quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Biologia Professora Silvania Ano/ Série: 1° – Turma: A, B, C e D Data: 13 a 16/10/2020

 E. E. Índia Vanuíre

E. E. Índia Vanuíre
Disciplina : Biologia
Professora Silvania
Ano/ Série: 1° – Turma: A, B, C e D
N ° de Aulas: 2
Data: 13 a 16/10/2020

Conteúdo/Tema:
Prevenção da gravidez na adolescência

Objetivo:
*Conhecer a fisiologia humana.

Competência:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que
considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Habilidade:.
(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.

Estratégia:
Analise de vídeo;
Leitura e análise de texto, tabela;
Realização de atividades.
Nome: *
Série: *
HORMÔNIOS SEXUAIS
A testosterona, produzida nos testículos, e a progesterona e o estrógeno, produzidos nos ovários, são exemplos de hormônios sexuais.
Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).
Durante a infância esses hormônios são inibidos, tendo sua produção iniciada durante a puberdade, sendo responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias:
Masculinas (13 a 16 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo (na face, na axila e na região pubiana), aumento em tamanho do pênis, espessamento das cordas vocais, iniciação da espermatogênese.
Femininas (12 a 15 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo, desenvolvimento da cintura pélvica (quadril), desenvolvimento dos seios, início do ciclo menstrual e ovogênese.
A produção desses hormônios ocorre devido a estímulos emitidos pelo hipotálamo (região do cérebro com função reguladora de processos metabólicos), liberando fatores hormonais gonadotróficos), com ação na hipófise (glândula do sistema nervoso) que libera FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), atuando sobre as gônadas.
Nos testículos o FSH estimula as células dos tubos seminíferos a desencadearem o processo de divisão meiótica para produção de espermatozóides, enquanto o LH estimula as células intersticiais na produção de testosterona afirmando os caracteres sexuais secundários.
Nos ovários, o FSH inicia o amadurecimento das células foliculares, estimulando a secreção de estrógeno que prosseguirá com o desenvolvimento do folículo. O LH promove ainda mais a secreção de estrógeno, induzido a ovulação, rompendo o folículo e liberando o ovócito primário.

Ovogênese?
Chamamos de ovogênese o processo de formação dos óvulos, liberados a cada ciclo menstrual feminino. Com origem ainda no embrião, mas completado somente na puberdade, a formação se dá a partir das ovogônias. Quando uma menina nasce possui em seus ovários, aproximadamente, 400.000 folículos de Graff. Ao contrário dos homens, as mulheres possuem uma quantidade limitada, enquanto eles produzem espermatogônias durante quase toda a sua vida.
A espermatogênese é um processo no qual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozoides. Esse processo se dá no interior das glândulas sexuais ou gônadas, que, no sexo masculino, são os testículos. Esse processo ocorre da puberdade até o fim da vida do indivíduo.
CICLO MENSTRUAL
O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês. A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa.
É normal que a duração do ciclo varie entre 25 e 35 dias, mas ciclos com intervalos mais curtos ou mais longos do que estes podem representar problemas de saúde como ovários policísticos e, por isso, se isso acontecer é aconselhado consultar um ginecologista.
Quando o ciclo menstrual é irregular, é mais difícil saber o dia da ovulação e pode ser mais difícil engravidar, pois não se consegue calcular com exatidão o período fértil.
Para calcular o período fértil é necessário considerar que a ovulação acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo regular de 28 dias.
Para identificar o período fértil, a mulher com ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, pois a ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera ser o período fértil da mulher.

COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL NUM CICLO IRREGULAR
Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como a menstruação não surge sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.
No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.
Por exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.
Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo.
Para as mulheres que não desejam engravidar, a tabelinha não é um método eficaz e, por isso, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.

