sexta-feira, 27 de março de 2020

Prof ª Isabel Bidóia EAD -1 Projeito de vida 1ª Série A,B,C


Prof ª Isabel Bidóia  EAD -1 Projeito de vida 1ª Série A,B,C


ATIVIDADE MOTIVACIONAL DE “PROJETO DE VIDA                           
PROFª ISABEL BIDÓIA – 1os A, B e C
Assista ao curta-metragem “Vida Maria”, revendo o conteúdo dado em sala de aula e responda as seguintes questões:
·         Realizar as atividades em folha separada e com capa
 RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
Sinopse: Há muitas gerações, mulheres nordestinas repetem o ciclo: abandonar o estudo para trabalhar, casar, ter filhos e envelhecer. O curta acompanha a vida de Maria José, desde os 5 anos de idade, na labuta diária do pilão, no envelhecer calado que transforma seu corpo, revelando as marcas do tempo. Os cenários, construídos a partir de pesquisas no sertão cearense, do Nordeste brasileiro, mostra texturas e cores como o pano de fundo de uma história que não muda.
01) O que a cena sugere sobre o espaço nela representado: ele é urbano ou rural? Que elementos permitem afirmar isso?
                                                                                           


02) Que tipo de sensação o curta provocou em você?
(   ) Pena  (   ) Descrença   (   ) Revolta   (   ) Tristeza   (   ) Outro (qual?) _____________

03) Justifique a resposta dada à questão anterior:


04) Por que o autor escolheu justamente o nome composto Maria José para a protagonista e não outro? O que essa escolha revela?


05) Por que para a mãe de Maria José “desenhar o nome” era perda de tempo? O que você pensa a respeito dessa opinião dela? Comente:



06) Que recurso foi usado para marcar a passagem do tempo? 


07) Por que o autor mal apresentou a personagem Antônio e logo em seguida Maria já estava grávida?


08) O curta aborda um tema bastante discutido ultimamente, que é a questão do trabalho infantil. O que você pensa a respeito disso? Você acha que em regiões urbanizadas também existem crianças que trabalham?



09) Além de abordar o trabalho infantil, o curta aborda um hábito cultural que é passado de geração em geração. Que hábito é esse? Como foi possível perceber isso no filme?



10) Por que provavelmente todas as Marias escolhiam “desenhar o nome” no mesmo caderno e sempre no mesmo lugar: na janela? “Viaje” para responder!


11) De que parte do curta você mais gostou? Por quê? 


12) Que mensagem o curta lhe transmitiu? Explique da melhor maneira possível:



13) Podemos dizer que todas as Marias que passaram por aquele caderninho tiveram, de certa forma, um mesmo sonho. Qual?



14) Agora escreva um bilhete destinado a todas as Marias:

Sem comentários:

Enviar um comentário