quarta-feira, 14 de outubro de 2020

TODAS AS DISCIPLINA - Ano/ Série: 2° – Turma: A,B,C e D 3° Bimestre Data: 13 a 16/10/2020

 E. E. Índia Vanuíre

Ano/ Série: 2° – Turma: A,B,C e D

3° Bimestre

Data: 13 a 16/10/2020
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Nome e número *
Biologia: Silvania
Conteúdo/Tema:
Ácidos nucleicos

Objetivo:
*Revisar a estrutura e unção dos ácidos nucleicos.

Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC).

Habilidade:
(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa,
estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.

Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de letra de música;
Realização de atividades.
Música: Ácidos nucleicos
Ácidos Nucléicos
Ácido nucleico duas formas tem, é o DNA e o RNA também. (bis)

Sua menor unidade nucleotídeo é chamada
que estão ligados fosfato, pentose e uma base nitrogenada.
Pra se unirem e formarem cadeia,
nos nucleotídeos, dentro da mesma fileira
fosfato vai ligando, formando a escadinha
com a pentose do nucleotídeo e o vizinho.

O DNA tem cadeia dupla podemos chamar
pentose é a desoxirribose e as bases que vão se ligar.
Adenina se liga à timina,
se for guanina quem se junta é citosina.
Autoduplicação, mecanismo celular, hereditariedade, transcrição em RNA.

Ácido nucléico...

E na transcrição DNA vai formando RNA,
a fita dupla vai se abrindo, nucleotídeos vão se parear.
Adenina se liga à uracila, se for guanina quem se junta é citosina.
Mas se no DNA a base for a timina, no RNA quem se junta é adenina.

RNA fita simples que vem do DNA (pela transcrição),
pentose agora é ribose e as fitas podem se ligar (pelas bases).
Adenina se liga à uracila, se for guanina quem se junta é citosina.
Processo importante veja só, nunca termina.
São três RNAs para formar a proteína.

Ácido nucléico...

RNA mensageiro é produzido pelo DNA,
chegando até o citoplasma a proteína já vai se formar,
o segundo é o transportador, leva aminoácidos ao polirribossomo,
O terceiro é conhecido por função estrutural, chamado ribossomo que faz tradução legal.

E pra encerrar não podemos nunca mais nos enganar.
As bases conhecidas como púricas já podem se apresentar:
adenina e guanina elas são.
E as pirimídicas não tem mais erro não,
timina, citosina, uracila já serão.
Então já vou cantando e guardando essa canção.

Ácido nucléico...

E aí moçada!
Nós vimos os ácidos nucléicos hein!
O DNA e o RNA.
Vimos também a importância deles.
Fique ligado então.
Assim como nos amigos nucleotídeos.
Falou?

Letra: Paulo Alexandre
Os ácidos nucleicos são formados por monômeros chamados de: *
0 pontos
Sobre ácidos nucleicos, assinale a alternativa incorreta: *
0 pontos
Denomina-se de transcrição o processo no qual uma molécula de RNA é formada utilizando-se como base: *
0 pontos
A mesma molécula — o RNA — que faturou o Nobel de Medicina ou Fisiologia na segunda-feira foi a protagonista do prêmio de Química entregue ontem. O americano Roger Kornberg, da Universidade Stanford, foi laureado por registrar em imagens o momento em que a informação genética contida no DNA no núcleo da célula é traduzida para ser enviada para fora pelo RNA — o astro da semana. Esse mecanismo de transcrição, por meio do qual o RNA carrega consigo as instruções para a produção de proteínas (e por isso ele ganha o nome de RNA mensageiro), já era conhecido pelos cientistas desde a década de 50.(Girardi, G. Estudo de RNA rende o segundo Nobel — O Estado de S. Paulo, 5 out. 2006).
A partir da leitura do trecho acima e de seu conhecimento de Biologia molecular, assinale a alternativa incorreta. *
0 pontos
Disciplina: Educação Física – Prof. (a): Isabel Nunes Zacarias
Nº de aulas: duas aulas.

Tema: Corpo, saúde e beleza

Objetivo (s):Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.

Habilidade (s): Identificar as relações de baixo niveis de atividade física e doenças hipocinéticas.