Fases do ciclo menstrual normal

O ciclo menstrual normal dura em média 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte se inicia. Cada ciclo é dividido em 3 fases:
1. Fase folicular
Esta é a primeira fase do ciclo, que se inicia no primeiro dia da menstruação e, dura entre 5 a 12 dias. Nesta fase o cérebro aumenta a produção do hormônio folículo-estimulante (FSH), que leva os ovários a amadurecer seus óvulos.
Com esse amadurecimento, o ovário começa também a liberar maiores quantidades de estrogênio, que é outro hormônio, responsável por tornar o revestimento do útero pronto para uma possível gravidez.

2. Fase ovulatória
Nesta fase, os níveis de estrogênio continuam aumentando e levam o corpo a produzir o hormônio luteinizante (LH), que é responsável por selecionar o óvulo mais maduro e fazê-lo sair do ovário, que é quando ocorre a ovulação, geralmente, por volta do dia 14 do ciclo.
Depois de liberado, o óvulo viaja pelas trompas até chegar ao útero. Normalmente, o óvulo sobrevive por 24 horas fora do ovário e, por isso, se entrar em contato com espermatozoides, pode ser fecundado. Uma vez que os espermatozoides podem durar até 5 dias dentro do corpo da mulher, é possível que se, a mulher tiver tido relações até 5 dias antes da ovulação, possa engravidar.

3. Fase lútea
Esta fase acontece, em média, nos últimos 12 dias do ciclo e, durante esses dias, o folículo, deixado pelo óvulo dentro do ovário, começa a produzir progesterona em maior quantidade, para continuar preparando o revestimento do útero para o caso de uma possível gravidez. Além disso, também existe um aumento na produção de estrogênio e, por isso, algumas mulheres podem apresentar sensibilidade nos seios, mudanças de humor e até inchaço.
Quando a fecundação não acontece, o folículo vai encolhendo dentro do ovário e, por isso, os níveis de estrogênio e progesterona vai diminuindo até que o revestimento do útero seja eliminado, dando início à menstruação e ao próximo ciclo menstrual.
Já se existir fecundação, o óvulo fica grudado nas paredes do útero e o corpo começa a produzir hCG, um hormônio que mantém o folículo produzindo estrogênio e progesterona em níveis elevados para manter o revestimento do útero até à formação da placenta.

Sinais que indicam período fértil
Os sinais que indicam período fértil são corrimento transparente semelhante à clara do ovo, aumento da sensibilidade das mamas e leve dor na região do útero, semelhante a uma cólica leve e passageira.
Além desses sinais, também é possível identificar a ovulação através do teste de farmácia de ovulação, como o Confirme e o Bioeasy..

O que deixa o ciclo menstrual irregular
O ciclo menstrual irregular é aquele em que não se sabe quando a menstruação irá vir. As causas mais comuns de ciclo irregular são:
• Início da vida fértil na adolescência, até 2 anos após a primeira menstruação;
• Período pós gravidez;
• Pré-menopausa, devido às intensas alterações hormonais;
• Distúrbios da alimentação que causam perda de peso em excesso, como anorexia nervosa;
• Excesso de atividade física intensa, principalmente em mulheres atletas;
• Hipertireoidismo;
• Ovários policísticos;
• Mudança de anticoncepcional;
• Estresse ou distúrbios emocionais;
• Presença de inflamação, pólipos ou tumores no aparelho reprodutor feminino.
Na presença de ciclo menstrual irregular ou quando o ciclo menstrual não ocorre por mais de 3 meses, deve-se procurar o ginecologista para investigar a causa do problema.
Para saber mais:
Para saber mais:
Para saber mais:
1 – Quais hormônios sexuais são produzidos pelas gônodas femininas e masculinas? *
2 - Durante o ciclo menstrual, diversas alterações ocorrem no endométrio a fim de que ele esteja preparado para receber o embrião. O aumento da espessura, de vasos sanguíneos e glândulas nessa região está relacionado com os níveis de: *
3 – A figura abaixo representa o desenvolvimento da parede uterina durante o ciclo menstrual. Observe que, no final do ciclo, ocorre uma queda acentuada na espessura dessa parede. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome desse processo que marca o fim de um ciclo e o início de outro. *
Imagem sem legendas

Sem comentários:

Enviar um comentário