Prof.ª Simone Richeli EAD -1 Língua Portuguesa 2ª Série A, B e D
Conteúdo de Língua Portuguesa e
Atividades – Prof. Simone Richeli
Características textuais do
anúncio publicitário
O anúncio publicitário geralmente é utilizado nas propagandas que vemos
na televisão, revistas e outdoors. O objetivo deste tipo de anúncio é convencer
as pessoas a fazer alguma coisa, geralmente ligada ao comércio.
Portanto, o anuncio publicitário precisa ser exposto em um lugar onde
muitas pessoas irão ver – como o jornal, por exemplo – e precisa utilizar as
palavras certas para convencer quem está vendo de comprar o que eles estão
anunciando.
Outra característica importante é que é necessário adequar a linguagem
utilizada no anúncio para o público que se quer atingir. Por exemplo, o anúncio
de uma loja de brinquedos não pode possuir palavras difíceis, pois precisa ter
uma linguagem fácil e acessível para as crianças entenderem.
Para fazer um bom anúncio publicitário, é importante que o texto possua
algumas características que vão ajudar a conseguir o propósito de convencer o
leitor. Essas características fazem com que o anuncio tenha uma estrutura já
pronta.
Estrutura do anúncio publicitário
·
Título: Uma
frase cursa e atrativa ou impactante, para chamar a atenção do leitor e o fazer
ter vontade de ler o resto do anúncio.
·
Imagem: É uma das
partes mais importantes do anúncio, pois a maioria das pessoas só tem vontade
de comprar alguma coisa depois que veem uma foto bonita deste produto.
·
Corpo do texto: É nessa parte onde está o anúncio em si, um texto não muito grande que
anuncie o que é o produto ou ideia, fala das qualidades e vantagens, com frases
atraentes e que convençam o leitor.
·
Slogan: É uma
frase curtinha que se torna a identificação daquele determinado produto ou
marca, como um cartão de visitas, uma frase que irá fazer todos que escutarem
se lembrarem automaticamente do produto que está sento anunciado.
Exemplos de slogans conhecidos:
·
Helmann’s,
a verdadeira maionese
- TIM, viver sem fronteiras
·
Bombril,
mil e uma utilidades
- Omo, porque se sujar faz bem
ATIVIDADE 1
Leia:
Questões
1 – A campanha publicitária acima tem
por objetivo: R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Assinale:
As orações “ANIMAL NÃO É BRINQUEDO” e “SENTE FOME, FRIO E MEDO” poderiam
ser integradas, por meio do seguinte conectivo:
a) portanto b) e c) aliás d) pois e) contudo
Agora, identifique a ideia expressa pelo conectivo selecionado: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – O fragmento “POSSE RESPONSÁVEL: maltratar ou
abandonar animais é CRIME previsto em lei.” funciona como:
a) uma advertência b) um
conselho c) um convite
d) uma sugestão e) uma
ironia
Atividade 2 - Texto sobre conectivos
Leia:
Esponjas-do-mar
Ahhh… As
esponjas-do-mar. Elas não são exatamente as coisinhas mais fofas dos oceanos.
Não têm olhinhos, línguas, orelhinhas, boca ou até mesmo um cérebro, né? Também
não se movem, e algumas se parecem com Cheetos.
Para a maioria das
pessoas, elas são plantas bonitinhas que vivem nos recifes de corais e são
usadas como pula-pula por filhotes de peixes. ______________, na verdade, elas
são os animais multicelulares mais simples do mundo. E vou explicar por que
elas são tão LEGAIS!
Um novo estudo
sugere que as esponjas existem há pelo menos 640 milhões de anos. Ou seja, 400
milhões de anos antes dos dinossauros e 100 milhões de anos antes de qualquer
outro animal! […]
Disponível em:<http://www.greenpeace.org/brasil/> . (Fragmento).
Questão 1
– “Não têm
olhinhos, línguas, orelhinhas, boca ou até mesmo um cérebro, né?”. Identifique
o conectivo que compõe esse período do texto:
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2 – Levando-se em consideração o contexto acima, o espaço indicado
deve ser preenchido com o conectivo:
a)
Portanto b) Pois c) Mas
d) Assim e) Que
Questão
3 – No último parágrafo do texto, o conectivo “ou seja” estabelece uma
relação de:
a)
conclusão b) explicação c) comparação d) condição e) explicação
Questão
4 – O termo em destaque funciona como um conectivo que indica a ideia
de adição em:
a) “Elas
não são exatamente as coisinhas mais fofas dos oceanos.”
b) “[…]
que vivem nos recifes de corais e são usadas como pula-pula
por filhotes de peixes.”
c) “[…]
elas são os animais multicelulares mais simples do mundo.”
d) “E vou
explicar por que elas são tão LEGAIS!”
Questão 5
– Aponte
outra passagem do texto em que se registra o emprego de um conectivo que indica
a ideia de adição. Em seguida, grife-o:
R:____________________________________________________________________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário