E.E. ÍNDIA VANÚIRE
3° serie ensino médio
atividade da semana do dia 31/08 a 04/09/2020
atividade da semana do dia 31/08 a 04/09/2020
Nome e número completo *
Química Prof. Joseraldo
CONTEÚDO: Combustíveis fosseis parte I
HABILIDADES: reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo.
HABILIDADES: reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo.
ASSISTA A AULA ENVIADA NO LINK, OBSERVE AS FIGURAS, LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas. É um líquido oleoso, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, em profundidades variáveis muito ricas em hidrocarbonetos (HC).
Extração do petróleo A Geologia utiliza-se de ciências auxiliares, como: estudo das rochas no tempo e no espaço de sua origem; estudo dos microrganismos fósseis; estudo minucioso das rochas e mapeamento aéro-fotográfico, além dos métodos geofísicos e geoquímicos. Mais atualmente, esses estudos são facilitados pelo emprego da computação eletrônica.
Derivados do petróleo Gás liqüefeito de petróleo (GLP) – consiste de uma fração composta por propano e butano, sendo armazenado em botijões e utilizado como gás de cozinha.Gasolina – é um dos produtos de maior importância do petróleo, sendo um líquido inflamável e volátil. Consiste de uma mistura de isômeros de hidrocarbonetos de C5 a C9, obtida primeiramente por destilação e por outros processos nas refinarias. Hoje em dia, com a finalidade de baratear e aumentar a octanagem da gasolina, são adicionados outros produtos não derivados de petróleo à gasolina, como, por exemplo, o metanol e o etanol. Uma curiosidade foi a introdução da gasolina na aviação, tendo início junto com o 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, no qual se utilizava um motor de carro Querosene – o querosene é uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel. Esse derivado é obtido da destilação fracionada do petróleo in natura, com ponto de ebulição variando de 150 °C a 300 °C. utilização industrial, mas é largamente utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, tendo ainda aplicações como solvente. Tem como característica produzir queima isenta de odor e fumaça.Óleo diesel – é um combustível empregado em motores diesel. É um líquido mais viscoso que a gasolina, possuindo fluorescência azul. Sua característica primordial é a viscosidade, considerando que, através dessa propriedade, é garantida a lubrificação.É comum a presença de compostos de enxofre no óleo diesel, cuja combustão dá origem a óxido e ácidos corrosivos e nocivos aos seres vivos, que geram a chuva ácida. O despertar da consciência de preservação do meio ambiente está induzindo os refinadores a instalar processos de hidrodessulfuração para reduzir o teor de enxofre.Parafinas – são um produto comercial versátil, de aplicação industrial bastante ampla, como, por exemplo: impermeabilizante de papéis, gomas de mascar, explosivos, lápis, revestimentos internos de barris, revestimentos de pneus e mangueiras, entre outras.Asfalto – sólido de cor escura, que apresenta massa molecular média elevada, é obtido do resíduo das destilações do petróleo. Grande parte do asfalto é produzida para a pavimentação e o asfalto oxidado é utilizado como revestimento impermeabilizante.
Pré-Sal As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo.Em 2006, quando a perfuração já havia alcançado 7.600m de profundidade a partir do nível do mar, foi encontrada uma acumulação gigante de gás e reservatórios de condensado de petróleo, um componente leve do petróleo. No mesmo ano, em outra perfuração feita na Bacia de Santos, a Companhia e seus parceiros fizeram nova descoberta, que mudaria definitivamente os rumos da exploração no Brasil.Os átomos de carbono unem-se nas moléculas de hidrocarbonetos de duas matérias diferentes: para formar compostos em forma de anel (hidrocarboneto cíclico) ou de cadeia (hidrocarboneto acíclico ou alifático). Além disso cada átomo de carbono pode ser completado de maneira total ou apenas parcial por átomos de hidrogênio e assim formar, respectivamente, moléculas saturadas ou não – saturadas. Os hidrocarbonetos saturados cíclicos chamam-se naftenos e os acíclicos, parafinas; os não saturados cíclicos chamam-se aromáticos e os acíclicos, olefinas ou alcenos.O gás, uma das frações mais importantes obtidas na destilação, é composto das substancias com ponto de ebulição entre 165 0 C e 30 0 C, como o metano, o etano, o propano e o butano.O éter de petróleo tem ponto de ebulição entre 30 0 C e 90 0 C e é formados pôr cadeias de cinco a sete carbonos.A gasolina, um dos subprodutos mais conhecidos, tem ponto de ebulição entre 30 0 C e 200 0 C, é formada de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de cinco a 12 átomos de carbono. Para obter querosene, o ponto de ebulição fica entre 175 0 C e 275 0 C.
