(a): Marcia Leandra Galvani Médici
Nº de aulas: 05

Conteúdo/Tema: Fatorial, Arranjo e Permutação Simples e Circular.

Objetivo(s): Identificar os conceitos do fatorial, compreendendo e identificando os elementos com a
finalidade de identificar os casos de Arranjo e Permutação Simples, em situações contextualizadas no
cotidiano e em situações-problemas.

Habilidade(s): Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de
situações-problemas de contagem indireta do número de possibilidades de ocorrência de um evento
Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações-problemas, recorrendo a raciocínios
combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de fórmulas específicas.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses,
formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
diferentes áreas.
Utilizar diferentes linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora
e digital bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e
partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que
levem ao entendimento mútuo.

Estratégia: Aplicar os conceitos de Fatorial, Arranjo e Permutação Simples e Circular em diversas
situações-problemas.
Aulas no Centro de mídias do Estado de São Paulo (CMSP), Caderno do Aluno Volume 3.
Para o entendimento do Fatorial, Arranjo e Permutação Simples assista as aulas abaixo:
Playlist Canal Equaciona Análise combinatória Professor Paulo Pereira:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur

Assista aos vídeos 1, 2, 6, 7, 8 e 9 da playlist.

Permutação Circular:
https://youtu.be/AvWsIh1lbag?list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur

Playlist Análise Combinatória Professora Ângela:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLougO8IRm3JaFX4eZY1NYJ0kq-mdlG-nZ
Fatorial:
PERMUTAÇÕES SIMPLES
Considere o seguinte problema:

Dado o conjunto A = {2, 5, 7}, escreva todos os números de 3 algarismos distintos com os elementos de
A: ➢ 257. 275, 527, 572, 725, 752

Assim, com o conjunto A = {2, 5, 7}, de 3 elementos, podem-se escrever 6 números de 3 algarismos
distintos, onde um grupo difere do outro pela ordem dos elementos, uma vez que em cada grupo participam
todos os elementos. Esses grupos chamam-se permutações simples.

De um modo genérico, definimos:

Dado um conjunto com n elementos distintos, chama-se permutação simples de n elementos distintos
qualquer grupo formado pelos n elementos.
Observe pela definição de permutação simples que ela nada mais é do que um caso particular de
arranjo simples, onde em cada grupo entram todos os elementos do conjunto dado (p = n)

Indicamos o número total de permutações simples de n elementos distintos pelo símbolo:

Pn onde: n → nº total de elementos

Assim, no problema acima resolvido: n = 3 e o número total de permutações simples de 3 elementos é 6.

Indica-se: P3 = 6

Para determinarmos o número total de permutações simples de n elementos distintos sem escrevê-las,
usamos a expressão:
EXEMPLOS:
Permutação com elementos repetidos:
Permutação envolvendo um elemento repetido
Permutação envolvendo dois elementos diferentes repetidos
Outras situações envolvendo elementos repetidos
Permutação circular
Voltando ao exemplo da reunião que o presidente de uma grande empresa realiza todas as manhãs de
segunda-feira com seus cinco diretores, se a mesa na qual é realizada a reunião for redonda, será que as
possibilidades de dispor essas pessoas são as mesmas?

A resposta é não. Para visualizar essa situação, pense nas seis pessoas (A, B, C, D, E e F) ao redor da mesa
e estabeleça uma ordem entre as 6 = 720 possibilidades, a priori, possíveis. Note que, por exemplo, as ordens ABCDEF, FABCDE, EFABCD, DEFABC, CDEFAB e BCDEFA são seis modos de descrevera
mesma posição, pois obtém-se isso girando a mesa. Sendo assim, essas possibilidades devem ser
“descontadas”, resultando em:
ARRANJOS SIMPLES
Exercícios:
1. Os resultados do último sorteio da Mega-Sena foram os números 04, 10, 26, 37, 47 e 57. De quantas maneiras distintas pode ter ocorrido essa sequência de resultados? *
2. Na palavra NORTE, quantos anagramas podem ser formados? Quantos começam com vogal? *
3. Determine o número de anagramas que podem ser formados com as letras do nome ALEMANHA. *
4. De quantas formas 6 crianças podem formar uma roda? *
5. Com os algarismos 1, 2, 3, 4 e 5, quantos números de 3 algarismos distintos podemos escrever? *
Disciplina: Educação Física – Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias
Nº de aulas: duas aulas.

