E. E. Índia Vanuíre
E. E. Índia Vanuíre
Disciplina : Biologia
Professora Silvania
Ano/ Série: 1° – Turma: A, B, C e D
N ° de Aulas: 2
Data: 14 a 18/09/2020
Conteúdo/Tema:
Gravidez na adolescência e prevenção
Objetivo:
*Reconhecer que a gravidez na adolescência traz consequências sociais, afetivas, emocionais, econômicas, entre outros.
*Identificar métodos que contraceptivos para evitar o risco da gravidez indesejada.
Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Habilidade:.
(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto, tabela;
Realização de atividades.
Disciplina : Biologia
Professora Silvania
Ano/ Série: 1° – Turma: A, B, C e D
N ° de Aulas: 2
Data: 14 a 18/09/2020
Conteúdo/Tema:
Gravidez na adolescência e prevenção
Objetivo:
*Reconhecer que a gravidez na adolescência traz consequências sociais, afetivas, emocionais, econômicas, entre outros.
*Identificar métodos que contraceptivos para evitar o risco da gravidez indesejada.
Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Habilidade:.
(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto, tabela;
Realização de atividades.
Nome: *
Série: *
Gravidez na Adolescência
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gravidez na adolescência é considerada uma gestação de alto risco, devido às repercussões que traz à mãe e ao recém nascido, além de acarretar problemas sociais e biológicos.
Gravidez Precoce
A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho e acontece no limite mínimo da vida reprodutiva da mulher, que é dos 10 aos 19 anos de idade.
A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.
A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas.
Segundo dados de 2013 das Nações Unidas (ONU), 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos (estima-se que até 2030, esse número chegará a 3 milhões se a tendência atual for mantida.)
Segundo a Unicef, o Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, sendo que cerca de 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária. Um relatório divulgado em 2010 por um organismo ligado à ONU, indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho.
A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.
A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas.
Segundo dados de 2013 das Nações Unidas (ONU), 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos (estima-se que até 2030, esse número chegará a 3 milhões se a tendência atual for mantida.)
Segundo a Unicef, o Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, sendo que cerca de 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária. Um relatório divulgado em 2010 por um organismo ligado à ONU, indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho.
Principais Fatores da Gravidez na Adolescência
Há diversos fatores de natureza objetiva e subjetiva que levam à gravidez no início da vida reprodutiva, tais como:
• Falta de conhecimento adequado dos métodos contraceptivos e como usá-los;
• Dificuldade de acesso a esses métodos por parte do adolescente;
• Dificuldade e vergonha das meninas em negociar o uso do preservativo pelo parceiro;
• Ingenuidade e Submissão;
• Violência;
• Abandono;
• Desejo de estabelecer uma relação estável com o parceiro;
• Forte desejo pela maternidade, com expectativa de mudança social e de obtenção de autonomia através da maternidade;
• Meninas com início da vida sexual cada vez mais precoce.
O ambiente familiar também tem relação direta com o início da atividade sexual.
Experiências sexuais precoces são observadas em adolescentes em cuja família, os irmãos mais velhos já apresentam vida sexual ativa. É comum encontrar adolescentes grávidas cujas mães também iniciaram a vida sexual precocemente ou engravidaram durante a sua adolescência.
Por outro lado, famílias onde se conversa e há orientação sobre a vida sexual, a situação pode ser diferente e a sexualidade melhor aproveitada pelos adolescentes no momento certo.
• Falta de conhecimento adequado dos métodos contraceptivos e como usá-los;
• Dificuldade de acesso a esses métodos por parte do adolescente;
• Dificuldade e vergonha das meninas em negociar o uso do preservativo pelo parceiro;
• Ingenuidade e Submissão;
• Violência;
• Abandono;
• Desejo de estabelecer uma relação estável com o parceiro;
• Forte desejo pela maternidade, com expectativa de mudança social e de obtenção de autonomia através da maternidade;
• Meninas com início da vida sexual cada vez mais precoce.
O ambiente familiar também tem relação direta com o início da atividade sexual.
Experiências sexuais precoces são observadas em adolescentes em cuja família, os irmãos mais velhos já apresentam vida sexual ativa. É comum encontrar adolescentes grávidas cujas mães também iniciaram a vida sexual precocemente ou engravidaram durante a sua adolescência.
Por outro lado, famílias onde se conversa e há orientação sobre a vida sexual, a situação pode ser diferente e a sexualidade melhor aproveitada pelos adolescentes no momento certo.
Gravidez na Adolescência e suas Consequências
A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego, dependência econômica dos familiares, contribuindo assim para a perpetuação da pobreza, do baixo nível de escolaridade, do abuso e da violência familiar, tanto à mãe como à criança.
A ocorrência de mortes na infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes.
A situação socioeconômica e a falta de apoio e de acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação materna apropriada, importância da amamentação e vacinação da criança.