As técnicas mais utilizadas de refino são:I) destilação , II) craqueamento III) alquilação Perfuração: Após ser determinado o local com maior probabilidade de acúmulo de petróleo e gás natural, é instalada uma sonda formada por uma torre metálica e um tubo vertical em cuja extremidade há uma broca. Ela perfura o solo, e o material encontrado passa por uma avaliação que estima a capacidade de produção e a profundidade das jazidas.Extração: São perfurados poços. O petróleo extraído vai para os separadores, de onde é retirado o gás natural. O óleo restante passa por um tratamento e vai para o transporte.Transporte: Uma vez transferido para os oleodutos e navios, o petróleo é levado para as refinarias.Refino: Obtém-se, por meio de diversos processos, derivados como querosene. No caso da gasolina, há ainda a adição de um teor de álcool anidro, de aditivos e de corantes antes do produto ser vendido ao consumidor. , possibilitando o aprendizado de tópicos do programa de Química e também a formação de um cidadão mais consciente.
Deve-se enfatizar que o petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos que apresentam diferentes massas moleculares
Existem diferentes tipos de destilação: simples, fracionada etc. No caso do petróleo, é empregada a destilação fracionada, que é executada com a utilização de uma coluna de fracionamento.Nas refinarias, essas colunas são substituídas por enormes torres, chamadas de torres de fracionamento.
Figura 2: Material empregado na aula sobre petróleo O processo utilizado para separar as frações do petróleo é a destilação fracionada, que é executada com a utilização de uma coluna de fracionamento. Nas refinarias, essas colunas são substituídas por enormes torres, chamadas de torres de fracionamento
Figura 3: Torres de fracionamento em uma destilaria de petróleo e esquema do fracionamento do petróleo em uma torre, com os diferentes produtos obtidos
1- O que é petróleo, de onde ele vem?
2- Como o petróleo é extraído?
3- Você conhece algum derivado de petróleo? Quais?
4- Qual é a composição do petróleo?
5- O que é hidrocarboneto?
6- Podemos usar petróleo como combustível no carro?
7- Qual é o tratamento dado ao petróleo apôs sua extração?
8- Existe outras fontes de combustível?
9- O que é craqueamento e quais os tipos de craqueamento?.
10- Qual a diferença entre energia renovável e energia não renovável?
Física Prof.(a): Marlene Vitolberg
Conteúdo/Tema: Modelos atômicos
Objetivo(s): Compreender processos de construção de ideias na ciência
Habilidade(s): Compreender historicamente o processo de construção dos modelos atômicos
Estratégia(s): Interpretar e resolver situações problema em diferentes contextos do cotidiano.
Objetivo(s): Compreender processos de construção de ideias na ciência
Habilidade(s): Compreender historicamente o processo de construção dos modelos atômicos
Estratégia(s): Interpretar e resolver situações problema em diferentes contextos do cotidiano.
Tamanho dos objetos estudados em Física Atômica Ao examinar o tamanho relativo e o espaço entre partículas é possível ter uma ideia dos tamanhos envolvidos nos objetos estudados em Física de Partículas. Se o núcleo de um átomo de hidrogênio fosse do tamanho da cabeça de um alfinete (1mm) então o elétron nesse átomo estaria aproximadamente a 70 m de distância do núcleo.Algumas relações de proporção que podem ajuda-lo na compreensão das dimensões atômicas e subatômicas são:• Um núcleo típico é dez vezes maior do que um próton• Um átomo típico ( o tamanho é determinado pelos elétrons mais extensos ) é 10 mil vezes maior do que um núcleo típico • Uma cabeça de alfinete ( 1mm = 10³ m ) é 10 milhões de vezes maior do que um átomo típico • Na espessura de uma folha de papel A4 (75g/cm³) há aproximadamente 1 milhão de átomos • A massa de um próton é aproximadamente 2 mil vezes maior que a de um elétron.
2- Se um átomo fosse do tamanho de uma cabeça de alfinete, a espessura da folha de papel teria qual medida?
3- Destaque as principais características do modelo atômico de Rutherford.
