E. E. Índia Vanuíre
Ano/ Série: 2° – Turma: A,B,C e D
3° Bimestre
Data: 14 a 18/09/2020
3° Bimestre
Data: 14 a 18/09/2020
Nome: *
Número: *
Biologia: Silvania
Conteúdo/Tema:
A replicação (ou duplicação) do DNA
Objetivo:
*Reconhecer o processo de replicação do DNA e identificar as etapas e as principais enzimas envolvidas no processo.
Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC).
Habilidade:
(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa,
estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.
Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto, mapa conceitual;
Realização de atividades.
A replicação (ou duplicação) do DNA
Objetivo:
*Reconhecer o processo de replicação do DNA e identificar as etapas e as principais enzimas envolvidas no processo.
Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC).
Habilidade:
(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa,
estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.
Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto, mapa conceitual;
Realização de atividades.
Replicação semi-conservativa do DNA
É controlada por várias enzimas que promovem o afastamento dos fios, unem os nucleotídeos novos e corrigem os erros de duplicação por um processo chamado sistema de reparo, substituindo o nucleotídeo “errado” pelo “certo”.
Antes da duplicação enzimas chamadas helicases desenrolam a dupla hélice, quebrando as pontes de hidrogênio. Em cada filamento exposto, novos nucleotídeos desenvolvidos no nucleoplasma começam a se encaixar, obedecendo ao emparelhamento A-T, C-G. A união entre nucleotídeos novos é feita pela DNA-polimerase. Cada fio orienta a formação de outro que lhe é complementar. Portanto, o filamento novo fica igual ao antigo que ocupava aquela posição. Consequentemente, as duas moléculas resultantes serão iguais.
Como cada molécula de DNA filha é formada por um filamento de DNA mãe, a duplicação é um processo semi-conservativo.
Antes da duplicação enzimas chamadas helicases desenrolam a dupla hélice, quebrando as pontes de hidrogênio. Em cada filamento exposto, novos nucleotídeos desenvolvidos no nucleoplasma começam a se encaixar, obedecendo ao emparelhamento A-T, C-G. A união entre nucleotídeos novos é feita pela DNA-polimerase. Cada fio orienta a formação de outro que lhe é complementar. Portanto, o filamento novo fica igual ao antigo que ocupava aquela posição. Consequentemente, as duas moléculas resultantes serão iguais.
Como cada molécula de DNA filha é formada por um filamento de DNA mãe, a duplicação é um processo semi-conservativo.
O processo de replicação
Replicar o DNA inteiro não é tarefa fácil. O genoma humano (genoma significa um conjunto completo de genes presentes na célula) tem cerca de 3 bilhões de pares de bases. Então, para fazer uma cópia de algo que demoraria muito tempo.
Mas isso não acontece! Porque as nossas células têm um conjunto de enzimas e proteínas que tornam este processo rápido. E cada enzima e proteína tem sua própria função específica.
1- Início
• Helicase – o ponto em que a replicação começa é conhecido como a origem da replicação. A enzima helicase inicia a separação da fita do DNA, que leva à formação do garfo de replicação. Ela quebra as ligações de hidrogênio entre os pares de bases para separar o fio. Utiliza energia obtida da Hidrólise de ATP para realizar a função.
• Proteína SSB – A proteína de ligação de DNA de cadeia simples (SSB) se liga as fitas simples recém separadas pela helicase. Seu trabalho é impedir que os fios se liguem novamente.
• DNA Primase – Uma vez que os filamentos estejam separados e prontos, a replicação pode ser iniciada. Para isso, é necessário um primer para vincular na origem. Primers são sequências curtas de RNA, com cerca de 10 nucleotídeos de comprimento. A enzima DNA Primase sintetiza os primers.
2- Alongamento
• DNA Polimerase – Esta enzima faz a nova cadeia lendo os nucleotídeos na cadeia modelo (antiga) e adicionando especificamente um nucleotídeo após o outro. Se ele ler uma Adenina (A) na fita molde (antiga), ele adicionará apenas um Timina (T) na nova fita. Ela só pode sintetizar ou produzir novas fitas na direção de 5 ‘para 3’. Também ajuda na revisão e reparação da nova fita. Agora você pode pensar por que a Polimerase continua trabalhando ao longo da fita e não flutuar aleatoriamente? É porque uma proteína em forma de anel chamada de grampo deslizante mantém a polimerase em posição.
Agora, quando o garfo de replicação avança e a DNA Polimerase começa a sintetizar o nova fita, surge um pequeno problema: as duas fitas correm nas direções opostas. Isto significa que quando ambas estão sendo sintetizadas na direção 5 ‘para 3’, um estará se movendo na direção do garfo de replicação enquanto a outra se moverá no sentido oposto.
A fita, que é sintetizada na mesma direção que do garfo de replicação, é conhecida como fita líder ou contínua. A fita complementar para esta fita líder é produzida na direção de 3 ‘a 5’.
A DNA Polimerase precisa se anexar apenas uma única vez e pode continuar seu trabalho conforme o garfo de replicação avança e tornando o a construção da fita complementar rápida.
No entanto, para a cadeia que está sendo sintetizada na outra direção, que é conhecida como a cadeia “retardada” ou descontínua, a polimerase tem que sintetizar um fragmento de DNA de cada vez porque conforme o garfo avança, a DNA polimerase (que se afasta do garfo) chega ao final da fita, se separa e se religa ao DNA recentemente exposto (ou aberto).
Então, à medida que a forquilha de replicação avança, ela precisa se reconectar ao novo DNA disponível e depois criar o próximo fragmento, tornando a construção dessa fita complementar lenta. Estes fragmentos são conhecidos como fragmentos de Okazaki (em homenagem ao cientista Reiji Okazaki que os descobriu).
3- Terminação
• DNA Polimerase – Se você se lembra, nós adicionamos um RNA primer na origem para ajudar a Polimerase a iniciar o processo. Agora, como o fio foi feito, precisamos remover o primer. É quando a polimerase I entra em cena. É preciso a ajuda da RNase H para remover o primer e preencher as lacunas.
• DNA ligase – Quando a Polimerase está adicionando nucleotídeos a filamento atrasado e criando fragmentos de Okazaki, às vezes deixa uma lacuna ou dois entre os fragmentos. Essas lacunas são preenchidas pela enzima DNA ligase.
Mas isso não acontece! Porque as nossas células têm um conjunto de enzimas e proteínas que tornam este processo rápido. E cada enzima e proteína tem sua própria função específica.
1- Início
• Helicase – o ponto em que a replicação começa é conhecido como a origem da replicação. A enzima helicase inicia a separação da fita do DNA, que leva à formação do garfo de replicação. Ela quebra as ligações de hidrogênio entre os pares de bases para separar o fio. Utiliza energia obtida da Hidrólise de ATP para realizar a função.