Também é grande o número de adolescentes que se submetem a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna.
Tudo isso acarreta prejuízo às crianças, impacto na saúde pública, além da limitação no desenvolvimento pessoal, social e profissional da gestante, ou seja, prejudica não só a vida da adolescente grávida, como afeta sua família e até o desenvolvimento do país.
A ocorrência de mortes na infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes.
A situação socioeconômica e a falta de apoio e de acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação materna apropriada, importância da amamentação e vacinação da criança.
Também é grande o número de adolescentes que se submetem a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna.
Tudo isso acarreta prejuízo às crianças, impacto na saúde pública, além da limitação no desenvolvimento pessoal, social e profissional da gestante, ou seja, prejudica não só a vida da adolescente grávida, como afeta sua família e até o desenvolvimento do país.
Como Evitar a Gravidez na Adolescência
A melhor forma de evitar a gravidez na adolescência é se informar adequadamente e conhecer o próprio corpo e do parceiro antes de começar a vida sexual.
Meninos e meninas devem se informar sobre os métodos anticoncepcionais, sendo a camisinha o mais comum, mais barato e mais fácil de utilizar e além da gravidez indesejada, protege das doenças sexualmente transmissíveis.
Meninos e meninas devem se informar sobre os métodos anticoncepcionais, sendo a camisinha o mais comum, mais barato e mais fácil de utilizar e além da gravidez indesejada, protege das doenças sexualmente transmissíveis.
Métodos Anticoncepcionais
Existem diversos métodos anticoncepcionais ou contraceptivos, que dividem-se em 4 tipos:
• Métodos de Barreira: Utilizam produtos ou instrumentos que impedem a passagem dos espermatozoides pela vagina. São eles:
o Preservativo masculino (camisinha) e feminino;
o Diafragma;
o Espermicidas.
• Métodos Comportamentais: Dependem sobretudo do comportamento da mulher e exigem um conhecimento prévio do corpo feminino para que possam ser aplicados. São eles:
o Tabelinha;
o Muco;
o Temperatura.
• Métodos Hormonais: Comprimidos ou injeções produzidos com hormônios não naturais. Este tipo de método interfere no equilíbrio hormonal do corpo da mulher, alterando o desenvolvimento do endométrio, o movimento das tubas uterinas, a produção do muco cervical e impedindo que ocorra ovulação. São eles:
o Pílulas;
o Injeções;
o Adesivos;
o Implantes: Dispositivo Intrauterino - DIU: Trata-se de um objeto colocado no interior da vagina para evitar a concepção.
• Métodos Cirúrgicos ou Esterilização: Não é propriamente um método anticoncepcional, mas sim uma cirurgia realizada no homem ou na mulher para evitar definitivamente a concepção. A esterilização da mulher é chamada de laqueadura e a masculina, vasectomia.
• Métodos de Barreira: Utilizam produtos ou instrumentos que impedem a passagem dos espermatozoides pela vagina. São eles:
o Preservativo masculino (camisinha) e feminino;
o Diafragma;
o Espermicidas.
• Métodos Comportamentais: Dependem sobretudo do comportamento da mulher e exigem um conhecimento prévio do corpo feminino para que possam ser aplicados. São eles:
o Tabelinha;
o Muco;
o Temperatura.
• Métodos Hormonais: Comprimidos ou injeções produzidos com hormônios não naturais. Este tipo de método interfere no equilíbrio hormonal do corpo da mulher, alterando o desenvolvimento do endométrio, o movimento das tubas uterinas, a produção do muco cervical e impedindo que ocorra ovulação. São eles:
o Pílulas;
o Injeções;
o Adesivos;
o Implantes: Dispositivo Intrauterino - DIU: Trata-se de um objeto colocado no interior da vagina para evitar a concepção.
• Métodos Cirúrgicos ou Esterilização: Não é propriamente um método anticoncepcional, mas sim uma cirurgia realizada no homem ou na mulher para evitar definitivamente a concepção. A esterilização da mulher é chamada de laqueadura e a masculina, vasectomia.
1)Os métodos contraceptivos garantem a prevenção contra uma gravidez indesejada. Esses métodos não são recentes, pois há registros de formas de prevenção até mesmo na Antiguidade. Acredita-se que um dos primeiros métodos utilizados foi um método comportamental, o qual está, até mesmo, descrito na Bíblia. Analise as alternativas e marque aquela que provavelmente indica o método contraceptivo mais antigo. *
2)Analise a imagem e responda qual a região com maior número de partos e o menor casos de gravidez na adolescência por região: *
3)As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são: *
4)As pílulas anticoncepcionais não são usadas apenas para evitar a gravidez, sendo recomendadas até para o tratamento de alguns problemas de saúde. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma função da pílula anticoncepcional. *
Sem comentários:
Enviar um comentário