Estratégia: pesquisa
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim!
Realize as atividades no caderno ( somente as respostas) e no google formulário
Primeiro passo : Abra a apostila do terceiro bimestre página 120 a atividade 3, faça o quadro na apostila e responde a questão 2, depois anexe a foto no formulário. *
Adicionar ficheiro
Segundo passo: Na atividade 4, em vez de você criar um áudio, elabore uma frase e coloque aqui no google formulário. *
Disciplina: Física – Prof.(a): Marlene Vitolberg
Nº de aulas: 02

Conteúdo/Tema: Estudo da luz

Objetivo(s): Saber relacionar os conceitos sobre a luz com o cotidiano

Habilidade(s): Identificar sistemas e fenômenos que produzem ,ampliam ou reproduzem imagem no cotidiano.

Estratégia(s): Interpretar e resolver problemas em diferentes contextos do cotidiano.
FENÔMENOS ÓPTICOS
A luz se propaga com grande velocidade em linha reta e em todas as direções. Quando um feixe de luz incide em uma superfície qualquer pode acontecer os chamados fenômenos ópticos. Entre uma série de fenômenos vamos falar sobre : reflexão refração e absorção.
Reflexão da luz
Quando um feixe de luz se propaga em um meio atinge uma superfície qualquer como uma parede, um espelho ou a superfície da água de uma piscina e retorna se propagando diz-se que ocorreu reflexão da luz ou seja o feixe de luz foi refletido.
A reflexão pode ser classificada em dois tipos : regular e difusa.
A reflexão é regular quando um feixe de luz incide em uma superfície perfeitamente lisa como a de um espelho ou de um metal perfeitamente polido .Esse tipo de reflexão nos permite ver imagens.
Na reflexão difusa caracteriza-se quando um feixe de luz incide uma superfície irregular rugosa ou não polida. Nesse tipo de reflexão a luz não se propaga em várias direções .
CORES
A cor de um objeto iluminado é definida pela cor da luz que ele reflete de forma difusa.
Ao incidir luz branca (constituída por todas as cores ) sore um corpo ele será visto como branco se todas as cores forem refletidas e como preto se nenhuma for refletida.
Se um corpo é visto como verde significa que ele reflete difusamente apenas a luz verde quando iluminado por uma luz branca.; se ele esse mesmo corpo fosse iluminado por uma luz vermelha ele seria visto como preto , porque o vermelho não pode ser refletido por ele.
REFRAÇÃO DA LUZ
Ocorre refração quando a luz passa de um meio de propagação para outro, alterando a sua velocidade Em geral a refração é acompanhada por um desvio na trajetória da luz. É possível observar que a luz refrata por exemplo quando se coloca uma colher parcialmente mergulhada em um copo de água . O fato da colher parecer quebrada para quem o observa evidencia que houve desvio de luz ao se refratar.
ABSORÇÃO DA LUZ
Quando a radiação luminosa incide em uma superfície ou corpo parte pode sofrer reflexão outra parte refração e outra ainda ser absorvida. Com isso é possível que ocorra aumento de temperatura na superfície ou no corpo onde houve a incidência da luz.
Esse fenômeno ocorre com maior intensidade em corpos e objetos escuros expostos a luz .Eles absorvem uma grande parte da energia luminosa o que acarreta um aumento de temperatura. O s corpos e os objetos claros refletem difusamente grande parte da luz e ocorre pouco absorção com menor variação de temperatura.. Por isso roupas claras são indicadas no verão.
O único meio totalmente transparente à luz é o vácuo.
Baseados nos roteiros e nas aulas do Centro de Mídias responda as questões:
1- Um objeto laranja será sempre visto com a cor laranja? Justifique. *
2- Qual é a relação entre a luz e a cor? *
3- Quando a luz incide sobre um objeto qualquer , quais processos podem ocorrer com ela ? *
4- A cor é uma propriedade que depende apenas do objeto que está sendo observado? Justifique. *
5- Uma caneta vermelha é vermelha ou se mostra vermelha? Justifique. *
1- A principal razão pela qual se infere que o espetáculo retratado na fotografia é uma manifestação do teatro de rua é o fato de *
0 pontos
2- Nessa campanha, a principal estratégia para convencer o leitor a fazer a reciclagem do lixo é a utilização da linguagem não verbal como argumento para: *
0 pontos
LÍNGUA INGLESA – PROFª KELLER
01- Os gêneros digitais se caracterizam por apresentarem textos mais curtos e diretos, o diálogo entre elementos verbais e audiovisuais. Desse modo, ao lermos o texto digital apresentado, verificamos que o autor se encontra *
0 pontos
02- No texto digital apresentado, o personagem se depara com um problema. Identifique-o. *
0 pontos
03- O autor usa a Linking Word “AND” para expressar adição e utiliza uma outra Linking Word para expressar condição. Identifique-a *
0 pontos
04- Sabemos que as Linking Words servem para fazer relação entre as ideias e informações expressadas em uma frase. Complete as orações com a Linking word adequada, observando seu valor semântico. *
0 pontos
Disciplina Inova, Professores: todas
Conteúdo/tema Vídeo no youtube curta metragem Aprender a Aprender.

