terça-feira, 15 de setembro de 2020

LÍNGUA INGLESA – PROFª KELLER 1ª Séries A,B,C,D Data 14/09 a 18/09

 

LÍNGUA INGLESA – PROFª KELLER

ATIVIDADE 1ª Séries  A,B,C,D – ATIVIDADE 4 – 3 ºBIMESTRE




 

                1) Look at the strip and answer the question in Portuguese:

 

a) Primavera

b) Verão

c) Outono

d) Inverno

 2) Qual a melhor tradução para a frase: “My toes are lovin’     these warm summer days!”

              a) Meus dedos estão doendo nesse verão!

              b) Meus dedos estão quentes nos dias de verão!

               c) Meus dedos estão amando estes dias quentes de verão!

               d) Meus dedos quentes adoram verão!

 

Sociologia – Prof.(a) Sarah Danielli 1ª Série – Turmas A,B,C e D Data: 14/09/2020 – 18/09/2020

 

E.E. Índia Vanuíre

Disciplina: Sociologia – Prof.(a)  Sarah Danielli

1ª Série – Turmas A,B,C e D

N° de aulas: 2

Data: 14/09/2020 – 18/09/2020

Conteúdo/Tema: A unidade entre todos os seres humanos; o caráter social e culturalmente construído da humanidade.

Objetivos (s): Desenvolver o espírito crítico e a capacidade da observação da sociedade

Habilidade (s): Compreender que a unidade entre os todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres culturais; reconhecer

Estratégia:  Formulário Google, WhatsApp, Leitura e Interpretação de textos e imagens.

Olá! Caros Alunos !

Tudo bem com vocês?

Espero que sim!

Vamos continuar nossos estudos sobre:

O CARÁTER CULTURALMENTE CONSTRUÍDO DA HUMANIDADE

 

Ficaram algumas atividades para realizar, vamos refletir sobre elas?




Em relação a esse quadro, “culturalmente”, no nosso país, amarelo pode significar riqueza, vermelho – paixão, branco – paz, preto – luto, rosa – amor, e em regiões diferentes podem ter outros significados, e em outros países principalmente, pois são construções culturais e cada um tem uma visão diferente ou seja constroem suas culturas de maneira diversa.

PESQUISA INDIVIDUAL

Pesquise e escreva exemplos de:

a)      roupas ou adereços usados por diferentes povos.

b)      hábitos diferentes dos praticados pelos brasileiros

 

a)      Quanto à pesquisa, várias roupas e adereços poderiam ser identificados como:

Temos os kimonos utilizados no Japão, na Escócia os homens usam o kilt (uma saia)

No Afeganistão e no Paquistão as mulheres usam a burca, já no Oriente médio eles usam Turbante, na Arábia eles usam o keffiyeh uma espécie de lenço que é usado  no pescoço. Na Tailândia as mulheres usam como adereços, argolas no pescoço ( mulheres girafas ), e na Índia as mulheres casam com roupas coloridas, entre vários outros.

b)      Vários hábitos são praticados em outros locais que são bem diferentes dos daqui, como exemplo podemos citar a Índia que tem a vaca como um animal sagrado, já aqui no Brasil quem não gosta de um bom churrasco? Na China por exemplo  comer ratos, cães, morcegos  e insetos não é algo estranho, já aqui no Brasil ...bom...sabemos que não é habitual e alguns iriam até olhar com “nojo”ou indiferença.

 

Exercícios

1)      É possível dizer que há uma natureza humana igual para todos? O que é natural no ser humano?

R: Não, não há uma só natureza humana e quase nada no ser humano é natural, respirar é natural, mas comer , andar, maneira de nos vestir e nos comportar são construções, portanto não é natural.

2)       O que nos torna seres humanos? O que une e o que diferencia os seres humanos?

R: O que nos torna seres humanos e também o que nos une e nos diferencia é a nossa capacidade de produzir, somos seres culturais e os animais não. A cultura nos une em relação à cultura semelhante as nossas e nos diferencia, pois existem várias culturas diferentes.

 

E para continuar nosso conteúdo, vocês farão a leitura dos momentos 0,1,2,3 e 4, e em seguida  realize a seguinte atividade :

 

1.      Explique com suas palavra o que entendeu por etnocentrismo e relativismo cultural.

2.      Para fomentar o entendimento de tais conceitos, pesquise individualmente na Internet, ou em outros recursos, 02 (duas) obras, que podem ser música, filme, conto literário, grafite, peça publicitária, charge, HQ, meme, entre outros;

3.      Uma obra deve conter elementos que expressem uma visão etnocêntrica e a outra uma visão relativista de situações cotidianas;

4.       Faça uma ficha listando as obras pesquisadas e indique o que cada uma delas expressa.

Envie a foto da sua atividade pelo WhatsApp (14) 99648-4404

Professora Silvania Ano/ Série: 1° – Turma: A, B, C e D Data: 14 a 18/09/2020

 E. E. Índia Vanuíre

E. E. Índia Vanuíre
Disciplina : Biologia
Professora Silvania
Ano/ Série: 1° – Turma: A, B, C e D
N ° de Aulas: 2
Data: 14 a 18/09/2020

Conteúdo/Tema:
Gravidez na adolescência e prevenção

Objetivo:
*Reconhecer que a gravidez na adolescência traz consequências sociais, afetivas, emocionais, econômicas, entre outros.
*Identificar métodos que contraceptivos para evitar o risco da gravidez indesejada.

Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Habilidade:.
(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.

Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto, tabela;
Realização de atividades.
Nome: *
Série: *
Gravidez na Adolescência
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gravidez na adolescência é considerada uma gestação de alto risco, devido às repercussões que traz à mãe e ao recém nascido, além de acarretar problemas sociais e biológicos.
Gravidez Precoce
A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho e acontece no limite mínimo da vida reprodutiva da mulher, que é dos 10 aos 19 anos de idade.
A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.
A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas.
Segundo dados de 2013 das Nações Unidas (ONU), 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos (estima-se que até 2030, esse número chegará a 3 milhões se a tendência atual for mantida.)
Segundo a Unicef, o Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, sendo que cerca de 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária. Um relatório divulgado em 2010 por um organismo ligado à ONU, indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho.
Principais Fatores da Gravidez na Adolescência
Há diversos fatores de natureza objetiva e subjetiva que levam à gravidez no início da vida reprodutiva, tais como:
• Falta de conhecimento adequado dos métodos contraceptivos e como usá-los;
• Dificuldade de acesso a esses métodos por parte do adolescente;
• Dificuldade e vergonha das meninas em negociar o uso do preservativo pelo parceiro;
• Ingenuidade e Submissão;
• Violência;
• Abandono;
• Desejo de estabelecer uma relação estável com o parceiro;
• Forte desejo pela maternidade, com expectativa de mudança social e de obtenção de autonomia através da maternidade;
• Meninas com início da vida sexual cada vez mais precoce.
O ambiente familiar também tem relação direta com o início da atividade sexual.
Experiências sexuais precoces são observadas em adolescentes em cuja família, os irmãos mais velhos já apresentam vida sexual ativa. É comum encontrar adolescentes grávidas cujas mães também iniciaram a vida sexual precocemente ou engravidaram durante a sua adolescência.
Por outro lado, famílias onde se conversa e há orientação sobre a vida sexual, a situação pode ser diferente e a sexualidade melhor aproveitada pelos adolescentes no momento certo.
Gravidez na Adolescência e suas Consequências
A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego, dependência econômica dos familiares, contribuindo assim para a perpetuação da pobreza, do baixo nível de escolaridade, do abuso e da violência familiar, tanto à mãe como à criança.
A ocorrência de mortes na infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes.
A situação socioeconômica e a falta de apoio e de acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação materna apropriada, importância da amamentação e vacinação da criança.
Também é grande o número de adolescentes que se submetem a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna.
Tudo isso acarreta prejuízo às crianças, impacto na saúde pública, além da limitação no desenvolvimento pessoal, social e profissional da gestante, ou seja, prejudica não só a vida da adolescente grávida, como afeta sua família e até o desenvolvimento do país.
Como Evitar a Gravidez na Adolescência
A melhor forma de evitar a gravidez na adolescência é se informar adequadamente e conhecer o próprio corpo e do parceiro antes de começar a vida sexual.
Meninos e meninas devem se informar sobre os métodos anticoncepcionais, sendo a camisinha o mais comum, mais barato e mais fácil de utilizar e além da gravidez indesejada, protege das doenças sexualmente transmissíveis.
Métodos Anticoncepcionais
Existem diversos métodos anticoncepcionais ou contraceptivos, que dividem-se em 4 tipos:
• Métodos de Barreira: Utilizam produtos ou instrumentos que impedem a passagem dos espermatozoides pela vagina. São eles:
o Preservativo masculino (camisinha) e feminino;
o Diafragma;
o Espermicidas.
• Métodos Comportamentais: Dependem sobretudo do comportamento da mulher e exigem um conhecimento prévio do corpo feminino para que possam ser aplicados. São eles:
o Tabelinha;
o Muco;
o Temperatura.
• Métodos Hormonais: Comprimidos ou injeções produzidos com hormônios não naturais. Este tipo de método interfere no equilíbrio hormonal do corpo da mulher, alterando o desenvolvimento do endométrio, o movimento das tubas uterinas, a produção do muco cervical e impedindo que ocorra ovulação. São eles:
o Pílulas;
o Injeções;
o Adesivos;
o Implantes: Dispositivo Intrauterino - DIU: Trata-se de um objeto colocado no interior da vagina para evitar a concepção.
• Métodos Cirúrgicos ou Esterilização: Não é propriamente um método anticoncepcional, mas sim uma cirurgia realizada no homem ou na mulher para evitar definitivamente a concepção. A esterilização da mulher é chamada de laqueadura e a masculina, vasectomia.
1)Os métodos contraceptivos garantem a prevenção contra uma gravidez indesejada. Esses métodos não são recentes, pois há registros de formas de prevenção até mesmo na Antiguidade. Acredita-se que um dos primeiros métodos utilizados foi um método comportamental, o qual está, até mesmo, descrito na Bíblia. Analise as alternativas e marque aquela que provavelmente indica o método contraceptivo mais antigo. *
2)Analise a imagem e responda qual a região com maior número de partos e o menor casos de gravidez na adolescência por região: *
Imagem sem legendas
3)As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são: *
4)As pílulas anticoncepcionais não são usadas apenas para evitar a gravidez, sendo recomendadas até para o tratamento de alguns problemas de saúde. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma função da pílula anticoncepcional. *