• Proteína SSB – A proteína de ligação de DNA de cadeia simples (SSB) se liga as fitas simples recém separadas pela helicase. Seu trabalho é impedir que os fios se liguem novamente.
• DNA Primase – Uma vez que os filamentos estejam separados e prontos, a replicação pode ser iniciada. Para isso, é necessário um primer para vincular na origem. Primers são sequências curtas de RNA, com cerca de 10 nucleotídeos de comprimento. A enzima DNA Primase sintetiza os primers.
2- Alongamento
• DNA Polimerase – Esta enzima faz a nova cadeia lendo os nucleotídeos na cadeia modelo (antiga) e adicionando especificamente um nucleotídeo após o outro. Se ele ler uma Adenina (A) na fita molde (antiga), ele adicionará apenas um Timina (T) na nova fita. Ela só pode sintetizar ou produzir novas fitas na direção de 5 ‘para 3’. Também ajuda na revisão e reparação da nova fita. Agora você pode pensar por que a Polimerase continua trabalhando ao longo da fita e não flutuar aleatoriamente? É porque uma proteína em forma de anel chamada de grampo deslizante mantém a polimerase em posição.
Agora, quando o garfo de replicação avança e a DNA Polimerase começa a sintetizar o nova fita, surge um pequeno problema: as duas fitas correm nas direções opostas. Isto significa que quando ambas estão sendo sintetizadas na direção 5 ‘para 3’, um estará se movendo na direção do garfo de replicação enquanto a outra se moverá no sentido oposto.
A fita, que é sintetizada na mesma direção que do garfo de replicação, é conhecida como fita líder ou contínua. A fita complementar para esta fita líder é produzida na direção de 3 ‘a 5’.
A DNA Polimerase precisa se anexar apenas uma única vez e pode continuar seu trabalho conforme o garfo de replicação avança e tornando o a construção da fita complementar rápida.
No entanto, para a cadeia que está sendo sintetizada na outra direção, que é conhecida como a cadeia “retardada” ou descontínua, a polimerase tem que sintetizar um fragmento de DNA de cada vez porque conforme o garfo avança, a DNA polimerase (que se afasta do garfo) chega ao final da fita, se separa e se religa ao DNA recentemente exposto (ou aberto).
Então, à medida que a forquilha de replicação avança, ela precisa se reconectar ao novo DNA disponível e depois criar o próximo fragmento, tornando a construção dessa fita complementar lenta. Estes fragmentos são conhecidos como fragmentos de Okazaki (em homenagem ao cientista Reiji Okazaki que os descobriu).
3- Terminação
• DNA Polimerase – Se você se lembra, nós adicionamos um RNA primer na origem para ajudar a Polimerase a iniciar o processo. Agora, como o fio foi feito, precisamos remover o primer. É quando a polimerase I entra em cena. É preciso a ajuda da RNase H para remover o primer e preencher as lacunas.
• DNA ligase – Quando a Polimerase está adicionando nucleotídeos a filamento atrasado e criando fragmentos de Okazaki, às vezes deixa uma lacuna ou dois entre os fragmentos. Essas lacunas são preenchidas pela enzima DNA ligase.
Processo de replicação do DNA
1)O que é o processo de duplicação de DNA e qual a sua importância? Em que local da célula ele ocorre? *
2)Em 1953, James Watson e Francis Crick propuseram ao mundo o modelo do DNA. Em meio século de pesquisa, os avanços nessa área vêm sendo surpreendentes e têm aberto novos horizontes nos vários campos da biotecnologia. No esquema abaixo, está representado, de forma simplificada, o processo de replicação semiconservativo e semidescontínuo dessa molécula.
Baseado na figura e nos seus conhecimentos assinale a alternativa correta. *
0 pontos
3)(Enem) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que: *
0 pontos
4)No processo de duplicação de DNA, uma enzima é responsável por possibilitar a ligação entre os nucleotídeos que estão formando a nova fita ou “constrói a nova fita”. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa enzima. *
0 pontos
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone, Edna Fatarelli e Elisangela
Nº de aulas: 5 aulas.
Tema: Realismo.
Objetivo: Conhecer o estilo Literário Realismo, suas origens e influências e seu principal expoente no brasil, Machado de Assis.
Habilidades: Relacionar a construção da subjetividade do à expressão literária em textos do século XIX.
Olá 2ºAnos !!!!
Não percam as aulas online no CMSP, essa atividade é uma complementação das aulas.
Bom estudo!!! Prof(s). Simone, Edna e Elisangela.
Tema: Realismo.
Objetivo: Conhecer o estilo Literário Realismo, suas origens e influências e seu principal expoente no brasil, Machado de Assis.
Habilidades: Relacionar a construção da subjetividade do à expressão literária em textos do século XIX.
Olá 2ºAnos !!!!
Não percam as aulas online no CMSP, essa atividade é uma complementação das aulas.
Bom estudo!!! Prof(s). Simone, Edna e Elisangela.
ATIVIDADE 1– Pequena Explicação sobre o Realismo
Explicação Realismo: O Realismo é um movimento cultural e literário que surgiu no século XIX em oposição ao Romantismo. É uma Escola Literária que usa linguagem clara e objetiva e tem como temática principal os problemas sociais da época.
Contexto histórico do realismo
Madame Bovary, romance de Gustave Flaubert, publicado em 1857, é considerado pela crítica literária a obra inaugural do movimento realista.
Características do realismo
● Valorização da objetividade e dos fatos;
● Impessoalidade, apagamento das ideias do autor;
● Descrições de tipos sociais ou situações típicas;
● Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social;
● Prevalência das formas do romance e do conto;
● Frequentes críticas às hipocrisias da moralidade da nova classe dominante, a burguesia;
● Aceitação da realidade tal como ela é, em oposição aos anseios de liberdade dos românticos;
● Esteticismo: linguagem culta e estilizada, escrita com proporção e elegância;
● Tentativa de explicar o real, recorrendo muitas vezes à ciência ou ao determinismo;
● Abordagem psicológica das personagens como composição da realidade que veem.
Realismo no Brasil - os escritores realistas brasileiros foram republicanos e abolicionistas, não raro abordando em suas obras esses ideais.
Os três principais nomes do realismo brasileiro são o maranhense Aluísio Azevedo, o carioca Machado de Assis e o angrense Raul Pompeia.
Vamos nos aprofundar no carioca Machado de Assis, ele é aclamado como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, principalmente pela riqueza com que explora as técnicas narrativas e pelo retrato apurado da psique humana. Autor de romances, contos, crônicas, peças de teatro e textos de crítica literária e teatral, além de poesias, sua prosa realista, que lhe rendeu o posto de glória na literatura brasileira, passou a ser produzida a partir de 1870.