Tema: Corpo, saúde e beleza

Objetivo (s):Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.

Habilidade (s): Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.

Estratégia: pesquisa
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim!
Primeiro passo: realize as atividades no caderno ( somente as respostas) e no google formulário
Atividade : Abra a apostila do terceiro bimestre página 119 e vamos realizar a atividade no caderno e no google formulário. Agora que você já leu os textos e assistiu os vídeos, responda em seu caderno e aqui:
1. Escreva aqui seus hábitos relacionados à atividade física. Quais favorecem sua saúde e quais são prejudiciais? *
2. Talvez nem todas as maneiras de se exercitar propostas no vídeo “Sedentarismo” ( vídeo da aula passada e tem na apostila o link) sejam adequados para você ou para onde mora. Então, quais estratégias podem ser adotadas pensando nos seus interesses, no local em que você mora e na sua rotina diária para o controle dos fatores de risco? *
3. Pesquise na sua família se tem alguém com doenças hipocinéticas. Responda usando o quadro a seguir na apostila depois tire uma foto e anexe no google formulário: *
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Disciplina: História – Prof. (a): Valdenice Ferreira Vieira
Nº de aulas: 2 aulas.

Conteúdo/Tema: Revolução Francesa

Objetivo (s): Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal, cidadania, direitos humanos e liberalismo). • Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da Revolução Francesa.

Habilidade (s):Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal, cidadania, direitos humanos e liberalismo). • Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da Revolução Francesa.
Habilidade (s): _____

Estratégia: interpretação e pesquisa.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividades do centro de mídia e no caderno, abaixo vou descrever as instruções de como devem realizar as atividades. Vamos lá!
Primeiro passo: Realize a atividade no seu caderno (somente as respostas) e no google formulário.
Atividade 1: Queridos alunos pegue a apostila do terceiro bimestre, abra na página 65 na atividade 3, pedi para produzir um mapa mental faça em seu caderno e depois anexe a foto do mapa aqui no google formulário. Na apostila também tem um site que explica como fazer uma mapa mental *
Adicionar ficheiro
atividade 2: A Revolução Francesa estourou em 1789 e foi consequência de uma grande crise econômica e da intensa exploração que nobreza e clero exerciam sobre o povo. Quando o movimento iniciou-se, a ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra o rei e seu estilo de vida luxuoso. O rei francês durante a revolução era: *
Filosofia- Prof.: Vitor
Questão 1: A humilhação é um sentimento de desigualdade. Para José Moura Gonçalves Filho, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a humilhação consiste em uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classe, isto é, a angústia que se sofre quando alguém se depara com um abismo chamado desigualdade, o que corresponde à percepção de que, enquanto um está em posição superior, o outro se coloca, violentamente, em uma posição inferior. Assinale a alternativa que representa a ideia central do texto acima: *
0 pontos
Questão 2. “Para oprimir e submeter, especialmente, os negros, o racismo no Brasil não necessitou de regras formais de discriminação, de desigualdade e de preconceito racial”. O racismo como ideologia emprega e se alimenta de práticas sutis, de nuances e de representações que não precisam de um sistema rígido e formalizado de discriminação. Ao contrário das experiências norte-americana ou sul-africana que estabeleceram regras claras de ascendência mínima para definir seus grupos sociais, nas quais, por exemplo, uma gota de sangue negro era mais que suficiente para macular a suposta pureza racial dos brancos. As formas de classificação racial e a eficácia do racismo no Brasil nutriram-se sempre das formas mais maleáveis, mais flexíveis para atingir suas vítimas, porém essas sutilezas não deixam de ser igualmente perversas e nocivas para os indivíduos e coletividades atingidos. No Brasil, não há regras formais de discriminação, porém, o racismo emprega e se alimenta de práticas sutis. Assinale a alternativa que revela essas práticas: *
0 pontos
Questão 3 Texto 1: “O objetivo de toda associação política é a preservação dos direitos naturais imprescindíveis da mulher e do homem. Esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e especialmente a resistência à opressão. ”GOUGES, Olympe de. Declaração dos direitos da mulher e da cidadã (1791). Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2450/2407 >. Acesso em 21.jan.2020.Texto 2 – Lei Maria da Penha, 2006Toda mulher, independentemente da classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade, religião, goza de direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. BRASIL. Lei 11.340 de 07/08/2006. (Lei Maria da Penha -Artigo 2o). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm >. Acesso em 21.jan.2020.
Questão 3. Observe a data em que foram escritos esses textos: texto 1.(1791) França. Texto 2 (2006) Brasil. Ambos fazem referência aos direitos das mulheres. Assinale a alternativa que faz a melhor analise entre o tempo que separa o momento em que os textos foram escritos. Os testos falam dos direitos humanos para homens e mulheres (igualdade); *
0 pontos
PROFESSOR JOSERALDO
Nº DE AULAS: 2