Objetivo Empatia, respeito ensinar e fazer aprender a aprender

Habilidade/Competência Aprendizagem de conhecimento/ apoio curricular(arte)

Estrategia Atenção, motivação, interesse.
Curta Metragem: Aprender a Aprender THE POTTER
Curta Metragem: Aprender a Aprender THE POTTER
A curta metragem Aprender a Aprender faz nos refletir sobre a importância da paciência do
professor na vida do aluno, a influência que ele (o professor) exerce sobre a matéria o
apreendido pelo aluno com humildade e também o esforço, as tentativas que o aluno
necessita para chegar a um resultado.
Atividade
1-Qual o assunto do vídeo? *
2-As três lições que aprende com o vídeo? *
Geografia: Professora Cristiane Rocha
1- Faça a leitura do texto e responda as questões a seguir
População Economicamente Ativa – PEA
A PEA – População Economicamente Ativa – é uma medição realizada para averiguar o desempenho dos habitantes de um país na economia.
PEA – População Economicamente Ativa – é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada.
Não há um método consolidado em todo o mundo para definir aqueles que fazem parte da PEA. Por exemplo, nos países subdesenvolvidos, o índice inclui os indivíduos que possuem entre 10 e 60 anos, já nos países desenvolvidos geralmente considera-se apenas aquele que possui mais de 15 anos de idade.
Assim, a parte da população que está desempregada e que não busca empregos, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham, donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, entre outros, é incluída naquilo que se denomina por População Economicamente Inativa.
No Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PEA brasileira compreende 63,05% da população, apesar de esse número não considerar aqueles que não trabalham com contrato formal ou carteira assinada. Ainda segundo o IBGE, do total da população ativa no Brasil, pouco mais de 20% encontram-se no setor primário, 21%, no setor secundário; e 59%, no setor terciário.
Isso significa que a maior parte da população empregada no Brasil encontra-se vinculada ao setor terciário, deflagrando o processo de terceirização da economia. Tal processo ocorre graças à intensa mecanização do campo e da indústria (setores primário e secundário, respectivamente), fenômeno responsável pela substituição do homem pela máquina. Assim, a maior parte da população encontra emprego somente no setor de serviço e comércio. A PEA de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, já se encontra concentrada em 70% no setor terciário.
a) A partir dos seus conhecimentos, explique o que significa PEA. *
b) Você ou algum(a) colega da sua turma faz parte da PEA? Comente. *
2- Análise a tabela abaixo, pesquise sobre o tema e responda as questões:
a) Conforme os dados apresentados no Quadro 1 explique quais mudanças no papel desempenhado pelas mulheres podem ser constatadas no decorrer da história brasileira. *
b) Qual é a faixa etária com maior concentração de mulheres economicamente ativas? Justifique. *
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura – Profs. Simone, Edna Fatarelli e Elisângela
Nº de aulas: 5 aulas.

Tema: - Revisão de Gênero Reportagem.

Objetivo (s): Reconhecer as características do gênero reportagem e posicionar-se criticamente em relação ao seu tema.

Habilidades: Organizar adequadamente os parágrafos de um texto visando atingir a proposta enunciada.

Estratégia: Leitura, Interpretação e Pesquisa.
Revisão: Gênero Reportagem
Atividades
1)- São características do gênero reportagem: *
0 pontos
2)- UFPR - 2010 *
0 pontos
Imagem sem legendas
O texto foi publicado em uma revista de grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto *
0 pontos
O texto introduz uma reportagem a respeito do futuro da televisão, destacando que as tecnologias a ela incorporadas serão responsáveis por *
0 pontos
Disciplina: Matemática Prof.(a): Marcia Leandra Galvani Médici
Conteúdo/Tema: Combinação Simples e Frações.

Objetivo(s): Identificar os conceitos e aplicações de Combinação Simples e Frações, compreendendo e identificando, em situações contextualizadas no cotidiano e em situações-problemas.

Habilidade(s): Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de situações-problemas de contagem indireta do número de possibilidades de ocorrência de um evento
Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações-problemas, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de fórmulas específicas.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Utilizar diferentes linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Reconhecer números racionais, representados na forma fracionária ou decimal, com significado parte-todo.