Resumo do realismo
● O realismo foi uma escola estética com expressões em diversos campos da arte, como a literatura, as artes plásticas e a dramaturgia;
● Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à estética do romantismo;
● Valorizava a objetividade, o factual e as situações cotidianas;
● Pretendia expor os fatos tais como eles são, sem idealizações;
● Na literatura, o gênero realista por excelência foi a prosa;
● São grandes nomes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Charles Dickens, Fiódor Dostoiévski;
● São grandes nomes do realismo brasileiro: Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Machado de Assis.
Contexto histórico do realismo
Madame Bovary, romance de Gustave Flaubert, publicado em 1857, é considerado pela crítica literária a obra inaugural do movimento realista.
Características do realismo
● Valorização da objetividade e dos fatos;
● Impessoalidade, apagamento das ideias do autor;
● Descrições de tipos sociais ou situações típicas;
● Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social;
● Prevalência das formas do romance e do conto;
● Frequentes críticas às hipocrisias da moralidade da nova classe dominante, a burguesia;
● Aceitação da realidade tal como ela é, em oposição aos anseios de liberdade dos românticos;
● Esteticismo: linguagem culta e estilizada, escrita com proporção e elegância;
● Tentativa de explicar o real, recorrendo muitas vezes à ciência ou ao determinismo;
● Abordagem psicológica das personagens como composição da realidade que veem.
Realismo no Brasil - os escritores realistas brasileiros foram republicanos e abolicionistas, não raro abordando em suas obras esses ideais.
Os três principais nomes do realismo brasileiro são o maranhense Aluísio Azevedo, o carioca Machado de Assis e o angrense Raul Pompeia.
Vamos nos aprofundar no carioca Machado de Assis, ele é aclamado como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, principalmente pela riqueza com que explora as técnicas narrativas e pelo retrato apurado da psique humana. Autor de romances, contos, crônicas, peças de teatro e textos de crítica literária e teatral, além de poesias, sua prosa realista, que lhe rendeu o posto de glória na literatura brasileira, passou a ser produzida a partir de 1870.
Resumo do realismo
● O realismo foi uma escola estética com expressões em diversos campos da arte, como a literatura, as artes plásticas e a dramaturgia;
● Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à estética do romantismo;
● Valorizava a objetividade, o factual e as situações cotidianas;
● Pretendia expor os fatos tais como eles são, sem idealizações;
● Na literatura, o gênero realista por excelência foi a prosa;
● São grandes nomes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Charles Dickens, Fiódor Dostoiévski;
● São grandes nomes do realismo brasileiro: Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Machado de Assis.
ATIVIDADE 2- Exercícios
1)- Em sua opinião, qual é a diferença entre um livro romântico e um realista? *
1)Qual classe social pertence as personagens desse quadro? *
2)Como é possível chegar a essa conclusão? *
3)Qual classe social pertence as personagens desse quadro? *
4)Como é possível chegar a essa conclusão? *
5)Em sua opinião, qual das duas imagem parece mais real? Por quê? *
6)- (Enem 2001) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957
A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa: *
0 pontos
Prof.(a): Marcia Leandra Galvani Médici
Nº de aulas: 05
Conteúdo/Tema: Fatorial, Arranjo e Permutação Simples e Circular.
Objetivo(s): Identificar os conceitos do fatorial, compreendendo e identificando os elementos com a
finalidade de identificar os casos de Arranjo e Permutação Simples, em situações contextualizadas no
cotidiano e em situações-problemas.
Habilidade(s): Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de
situações-problemas de contagem indireta do número de possibilidades de ocorrência de um evento
Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações-problemas, recorrendo a raciocínios
combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de fórmulas específicas.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses,
formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
diferentes áreas.
Utilizar diferentes linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora
e digital bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e
partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que
levem ao entendimento mútuo.
Estratégia: Aplicar os conceitos de Fatorial, Arranjo e Permutação Simples e Circular em diversas
situações-problemas.
Aulas no Centro de mídias do Estado de São Paulo (CMSP), Caderno do Aluno Volume 3.
Conteúdo/Tema: Fatorial, Arranjo e Permutação Simples e Circular.
Objetivo(s): Identificar os conceitos do fatorial, compreendendo e identificando os elementos com a
finalidade de identificar os casos de Arranjo e Permutação Simples, em situações contextualizadas no
cotidiano e em situações-problemas.
Habilidade(s): Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de
situações-problemas de contagem indireta do número de possibilidades de ocorrência de um evento
Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações-problemas, recorrendo a raciocínios
combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de fórmulas específicas.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses,
formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
diferentes áreas.
Utilizar diferentes linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora
e digital bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e
partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que
levem ao entendimento mútuo.
Estratégia: Aplicar os conceitos de Fatorial, Arranjo e Permutação Simples e Circular em diversas
situações-problemas.
Aulas no Centro de mídias do Estado de São Paulo (CMSP), Caderno do Aluno Volume 3.
Para o entendimento do Fatorial, Arranjo e Permutação Simples assista as aulas abaixo:
Playlist Canal Equaciona Análise combinatória Professor Paulo Pereira:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur
Assista aos vídeos 1, 2, 6, 7, 8 e 9 da playlist.
Permutação Circular:
https://youtu.be/AvWsIh1lbag?list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur
Playlist Análise Combinatória Professora Ângela:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLougO8IRm3JaFX4eZY1NYJ0kq-mdlG-nZ
https://www.youtube.com/playlist?list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur
Assista aos vídeos 1, 2, 6, 7, 8 e 9 da playlist.
Permutação Circular:
https://youtu.be/AvWsIh1lbag?list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur
Playlist Análise Combinatória Professora Ângela:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLougO8IRm3JaFX4eZY1NYJ0kq-mdlG-nZ
Fatorial:
PERMUTAÇÕES SIMPLES
Considere o seguinte problema:
Dado o conjunto A = {2, 5, 7}, escreva todos os números de 3 algarismos distintos com os elementos de
A: ➢ 257. 275, 527, 572, 725, 752
Assim, com o conjunto A = {2, 5, 7}, de 3 elementos, podem-se escrever 6 números de 3 algarismos
distintos, onde um grupo difere do outro pela ordem dos elementos, uma vez que em cada grupo participam
todos os elementos. Esses grupos chamam-se permutações simples.
De um modo genérico, definimos:
Dado um conjunto com n elementos distintos, chama-se permutação simples de n elementos distintos
qualquer grupo formado pelos n elementos.
Observe pela definição de permutação simples que ela nada mais é do que um caso particular de
arranjo simples, onde em cada grupo entram todos os elementos do conjunto dado (p = n)
Indicamos o número total de permutações simples de n elementos distintos pelo símbolo:
Pn onde: n → nº total de elementos
Assim, no problema acima resolvido: n = 3 e o número total de permutações simples de 3 elementos é 6.