CONTEÚDO: Forças de interação entre íons nos compostos iônicos e as interações nas sustâncias moleculares.

HABILIDADES: Reconhecer os estados sólidos líquidos e gasosos em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons. e moléculas.
ASSISTA A AULA ENVIADA NO LINK, OBSERVE AS FIGURAS, LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
Compostos iônicos: definição e características principais
Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.
Os compostos formados por ligações iônicas são denominados de compostos iônicos. Para exemplificar, vamos usar a ligação entre Na e Cl, você já sabe qual substância é formada pela junção desses dois elementos? É o sal de cozinha (NaCl), que recebe a denominação científica de cloreto de sódio.
O átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-.

Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Veja a equação:

Na+ + Cl- → NaCl

Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra.
Características dos compostos iônicos:
- Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos. O arranjo molecular de uma ligação está tão fortemente ligado que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.
- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
- Compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente apresentam temperatura a 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água
ASSINALE APENAS UMA ALTERNATIVA EM CADA QUESTÃO A SEGUIR:
1- A força de atração eletrostática é responsável pela união dos íons, onde cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Falando a um nível microscópico, tal atração entre os íons acaba produzindo aglomerados com formas geométricas bem definidas, representados pela figura a seguir:
Qual a melhor definição para essa estrutura iônica e que composto é formado a partir dela? *
Imagem sem legendas
2- Marque dentre as alternativas a seguir aquela que traz as palavras corretas para completar o enunciado sobre a propriedade de condutividade elétrica dos compostos iônicos.Compostos iônicos conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água ou quando puros no estado .................... devido à existência de ................ com liberdade de movimento, que podem ser atraídos pelos ................., fechando o ................ .................. *
3- O mar morto é o que contém a água mais salgada comparada a dos outros oceanos, cuja média considerada normal é de 35 gramas para cada litro de água. E é claro, nenhum peixe ou vegetação sobrevive nele.
Qual a estimativa da proporção de sal no mar morto e por que uma pessoa consegue ler um livro deitada em suas águas? *
Imagem sem legendas
4- Relacione os respectivos íons às suas utilizações em nosso cotidiano: *
Imagem sem legendas
OBS: Para a próxima questão selecione apenas as alternativas que julgar verdadeira.
5- Assinale V (verdadeiro) para as propriedades pertencentes aos compostos iônicos e F (falso) para aquelas que não correspondem a essa classe. *
Analise as imagens e responda a questão a seguir:
6- Qual a importância da água para o corpo humano? *
Disciplina: Geografia – Prof. (a): Cristiane Rocha
2 aulas

Tema: Dinâmicas demográficas

Habilidades: Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.
Olá pessoal, espero que estejam bem! Hoje vamos analisar o crescimento da população mundial
Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes. Decorreram-se mais de 1600 anos para que a população do mundo dobrasse para 600 milhões.
O contingente populacional estimado para o ano de 1750, era de 791 milhões de pessoas, das quais 64% viviam na Ásia, 21% na Europa e 13% na África.
A humanidade gastou, portanto, dezenas de milhares de anos para alcançar o primeiro bilhão de habitantes, fato ocorrido por volta de 1802.
Por volta de 1927, 2 bilhões de habitantes.
O terceiro bilhão foi atingido em 1961, e assim por diante. A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas.
Em 2000 já haviam mais de 6 bilhões de humanos no planeta.

