quarta-feira, 25 de março de 2020

Prof.ª Simone Richeli EAD -1 Língua Portuguesa 2ª série A, B e D



Prof.ª  Simone Richeli EAD -1 Língua Portuguesa  2ª Série A, B  e D


Conteúdo de Língua Portuguesa e Atividades – Prof. Simone Richeli
Características textuais do anúncio publicitário
O anúncio publicitário geralmente é utilizado nas propagandas que vemos na televisão, revistas e outdoors. O objetivo deste tipo de anúncio é convencer as pessoas a fazer alguma coisa, geralmente ligada ao comércio.
Portanto, o anuncio publicitário precisa ser exposto em um lugar onde muitas pessoas irão ver – como o jornal, por exemplo – e precisa utilizar as palavras certas para convencer quem está vendo de comprar o que eles estão anunciando.
Outra característica importante é que é necessário adequar a linguagem utilizada no anúncio para o público que se quer atingir. Por exemplo, o anúncio de uma loja de brinquedos não pode possuir palavras difíceis, pois precisa ter uma linguagem fácil e acessível para as crianças entenderem.
Para fazer um bom anúncio publicitário, é importante que o texto possua algumas características que vão ajudar a conseguir o propósito de convencer o leitor. Essas características fazem com que o anuncio tenha uma estrutura já pronta.
Estrutura do anúncio publicitário
·         Título: Uma frase cursa e atrativa ou impactante, para chamar a atenção do leitor e o fazer ter vontade de ler o resto do anúncio.
·         Imagem: É uma das partes mais importantes do anúncio, pois a maioria das pessoas só tem vontade de comprar alguma coisa depois que veem uma foto bonita deste produto.
·         Corpo do texto: É nessa parte onde está o anúncio em si, um texto não muito grande que anuncie o que é o produto ou ideia, fala das qualidades e vantagens, com frases atraentes e que convençam o leitor.
·         Slogan: É uma frase curtinha que se torna a identificação daquele determinado produto ou marca, como um cartão de visitas, uma frase que irá fazer todos que escutarem se lembrarem automaticamente do produto que está sento anunciado.
Exemplos de slogans conhecidos:

·         Helmann’s, a verdadeira maionese 
  •          TIM, viver sem fronteiras     



·         Bombril, mil e uma utilidades      

  • Omo, porque se sujar faz bem    


ATIVIDADE 1
 Leia:

Questões
 1 – A campanha publicitária acima tem por objetivo:   R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Assinale:
As orações “ANIMAL NÃO É BRINQUEDO” e “SENTE FOME, FRIO E MEDO” poderiam ser integradas, por meio do seguinte conectivo:
a) portanto              b) e                  c) aliás                  d) pois        e) contudo
Agora, identifique a ideia expressa pelo conectivo selecionado: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – O fragmento “POSSE RESPONSÁVEL: maltratar ou abandonar animais é CRIME previsto em lei.” funciona como:
a) uma advertência     b) um conselho      c) um convite    
d) uma sugestão        e) uma ironia
Atividade 2 - Texto sobre conectivos
Leia:
Esponjas-do-mar

    Ahhh… As esponjas-do-mar. Elas não são exatamente as coisinhas mais fofas dos oceanos. Não têm olhinhos, línguas, orelhinhas, boca ou até mesmo um cérebro, né? Também não se movem, e algumas se parecem com Cheetos.
    Para a maioria das pessoas, elas são plantas bonitinhas que vivem nos recifes de corais e são usadas como pula-pula por filhotes de peixes. ______________, na verdade, elas são os animais multicelulares mais simples do mundo. E vou explicar por que elas são tão LEGAIS!
    Um novo estudo sugere que as esponjas existem há pelo menos 640 milhões de anos. Ou seja, 400 milhões de anos antes dos dinossauros e 100 milhões de anos antes de qualquer outro animal! […]
                                               Disponível em:<http://www.greenpeace.org/brasil/> . (Fragmento).
Questão 1 – “Não têm olhinhos, línguas, orelhinhas, boca ou até mesmo um cérebro, né?”. Identifique o conectivo que compõe esse período do texto:
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Questão 2 – Levando-se em consideração o contexto acima, o espaço indicado deve ser preenchido com o conectivo:
a) Portanto     b) Pois      c) Mas     d) Assim   e) Que
 Questão 3 – No último parágrafo do texto, o conectivo “ou seja” estabelece uma relação de:
a) conclusão     b) explicação      c) comparação     d) condição  e) explicação
 Questão 4 – O termo em destaque funciona como um conectivo que indica a ideia de adição em:
a) “Elas não são exatamente as coisinhas mais fofas dos oceanos.”
b) “[…] que vivem nos recifes de corais e são usadas como pula-pula por filhotes de peixes.”
c) “[…] elas são os animais multicelulares mais simples do mundo.”
d) “E vou explicar por que elas são tão LEGAIS!”

Questão 5 – Aponte outra passagem do texto em que se registra o emprego de um conectivo que indica a ideia de adição. Em seguida, grife-o:
R:____________________________________________________________________________________________________________________________







Sem comentários:

Enviar um comentário