Indica-se: P3 = 6
Para determinarmos o número total de permutações simples de n elementos distintos sem escrevê-las,
usamos a expressão:
Dado o conjunto A = {2, 5, 7}, escreva todos os números de 3 algarismos distintos com os elementos de
A: ➢ 257. 275, 527, 572, 725, 752
Assim, com o conjunto A = {2, 5, 7}, de 3 elementos, podem-se escrever 6 números de 3 algarismos
distintos, onde um grupo difere do outro pela ordem dos elementos, uma vez que em cada grupo participam
todos os elementos. Esses grupos chamam-se permutações simples.
De um modo genérico, definimos:
Dado um conjunto com n elementos distintos, chama-se permutação simples de n elementos distintos
qualquer grupo formado pelos n elementos.
Observe pela definição de permutação simples que ela nada mais é do que um caso particular de
arranjo simples, onde em cada grupo entram todos os elementos do conjunto dado (p = n)
Indicamos o número total de permutações simples de n elementos distintos pelo símbolo:
Pn onde: n → nº total de elementos
Assim, no problema acima resolvido: n = 3 e o número total de permutações simples de 3 elementos é 6.
Indica-se: P3 = 6
Para determinarmos o número total de permutações simples de n elementos distintos sem escrevê-las,
usamos a expressão:
EXEMPLOS:
Permutação com elementos repetidos:
Permutação envolvendo um elemento repetido
Permutação envolvendo dois elementos diferentes repetidos
Outras situações envolvendo elementos repetidos
Permutação circular
Voltando ao exemplo da reunião que o presidente de uma grande empresa realiza todas as manhãs de
segunda-feira com seus cinco diretores, se a mesa na qual é realizada a reunião for redonda, será que as
possibilidades de dispor essas pessoas são as mesmas?
A resposta é não. Para visualizar essa situação, pense nas seis pessoas (A, B, C, D, E e F) ao redor da mesa
e estabeleça uma ordem entre as 6 = 720 possibilidades, a priori, possíveis. Note que, por exemplo, as ordens ABCDEF, FABCDE, EFABCD, DEFABC, CDEFAB e BCDEFA são seis modos de descrevera
mesma posição, pois obtém-se isso girando a mesa. Sendo assim, essas possibilidades devem ser
“descontadas”, resultando em:
segunda-feira com seus cinco diretores, se a mesa na qual é realizada a reunião for redonda, será que as
possibilidades de dispor essas pessoas são as mesmas?
A resposta é não. Para visualizar essa situação, pense nas seis pessoas (A, B, C, D, E e F) ao redor da mesa
e estabeleça uma ordem entre as 6 = 720 possibilidades, a priori, possíveis. Note que, por exemplo, as ordens ABCDEF, FABCDE, EFABCD, DEFABC, CDEFAB e BCDEFA são seis modos de descrevera
mesma posição, pois obtém-se isso girando a mesa. Sendo assim, essas possibilidades devem ser
“descontadas”, resultando em:
ARRANJOS SIMPLES
Exercícios:
1. Os resultados do último sorteio da Mega-Sena foram os números 04, 10, 26, 37, 47 e 57. De quantas maneiras distintas pode ter ocorrido essa sequência de resultados? *
2. Na palavra NORTE, quantos anagramas podem ser formados? Quantos começam com vogal? *
3. Determine o número de anagramas que podem ser formados com as letras do nome ALEMANHA. *
4. De quantas formas 6 crianças podem formar uma roda? *
5. Com os algarismos 1, 2, 3, 4 e 5, quantos números de 3 algarismos distintos podemos escrever? *
Disciplina: Educação Física – Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias
Nº de aulas: duas aulas.
Tema: Corpo, saúde e beleza
Objetivo (s):Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.
Habilidade (s): Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.
Estratégia: pesquisa
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim!
Primeiro passo: realize as atividades no caderno ( somente as respostas) e no google formulário
Tema: Corpo, saúde e beleza
Objetivo (s):Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.
Habilidade (s): Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.
Estratégia: pesquisa
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim!
Primeiro passo: realize as atividades no caderno ( somente as respostas) e no google formulário
Atividade : Abra a apostila do terceiro bimestre página 119 e vamos realizar a atividade no caderno e no google formulário. Agora que você já leu os textos e assistiu os vídeos, responda em seu caderno e aqui:
1. Escreva aqui seus hábitos relacionados à atividade física. Quais favorecem sua saúde e quais são prejudiciais? *
2. Talvez nem todas as maneiras de se exercitar propostas no vídeo “Sedentarismo” ( vídeo da aula passada e tem na apostila o link) sejam adequados para você ou para onde mora. Então, quais estratégias podem ser adotadas pensando nos seus interesses, no local em que você mora e na sua rotina diária para o controle dos fatores de risco? *
3. Pesquise na sua família se tem alguém com doenças hipocinéticas. Responda usando o quadro a seguir na apostila depois tire uma foto e anexe no google formulário: *
Disciplina: História – Prof. (a): Valdenice Ferreira Vieira
Nº de aulas: 2 aulas.
Conteúdo/Tema: Revolução Francesa
Objetivo (s): Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal, cidadania, direitos humanos e liberalismo). • Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da Revolução Francesa.
Habilidade (s):Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal, cidadania, direitos humanos e liberalismo). • Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da Revolução Francesa.
Habilidade (s): _____
Estratégia: interpretação e pesquisa.
Conteúdo/Tema: Revolução Francesa
Objetivo (s): Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal, cidadania, direitos humanos e liberalismo). • Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da Revolução Francesa.
Habilidade (s):Identificar os principais conceitos necessários à compreensão da Revolução Francesa (sociedade estamental, burguesia, nobreza, Antigo Regime, Iluminismo, revolução burguesa, Constituição, Assembleia Constituinte, sufrágio censitário, sufrágio universal, cidadania, direitos humanos e liberalismo). • Relacionar os princípios iluministas à ocorrência da Revolução Francesa.
Habilidade (s): _____
Estratégia: interpretação e pesquisa.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividades do centro de mídia e no caderno, abaixo vou descrever as instruções de como devem realizar as atividades. Vamos lá!
Primeiro passo: Realize a atividade no seu caderno (somente as respostas) e no google formulário.
Atividade 1: Queridos alunos pegue a apostila do terceiro bimestre, abra na página 65 na atividade 3, pedi para produzir um mapa mental faça em seu caderno e depois anexe a foto do mapa aqui no google formulário. Na apostila também tem um site que explica como fazer uma mapa mental *
atividade 2: A Revolução Francesa estourou em 1789 e foi consequência de uma grande crise econômica e da intensa exploração que nobreza e clero exerciam sobre o povo. Quando o movimento iniciou-se, a ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra o rei e seu estilo de vida luxuoso. O rei francês durante a revolução era: *
Filosofia- Prof.: Vitor
Questão 1: A humilhação é um sentimento de desigualdade. Para José Moura Gonçalves Filho, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a humilhação consiste em uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classe, isto é, a angústia que se sofre quando alguém se depara com um abismo chamado desigualdade, o que corresponde à percepção de que, enquanto um está em posição superior, o outro se coloca, violentamente, em uma posição inferior. Assinale a alternativa que representa a ideia central do texto acima: *
0 pontos
Questão 2. “Para oprimir e submeter, especialmente, os negros, o racismo no Brasil não necessitou de regras formais de discriminação, de desigualdade e de preconceito racial”. O racismo como ideologia emprega e se alimenta de práticas sutis, de nuances e de representações que não precisam de um sistema rígido e formalizado de discriminação. Ao contrário das experiências norte-americana ou sul-africana que estabeleceram regras claras de ascendência mínima para definir seus grupos sociais, nas quais, por exemplo, uma gota de sangue negro era mais que suficiente para macular a suposta pureza racial dos brancos. As formas de classificação racial e a eficácia do racismo no Brasil nutriram-se sempre das formas mais maleáveis, mais flexíveis para atingir suas vítimas, porém essas sutilezas não deixam de ser igualmente perversas e nocivas para os indivíduos e coletividades atingidos. No Brasil, não há regras formais de discriminação, porém, o racismo emprega e se alimenta de práticas sutis. Assinale a alternativa que revela essas práticas: *
0 pontos
Questão 3 Texto 1: “O objetivo de toda associação política é a preservação dos direitos naturais imprescindíveis da mulher e do homem. Esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e especialmente a resistência à opressão. ”GOUGES, Olympe de. Declaração dos direitos da mulher e da cidadã (1791). Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2450/2407 >. Acesso em 21.jan.2020.Texto 2 – Lei Maria da Penha, 2006Toda mulher, independentemente da classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade, religião, goza de direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. BRASIL. Lei 11.340 de 07/08/2006. (Lei Maria da Penha -Artigo 2o). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm >. Acesso em 21.jan.2020.
Questão 3. Observe a data em que foram escritos esses textos: texto 1.(1791) França. Texto 2 (2006) Brasil. Ambos fazem referência aos direitos das mulheres. Assinale a alternativa que faz a melhor analise entre o tempo que separa o momento em que os textos foram escritos. Os testos falam dos direitos humanos para homens e mulheres (igualdade); *
0 pontos
PROFESSOR JOSERALDO
Nº DE AULAS: 2
CONTEÚDO: Forças de interação entre íons nos compostos iônicos e as interações nas sustâncias moleculares.
HABILIDADES: Reconhecer os estados sólidos líquidos e gasosos em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons. e moléculas.
CONTEÚDO: Forças de interação entre íons nos compostos iônicos e as interações nas sustâncias moleculares.
HABILIDADES: Reconhecer os estados sólidos líquidos e gasosos em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons. e moléculas.
ASSISTA A AULA ENVIADA NO LINK, OBSERVE AS FIGURAS, LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
Compostos iônicos: definição e características principais
Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.
Os compostos formados por ligações iônicas são denominados de compostos iônicos. Para exemplificar, vamos usar a ligação entre Na e Cl, você já sabe qual substância é formada pela junção desses dois elementos? É o sal de cozinha (NaCl), que recebe a denominação científica de cloreto de sódio.
O átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-.
Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Veja a equação:
Na+ + Cl- → NaCl
Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra.
Os compostos formados por ligações iônicas são denominados de compostos iônicos. Para exemplificar, vamos usar a ligação entre Na e Cl, você já sabe qual substância é formada pela junção desses dois elementos? É o sal de cozinha (NaCl), que recebe a denominação científica de cloreto de sódio.
O átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-.
Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Veja a equação:
Na+ + Cl- → NaCl
Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra.
Características dos compostos iônicos:
- Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos. O arranjo molecular de uma ligação está tão fortemente ligado que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.
- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
- Compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente apresentam temperatura a 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água
- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
- Compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente apresentam temperatura a 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água
ASSINALE APENAS UMA ALTERNATIVA EM CADA QUESTÃO A SEGUIR:
1- A força de atração eletrostática é responsável pela união dos íons, onde cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Falando a um nível microscópico, tal atração entre os íons acaba produzindo aglomerados com formas geométricas bem definidas, representados pela figura a seguir:
Qual a melhor definição para essa estrutura iônica e que composto é formado a partir dela? *
2- Marque dentre as alternativas a seguir aquela que traz as palavras corretas para completar o enunciado sobre a propriedade de condutividade elétrica dos compostos iônicos.Compostos iônicos conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água ou quando puros no estado .................... devido à existência de ................ com liberdade de movimento, que podem ser atraídos pelos ................., fechando o ................ .................. *
3- O mar morto é o que contém a água mais salgada comparada a dos outros oceanos, cuja média considerada normal é de 35 gramas para cada litro de água. E é claro, nenhum peixe ou vegetação sobrevive nele.
Qual a estimativa da proporção de sal no mar morto e por que uma pessoa consegue ler um livro deitada em suas águas? *
4- Relacione os respectivos íons às suas utilizações em nosso cotidiano: *
OBS: Para a próxima questão selecione apenas as alternativas que julgar verdadeira.
5- Assinale V (verdadeiro) para as propriedades pertencentes aos compostos iônicos e F (falso) para aquelas que não correspondem a essa classe. *
Analise as imagens e responda a questão a seguir:
6- Qual a importância da água para o corpo humano? *
Disciplina: Geografia – Prof. (a): Cristiane Rocha
2 aulas
Tema: Dinâmicas demográficas
Habilidades: Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.
Tema: Dinâmicas demográficas
Habilidades: Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.
Olá pessoal, espero que estejam bem! Hoje vamos analisar o crescimento da população mundial
Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes. Decorreram-se mais de 1600 anos para que a população do mundo dobrasse para 600 milhões.
O contingente populacional estimado para o ano de 1750, era de 791 milhões de pessoas, das quais 64% viviam na Ásia, 21% na Europa e 13% na África.
A humanidade gastou, portanto, dezenas de milhares de anos para alcançar o primeiro bilhão de habitantes, fato ocorrido por volta de 1802.
Por volta de 1927, 2 bilhões de habitantes.
O terceiro bilhão foi atingido em 1961, e assim por diante. A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas.
Em 2000 já haviam mais de 6 bilhões de humanos no planeta.
Para compreender sobre o tema assista o vídeo: https://youtu.be/pMYQWJNDWfg
O contingente populacional estimado para o ano de 1750, era de 791 milhões de pessoas, das quais 64% viviam na Ásia, 21% na Europa e 13% na África.
A humanidade gastou, portanto, dezenas de milhares de anos para alcançar o primeiro bilhão de habitantes, fato ocorrido por volta de 1802.
Por volta de 1927, 2 bilhões de habitantes.
O terceiro bilhão foi atingido em 1961, e assim por diante. A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas.