1- Relacione o nome dos cientistas às sentenças que descrevem o modelo proposto por eles: I Dalton II Thomson III Rutherford IV Rutherford- Bohr
a) Seu modelo de átomo assemelha-se a um enxame de abelhas
b) Seu modelo atômico era semelhante a um bolinho com uva-passas
c) Aprimorou o modelo atômico em que os elétrons se movimentam como um enxame ao redor do núcleo ao introduzir o conceito de camadas eletrônicas (níveis de energia)
d) imaginava o átomo como uma esfera maciça
Geografia Prof.(a): Cristiane Rocha
Tema: O Continente Africano: a África no Mundo Global
Habilidades: Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos.
Objetivos: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Habilidades: Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos.
Objetivos: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Para compreender um pouco mais sobre a África acesse os vídeos abaixo:
Para ampliar seus estudos acesse o link abaixo e faça a leitura do texto sobre a África:
SAHEL
O Sahel é uma zona que fica abaixo do deserto do Saara, como é mostrado na figura acima pela cor laranja.Pensa-se que a agricultura no Sahel está condenada ao fracasso, mas, ao contrário, ela é protegida por uma “cintura verde” constituída por uma flora altamente diversificada, que – por não ter sido usada pelo homem - a protege dos ventos do Saara. No entanto, o Sahel tem sido palco de longos períodos de seca que, por exemplo, em 1968-1974 levaram a uma situação de fome nos países da região, o que levou à fundação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, uma agência das Nações Unidas.Também é conhecida por ser a região que apresenta os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Alguns países passaram por fortes guerras civis, ditaduras e regimes autoritários. Apesar da beleza natural, a pobreza, a fome e o alto índice de contaminação pelo vírus da AIDS ainda fazem parte do cotidiano da região mais paupérrima do planeta.O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, segundo relatórios da ONU, da ocupação humana em regiões de clima semiárido, árido e subsumido, ocupando-as com o cultivo da monocultura. Essa prática retira toda camada de vegetação, deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação.O caso mais evidente desse processo está ao sul do Saara, em uma região chamada de Sahel, nessa região o problema cresce de forma assustadora, as causas são as ações antrópicas (ações humanas). No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental.
O Sahel é uma área de tensões permanentes por causa do crescimento demográfico galopante e as rivalidades tribais.Ao longo da História da África, o Sahel assistiu à sucessão de alguns dos mais avançados reinos africanos, que beneficiaram do comércio através do deserto, conhecidos como Reinos Sahelianos.Ao sul do deserto do Saara estão localizados alguns dos países mais pobres do planeta, como Mali, Niger, Chade e o Sudão, em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo, atingindo áreas que até então eram férteis. Essa destruição se dá por causa da produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes.Para coibir o avanço ou para modificar a situação de um problema tão grave que é a desertificação, são necessários, sobretudo, recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, mas há um inconveniente, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros, não consegue sequer oferecer à sua população políticas sociais.O constante crescimento do processo de desertificação já ameaça regiões até então distantes do problema, o avanço vai contribuir para agravar ainda mais as mazelas sociais presentes nos países africanos, como aumento da miséria, fome, exclusão social em um continente que possui um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.
Magrebe
Designando uma região do Noroeste de África, Magrebe é uma palavra árabe que significa "ocidente" ou "pôr do Sol", como o mencionavam os escritores árabes referindo-se à parte ocidental do mundo islâmico que se confinava ao norte de África e que depois se aplicou ao território situado a oeste de Tunes. Trata-se assim de um conjunto de territórios limitados no eixo norte-sul entre o mar Mediterrâneo e o deserto do Sara e no eixo oeste-leste entre o Atlântico e o golfo de Gabés. Desta vasta área fazem parte Marrocos, Argélia e Tunísia. O seu clima é muito quente e árido. Por isso, o Magrebe é pouco povoado, com exceção das planícies e das zonas próximas do mar.Os problemas territoriais criados com a composição do Magrebe - três países: Marrocos, Argélia e Tunísia ou cinco: com a junção da Mauritânia e da Líbia - têm originado uma discussão acerca da constituição de um novo Estado, o Sara Ocidental ou a República Sarauí. Marrocos encontra-se separado da Europa pelo estreito de Gibraltar, o que tem facilitado o contacto com Espanha, já desde o terceiro milénio antes da era cristã. Sabe-se também da presença dos fenícios, que ocorreu cerca do ano 1200 a. C., com a fundação de feitorias.