Para compreender sobre o tema assista o vídeo: https://youtu.be/pMYQWJNDWfg
População brasileira - Crescimento, fecundidade e outros dados demográficos
Taxa Bruta de Natalidade (Coeficiente Geral de Natalidade)
Conceituação; Número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação:
Expressa a frequência anual de nascidos vivos.
A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo.
Taxas elevadas estão em geral associadas a baixas condições socioeconômicas e culturais da população.
Taxa Bruta de Mortalidade
Conceituação: Número total de óbitos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação
Expressa a frequência anual de mortes.
A taxa bruta de mortalidade é influenciada pela estrutura da população (idade e sexo) e condicionada por fatores socioeconômicos.
A taxa de fecundidade
É uma estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva. É geralmente expressa como o número de nascimentos por 1.000 mulheres em idade fértil. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade fértil da mulher está na faixa dos 15 a 49 anos
Taxa de natalidade:
Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.

No último século a população brasileira multiplicou por dez: em 1900 residiam no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas, no ano 2000 quase 170 milhões. Desde o primeiro recenseamento (1872) ocorreram várias mudanças no padrão da evolução demográfica brasileira. Até o início da década de 1930 o crescimento da população do Brasil contou com forte contribuição da imigração. A partir de 1934, com a adoção da "Lei de Cotas" que estabelecia limites à entrada de imigrantes, o aumento da população dependeu, principalmente, do crescimento vegetativo (cv), isto é, a diferença entre as taxas de natalidade e a de mortalidade expressa em % (por cem) ou %0 ( por mil) habitantes
No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade. Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc. Entre 1940 a 1960 foi registrada a maior evolução das taxas de crescimento populacional, atingindo em 1960 a taxa de 2,9% a.a. (ao ano - ou 29%0 a.a.). Este período marcou a primeira fase de transição demográfica brasileira.
A partir da década de 1960, começou a ocorrer uma desaceleração demográfica contínua: a diminuição das taxas de natalidade passou a ser maior que a das taxas de mortalidade, registrando em 2000 um crescimento demográfico de 1,6% a.a., com tendência à queda. Essa mudança no padrão do crescimento populacional brasileiro mostra uma situação típica da segunda fase de transição demográfica.
Mudanças das taxas de fecundidade A razão fundamental da queda das taxas de crescimento populacional no Brasil foi a diminuição da taxa de fecundidade (média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, o que significa que as famílias brasileiras estão diminuindo. Apesar do crescimento cada vez mais lento, a população brasileira deverá chegar a 183 milhões de habitantes no final de 2009. O número de brasileiros mais que dobrou em 35 anos, uma vez que em 1970 havia 90 milhões de pessoas no país. Apenas nos últimos cinco anos - 2000 e 2005 - cerca 15 milhões de habitantes foram acrescentados ao país.
Urbanização e queda das taxas de crescimento
O intenso processo de urbanização, verificado no Brasil principalmente a partir da década de 1960, foi o principal responsável pela redução das taxas de fecundidade e a consequente queda das taxas de crescimento demográfico. É na cidade que as informações e o acesso aos métodos de contra concepção são maiores e foi justamente a partir deste período que a pílula anticoncepcional passou a ser difundida na sociedade brasileira. As mulheres engrossaram o mercado de trabalho urbano e as famílias passaram a dispor de menos tempo para se dedicar aos filhos. Além disso, na cidade as despesas com a criação e formação da criança são maiores que no meio rural, constituindo um fator inibidor para a formação de famílias numerosas. No caso das mulheres mais pobres, diante da dificuldade de terem acesso a métodos de contra concepção, a esterilização foi a principal opção adotada. Registraram-se no Brasil casos em que a esterilização das mulheres em hospitais públicos foi realizada inclusive sem o consentimento da paciente, logo após o trabalho de parto. As alternativas de contra concepção mais utilizadas pelas mulheres brasileiras são, respectivamente: a ligadura de trompas (esterilização), a pílula e a camisinha. Nos países desenvolvidos a a ligadura de trompas é o método menos utilizado, sendo mais comum a vasectomia, que é o processo de esterilização masculina, que pode ser reversível.
Crescimento populacional e estrutura etária
A distribuição da população por faixas de idade em um país é consequência das taxas de crescimento populacional, da expectativa de vida e das migrações. A população é geralmente agrupada em três faixas etárias:
jovens (0-17 anos);
adultos (18-64 anos);
e idosos (acima de 65 anos).
Nos países desenvolvidos, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência do baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa de vida. Essa situação tem levado a reformas sociais, particularmente, no sistema previdenciário em diversos países do mundo, já que o envelhecimento da população obriga o Estado a destinar boa parte de seus recursos econômicos para a aposentadoria. Nos países subdesenvolvidos os jovens superam os adultos e os idosos, consequência do alto crescimento vegetativo e da baixa expectativa de vida. Essa situação coloca os países subdesenvolvidos numa situação de desvantagem, particularmente os pobres que possuem famílias mais numerosas: sustentar um número maior de filhos limita as possibilidades do Estado e da família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca a criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura. No caso do Brasil, e de... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/populacao-brasileira-crescimento-fecundidade-e-outros-dados-demograficos.htm?cmpid=copiaecolanto
1- Atividades: Leitura e analise de tabela
Considerando as informações apresentadas na Tabela 1 e em seus conhecimentos sobre o tema, podemos afirmar que a população brasileira está crescendo de forma acelerada? Justifique. *
Imagem sem legendas
2- Após a leitura do texto acima podemos dizer que a dinâmica demográfica brasileira apresenta uma tendência de redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade. Isso implica mudanças na composição da população. Podemos afirmar que essa tendência é mundial? Para entender um pouco mais, sugerimos uma ampliação da pesquisa sobre as quatro fases da transição demográfica. *
3- (FGV-RIO) Examine o gráfico.
Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar: *
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Nº de aulas: 02

