Boa tarde queridos alunos. Estou com muitas saudades de vocês. Por isso vou mandar algumas atividades bem legais. Esse trabalho é sobre o movimento Tropicalista da Música Popular Brasileira. Leiam o texto e responda as questões abaixo. Se puderem imprimir e colar no portfólio de arte( o caderno de desenho) onde estão colados os demais textos já trabalhados em sala. Quando voltarmos avaliarei todo o portfólio. Procurem colocá-lo em ordem.
Tropicalismo
Qual seria a função de uma cultura?
Afirmar as diferenças entre os povos? Projetar a história de uma civilização?
Ou definir por conta de uma série de hábitos e costumes as características de
uma nação? Essas são questões que ocupam o pensamento de artistas e
intelectuais brasileiros durante várias décadas, principalmente, a partir do
século XX. Dessa maneira, a resposta para esse tipo de questão acabou ganhando
diferentes repercussões na literatura, no teatro e nas artes plásticas.
No meio musical, o interesse por uma
cultura nacional ganhou força com o processo de popularização do samba que,
graças a fatores diversos, conseguiu alcançar o posto de bem cultural
legitimamente brasileiro. Na voz dos popularíssimos cantores de rádio e no
exuberante espetáculo carnavalesco, esse gênero musical indicou o potencial
criativo e original. Paralelamente, os ritmos regionais como o forró e a
própria música caipira logo integraram esse mesmo conjunto de “estilos musicais
típicos do Brasil”.
Entretanto, essa efervescência de sons
originais logo seria elemento central de uma disputa levantada por diversos
intelectuais e artistas ligados ao meio musical. Nas décadas de 1940 e 1950, a
difusão do rádio e a difusão do disco acabaram abrindo portas para que os
estilos musicais estrangeiros pudessem também atrair a atenção de diversos
ouvidos brasileiros. Para alguns, esse era apenas o início de uma competição
que ia além da simples preferência musical.
Alguns entusiastas e defensores da
cultura brasileira entendiam que a popularização de determinados gêneros
musicais estrangeiros afastaria a população brasileira dos ritmos criados pelos
nossos artistas. Outros ainda defendiam que a entrada das músicas estrangeiras
em nosso cenário cultural integrava uma estratégia de dominação imperialista
onde as grandes nações desenvolvidas almejavam legitimar sua exploração
econômica por meio da difusão de seus bens culturais.
Contudo, vários artistas não
acreditavam que a apreciação de gêneros músicas estrangeiros não seria uma
simples afronta à cultura nacional. Já nos finais da década de 1950, a bossa
nova foi um primeiro resultado dessa perspectiva quando jovens artistas
começaram a propor um diálogo entre as contribuições sonoras do samba e do cool
jazz norte-americano. Quase uma década mais tarde, o movimento tropicalista
defendeu um diálogo ainda mais profundo e amplo com os diferentes gêneros
musicais.
Com uma atitude despojada e muita
vontade de experimentar novos ritmos e sons, artistas como Gilberto Gil,
Caetano Veloso, Tom Zé, Rogério Duprat e o grupo Os Mutantes encabeçaram esse
novo capítulo da música brasileira. Misturando elementos provenientes do
rock’n’roll, dos gêneros regionais e das populares canções de rádio, esses
artistas buscavam a criação de novidades estéticas capazes de oferecer uma nova
perspectiva de arte, mundo, política e comportamento.
Mesmo sendo responsáveis por produções
artistas que, até hoje, ganham o elogio de diversos críticos, a proposta e o
som do movimento tropicalista não duraram muito tempo. O radicalismo estético
de alguns artistas e o posterior enrijecimento da Ditadura Militar que tomava
conta do país estabeleceu um duro golpe contra seus artistas. Muitos se viram
obrigados a sair do país para que pudessem compor e, assim, dar continuidade à
sua carreira.