Atividade
1- Pesquise os países que compõem a região do Sahel e Magrebe.
2- Qual o significado dos nomes Magrebe e Sahel?
3- Pesquise, em diferentes sites da internet, os principais aspectos culturais presentes na região do Magrebe e Sahel.
História – Prof. (a): Valdenice Ferreira Vieira
Conteúdo/ A era Vargas (1930-1945)
Objetivo (s): Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas,
associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.Identificar os processos
históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade
brasileira.
Habilidade (s):Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas,
associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.Identificar os processos
históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade
brasileira
Estratégia: leitura, interpretação e pesquisa.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividades do
centro de mídia e do caderno do aluno, abaixo vou descrever as instruções de como
devem realizar as atividades. Vamos lá!
Objetivo (s): Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas,
associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.Identificar os processos
históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade
brasileira.
Habilidade (s):Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas,
associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.Identificar os processos
históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade
brasileira
Estratégia: leitura, interpretação e pesquisa.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividades do
centro de mídia e do caderno do aluno, abaixo vou descrever as instruções de como
devem realizar as atividades. Vamos lá!
Primeiro passo: Pegue o caderno do alunos (segundo bimestre) página, 77, situação de aprendizagem 4, deverá realizar a atividade 2 analisar as imagens da página 78 e depois realizar uma pesquisa sobre Olga Benário e Luiz Carlos Prestes. Anote a pesquisa em seu caderno e também no google formulário.
Segundo passo: Pegue o caderno do alunos (segundo bimestre) página, 79 e 80,Leitura do texto 3.1, responder a questão A-B.
Filosofia Prof. Vitor
Conteúdos e temas: introdução ao conceito de dialética; concepção dialética da liberdade.
Competências e habilidades: apreender o conceito de dialética, em suas diferentes acepções, articulando-o com a questão da liberdade.
Estratégias: exercícios de reflexão, escrita e leitura.
Recursos: texto para leitura.
Apoio curricular ( LP):...
Competências e habilidades: apreender o conceito de dialética, em suas diferentes acepções, articulando-o com a questão da liberdade.
Estratégias: exercícios de reflexão, escrita e leitura.
Recursos: texto para leitura.
Apoio curricular ( LP):...
Questão 1. Como uma onda (zen Surfismo)Nelson Motta/Lulu Santos
Leia o poema e o significado da palavra DIALÉTICA. Depois, assinale a alternativa que representa o movimento dialético. (fenômeno empírico (que pode ser observado) na natureza)
Questão 2 Na questão 1, tratamos da Dialética observada nos fenômenos empíricos, isto é, fenômenos observados na natureza. Na questão 2, vamos tratar da Dialética encontrada nas relações humanas e a liberdade. “Mas, como vimos, a dialética supõe a contradição e a ação recíproca entre os elementos de uma dupla de contrários. Portanto, conceber o homem dialeticamente implica entender que a relação dele com a História, com a sociedade, com a natureza, com os outros homens, enfim, com a realidade que o cerca é também contraditória e de mútua determinação. Assim, se as relações sociais produzem os homens, assim também os homens produzem as relações sociais que vivenciam”. (Caderno do aluno sp)Assinale a alternativa INCORRETA.
MATEMÁTICA Prof.(a) Vanessa
Conteúdo/Tema: Estudo das funções
Função do 2° Grau
Objetivo (s): Representar diferentes fenômenos por meio de funções.
Habilidade (s): -Saber usar de modo sistemático as funções para caracterizar relações de interdependência, reconhecendo as funções de 2° grau, com suas propriedades características.
-Saber construir gráficos de funções por meio de transformações em funções mais simples (translações horizontais, verticais, simetrias, inversões).
Estratégia: 1° passo: Assistir as aulas do centro de mídias sp,
2° passo: ler a definições e exemplos
3°passo: resolver os exercícios
Matemática - Função do 2° grau
Função do 2° grau
Uma função do 2° grau é do tipo
f(x)=ax²+bx + c ou y=ax² +bx+c.
Os valores a, b e c são constantes e a ≠ 0.
Se a > 0, a parábola tem concavidade para cima.
Se a < 0, a parábola tem concavidade para baixo.
f(x)=ax²+bx + c ou y=ax² +bx+c.
Os valores a, b e c são constantes e a ≠ 0.