Conteúdo/Tema: Situações fenômenos e processos que envolvam a luz e a visão; fontes luminosas e detectores de luz.

Objetivo(s): Levantar elementos que possibilitem a introdução do estudo da óptica .

Habilidade(s): Identificar objetos sistemas e fenômenos que envolvam a produção de luz e instrumentos ligados a visão no cotidiano.

Estratégia(s): Interpretar e resolver problemas em diferentes contextos do cotidiano
Luz : fontes e características físicas
Grande parte das informações que obtemos do mundo chega até o nosso cérebro por meio da visão. Através de nossos olhos captamos sinais luminosos que traduzidos e decodificado pelo cérebro permitem a percepção do mundo em suas mais diversificadas cores e significados .
Por outro lado com o auxilio de instrumentos desde os mais simples como lupas até os mais sofisticados como os grandes telescópios temos o acesso tanto ao mundo do muito pequeno do micro organismos e das células como ao mundo do muito distante das estrelas e das galáxias.
Muitas das informações que temos do mundo chegam a nós por meio da luz. A visão tem papel fundamental na construção de nosso universo particular. Mas o que é luz? Como vemos as coisas?
A luz corresponde a ondas eletromagnéticas que o olho consegue ver a chamada luz visível. São ondas eletromagnéticas que no vácuo têm comprimentos de onda que variam de 400nm a 700nm em valores aproximados
Entendendo a luz
A noite com as lâmpadas apagadas os objetos que estão sobre uma mesa por exemplo não são visíveis Para vê-los necessitamos de luz. Podemos então tanto acender uma vela quanto uma lanterna ou uma lâmpada que são corpos emissores de luz .
Os corpos que emitem luz são denominados corpos luminosos; são também considerados fontes de luz..
Os corpos que refletem a luz recebida de outros corpos são denominados corpos iluminados.
Conforme seu comportamento em relação á luz um corpo iluminado pode ser transparente translúcido ou opaco.
São considerados transparentes os corpos que se deixam atravessar totalmente pela luz; exemplos vidro comum agua em pequena profundidade .
São considerados translúcidos os corpos que se deixam atravessar parcialmente pela luz exemplos vidro fosco papel vegetal .
São considerados opacos os corpos que impedem a passagem da luz exemplos borracha madeira placa de metal.
Baseados nas aulas do Centro de Mídias e nos roteiros responda as questões:
1 – O que diferencia as ondas mecânicas das ondas eletromagnéticas ? *
2- Em muitos filmes de ficção cientifica é comum as explosões ocorridas no espaço serem acompanhadas de grandes efeitos sonoros . Isto é correto? Por que? *
3 – Temos dois tipos de onda – luz e som Qual deles pode se propagar no espaço interplanetário? Justifique sua resposta. *
4- A luz proveniente do Sol atinge o fundo de uma piscina com água cristalina permitindo a visão perfeita de uma moeda no seu interior nessa situação a agua é um meio transparente translucido ou opaco ? Justifique. *
PROFª KELLER
Após analisar atenciosamente este Cartoon, responda:
1)Qual a IRONIA que o Cartoon transmite? *
0 pontos
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2)A expressão ”Just Love” significa. (segundo o texto) *
0 pontos
Disciplinas: Eletivas, tecnologia e Projeto de vida. Professores: Todas
Número de aulas: 04