Apesar disso, as contribuições do
movimento tropicalista até hoje reverberam em nosso cenário musical. Vários
artistas contemporâneos enxergam no tropicalismo um elogio à capacidade de
combinar elementos distintos para a criação de um som original. Grupos como
Nação Zumbi e Cordel do Fogo Encantado podem ser considerados como “herdeiros”
dessa revolução defendida pelo tropicalismo.
Caetano Veloso: um dos principais
artistas que integraram o movimento tropicalista
Lista de Exercícios
Questão 1
(ENEM – 2013) Mesmo tendo a trajetória do movimento
interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de
cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década
de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível
internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”,
instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era
musical. (TINHORÃO, J.R. Pequena história da música popular: da modinha
ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 [adaptado]).
A nova era musical mencionada no texto evidencia um
gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira.
Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:
a) A estrela d' alva/ no céu desponta/ E a lua
tonta/ Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de
Barro).
b) Hoje/ Eu quero a rosa mais linda que houver/
Quero a primeira estrela que vier/ Para enfeitar a noite do meu bem. (A
noite do meu bem, Dolores Duran).
c) No rancho fundo/ Bem pra lá do fim do mundo/
Onde a dor e a saudade/ Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary
Barroso e Lamartine Babo).
d) Baby, Baby/ Não adianta chamar/ Quando alguém
está perdido/ Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita
Lee.)
e) Pois há menos peixinhos a nadar no mar/ Do que
beijinhos que eu darei/ Na sua boca. (Chega de Saudade, Tom Jobim e
Vinícius de Moraes).
Questão 2
Entre as propostas estéticas do movimento
tropicalista, ou Tropicália, pode-se destacar:
a) Uma forte rejeição à contracultura e ao uso de
elementos do rock'n roll.
b) O uso de elementos exclusivos da cultura
primitiva dos índios brasileiros.
c) O uso da linguagem pop, que pode ser atestada
inclusive na capa do álbum Tropicália, ou Panis et Circensis.
d) Ruptura total com a tradição da música
brasileira, como o samba e a bossa nova.
e) Ruptura total com o Concretismo, movimento
artístico dos anos 1950.
Questão 3
Leia as três estrofes abaixo e, em seguida, aponte a alternativa
correta.
No pulso esquerdo o bang-bang
Em suas veias corre
Muito pouco sangue
Mas seu coração
Balança um samba de tamborim
Em suas veias corre
Muito pouco sangue
Mas seu coração
Balança um samba de tamborim
Emite acordes dissonantes
Pelos cinco mil alto-falantes
Senhoras e senhores
Ele põe os olhos grandes
Sobre mim
Viva Iracema ma, ma
Viva Ipanema ma, ma, ma, ma...
Os versos acima são da canção “Tropicália”, de Caetano Veloso. Partindo
desses versos, é possível afirmar que:
a) Caetano Veloso não se preocupa em passar nenhuma mensagem com a
música, apenas enumera palavras soltas, sem sentido algum.
b) Caetano Veloso faz uma crítica irônica ao bairro de Ipanema nos
versos finais.
c) Apesar de levar o título de “Tropicália”, essa canção nada tem a ver
com o movimento tropicalista.
d) A mistura de elementos aparentemente sem conexão dão o tom da proposta
estética da Tropicália.
e) Um dos principais aspectos do movimento tropicalista era falar
exclusivamente da cultura nacional.
Questão 4
O tropicalismo teve como uma de suas propostas a
reinterpretação da cultura brasileira e latino-americana. A capacidade de
misturar elementos de culturas estrangeiras aos nossos era uma das principais
características que os representantes da Tropicália reivindicavam. Essa
característica já havia sido apontada por outro movimento artístico intelectual
brasileiro, que era:
a) A “antropofagia cultural”, de Oswald de Andrade
b) O verde-amarelismo, de Cassiano Ricardo
c) O indianismo, de José de Alencar
d) O Parnasianismo, de Olavo Bilac
e) O movimento integralista, de Plínio Salgado.
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