Em 2000 já haviam mais de 6 bilhões de humanos no planeta.
Para compreender sobre o tema assista o vídeo: https://youtu.be/pMYQWJNDWfg
População brasileira - Crescimento, fecundidade e outros dados demográficos
Taxa Bruta de Natalidade (Coeficiente Geral de Natalidade)
Conceituação; Número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação:
Expressa a frequência anual de nascidos vivos.
A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo.
Taxas elevadas estão em geral associadas a baixas condições socioeconômicas e culturais da população.
Taxa Bruta de Mortalidade
Conceituação: Número total de óbitos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação
Expressa a frequência anual de mortes.
A taxa bruta de mortalidade é influenciada pela estrutura da população (idade e sexo) e condicionada por fatores socioeconômicos.
A taxa de fecundidade
É uma estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva. É geralmente expressa como o número de nascimentos por 1.000 mulheres em idade fértil. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade fértil da mulher está na faixa dos 15 a 49 anos
Taxa de natalidade:
Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.
No último século a população brasileira multiplicou por dez: em 1900 residiam no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas, no ano 2000 quase 170 milhões. Desde o primeiro recenseamento (1872) ocorreram várias mudanças no padrão da evolução demográfica brasileira. Até o início da década de 1930 o crescimento da população do Brasil contou com forte contribuição da imigração. A partir de 1934, com a adoção da "Lei de Cotas" que estabelecia limites à entrada de imigrantes, o aumento da população dependeu, principalmente, do crescimento vegetativo (cv), isto é, a diferença entre as taxas de natalidade e a de mortalidade expressa em % (por cem) ou %0 ( por mil) habitantes
No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade. Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc. Entre 1940 a 1960 foi registrada a maior evolução das taxas de crescimento populacional, atingindo em 1960 a taxa de 2,9% a.a. (ao ano - ou 29%0 a.a.). Este período marcou a primeira fase de transição demográfica brasileira.
A partir da década de 1960, começou a ocorrer uma desaceleração demográfica contínua: a diminuição das taxas de natalidade passou a ser maior que a das taxas de mortalidade, registrando em 2000 um crescimento demográfico de 1,6% a.a., com tendência à queda. Essa mudança no padrão do crescimento populacional brasileiro mostra uma situação típica da segunda fase de transição demográfica.
Mudanças das taxas de fecundidade A razão fundamental da queda das taxas de crescimento populacional no Brasil foi a diminuição da taxa de fecundidade (média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, o que significa que as famílias brasileiras estão diminuindo. Apesar do crescimento cada vez mais lento, a população brasileira deverá chegar a 183 milhões de habitantes no final de 2009. O número de brasileiros mais que dobrou em 35 anos, uma vez que em 1970 havia 90 milhões de pessoas no país. Apenas nos últimos cinco anos - 2000 e 2005 - cerca 15 milhões de habitantes foram acrescentados ao país.
Urbanização e queda das taxas de crescimento
O intenso processo de urbanização, verificado no Brasil principalmente a partir da década de 1960, foi o principal responsável pela redução das taxas de fecundidade e a consequente queda das taxas de crescimento demográfico. É na cidade que as informações e o acesso aos métodos de contra concepção são maiores e foi justamente a partir deste período que a pílula anticoncepcional passou a ser difundida na sociedade brasileira. As mulheres engrossaram o mercado de trabalho urbano e as famílias passaram a dispor de menos tempo para se dedicar aos filhos. Além disso, na cidade as despesas com a criação e formação da criança são maiores que no meio rural, constituindo um fator inibidor para a formação de famílias numerosas. No caso das mulheres mais pobres, diante da dificuldade de terem acesso a métodos de contra concepção, a esterilização foi a principal opção adotada. Registraram-se no Brasil casos em que a esterilização das mulheres em hospitais públicos foi realizada inclusive sem o consentimento da paciente, logo após o trabalho de parto. As alternativas de contra concepção mais utilizadas pelas mulheres brasileiras são, respectivamente: a ligadura de trompas (esterilização), a pílula e a camisinha. Nos países desenvolvidos a a ligadura de trompas é o método menos utilizado, sendo mais comum a vasectomia, que é o processo de esterilização masculina, que pode ser reversível.
Crescimento populacional e estrutura etária
A distribuição da população por faixas de idade em um país é consequência das taxas de crescimento populacional, da expectativa de vida e das migrações. A população é geralmente agrupada em três faixas etárias:
jovens (0-17 anos);
adultos (18-64 anos);
e idosos (acima de 65 anos).
Nos países desenvolvidos, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência do baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa de vida. Essa situação tem levado a reformas sociais, particularmente, no sistema previdenciário em diversos países do mundo, já que o envelhecimento da população obriga o Estado a destinar boa parte de seus recursos econômicos para a aposentadoria. Nos países subdesenvolvidos os jovens superam os adultos e os idosos, consequência do alto crescimento vegetativo e da baixa expectativa de vida. Essa situação coloca os países subdesenvolvidos numa situação de desvantagem, particularmente os pobres que possuem famílias mais numerosas: sustentar um número maior de filhos limita as possibilidades do Estado e da família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca a criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura. No caso do Brasil, e de... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/populacao-brasileira-crescimento-fecundidade-e-outros-dados-demograficos.htm?cmpid=copiaecolanto
Conceituação; Número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação:
Expressa a frequência anual de nascidos vivos.
A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo.
Taxas elevadas estão em geral associadas a baixas condições socioeconômicas e culturais da população.
Taxa Bruta de Mortalidade
Conceituação: Número total de óbitos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação
Expressa a frequência anual de mortes.
A taxa bruta de mortalidade é influenciada pela estrutura da população (idade e sexo) e condicionada por fatores socioeconômicos.
A taxa de fecundidade
É uma estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva. É geralmente expressa como o número de nascimentos por 1.000 mulheres em idade fértil. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade fértil da mulher está na faixa dos 15 a 49 anos
Taxa de natalidade:
Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.
No último século a população brasileira multiplicou por dez: em 1900 residiam no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas, no ano 2000 quase 170 milhões. Desde o primeiro recenseamento (1872) ocorreram várias mudanças no padrão da evolução demográfica brasileira. Até o início da década de 1930 o crescimento da população do Brasil contou com forte contribuição da imigração. A partir de 1934, com a adoção da "Lei de Cotas" que estabelecia limites à entrada de imigrantes, o aumento da população dependeu, principalmente, do crescimento vegetativo (cv), isto é, a diferença entre as taxas de natalidade e a de mortalidade expressa em % (por cem) ou %0 ( por mil) habitantes
No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade. Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc. Entre 1940 a 1960 foi registrada a maior evolução das taxas de crescimento populacional, atingindo em 1960 a taxa de 2,9% a.a. (ao ano - ou 29%0 a.a.). Este período marcou a primeira fase de transição demográfica brasileira.