Habilidades: (EF89TEC06) Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem posicionamento e compartilhamento de ideias de forma ética e respeitosa.

Temas: Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC

Desenvolvimento e estratégias: realizar a leitura e interpretação de textos, assistir vídeos e resolver atividades.

Recursos: computador/notebook/smartphone, acesso à internet, folha impressa, caderno, lápis, borracha, caneta.
ATIVIDADE: ÉTICA VIRTUAL
Assistir ao vídeo “Ética Virtual – Para estudantes”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=PCwGngAB1QE.
Realizar a leitura do livro abaixo.
Responder as questões abaixo.
1. Qual o nome do livro? *
2. Qual o nome da autora do livro? *
3. Por que o título do livro é “Espera, moleque”? *
4. De acordo com o livro, qual é o sentimento que temos que aprender neste momento? *
5. Por quais redes sociais são os canais de comunicação com a Editora Adonis? *
Disciplina: Arte
Habilidade: Analisar a materialidade em arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais da música, do teatro ou da dança.
A Arte do Amor
O que é o amor? Filósofos, poetas e artistas já tentaram transmitir em palavras este profundo e complexo sentimento.
Mas, como já diz o ditado: “mais vale uma imagem do que mil palavras” para conseguirmos captar a essência de um significado.
O amor pode ter inúmeros rostos, formas, cores… E pode se manifestar dos mais diferentes modos
Veja este monólogo, tendo como base o poema " AMAR" de Carlos Drumond de Andrade
01) (UFRJ) No poema “Amar”, na última estrofe, as três palavras que participam do campo do significado de “falta”, está presente na alternativa: *
Imagem sem legendas
Assista o clip desta música com bastante atenção:
02) Que banda interpreta a música "Daqui Só Se Leva o Amor" no vídeo acima? *
Disciplina: Sociologia – Prof.(a) Sarah Danielli
N° de aulas: 2

Conteúdo/Tema: O trabalho como mediação entre o ser humano e a natureza. O processo de humanização do ser humano por meio do trabalho; a distinção entre trabalho humano e trabalho animal; diferenciação entre trabalho e emprego.

Objetivos (s): Compreender que o trabalho é uma atividade base da condição humana;

Habilidade (s): Desenvolver o espírito crítico , habilidades de leitura e compreensão de texto.

Estratégia:Formulário Google, WhatsApp, Leitura e Interpretação de textos e imagens
Na aula anterior, vimos como o trabalho era representado antigamente, como uma atividade indigna e praticada somente por escravos, e, já na era moderna o trabalho passou a ser valorizado, sendo visto como fonte de produtividade e riqueza, uma condição de expressão da própria humanidade. Vimos o que é o trabalho, e o conceituamos da seguinte maneira:
Vimos também que trabalho é algo inerente ao ser humano, e embora alguns animais sejam chamados de “trabalhadores”, segundo a sociologia eles NÃO trabalham, pois o trabalho requer planejamento, os animais não concebem o que vão realizar , apenas por instinto.
Bom, corrigidas as questões da aula vamos seguir com nosso conteúdo. Você irá fazer a leitura do Momento 1 do caderno do aluno, em seguida vai realizar a seguinte pesquisa: *
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Feito isso, vamos fazer a leitura dos Momentos 2 e 3 e realizar a seguintes atividades: *
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BONS ESTUDOS:

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