Estratégia: Aplicar os conceitos da Análise Combinatória em diversas situações-problemas.
Aulas no Centro de mídias do Estado de São Paulo (CMSP), Caderno do Aluno Volume 3.
Para o entendimento de Combinação Simples e Frações, assista aos links explicativos abaixo:
Playlist Canal Equaciona Análise combinatória Professor Paulo Pereira:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur

Playlist Análise Combinatória Professora Ângela:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLougO8IRm3JaFX4eZY1NYJ0kq-mdlG-nZ

Playlist Frações Professora Ângela:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLougO8IRm3JaX3V0YoA6u-8dmy4TIsYou

Playlist Centro de Mídias do CMSP:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLtYe4M7gMnkNZq4GVf9TG87l53rTBBRSE
COMBINAÇÕES SIMPLES
Exemplos:
Frações: 1. A ideia de fração e sua representação:
3. Frações equivalentes:
4. Simplificação de frações:
Exercícios:
1) Observe as figuras e complete: *
Imagem sem legendas
1) Observe as figuras e complete: *
Imagem sem legendas
2) Represente em forma de fração: *
Imagem sem legendas
2) Represente em forma de fração: *
Imagem sem legendas
3) Escreva as frações como se lê: *
Imagem sem legendas
*
Imagem sem legendas
*
Imagem sem legendas
4) Coloque P nas frações próprias e I nas impróprias. *
Imagem sem legendas
5) Represente os números mistos como frações impróprias. *
Imagem sem legendas
6) Represente as frações impróprias como números mistos. *
Imagem sem legendas
7) Complete obtendo frações equivalentes: *
Imagem sem legendas
8) Simplifique as frações. *
Imagem sem legendas
Observe a charge para responder as questões 1 e 2
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência (sobrevivência). O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial (introdução de máquinas) no final do século XVIII na idade moderna, é uma relação entre mulheres e homens que vendem sua força de trabalho por algum valor, alguma remuneração, e mulheres e homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca, algo como um salário.
1 – De acordo com a charge e os conceitos de “trabalho” e “emprego” assinale a alternativa CORRETA: *
2 - A nova modalidade de trabalho em casa “home office” é mais próxima da “idade do computador”. De acordo com os dois conceitos acima de “trabalho” e “emprego” qual a alternativa INCORRETA em relação a essa nova modalidade: *
Leia a letra de música para responder as questões 3, 4 e 5
3 – De acordo com a letra da música assinale a alternativa INCORRETA *
4 – Quais dos períodos históricos abaixo podemos dizer que existe “emprego e salário” nas relações de trabalho? *
5 – Assinale a alternativa CORRETA em relação as condições do “trabalhador do Brasil” atual *
Disciplina: História – Prof. (a): Valdenice Ferreira Vieira
Nº de aulas: 2 aulas.

Conteúdo/Tema: Revolução Industrial e Inglesa.

Objetivo (s): Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador; A Revolução Industrial inglesa Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas;

Habilidade (s):Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador; A Revolução Industrial inglesa Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas;

Habilidade (s): _____

Estratégia: interpretação e pesquisa.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Nessa semana vamos realizar atividades do centro de mídia e no caderno, abaixo vou descrever as instruções de como devem realizar as atividades. Vamos lá!
Primeiro passo: Pegue o caderno do aluno do 3º bimestre na página 70: Revolução Industrial e Inglesa e realize a atividade 1.
Segundo passo: Ainda no caderno do aluno do 3º bimestre na página 71: Escreva um artigo de opinião com tema As condições, na apostila tem link para saber mais.
Aqui vou disponibilizar um video para ajudar:
PROFESSOR JOSERALDO DICIPLINA: QUÍMICA
Nº DE AULAS: 2

CONTEÚDO: Forças de interação entre íons nos compostos iônicos e Forças de Van der Waals.