A partir da década de 1960, começou a ocorrer uma desaceleração demográfica contínua: a diminuição das taxas de natalidade passou a ser maior que a das taxas de mortalidade, registrando em 2000 um crescimento demográfico de 1,6% a.a., com tendência à queda. Essa mudança no padrão do crescimento populacional brasileiro mostra uma situação típica da segunda fase de transição demográfica.
Mudanças das taxas de fecundidade A razão fundamental da queda das taxas de crescimento populacional no Brasil foi a diminuição da taxa de fecundidade (média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, o que significa que as famílias brasileiras estão diminuindo. Apesar do crescimento cada vez mais lento, a população brasileira deverá chegar a 183 milhões de habitantes no final de 2009. O número de brasileiros mais que dobrou em 35 anos, uma vez que em 1970 havia 90 milhões de pessoas no país. Apenas nos últimos cinco anos - 2000 e 2005 - cerca 15 milhões de habitantes foram acrescentados ao país.
Urbanização e queda das taxas de crescimento
O intenso processo de urbanização, verificado no Brasil principalmente a partir da década de 1960, foi o principal responsável pela redução das taxas de fecundidade e a consequente queda das taxas de crescimento demográfico. É na cidade que as informações e o acesso aos métodos de contra concepção são maiores e foi justamente a partir deste período que a pílula anticoncepcional passou a ser difundida na sociedade brasileira. As mulheres engrossaram o mercado de trabalho urbano e as famílias passaram a dispor de menos tempo para se dedicar aos filhos. Além disso, na cidade as despesas com a criação e formação da criança são maiores que no meio rural, constituindo um fator inibidor para a formação de famílias numerosas. No caso das mulheres mais pobres, diante da dificuldade de terem acesso a métodos de contra concepção, a esterilização foi a principal opção adotada. Registraram-se no Brasil casos em que a esterilização das mulheres em hospitais públicos foi realizada inclusive sem o consentimento da paciente, logo após o trabalho de parto. As alternativas de contra concepção mais utilizadas pelas mulheres brasileiras são, respectivamente: a ligadura de trompas (esterilização), a pílula e a camisinha. Nos países desenvolvidos a a ligadura de trompas é o método menos utilizado, sendo mais comum a vasectomia, que é o processo de esterilização masculina, que pode ser reversível.
Crescimento populacional e estrutura etária
A distribuição da população por faixas de idade em um país é consequência das taxas de crescimento populacional, da expectativa de vida e das migrações. A população é geralmente agrupada em três faixas etárias:
jovens (0-17 anos);
adultos (18-64 anos);
e idosos (acima de 65 anos).
Nos países desenvolvidos, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência do baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa de vida. Essa situação tem levado a reformas sociais, particularmente, no sistema previdenciário em diversos países do mundo, já que o envelhecimento da população obriga o Estado a destinar boa parte de seus recursos econômicos para a aposentadoria. Nos países subdesenvolvidos os jovens superam os adultos e os idosos, consequência do alto crescimento vegetativo e da baixa expectativa de vida. Essa situação coloca os países subdesenvolvidos numa situação de desvantagem, particularmente os pobres que possuem famílias mais numerosas: sustentar um número maior de filhos limita as possibilidades do Estado e da família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca a criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura. No caso do Brasil, e de... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/populacao-brasileira-crescimento-fecundidade-e-outros-dados-demograficos.htm?cmpid=copiaecolanto
1- Atividades: Leitura e analise de tabela
Considerando as informações apresentadas na Tabela 1 e em seus conhecimentos sobre o tema, podemos afirmar que a população brasileira está crescendo de forma acelerada? Justifique. *
2- Após a leitura do texto acima podemos dizer que a dinâmica demográfica brasileira apresenta uma tendência de redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade. Isso implica mudanças na composição da população. Podemos afirmar que essa tendência é mundial? Para entender um pouco mais, sugerimos uma ampliação da pesquisa sobre as quatro fases da transição demográfica. *
3- (FGV-RIO) Examine o gráfico.
Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar: *
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Nº de aulas: 02
Conteúdo/Tema: Situações fenômenos e processos que envolvam a luz e a visão; fontes luminosas e detectores de luz.
Objetivo(s): Levantar elementos que possibilitem a introdução do estudo da óptica .
Habilidade(s): Identificar objetos sistemas e fenômenos que envolvam a produção de luz e instrumentos ligados a visão no cotidiano.
Estratégia(s): Interpretar e resolver problemas em diferentes contextos do cotidiano
Conteúdo/Tema: Situações fenômenos e processos que envolvam a luz e a visão; fontes luminosas e detectores de luz.
Objetivo(s): Levantar elementos que possibilitem a introdução do estudo da óptica .
Habilidade(s): Identificar objetos sistemas e fenômenos que envolvam a produção de luz e instrumentos ligados a visão no cotidiano.
Estratégia(s): Interpretar e resolver problemas em diferentes contextos do cotidiano
Luz : fontes e características físicas
Grande parte das informações que obtemos do mundo chega até o nosso cérebro por meio da visão. Através de nossos olhos captamos sinais luminosos que traduzidos e decodificado pelo cérebro permitem a percepção do mundo em suas mais diversificadas cores e significados .
Por outro lado com o auxilio de instrumentos desde os mais simples como lupas até os mais sofisticados como os grandes telescópios temos o acesso tanto ao mundo do muito pequeno do micro organismos e das células como ao mundo do muito distante das estrelas e das galáxias.
Muitas das informações que temos do mundo chegam a nós por meio da luz. A visão tem papel fundamental na construção de nosso universo particular. Mas o que é luz? Como vemos as coisas?
A luz corresponde a ondas eletromagnéticas que o olho consegue ver a chamada luz visível. São ondas eletromagnéticas que no vácuo têm comprimentos de onda que variam de 400nm a 700nm em valores aproximados
Por outro lado com o auxilio de instrumentos desde os mais simples como lupas até os mais sofisticados como os grandes telescópios temos o acesso tanto ao mundo do muito pequeno do micro organismos e das células como ao mundo do muito distante das estrelas e das galáxias.
Muitas das informações que temos do mundo chegam a nós por meio da luz. A visão tem papel fundamental na construção de nosso universo particular. Mas o que é luz? Como vemos as coisas?
A luz corresponde a ondas eletromagnéticas que o olho consegue ver a chamada luz visível. São ondas eletromagnéticas que no vácuo têm comprimentos de onda que variam de 400nm a 700nm em valores aproximados
Entendendo a luz
A noite com as lâmpadas apagadas os objetos que estão sobre uma mesa por exemplo não são visíveis Para vê-los necessitamos de luz. Podemos então tanto acender uma vela quanto uma lanterna ou uma lâmpada que são corpos emissores de luz .
Os corpos que emitem luz são denominados corpos luminosos; são também considerados fontes de luz..