Se a > 0, a parábola tem concavidade para cima.
Se a < 0, a parábola tem concavidade para baixo.
Atividade 1
Identifique se a representação gráfica das funções a seguir é uma parábola com a concavidade direcionada para cima (∪) ou com a concavidade direcionada para baixo (∩) *
Gráficos da Função do 2° grau
Exercícios
1) O gráfico de uma função do 2° grau é uma:
2) Qual é a alternativa que contém as coordenadas do vértice da função y = 2x² - 8x + 1?
3) Qual a altura máxima atingida por um projétil cuja trajetória pode ser descrita pela função: h(x) = – 4x² + 5, sabendo que h é a altura do projétil e que x é a distância percorrida por ele, em metros?
4) (U. E. FEIRA DE SANTANA) Considerando-se a função real f(x) = –2x² + 4x + 12, o valor máximo desta função é:
5) (Enem – 2013) A parte interior de uma taça foi gerada pela rotação de uma parábola em torno de um eixo z, conforme mostra a figura.
A função real que expressa a parábola, no plano cartesiano da figura, é dada pela lei f(x) = 3/2 x² – 6x + C, onde C é a medida da altura do líquido contido na taça, em centímetros. Sabe-se que o ponto V, na figura, representa o vértice da parábola, localizado sobre o eixo x. Nessas condições, a altura do líquido contido na taça, em centímetros, é:
Tecnologia e Inovação, Eletivas, Projeto de Vida
Inova –Tecnologia e Inovação,Eletivas, Projeto de Vida.
ATIVIDADE
FACEBOOK O Facebook é uma rede social utilizada por mais de um bilhão de pessoas no mundo todo! Nela, é possível compartilhar interesses, postar fotos, vídeos, ler notícias e interagir com outros usuários. Ao encontrar um conteúdo ofensivo ou inapropriado que tem sido compartilhado por outros usuários, o que é possível fazer?
O Whatsapp é um aplicativo online que permite conversar com amigos e familiares de forma privada, participar de grupos com outras pessoas, além de ser possível compartilhar imagens, vídeos e áudios! Atualmente, é difícil encontrar alguém que não utilize este serviço, pois ele permite uma comunicação rápida e instantânea! Se alguém compartilha com você algo íntimo através do aplicativo, o que você faria?
Existe alguma idade mínima para o Whatsapp?
Selecione uma das alternativas e elabore uma breve justificativa do motivo desta escolha, e de que forma este tipo de regra pode ajudar a tornar o espaço digital mais positivo:
INSTAGRAM Cada vez mais tem crescido o número de usuários que criam perfis no Instagram para compartilhar fotos e vídeos com seus seguidores! Esta é uma rede social onde é possível utilizar diferentes filtros para que as imagens fiquem de acordo com sua preferência, além de permitir com que você transforme suas experiências em um acervo de fotos! Você percebe que um (a) amigo (a) da escola recebe diariamente nas fotos que posta comentários ofensivos de outros (as) colegas de sua sala. O que você faz?
TWITTER O Twitter é uma ferramenta que, assim como outras apresentadas permite interagir e receber atualizações de outros usuários/seguidores, porém através de mensagens limitadas a 140 caracteres. Neste serviço, também é possível compartilhar imagens e vídeos, sendo uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Alguém que você segue compartilhou um tweet com um conteúdo racista. O que você faria ao visualizar este conteúdo?
SNAPCHAT O Snapchat é um aplicativo onde é possível compartilhar conversas, imagens e vídeos que duram apenas alguns segundos. Assim como nos outros serviços, é possível compartilhar com seus seguidores interesses, situações engraçadas e coisas do cotidiano, já que é uma rede onde não ficam armazenados conteúdos nem on-line, nem no seu dispositivo. Já que este é um aplicativo que garante a privacidade on-line, você:
Língua Inglesa Prof.(a) Keller
01- Ao lermos o texto, observamos que o autor afirma que o basquete é seu esporte favorito...
02- Identifique o valor semântico dos conectivos, retirados do texto, destacados nas frases a seguir, se está: Explicando razões ou contrastando ideias.
a) “Now that's just funny to hear, BECAUSE it takes tremendous skill to get where the pros go.”
b) “We're all entitled to have opinions; HOWEVER, if our soccer fans were to talk smack…”
c) “…EVEN THOUGH I can't really watch either sport without getting bored.”