HABILIDADES: Reconhecer função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas, e as forças de interação intermoleculares (forças de Londan e ligações de hidrogênio).
I- Reveja a aula do primeiro link registre o que assistiu
Responda as questões a seguir
1- Qual a importância da água para o corpo humano? *
2- Quais os sintomas que ocorre em nosso organismo com a falta de agua? *
3- Quanto perdemos de agua por dia e quantos copos de agua devemos tomar por dia? *
II- Assista a aula enviada nesse link a seguir e leia os textos observe as figuras e responda as questões a seguir
1 -FORÇAS DE VAN DER WAALS
Forças de Van der Waals é o nome genérico dado às forças de natureza eletrostática e de fraca intensidade, tipicamente de 1 a 10 kcal/mol, que existem entre átomos que não fazem parte de um reticulado cristalino, seja ele iônico ou metálico. Estas forças são responsáveis pelas interações entre átomos e moléculas que possuem orbitais saturados e que, portanto, não podem mais formar ligações covalentes.
A denominação “força de Van der Waals” é uma homenagem ao físico holandês Johannes D. van der Waals que, em 1873, primeiro postulou a existência destas forças ao desenvolver a teoria para explicar as propriedades dos gases reais (www.britannica.com).
As forças de Van der Waals são classificadas como sendo forças de natureza secundária podendo ser de caráter intra ou intermolecular (principalmente intermolecular). No
primeiro caso elas são decisivas para a determinação da geometria de moléculas ligadas por ligações covalentes, e no segundo são as responsáveis pela possibilidade de liquefação de gases (oxigênio, nitrogênio, argônio) e pelo fato dos polímeros apresentarem-se sólidos à temperatura ambiente.
As forças de Van der Waals podem operar em distâncias onde existe pouco ou nenhum recobrimento eletrônico. No entanto, caem muito rapidamente à medida que os átomos ou moléculas afastam-se um dos outros, sendo também sobrepujadas pelas forças de repulsão quando ocorre uma aproximação excessiva entre átomos e moléculas.
2. INTERAÇÃO ÍON-DIPOLO PERMANENTE E DIPOLO PERMANENTE-DIPOLO PERMANENTE – ENERGIA DE ORIENTAÇÃO
3. Interação dipolo instantâneo-dipolo induzido – Energia de dispersão de London
As forças de dispersão de London estão presentes mesmo em moléculas permanentemente polares, pois a polaridade não impede totalmente o movimento dos elétrons, e se constituem, em geral, na mais importante das contribuições das forças de Van der Waals. Sendo também mais intensas em átomos ou moléculas mais facilmente polarizáveis. Desta maneira, átomos e moléculas com nuvens eletrônicas mais difusas, ou seja, mais largas, apresentam pontos de fusão mais elevados. Assim, moléculas não polares com elevados pesos moleculares tendem a apresentar pontos de fusão mais elevados que as moléculas polares mais leves, porque, em geral, maior peso molecular está associado a uma nuvem eletrônica mais difusa. A Tabela 1 apresenta os pontos de ebulição dos gases nobres, onde é possível notar que, em uma mesma família da tabela periódica, quanto maior o número atômico maior o ponto de ebulição. A Tabela 2 apresenta as ordens de grandeza relativas das contribuições dos três tipos de forças de Van der Waals.
Tabela 1 - Pontos de ebulição dos gases raros
4- A IMPORTÂNCIA DAS LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO
As ligações de hidrogênio têm grande importância em química e biologia. Entre os compostos orgânicos, os grupos N-H e O-H formam ligações de hidrogênio em quase todas as moléculas de importância biológica. A água ⎯ meio biológico universal ⎯ forma ligações de hidrogênio tanto como doador quanto como receptor. Estas interações dominam as estruturas das proteínas. As partes das cadeias de polipetídios que não possuem doadores ou receptores de ligações de hidrogênio são hidrofóbicas (rejeitam a água). Outras partes possuem doadores ou receptores, e são hidrofílicas (atraem a água). As partes hidrofóbicas unem-se entre si através de ligações de van der Waals. As partes hidrofílicas tendem a se voltar para fora, circundadas por um escudo de moléculas de água. As ligações de hidrogênio têm ainda papel preponderante na definição do código genético, ao agregarem os pares de nucleotídeos que tornam complementares as duas cadeias de DNA (vide quadro). Elas também estão presentes na celulose, (C6H10O5)n, com n valendo de 100 a 800, que constitui o tecido de sustentação e a membrana das células nos vegetais. No campo da nanotecnologia, as ligações de hidrogênio são importantes como formadoras dos clatratos, compostos cuja estrutura aberta “aprisiona” átomos ou moléculas. As ligações de hidrogênio, como já mencionado, têm também papel importante na definição de estruturas cristalinas, ao afetar as solubilidades de compostos na água e em outros solventes, ao criar azeotrópicos, ao aumentar pontos de fusão e
ebulição,etc. Elas podem estar presentes também em materiais cerâmicos, como no exemplo do quadro “Ferroelétricos com pontes de hidrogênio”.
Questões - CONTINUAÇÃO
4- Qual é a diferença entre uma força intramoleculares e as forças intermoleculares? *
5- Quais as forças de VAN DER WAALS? *
6- Porque o NaCLl dissolve em agua e não dissolve no óleo? *
7- Porque as lagartixas conseguem andar no teto e nas paredes? *

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