Os corpos que refletem a luz recebida de outros corpos são denominados corpos iluminados.
Conforme seu comportamento em relação á luz um corpo iluminado pode ser transparente translúcido ou opaco.
São considerados transparentes os corpos que se deixam atravessar totalmente pela luz; exemplos vidro comum agua em pequena profundidade .
São considerados translúcidos os corpos que se deixam atravessar parcialmente pela luz exemplos vidro fosco papel vegetal .
São considerados opacos os corpos que impedem a passagem da luz exemplos borracha madeira placa de metal.
Os corpos que emitem luz são denominados corpos luminosos; são também considerados fontes de luz..
Os corpos que refletem a luz recebida de outros corpos são denominados corpos iluminados.
Conforme seu comportamento em relação á luz um corpo iluminado pode ser transparente translúcido ou opaco.
São considerados transparentes os corpos que se deixam atravessar totalmente pela luz; exemplos vidro comum agua em pequena profundidade .
São considerados translúcidos os corpos que se deixam atravessar parcialmente pela luz exemplos vidro fosco papel vegetal .
São considerados opacos os corpos que impedem a passagem da luz exemplos borracha madeira placa de metal.
Baseados nas aulas do Centro de Mídias e nos roteiros responda as questões:
1 – O que diferencia as ondas mecânicas das ondas eletromagnéticas ? *
2- Em muitos filmes de ficção cientifica é comum as explosões ocorridas no espaço serem acompanhadas de grandes efeitos sonoros . Isto é correto? Por que? *
3 – Temos dois tipos de onda – luz e som Qual deles pode se propagar no espaço interplanetário? Justifique sua resposta. *
4- A luz proveniente do Sol atinge o fundo de uma piscina com água cristalina permitindo a visão perfeita de uma moeda no seu interior nessa situação a agua é um meio transparente translucido ou opaco ? Justifique. *
PROFª KELLER
Após analisar atenciosamente este Cartoon, responda:
1)Qual a IRONIA que o Cartoon transmite? *
0 pontos
2)A expressão ”Just Love” significa. (segundo o texto) *
0 pontos
Disciplinas: Eletivas, tecnologia e Projeto de vida. Professores: Todas
Número de aulas: 04
Habilidades: (EF89TEC06) Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem posicionamento e compartilhamento de ideias de forma ética e respeitosa.
Temas: Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC
Desenvolvimento e estratégias: realizar a leitura e interpretação de textos, assistir vídeos e resolver atividades.
Recursos: computador/notebook/smartphone, acesso à internet, folha impressa, caderno, lápis, borracha, caneta.
Habilidades: (EF89TEC06) Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem posicionamento e compartilhamento de ideias de forma ética e respeitosa.
Temas: Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC
Desenvolvimento e estratégias: realizar a leitura e interpretação de textos, assistir vídeos e resolver atividades.
Recursos: computador/notebook/smartphone, acesso à internet, folha impressa, caderno, lápis, borracha, caneta.
ATIVIDADE: ÉTICA VIRTUAL
Assistir ao vídeo “Ética Virtual – Para estudantes”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=PCwGngAB1QE.
Realizar a leitura do livro abaixo.
Sem título
Livro disponível no link: <https://efape.educacao.sp.gov.br/convivasp/wp-content/uploads/sites/7/download/Pautas%20Formativas/Espera%20moleque%20LIVRO%20Versao%20PDF.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2020.
Responder as questões abaixo.
1. Qual o nome do livro? *
2. Qual o nome da autora do livro? *
3. Por que o título do livro é “Espera, moleque”? *
4. De acordo com o livro, qual é o sentimento que temos que aprender neste momento? *
5. Por quais redes sociais são os canais de comunicação com a Editora Adonis? *
Disciplina: Arte
Habilidade: Analisar a materialidade em arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais da música, do teatro ou da dança.
A Arte do Amor
O que é o amor? Filósofos, poetas e artistas já tentaram transmitir em palavras este profundo e complexo sentimento.
Mas, como já diz o ditado: “mais vale uma imagem do que mil palavras” para conseguirmos captar a essência de um significado.
O amor pode ter inúmeros rostos, formas, cores… E pode se manifestar dos mais diferentes modos
Mas, como já diz o ditado: “mais vale uma imagem do que mil palavras” para conseguirmos captar a essência de um significado.
O amor pode ter inúmeros rostos, formas, cores… E pode se manifestar dos mais diferentes modos
Veja este monólogo, tendo como base o poema " AMAR" de Carlos Drumond de Andrade
01) (UFRJ) No poema “Amar”, na última estrofe, as três palavras que participam do campo do significado de “falta”, está presente na alternativa: *
Assista o clip desta música com bastante atenção:
02) Que banda interpreta a música "Daqui Só Se Leva o Amor" no vídeo acima? *
Disciplina: Sociologia – Prof.(a) Sarah Danielli
N° de aulas: 2
Conteúdo/Tema: O trabalho como mediação entre o ser humano e a natureza. O processo de humanização do ser humano por meio do trabalho; a distinção entre trabalho humano e trabalho animal; diferenciação entre trabalho e emprego.
Objetivos (s): Compreender que o trabalho é uma atividade base da condição humana;
Habilidade (s): Desenvolver o espírito crítico , habilidades de leitura e compreensão de texto.
Estratégia:Formulário Google, WhatsApp, Leitura e Interpretação de textos e imagens
Conteúdo/Tema: O trabalho como mediação entre o ser humano e a natureza. O processo de humanização do ser humano por meio do trabalho; a distinção entre trabalho humano e trabalho animal; diferenciação entre trabalho e emprego.
Objetivos (s): Compreender que o trabalho é uma atividade base da condição humana;
Habilidade (s): Desenvolver o espírito crítico , habilidades de leitura e compreensão de texto.
Estratégia:Formulário Google, WhatsApp, Leitura e Interpretação de textos e imagens
Na aula anterior, vimos como o trabalho era representado antigamente, como uma atividade indigna e praticada somente por escravos, e, já na era moderna o trabalho passou a ser valorizado, sendo visto como fonte de produtividade e riqueza, uma condição de expressão da própria humanidade. Vimos o que é o trabalho, e o conceituamos da seguinte maneira:
Vimos também que trabalho é algo inerente ao ser humano, e embora alguns animais sejam chamados de “trabalhadores”, segundo a sociologia eles NÃO trabalham, pois o trabalho requer planejamento, os animais não concebem o que vão realizar , apenas por instinto.
Bom, corrigidas as questões da aula vamos seguir com nosso conteúdo. Você irá fazer a leitura do Momento 1 do caderno do aluno, em seguida vai realizar a seguinte pesquisa: *
Feito isso, vamos fazer a leitura dos Momentos 2 e 3 e realizar a seguintes atividades: *
BONS ESTUDOS:
Sem comentários:
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