Biologia Prof.(a) Silvania
Conteúdo/Tema:
Origem e evolução da vida na terra
Objetivo:
*Compreender como surgiu a vida
*Diferenciar as diversas hipóteses que tentam mostrar como a vida surgiu no ambiente
Competências:
Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Habilidade:
(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de mapa conceitual;
Realização de atividades.
Origem e evolução da vida na terra
Objetivo:
*Compreender como surgiu a vida
*Diferenciar as diversas hipóteses que tentam mostrar como a vida surgiu no ambiente
Competências:
Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Habilidade:
(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de mapa conceitual;
Realização de atividades.
Vamos a revisão do conteúdo Origem e evolução da vida na Terra.
Em seguida acesse o link http://www.planetabio.com/origem.html com um hipertexto sobre as teorias evolucionistas para realização das atividades propostas
Atividades:
1)Traçar uma linha do tempo com as principais teorias evolucionistas.
2)Descreva de forma resumida a influência de Pasteur na indústria de alimentos e na diminuição de infecções, com a esterilização de objetos cirúrgicos
Língua Portuguesa Prof.(a) Vera Lúcia Bolzani
Conteúdo/ Tema: Literatura de Cordel - A origem
O contexto e as características do Cordel
Objetivo: Levar o aluno a reconhecer o contexto da literatura de Cordel e identificar as suas características.
Resgatar e valorizar a literatura popular de Cordel.
Habilidades: Reconhecer o efeito de sentido produzido pela literatura de cordel identificando o diálogo entre as ideias e embate entre interesses existentes na sociedade.
Estratégia: Leitura de textos, interpretação e resolução de atividades
Recursos: Aula do CMSP e Caderno do Aluno - 2º bimestre, páginas 113, 114, 115.
O contexto e as características do Cordel
Objetivo: Levar o aluno a reconhecer o contexto da literatura de Cordel e identificar as suas características.
Resgatar e valorizar a literatura popular de Cordel.
Habilidades: Reconhecer o efeito de sentido produzido pela literatura de cordel identificando o diálogo entre as ideias e embate entre interesses existentes na sociedade.
Estratégia: Leitura de textos, interpretação e resolução de atividades
Recursos: Aula do CMSP e Caderno do Aluno - 2º bimestre, páginas 113, 114, 115.
Atividades
1. Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir.
Literatura de Cordel
A Literatura de Cordel, folhetos em versos populares de tradição oral, possui origem europeia e foi introduzida na época da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para outros estados do Brasil, principalmente os do Nordeste. Os artistas populares registram a sua arte de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos), e a expõem em cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria são fatos históricos, folclore brasileiro, realidade social, religião etc. Esse gênero literário, escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo é composto por formas rimadas e possui uma linguagem coloquial e improvisada. Alguns poemas são ilustrados por meio de xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas dos folhetos. E quanto às estrofes, são consideradas as mais comuns as de dez, oito ou seis versos. Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e em redes sociais na internet. São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir, a partir de trechos de “Uma Viagem ao Céu”, uma das suas obras.
Texto elaborado especialmente para este material. Caderno do Aluno 3° bimestre.
Literatura de Cordel
A Literatura de Cordel, folhetos em versos populares de tradição oral, possui origem europeia e foi introduzida na época da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para outros estados do Brasil, principalmente os do Nordeste. Os artistas populares registram a sua arte de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos), e a expõem em cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria são fatos históricos, folclore brasileiro, realidade social, religião etc. Esse gênero literário, escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo é composto por formas rimadas e possui uma linguagem coloquial e improvisada. Alguns poemas são ilustrados por meio de xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas dos folhetos. E quanto às estrofes, são consideradas as mais comuns as de dez, oito ou seis versos. Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e em redes sociais na internet. São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir, a partir de trechos de “Uma Viagem ao Céu”, uma das suas obras.
Texto elaborado especialmente para este material. Caderno do Aluno 3° bimestre.
a) De acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel.
b) Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário?
c) Quais as principais características da literatura de Cordel, quanto à estrutura?
d) Pesquise o nome de dois autores da literatura de Cordel e comente sobre eles.
Todas as atividades contam pontos!Sua participação define sua nota e seu reconhecimento pelo meu trabalho.Amo vocês!!!
