E.E. Índia
Vanuíre
Disciplina:
Matemática
Prof.(a): Carla A. Stos Gonçalves
Ano/Série: 1º EM – Turma: A e B
Prof.(a): Bernadete Cristina de Freitas Florian
Ano/Série: 1º EM – Turma: C e D
Nº de aulas: 05
Data: 14 a 18/09/2020
Conteúdo/Tema: Logaritmos
Objetivo(s): Compreender
em diferentes contextos o significado dos logaritmos.
Habilidade(s) Estruturante(s): Compreender
o significado dos logaritmos como expoentes convenientes para a representação
de números muito grandes ou muito pequenos, em diferentes contextos.
Estratégia: Introduzir
o conceito de logaritmos,atividades retiradas do livro didático e atividades do
Caderno do Aluno.
Para melhor
entendimento, acesse os links a seguir:
https://youtu.be/BaRuexeCnnw - Contextualização de funções exponenciais:
Parte VII
https://youtu.be/4G1Few4VoB0 - Logaritmos - Parte VIII.
https://youtu.be/qvBFa283pbg - Logaritmos
decimais: Parte IX
Registre em seu caderno os conceitos, as questões e como
você chegou a resposta de cada.
Logaritmo
Ao estudarmos a exponenciação ou potenciação aprendemos que,
por exemplo, o produto de 3 por 3, que é igual a 9, pode ser representado na
forma de uma potência pela seguinte sentença matemática:
Utilizando
a notação dos logaritmos também podemos representá-la assim:
Pela nomenclatura dos logaritmos nesta
sentença temos:
2 é o logaritmo de 9 na
base 3;
3 é a base do
logaritmo;
9 é o logaritmando.
Genericamente de forma simbólica temos a
seguinte definição de logaritmo:
Para os números reais positivos a e b,
com b ≠ 1, denomina-se logaritmo de a na
base b o expoente real x, tal que bx = a
Vejamos a sentença abaixo:
O expoente
desta potência, no caso 3, é o logaritmo de 1000 que
podemos representar assim:
Como você já sabe,
na representação de alguns símbolos matemáticos, alguma parte muito utilizada
em geral é omitida. Como exemplo temos que
Um outro exemplo
pode ser uma raiz quadrada qualquer, que em vez de a expressarmos como
Ao trabalharmos com
logaritmos na base 10 normalmente
a omitimos, então em vez de
Assim sendo a
expressão
DICA:
Exemplos:
1.
2.
3.
4.
Usando
a definição, determine o logaritmando b,
sendo a base 3 e o logaritmo 4.
Indicamos:
Pela
definição:
Resolvendo:
b =
5.
Usando
a definição, determine a base a na
expressão
Pela
definição:
Resolvendo:
6.
Usando
a definição, calcule o logaritmo de 27 na base 9.
Indicamos:
Pela
definição:
Resolvendo:
Agora é com
vocês
Atividades
1) Usando a definição, calcule:
a) O logaritmo, dados base igual a 5 e logaritmando 25.
b) A base, dados logaritmo igual a 3 e logaritmando 27.
c) O logaritmo de 7 na base 7.
d) O logaritmo de
2) Calcule o valor de x:
a)
3) Representando 216 =
( )
( )
( )
( )
4) Representando 4 =
Sem comentários:
Enviar um comentário