Arte Prof.(a) Rosângela e Ana Claudia
Texto de Apoio 01: DJs
Slide 01
Slide 02
Slide 03 - DJ: Mapa de Palco
Texto de Apoio 02: A Musicoterapia
Vídeo de Apoio 02: Musicoterapia
01) Leia a questão abaixo com atenção:
02) ...é um artista profissional que seleciona e reproduz as mais diferentes composições, previamente gravadas ou produzidas na hora para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em radiodifusão em frequência modulada (FM), pistas de dança e outros. Esta afirmação está fazendo uma menção aos:
03) Leia o texto com atenção e responda a questão logo a seguir:
Educação Física Prof.(a) Izabel Nunes Zacarias
Tema: Samba de roda
Objetivo (s):Identificar as características do samba de roda: gestos e movimentos
Habilidade (s): Identificar as características do samba de roda: gestos e movimentos
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim!
Estratégia: vídeos e pesquisa.
Primeiro passo: Pegue seu caderno ( anote somente a resposta) e realize as atividades proposta. Responda também no google formulário
Objetivo (s):Identificar as características do samba de roda: gestos e movimentos
Habilidade (s): Identificar as características do samba de roda: gestos e movimentos
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim!
Estratégia: vídeos e pesquisa.
Primeiro passo: Pegue seu caderno ( anote somente a resposta) e realize as atividades proposta. Responda também no google formulário
Samba de Roda do Recôncavo Baiano, produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
ATIVIDADE 1 – VAMOS MERGULHAR? NA RODA DE SAMBA...
No samba de roda, destacam-se os instrumentos como a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, o reco-reco, o agogô e o berimbau. Tocado por um grupo de músicos e acompanhado por palmas das pessoas presentes, forma-se uma roda e uma pessoa de cada vez entra nela para dançar. Normalmente, são as mulheres que entram na roda, enquanto os homens cantam, batem palma e tocam os instrumentos. Músicas do samba de roda: O repertório do samba de roda é muito extenso. Diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o ritmo.
Para completar esse momento, pesquise um tipo de sambas. Ouça a melodia, a batida, a evolução histórica e as mudanças, e verifique do que tratavam as letras, que histórias elas traziam.
Sociologia – Prof.(a) Sarah Danielli
Conteúdo/Tema: Conceito de Estado; elementos e características do Estado; conceito de nacionalidade; soberania e finalidade do Estado
Objetivos (s): Compreender o conceito geral de Estado seus elementos e suas características;
Habilidade (s): distinguir Estado de Governo
Estratégia: Formulário Google, WhatsApp, Leitura de Texto
Objetivos (s): Compreender o conceito geral de Estado seus elementos e suas características;
Habilidade (s): distinguir Estado de Governo
Estratégia: Formulário Google, WhatsApp, Leitura de Texto
Será apresentada uma primeira formulação geral do conceito de Estado, além de serem abordados seus principais elementos constitutivos e suas características. O objetivo é estabelecer uma distinção clara entre a noção geográfica e política de Estado da Federação (Estado de São Paulo, da Bahia, do Tocantins, por exemplo) – que você já conhece – e o conceito teórico de Estado, cuja definição é oriunda da Teoria Geral do Estado.Para iniciar nosso estudo, responda às seguintes questões apenas com seus conhecimentos prévios sobre o assunto:
1. Quantos Estados fazem parte do Brasil?
2. Qual é o nome do nosso Estado?
3. Qual é a capital do Estado de São Paulo?
4. Quantos municípios fazem parte do Estado de São Paulo?
5. Qual é o tamanho do Estado de São Paulo?
6. Qual é a sua população atual?
7. Quantos senadores representam São Paulo no Senado Federal?
8. Quantos deputados representam São Paulo na Câmara dos Deputados
9. Quantos deputados compõem a Assembleia Legislativa do Estado?
Conceito de Estado e seus elementos constitutivos Você observou que o Estado de São Paulo faz parte de um conjunto de Estados que compõe o Brasil. Esse conjunto de Estados tem um nome especial.Você sabe qual é o nome oficial do Brasil? O que esse nome significa?
Pesquise e responda
10. PESQUISE
População
Povo
Território
Governo
Pesquise e responda
11. Quais são os Poderes do Estado?
2. Identifique dois cargos associados a cada um dos Poderes e dê exemplos de suas atribuições.
a) Poder Executivo:
b) Poder Legislativo:
c) Poder Judiciário:
Bons estudos!!
Sem comentários:
Enviar um comentário